sábado, 1 de abril de 2017

Em meio à seca, cidade baiana enfrenta nova enxurrada após tragédia de 2013

Um dos municípios que teve a situação de emergência reconhecida em fevereiro por conta da seca, Lajedinho, na Região da Chapada Diamantina, registrou fortes chuvas no fim da noite desta sexta-feira (31). O temporal voltou a causar muitos transtornos ao município, que sofre com lembranças da chuva que deixou 17 mortos e mais de 600 desabrigados em dezembro de 2013.
Foto: Edmundo Carvalho
Desta vez, pelo menos 20 famílias ficaram desalojadas. Segundo a Defesa Civil, foram 150 mm em cerca de duas horas, o que representa um volume de chuva esperado para três meses. A chuva começou por volta das 23h.
De acordo com o morador Marcos Antônio, o canal que corta a cidade não suportou a força da natureza, transbordou e voltou a alagar a parte baixa do município. “Os moradores que nem sequer tinham se reconstruído da tragédia anterior, voltaram a perder geladeira, sofá, as poucas coisas que tinham comprado de lá para cá. Muitas dessas pessoas estão com aluguel social ainda, sem casa própria”, destaca Antônio. Segundo ele, até hoje as casas construídas pelo poder público não foram entregues à população.
Segundo o prefeito de Lajedinho, Marcos Mota (PSD), a prefeitura trabalha para resolver a situação dos atingidos. “Foi uma noite de grande tensão, por conta das lembranças do que vivemos em 2013, com a chuva que praticamente destruiu a nossa cidade”, afirmou.

Além das casas, muitas ruas da cidade tiveram o calçamento totalmente destruído e foram invadidas pela lama. Ainda de acordo com o morador Marcos Antônio, a feira realizada aos finais de semana teve de mudar de local neste sábado (1º). A prefeitura e a Defesa Civil seguem trabalhando no município, onde não voltou a chover. A previsão é de tempo nublado e pancadas de chuva nos próximos dias.
Com informações do Correio24horas

Subtenente da PM é covardemente assassinada no interior da Bahia

A subtenente da Polícia Militar de Feira de Santana, Wagna Andrada Soares, de 49 anos, foi encontrada morta na madrugada deste sábado (1º), na Serra da Tupuma em Conceição de Feira. O corpo estava envolto em um lençol com um saco plástico na cabeça e outro preso nas pernas. Ela sofreu várias lesões, principalmente no rosto, e apresentava uma fratura no maxilar.
O suspeito do crime é Igor Tosta Lopes, com quem a vítima tinha um relacionamento. Ele foi preso em Feira de Santana com o carro da vítima, e informou onde o corpo estava ao confessar o crime.
Wagna estava desaparecida desde as 8h desta sexta (31), quando uma equipe da DRFR iniciou uma diligência para encontrá-la, juntamente com seu veículo Hyundai HB20. “As equipes revezaram-se em campana na espera de que alguém viesse buscar o veículo e, às 22h, com o encerramento das atividades no estacionamento, os policiais colheram informações das características da pessoa que havia estacionado o veículo. Eles fizeram uma varredura nos hotéis ao redor da rodoviária, e por volta das 23h, Igor Tosta Lopes foi encontrado em um apartamento do hotel Aracaju. Ele confessou que havia matado a subtenente Wagna Andrade após uma discussão e que teria ocultado o corpo”, divulgou a polícia. A informação é do site Acorda Cidade.

UM GRANDE SONHO TORNA-SE REALIDADE, MAIOR E MELHOR CASA DE APOIO DO INTERIOR DO ESTADO DA BAHIA É INAUGURADA EM SALVADOR



Na manhã de hoje (31/03), o prefeito da cidade de Jaguarari, Everton Rocha, inaugurou a Casa de Apoio na capital baiana, a mesma  já se tornou referência em todo o estado, com acomodações que valorizam e reforçam ainda mais o compromisso que a administração municipal tem com o povo da cidade de Jaguarari.
Com vários quartos e diversos banheiros, acomodações super confortáveis e uma localização privilegiada, a Casa de Apoio tem capacidade para acomodar todas as pessoas que tenham necessidade de atendimento, com vários ambientes distintos, espaço para crianças, varanda com vista privilegiada da cidade de Salvador,  fazendo com que todos que ali estiverem sintam-se muito bem.
Estiveram presentes na inauguração,além do Prefeito Municipal, os deputados: Adolfo Viana, Roberto Carlos e Augusto Castro, presidente da Câmara Municipal de Vereadores Marcio Gomes, o vereador e líder de governo Louri da Barrinha, Dourival Borges, Neném do Catuni, Regis do Joel e Willian Rogeres, alguns secretários e várias pessoas.
O prefeito Everton Rocha fez questão de procurar um local que oferecesse o melhor para atender a população jaguarariense, atendendo assim a demanda que vem de Jaguarari para que se torne fácil o acesso das pessoas nas unidades hospitalares que são  próximas  à Casa de Apoio, e independente do local em que as pessoas forem atendidas existem 02 carros  com atendimento 24 horas.
Finalizando, o prefeito falou “Estou inaugurando essa casa que é nossa, com muito orgulho, e quero que vocês se sintam orgulhosos de ter na capital baiana a melhor e maior casa de apoio do interior do estado da Bahia, quando vierem aqui se sintam em casa, quero provar a todos que o serviço que eu quero pra mim está sendo oferecido pra todo o povo de Jaguarari. Essa casa é  de vocês.”
A semana foi bastante produtiva, além da inauguração da casa de apoio, uma ambulância foi adquirida,  vários procedimentos de exames foram solucionados e uma ação de saúde com diversos profissionais da área já está programada para acontecer na próxima semana nos dias 06 e 07 no Distrito de Pilar e 08 e 09 na sede do município.
Prefeitura de Jaguarari
Uma cidade para todos

ASCOM | PMJ
Juazeiro: Polícia prende fugitivo da Penitenciária Dr Evaldo Gomes no Residencial São Francisco



Nesta sexta-feira (31), a Polícia Civil da Bahia prendeu um fugitivo da Penitenciária Dr Evaldo Gomes de Petrolina, no Residencial São Francisco, em Juazeiro.

Segundo informações da polícia, por volta das 11:30, um homem, identificado como Juscier Izidro Oliveira, estava retirando alguns objetos de um apartamento no Residencial, quando foi abordado por policiais do DTE/JUA, Juscier entregou um documento falso. No momento da abordagem o homem estava um carro HB20, com placa clonada.

Na delegacia, foi constatado que ele estava foragido da penitenciária de Petrolina. Jescier Izidro Oliveira foi preso em flagrante por uso de documento falso, falsidade ideológica e receptação dolosa. 18:50   

Coronel Notícias Policiais 

Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Senhor do Bonfim teve suas obras reativadas pelo prefeito Carlos Brasileiro

[ PMSB / UPA / SEMUS ] Inacabada desde 2011, a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Senhor do Bonfim teve suas obras reativadas pelo prefeito Carlos Brasileiro.A unidade de saúde está recebendo pintura, conserto de piso, serviços de limpeza, colocação de gesso, instalação elétrica, revisão da tubulação de água e esgoto, entre outros serviços estruturais.
Segundo a secretaria de infraestrutura do município, a previsão é entregar o equipamento no final do mês de maio. A conclusão da obra está orçada em cerca de R$500 mil.“Fico feliz em poder contribuir para fazer funcionar esse equipamento tão importante, e que vai melhorar e muito a qualidade do atendimento médico em nosso município”, disse o prefeito Carlos Brasileiro.
O prédio que fica no loteamento Vivendas do Monte, Rodovia Lomanto Junior, próximo a subestação da Companhia de Energia do São Francisco (Chesf), tem cerca de 10 mil metros quadrados, e o investimento total para a parte física da estrutura foi pouco mais de R$ 1 milhão. A estimativa é de que 150 pacientes sejam atendidos diariamente na unidade que funcionará 24 horas com uma equipe multidisciplinar.
A Unidade de Pronto Atendimento (UPA) são estruturas de complexidade intermediária entre as Unidades Básicas de Saúde (UBS) e as portas de urgência hospitalares, onde em conjunto com estas compõe uma rede organizada de Atenção às Urgências. SAMU 192 e UPA 24h trabalham integrados no atendimento às urgências e emergências.












Matador de perigosa facção baiana recebe PM à tiros e “termina na vala”

Um homem conhecido como “Sherek”, apontado como o matador da facção criminosa Bonde do Maluco (BDM), que atua na localidade do “Marcelino”, na Ilha de Itaparica, terminou morto nesta sexta (31). De acordo com o Informe Baiano, o marginal recebeu os policias da 5ª Companhia Independente à bala e terminou na vala. Ele era o braço-direito do traficante conhecido como “Patrão”, que é o 7 de paus do Baralho do Crime da SSP.
“Sherek” chegou a ser socorrido para o Hospital Geral de Itaparica (HGI), onde foi constatado o óbito. O bandido é suspeito de vários homicídios e costumava exibir armas de grosso calibre nas redes sociais. Após o confronto, foram apreendidos uma pistola 9mm, 34 papelotes de maconha e dois celulares.
Com informações do Informe Baiano

VIATURA DO DMTRANS ESTACIONA EM LOCAL PROIBIDO


                       Foto: Fecebook 
Qualquer cidadão  comum  está sujeito a receber  uma multa  de inflação  de trânsito.  Mas a história é diferente para carros com placa oficial.  Foi o que um internauta  constatou na Travessa . Senador Costa Pinto, Centro de Senhor do Bonfim, quando fotografou uma viatura do Dmtrans  estacionado debaixo da placa de proibido estacionar.

                       Foto: Fecebook


Veja o que diz o CódigoBrasileiro de Trânsito:


A lei nº 9.503, de setembro de 1997 (Código Brasileiro de Trânsito) em seu capítulo 1º e artigo 1º estabelece: “Considera-se trânsito a utilização das vias por pessoas, veículos e animais, isolados ou em grupos, conduzidos ou não, para fins de circulação, parada, estacionamento e operação de carga ou descarga”.
Portanto o estacionamento é regulamentado pelo código de trânsito e cabe à autoridade competente regulamentar os locais de parada e estacionamento, bem como as condições para isso. É comum encontrarmos locais onde as pessoas colocam cones ou outros objetos impedindo o estacionamento, geralmente em frente a seus estabelecimentos comerciais ou locais de grande procura por vagas. Isto não está previsto no código de trânsito.

Parar e estacionar

Outro ponto importante é entender a diferença entre parar e estacionar. Segundo o Código Brasileiro de Trânsito, parada e estacionamento são:
  • PARADA – imobilização do veículo com a finalidade e pelo tempo estritamente necessário para efetuar embarque ou desembarque de passageiros.
  • ESTACIONAMENTO – imobilização de veículos por tempo superior ao necessário para embarque ou desembarque de passageiros.
Fica claro que é uma questão de bom senso, afinal quanto tempo leva para desembarcar uma pessoa jovem e em boa condição de saúde? Mas e uma pessoa idosa ou deficiente físico que requer cuidados no embarque e desembarque?
Além disso é importante atentar que parar e estacionar não se limita aos itens acima descritos, é necessário que haja local adequado e regulamentado para este fim. Sendo assim considere as seguintes placas indicadoras:

Estacionamento regulamentado


Pode parar e estacionar sem problema algum desde que haja vagas e condições para o mesmo.
Observação: Por padrão um via pública onde não exista indicação visual estabelecendo o contrário, o estacionamento é permitido. Porem quando houver faixa branca na guia, amarela e outras placas indicando a não possibilidade de estacionamento, não se deve fazer.

Proibido estacionar


A placa acima indica que pode parar o veículo para fins de embarque e desembarque conforme definido no Código de Trânsito e citado acima, mas não pode estacionar. Isto é, não pode ficar parado por mais tempo do que o necessário para o embarque ou o desembarque de passageiros.

Proibido parar e estacionar


Esta placa indica que não pode nem parar nem estacionar. Esta placa geralmente é colocada em locais de entrada e saída de veículos ou locais reservados a autoridades, ambulâncias e outras situações aonde o espaço se quer pode ser usado para embarque e desembarque.
Mesmo aquela paradinha rápida não é permitido.

Garagem


Estacionar em frente a garagem é proibido e o motivo é muito óbvio: impede a entrada e saída de veículos do proprietário do imóvel ou quem de direito usa a garagem. Não há necessidade de colocação de placas indicando isso, contudo as vezes encontramos locais onde há o desrespeito deste princípio simples que leva os proprietários a colocarem placas como esta abaixo.

Estacionamentos públicos

Algumas cidades já tem adotado os chamados estacionamentos públicos, que são áreas criadas para fins de estacionamento de veículos apenas. Isto geralmente ocorre em localidades próximas a terminais de ônibus ou locais de grande concentração de pessoas.

Estacionamentos verticais

Em outros locais onde o espaço horizontal não só é limitado como caro, o uso de estacionamento vertical também já são bastante usados. Alguns exemplos são os shopping centers que já tem adotado bastante esta estratégia e aeroportos, como no Aeroporto Internacional de Guarulhos, por exemplo.

Nonato Notícias/ com Informações Casadicas.com

José Mayer nega acusação de assédio a figurinista da TV Globo

José Mayer nega acusação de assédio a figurinista da TV Globo

Uma figurinista da TV Globo acusou o ator José Mayer de assédio sexual dentro de um camarim da emissora. A acusação foi feita por meio do blog #AgoraÉqueSãoElas, hospedado no site da Folha de S. Paulo, em uma publicação na madrugada desta sexta-feira (31). No texto, Susllem Tonani, de 28 anos, relatou que, em fevereiro deste ano, o ator chegou a colocar a mão esquerda em sua genitália, "na presença de outras mulheres". Ainda de manhã, o site do jornal retirou o texto do ar, sob a justificativa de que publicar uma acusação sem ouvir os argumentos da outra parte fere os princípios editoriais do veículo. Mais tarde, em contato com o ator, Mayer respondeu que respeita muito as mulheres, assim como respeita seus companheiros e seu local de trabalho. "As palavras e atitudes que me atribuíram são próprias do machismo e da misoginia do personagem Tião Bezerra [papel que ele interpreta na atual novela das 21h, A Lei do Amor], não são minhas! Nesses 49 anos trabalhando como ator sempre busquei e encontrei respeito e confiança em todos que trabalham comigo", respondeu o ator global à Folha. Já a emissora divulgou uma nota, em que aponta que não comenta assuntos internos e "repudia toda e qualquer forma de desrespeito, violência ou preconceito". A Globo ressaltou ainda que "todas as questões são apuradas com rigor, ouvidos todos os envolvidos, em busca da verdade". Susllem, por outro lado, pontuou que há oito meses recebia cantadas do ator, que segundo ela, protagonizou a primeira novela em que ela trabalhou como figurinista assistente. "Trabalhando de segunda a sábado, lidar com José Mayer era rotineiro. E com ele vinham seus 'elogios'. Do 'como você se veste bem', logo eu estava ouvindo: 'como a sua cintura é fina', 'fico olhando a sua bundinha e imaginando seu peitinho', 'você nunca vai dar para mim?'". A figurinista conta que por diversas vezes tentou afastá-lo e até ameaçou ir ao departamento de Relações Humanas da empresa, mas nada surtia efeito. Após um outro episódio, quando ele a chamou de "vaca" porque ela se recusava a se relacionar com ele, Susllem conta que procurou o RH, a ouvidoria e o "departamento que cuida dos atores". "Contei que tudo escalou e eu não conseguia encontrar mais motivos, forças para estar ali. A empresa reconheceu a gravidade do acontecimento e prometeu tomar as medidas necessárias", relatou. A mulher admitiu ainda se sentir culpada por não ter denunciado o caso antes para os órgãos competentes. "Sinto no peito uma culpa imensa por não ter tomado medidas sérias e árduas antes, sinto um arrependimento violento por ter me calado, me odeio por todas às vezes em que, constrangida, lidei com o assédio com um sorriso amarelo. E, principalmente, me sinto oprimida por não ter gritado só porque estava em meu local de trabalho", afirmou. BN

Conta de luz terá bandeira vermelha em abril, define Aneel

Conta de luz terá bandeira vermelha em abril, define Aneel

As contas de luz de abril vão incluir a bandeira vermelha, o que vai implicar na cobrança de taxas extras para todos os consumidores do País. A decisão foi anunciada nesta sexta-feira, 31, pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). Com a bandeira vermelha, que será aplicada em seu primeiro patamar, será adicionado R$ 3,00 a cada 100 quilowatt-hora (kWh) consumidos. O sistema de bandeiras é atualizado mensalmente pela Aneel, que avalia a situação dos reservatórios em todo o País para tomar uma decisão. Em março, as chuvas já tinha ficado abaixo das expectativas, o que levou à necessidade de acionar mais termelétricas para abastecer o País. Na avaliação da agência, a situação se agravou. A preocupação agora é poupar água nos reservatórios para garantir que não haja escassez depois do fim do período chuvoso. Para guardar essa água, é necessário ligar mais usinas termelétricas. Há mais de um ano a bandeira vermelha não era acionada. O recurso ficou acionado durante todo o ano de 2015 e janeiro e fevereiro de 2016. De lá para cá, as contas mensais oscilaram entre bandeiras verdes e amarelas. BN

Estrada há mais de 20 anos foi recuperada em Bonfim

Presidente da Câmara Municipal de Senhor do Bonfim, VEREADOR RÊ DO SINDICATO, esteve no dia 31 de março de 2017, acompanhando o término da recuperação da estrada que liga o Assentamento Jibóia ao Povoado do Barro neste município. Está estrada há aproximadamente 20 anos que está sem acesso. E agora através da articulação do Mandato do Vereador Rê do Sindicato junto com as lideranças: João  Bosco do Detran, Wilson ( Lolito)  e Milton  do Caldeirão, as comunidades de Várzea do Mulato, Assentamento Jibóia, Caldeirão do Mulato, a Prefeitura Municipal de Antônio Gonçalves, através  do Prefeito  Roberto Carlos e o Secretário de Infraestrutura Robinho  e o Governo Municipal de Senhor do Bonfim. Articularam para garantir o funcionamento desta estrada.
Segundo, o VEREADOR RÊ DO SINDICATO, “está parceria  é de fundamental importância no que diz respeito o desenvolvimento das comunidades na garantia da  trafegabilidade com segurança da população e em tempo, o parlamentar afirma, está  articulando junto ao Executivo de Senhor do Bonfim,  a recuperação das estradas da região de:  Tanquinho, Quicé,  Grota , Sítio da Umburana, Lagoa do Peixe.Finaliza o Vereador”.

Município de Senhor do Bonfim recebe Rally Transbahia



A competição reúne a elite do motociclismo brasileiro

O município de Senhor do Bonfim será a capital off-road  do Brasil para receber neste sábado (1) e domingo (2), a sétima edição do Rally TransBahia.  A prova de motos, que é válida pelo Campeonato Brasileiro de Regularidade, deve reunir 150 pilotos de 14 estados brasileiros que percorrerão cerca de 300 quilômetros de trilhas. A prova para carros, UTVs e quadriciclos será realizada entre os dias 1 e 3 de junho.

Realizado pela Federação Baiana de Motociclismo (FBM), o Rally Transbahia conta com a supervisão da Confederação Brasileira de Motociclismo (CBM), e tem o apoio do Governo da Bahia, por meio da Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb), autarquia da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esportes (Setre).

A prova tem largada no sábado (1), a partir das 8h, na Praça do Forró, em Senhor do Bonfim. Durante o percurso, os pilotos vão passar pelos municípios de Jaguarari e Campo Formoso, até a linha de chegada, no domingo (2), no mesmo local da partida.

A Bahia terá a participação de 34 pilotos confirmados, podendo aumentar até o dia da largada. O Nordeste conta ainda com representantes de Pernambuco, Ceará, Piauí, Paraíba e Maranhão.

Para José Carlos, presidente da FBM e diretor da prova, a competição será bastante técnica com trilhas de pedras e muitas curvas. “A trilha do Sabão, por exemplo, tem esse nome porque tem muitas pedras, além de uma curva bem grande e escorregadia. É bom tomar cuidado”, recomenda José Carlos, o Zé do Rádio.





Programação

31 de março (sexta-feira)
Confirmação de inscrição
Vistorias
Briefing
15h – Abertura de secretaria de prova
16h às 21h – vistorias
20h – briefing
Local: Hotel Novo Leste (Oficial)

1º de abril (sábado)
8h – largada da primeira moto
Local: Praça do Forró – Em Frente ao Campo Clube
146 km de trilhas para todas categorias
13h30 – Previsão de chegada da primeira moto
20h – Briefing – Hotel Novo Leste

2 de abril (domingo)
7h – largada da primeira moto
Local: Praça do Forró – Em Frente ao Campo Clube
129 km de trilhas para todas categorias
12h30 – Previsão de chegada da primeira moto
Galeria de imagens do Rally Transbahia

Ascom Sudesb

Corpo de Bombeiros foi acionada para resgatar um animal


Na desta sexta-feira hoje (31), uma guarnição do Corpo de Bombeiros foi acionada para resgatar um animal que estava caído numa via próximo ao Mercado do produtor de Juazeiro. Segundo o solicitante a cavalo teria sido eletrocutado. Quando chegou ao local, a guarnição constatou que um cavalo encostou-se a um poste de iluminação vindo a sofrer uma descarga elétrica. O local foi isolado e acionado a empresa concessionária de energia e prepostos da prefeitura para realizar a remoção do animal da via pública.
Rotineiramente nos períodos de chuvas acontecem casos na região de animais e pessoas mortas por descargas elétricas após o contato com postes de iluminação pública. A Recomendação é evitar abriga-se embaixo de árvores nos dias de chuvas, manter a distancia dos postes de iluminação, e ao perceber qualquer irregularidade nos postes de iluminação, comunicar a concessionária de energia e ao setor de iluminação da prefeitura.

Postagem em destaque

CONTINUA INTERNADO EM MINAS FILHO DO EMPRESARIO WENDEL DA PERFIL