segunda-feira, 29 de maio de 2017

UM ENCONTRO COM A CULTURA E O PASSADO EM SENHOR DO BONFIM
















Estou em Senhor do Bonfim e passeio pelas velhas ruas da cidade. Carrego comigo um cabide cheio de memórias. Entre um passo e outro, recito frases de uma antiga canção de Roberto Carlos. Acho que toda, ou quase toda pessoa lúcida que viveu nessa minha época, ao passar pela avenida do tempo, pode encontrar com esses degraus melodiosos. Dizia assim o poeta “ HOJE EU ME LEMBRO COM SAUDADES O TEMPO QUE PASSOU, O TEMPO PASSA TÃO DEPRESSA MAS EM MIM DEIXOU... etc, etc”.

Hoje é o aniversário da minha cidade, da minha querida Senhor do Bonfim.

Fujo da memória, mas ela me persegue. Agora mesmo, não sei por que, talvez porque o vento sopra onde quer, pula no meu pensamento um inesquecível e enriquecedor encontro que tive com o meu saudoso Pai, o poeta, escritor e trovador, A de Carvalho Melo, aqui em Senhor do Bonfim. Não me recordo exatamente o dia. O ano parece que foi por volta de 1983 ou 1984. O fato é que não esqueci jamais as figuras impressionantes que faziam parte do seu cotidiano e lhes acompanhavam como uma bênção de Deus naquele sobrenatural encontro.

Eram pessoas extraordinárias que não se vêm normalmente a todo dia. Eram Dr. Nequinho, Mario Jambeiro e Lamartine. O mês era Maio e já, em tudo, se apresentava no ar, as características das festividades dessa ocasião, que preenchem o coração do sertanejo de profunda nostalgia. As lojas estavam enfeitadas com motivos pitorescos e os carros de som já anunciavam os folguedos dos santos mais populares nas novenas e trezenas.

Lamartine, um homem instruído e bem falante, apresentou-me, com uma impressionante narrativa, um rápido resumo da história militar da humanidade, com um ligeiro passeio pelo Cristianismo e a história da resistência dos Zelotes ao domínio Romano sobre o povo Judeu. Dr. Nequinho, com um escorreito apurado e perfeito linguajar, falou acerca do surgimento da Vila Nova da Rainha e sobre como os tropeiros se acampavam as margens da conhecida Missão do Sahi e como se desenvolveu a nossa terra do bom começo. Até hoje trago viva na memória a ênfase e a sua aplicação no conhecimento histórico sobre tão especial assunto. Seu Mario Jambeiro, com a sua fala disciplinada, tendo sempre às mãos uma cadernetinha de anotações, falou-me sobre equipamentos indispensáveis ao trabalho de um operário. Disse-me da indispensável precisão da régua, do compasso, do malhete e do cinzel, sobressaltando a importância do uso de cada um na medida exata. Com esses exemplos do dia a dia, me enriqueceu com uma imorredoura aula sobre respeito ao próximo, disciplina, ética, didática, e qualidades úteis para todos que desejam praticar os bons costumes em uma sociedade livre.

Terminado aquele encontro, não dei, na mesma hora, a importância singular que o fato exigia. Não fiz sequer uma fotografia para, pelo menos hoje, exibir como um troféu, gabando a minha presença em companhia de tão dignos senhores. Só agora percebo, quando a distancia já põe um pouco de cinza sobre as cores, quanto, não somente eu, mas toda uma geração, deveria se curvar, em gratidão, perante esses homens, por quanto nos representaram aqui, e além fronteiras.

O velho Carvalho Melo, meu pai, quase nada falou nesse encontro, até porque seria desnecessário, já que me havia dado, antes, a escada necessária para ouvir e compreender o que cada um daqueles doutos senhores me apresentavam. Além de tudo, a abundância de informações, era um ensaio inicial para mim.

No primeiro dia útil, voltei para as minhas atribuições, mas nada me fugiu da memória.
Agora, como já disse no início, caminho sozinho pelas mesmas ruas, e passeio por memórias semelhantes às daquele longínquo tempo. Trago, todavia os olhos embaçados por lágrimas que insistentemente brotam. Os meus cabelos já estão embranquecidos e Carvalho Melo, Lamartine, Dr. Nequinho e Mario Jambeiro já não estão aqui comigo. As pessoas passam, mas eu não as vejo, enxergo somente as figuras dos meus velhos e sábios amigos. A visão está turva, mas a memória felizmente não falha, e traz para mim, minuto após minuto, os encantos daquele grandioso dia, obrigando-me a convidar a todo o povo bonfinense a homenagear comigo, a eles e a todos os homens e mulheres que moldaram nos fornos do tempo esse rico legado de exemplo de amor e dedicação a essa terra que tanto amamos. E ainda recitando Roberto Carlos podemos voltar a dizer. “ Velhos tempos, belos dias.”

VIVA SENHOR DO BONFIM!

Deraldo de Carvalho Melo - Coronel da Reserva da PMBA
Natural de Senhor do Bonfim - Ba

Polícia Militar da Bahia
Comando de Operações Policiais Militares
Comando de Policiamento da Região Norte
Sexto Batalhão de Polícia Militar

Tragédia: 3 pessoas morrem em colisão frontal de motos na BA-220 em Euclides da Cunha

Três pessoas morreram e uma ficou gravemente ferida em um trágico acidente no final da noite deste domingo (28) na BA-220, nas imediações do povoado de Derba entre os municípios de Euclides da Cunha e Monte Santo.
De acordo com as primeiras informações, duas motocicletas transportando quatro pessoas colidiram violentamente, duas morreram no local, a terceira vítima morreu a caminho do hospital e a quarta vítima está internada no Hospital Antônio Carlos Magalhães (Hospital Português).
A polícia ainda está investigando as causas do acidente, os nomes das vítimas ainda não foram divulgados.
A bandeira tarifária que será aplicada nas contas de luz no mês de junho será a verde, o que significa que não haverá custo extra para o consumidor. Segundo a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), o retorno da bandeira verde foi possível pelo aumento das chuvas nos reservatórios das hidrelétricas em maio e pela perspectiva de redução do consumo de energia elétrica no país.
Desde abril, a bandeira estava vermelha, o que representa um acréscimo de R$ 3 para cada 100 quilowatts-hora (kWh) consumidos.A previsão da Aneel era que a bandeira tarifária vermelha patamar 1 continuasse em vigor até o fim do período seco, que vai até novembro.
Como funcionam as bandeiras tarifárias
O sistema de bandeiras tarifárias foi criado em 2015 como forma de recompor os gastos extras com a utilização de energia de usinas termelétricas, que é mais cara do que a de hidrelétricas. A cor da bandeira é impressa na conta de luz (vermelha, amarela ou verde) e indica o custo da energia em função das condições de geração.
O ex-vereador do município Serrolândia, José Robervalter Rios Cunha, (Zé Buzina), 49 anos, tirou a vida neste domingo (28) no município de Senhor do Bonfim.  Zé Buzina como era conhecido se enforcou em uma construção que fica ao lado de sua residência no Bairro da Gamboa. Zé Buzina foi vereador em Serrolândia nos anos de 2001 a 2004 e de 2005 a 2008, e atualmente residia em Senhor do Bonfim.  O corpo de José Robervalter será sepultado no município de Serrolândia, e está sendo velado na Câmara de vereadores naquele município.Fonte: ivansilvanoticia

Acordão pode livrar Temer e Lula do juiz Sérgio Moro, diz jornal


Parlamentares em Brasília estão planejando um acordão para “anistiar” parte do mundo político por meio de uma eventual eleição presidencial indireta, segundo reportagem de bastidores do jornal Estado de S. Paulo publicada neste sábado (27).

O texto assinado por Alberto Bombig afirma que o acordão incluiria a saída do presidente Michel Temer, garantindo-lhe imunidade penal a ser conferida pelo novo presidente, além da votação da PEC que prevê foro privilegiado para ex-presidentes, livrando Temer e o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva das “garras” do juiz federal Sérgio Moro. 

Ainda segundo a reportagem, o novo presidente (escolhido por eleições indiretas) convocaria uma nova Constituinte, e para acalmar os mercados, sancionaria uma reforma mínima da Previdência. Por sua vez, a Constituinte promoveria um novo modelo político, permitindo eleições e mandatos a promotores e procuradores da Justiça, como ocorre nos Estados Unidos, e em paralelo, seriam realizadas as eleições diretas para a Presidência da República. 
Fonte: Exame

Homem fica preso nas ferragens de veículo, vítima de capotamento no Bairro da Catuaba em Jacobina


Na manhã deste domingo, 28 de maio de 2017, um homem del prenome Gutemberg ficou ferido, vítima de acidente automobilístico no Bairro da Catuaba em Jacobina.

Segundo informações, Guto como é conhecido, perdeu o controle do veículo que pilotava, um Gol, vindo a capotar por suas vezes, quebrando um poste da rede elétrica.

Não há informações sobre as circunstâncias do acidente e o vitimado ficou preso nas ferragens do carro, sendo retirado com ajuda de populares.

O Samu 192 foi acionado e socorreu Guto para a emergência do Hospital Antônio Teixeira Sobrinho, com escoriações e suspeita de fratura de coluna.
Fonte: Augusto Urgente!

Carreta da Mamografia estará realizando rastreamento do câncer de mama em Ponto Novo na próxima segunda (29)


A Prefeitura Municipal de Ponto Novo, por meio da Secretaria de Saúde, em parceria com a Secretaria Estadual da Saúde – SESAB e do Programa Saúde Sem Fronteira, está trazendo a Carreta da Mamografia para o município, entre os dias 29 de maio a 03 de Junho.
O Programa vai atender de forma itinerante a mulheres de 50 a 69 anos que ainda não tiveram a oportunidade de realizar uma mamografia, exame de grande importância que diagnostica precocemente casos de câncer de mama.
O Programa tem como diferencial o acompanhamento das mulheres com mamografias inconclusivas, com a oferta de exames complementares para o diagnóstico e o encaminhamento ao tratamento.
No município serão atendidas cerca de 867 mulheres. A Carreta da Mamografia estará estacionada na Praça do Comércio, em frente à Igreja Católica. O atendimento é feito em unidades móveis, totalmente equipadas para dar todo o conforto necessário para as mulheres.
Segue abaixo cronograma de atendimento das pacientes, por Unidades de Saúde,  durante a estadia da Carreta da Mamografia no município. 

29/05 (segunda-feira)
Turno da Manhã: Mamota;
Turno da Tarde: Oscar Macedo. 
30/05 (terça-feira)
Manhã: Nova Represa;
Tarde: Quintino Maciel. 
31/05 (quarta-feira)
Manhã: Várzea do Poço;
Tarde: Contorno. 
01/06 (quinta-feira)
Manhã: Barracas;
Tarde: Oscar Macedo.
02/06 (sexta-feira)
Manhã: Barracas;
Tarde: Quintino Maciel.
03/06 (sábado)
Manhã: Mamota;
Tarde: Contorno.

Assessoria de Comunicação
Prefeitura Municipal de Ponto Novo - Ba


Policial: Homem comete suicídio próximo ao estádio
Um senhor de iniciais J. R, 49 anos, residente na rua dos Estádio Pedro Amorim, cometeu suicídio por enforcamento, neste domingo (28), as causas não foram reveladas. O SAMU ainda esteve no local, mas não pode fazer mais nada.
A Polícia Civil já foi informada e irá proceder com o levantamento cadavérico.
Blog do Netto Maravilha


Policial: Dois casos de violência doméstica flagrados em Bonfim no final de semana
Por volta das 22h30min da sexta-feira (26), a PM esteve no COHAB Cidade Nova II, e prendeu ORLANDO DE ALMEIDA SANTOS SOUZA, reincidente em casos de violência doméstica e desta feita teria descumprido uma medida protetiva em seu desfavor, ao se aproximar da residência de sua ex-companheira na Quadra II, sendo conduzido ao Complexo onde foi autuado.
Já nesse domingo (28), foi registrado também às 19hs, mais um caso de violência domestica, quando a PM conduziu ao Complexo Policial a pessoa de Paulo Noel dos Santos, 39 anos, lavrador residente na zona rua do distrito de Igara, preso quando descumprindo medida protetiva se aproximou da casa de sua ex-companheira, que reside no COHAB Águas Claras, e de posse de suas armas, segundo a PM, Paulo inconformado com a separação chegou a quebrar a porta da casa e dizia que iria matar a sua ex.
Em ambos os casos os autores foram autuados por infringir a Lei Maria da Penha, e estão a disposição da justiça, no Complexo Policial.
Blog do Netto Maravilha


Policial: Van que faz linha Bonfim a Ponto Novo foi assaltada por três bandidos em Tanquinho
Na manhã desse sábado dia 27, por volta das 11h40min, três bandidos, sendo dois homens e uma mulher, se passando por passageiros, deram sinal de parada nas proximidades da entrada do povoado de Tanquinho (Três Morros), quando o motorista Deivid, que faz transporte alternativo de Bonfim a Ponto Novo, seguia para a cidade de Ponto Novo com sua Van, com 15 passageiros a bordo.
Ao embarcarem os bandidos deram voz de assalto obrigando o motorista a seguir por uma estrada vicinal e roubaram aproximadamente R$ 1.800,00 dos ocupantes incluindo o motorista, inclusive aparelhos celulares, após o roubo os bandidos entraram em um carro preto que dava apoio.
As vítimas registraram queixa na DT/Bonfim.
Blog do Netto Maravilha


Policial: Preocupante número de tentativa de estupro próximo a Estação da CHESF em Bonfim
Vêm crescendo de modo assustador casos registrados no Complexo Policial de Senhor do Bonfim, referente a tentativas de estupros nas imediações da Sub Estação da CHESF de Bonfim, o último caso foi registrado na sexta-feira (26), uma jovem foi atacada por um elemento já identificado pela polícia, que segundo a vítima lhe atacou, rasgando suas roupas e a levando para o matagal e ameaçando a mulher com um facão. A vítima ainda relatou que só não foi estuprada porque transeuntes que passavam próximo lhe socorreram. O suspeito se evadiu pelo mato.
Essa não foi a primeira vez que acontece tentativa de estupro naquela localidade, mulheres que precisam transitar pelo perímetro pedem providências.
Blog do Netto Maravilha

Homem é morto a tiros na zona rural de Filadélfia


Um homem identificado pelo pré nome de Elielton, foi assassinado com cinco tiros neste sábado quando se encontrava em seu quiosque na localidade de moquém zona rural do município de Filadélfia, de acordo com as primeiras informações chegadas até a nossa redação, um homem teria chegado ao local no momento em que a vítima realizava uma festa, e efetuou os disparos.

Bombeiros de Juazeiro foram acionados a fim de resgatar corpo de uma vítima de afogamento


Por volta das 13 horas desse domingo (28) o Núcleo de Mergulho do Nono Grupamento de Bombeiros de Juazeiro foi acionado a fim de resgatar corpo de uma vítima de afogamento. A vítima Inael Araújo Santos, 20 anos, residia no sitio Rancho Grande, município de Araripina/PE.
O jovem veio visitar parentes na cidade de Petrolina/PE, e pediu para ver o rio, ao chegar no local da Prainha, orla nova de Juazeiro, adentrou nas águas do velho Chico e mergulhou próximo a um banco de areia, como não sabia nadar, começou a se afogar e a pedir por socorro. Algumas pessoas tentaram o ajudar, sem contudo obter êxito.
O corpo foi encaminhado ao IML de Juazeiro.
Imagem ilustrativa

Postagem em destaque

CONTINUA INTERNADO EM MINAS FILHO DO EMPRESARIO WENDEL DA PERFIL