terça-feira, 14 de fevereiro de 2017

Jovem sofre grave acidente com bicicleta em Saúde; Familiares fazem campanha para ajudar nas despesas médicas.


O Adolescente Alan Cerqueira, 14 anos, sofreu um acidente na tarde desta segunda-feira (13), quando descia uma ladeira de bicicleta vindo a se chocar violentamente contra a parede do centro cultural, ficando desacordado, sendo socorrido por populares para o Hospital Municipal de Saúde.

Devido a gravidade e a falta de atendimento adequado, Alan foi transferido para o Hospital de Traumas em Petrolina-PE.

Familiares e amigos estão usando as redes sóciais para arrecadar fundos para o custeio das despesas, entorno de 12 mil reais. 

Uma conta está disponível para quem quiser ajudar na companhia #força_Alan. Conta Corrente 6441-6 agência 3529-7 Banco do Bradesco em nome da mãe do adolescente, a senhora Irene Apollnário Cerqueira.
Fonte: Espaço Aberto.

QUATRO SÃO PRESOS POR FRAUDES BANCÁRIAS EM FEIRA DE SANTANA E MAIS 3 MUNICÍPIOS BAIANOS, ALÉM DE BRASÍLIA (DF)


Quatro pessoas foram presas pela Polícia Federal (PF) na tarde desta segunda-feira (13), em Feira de Santana, acusadas de estelionato e de praticarem fraudes em instituições financeiras no próprio município e nas cidades de Seabra, Coração de Maria e Conceição do Jacuípe, na Bahia, além de Brasília (DF). De acordo com a PF, o grupo vinha atuando há cerca de um mês e a fraude começo a ser investigado há cerca de 15 dias, a partir da comunicação de ocorrências de fraudes na Caixa Econômica Federal em Feira de Santana. Ainda de acordo com a corporação, os acusados abriam contas bancárias mediante a utilização de documentos falsos e, posteriormente, obtinham empréstimos bancários. Além da prisão dos acusados, foi realizada ainda busca e apreensão numa casa alugada pelo grupo onde foram encontradas várias informações de contas bancárias fraudadas. Conforme a PF, os documentos apreendidos serão analisados para determinar o valor do prejuízo causado às instituições financeiras. Os envolvidos irão responder pela pelos crimes de estelionato e formação de quadrilha, que preveem penas de reclusão e multa.
Notícias de Santaluz

MIGUEL CALMON: POLICIA MILITAR PRENDE JOVEM POR POSSE DE DROGAS


Por volta das 13h, desta segunda feira (13), na rua da linha, apos abordagens, foi preso DANILO CARVALHO JESUINO, 22, anos, morador da rua  bosta seca em Miguel Calmon,  por estar de posse de 06 papelotes de maconha.
De acordo com a policia, Danilo foi apresentado na delegacia juntamente com a droga para os procedimentos cabíveis.
Informações/policia militar
fonte:portal serolandia

Homem é assassinado com vários tiros na porta de casa em Conceição do Coité-BA.

Um homem identificado até o momento como Luquinhas, foi morto na noite desta segunda-feira, 13, por um grupo que estava a bordo de um carro escuro que se aproximaram dele enquanto conversava com um vizinho a poucos metros de sua casa, situada à Rua Odete Amâncio Araújo, Bairro Açudinho.

Segundo populares, por volta das 18h50, Lucas estava sentado numa moto Honda Bis quando foi surpreendido pelos tiros, baleado saiu correndo e continuou sendo seguido e recebido outros tiros, e caiu no rall de casa na Rua Tiago Saturnino de Oliveira, cerca de 200 metros de onde recebeu os primeiros tiros.

A vítima chegou a ser socorrida mas morreu ao dar entrada no Hospital Português – Unidade Regional de Conceição do Coité. Segundo informações, Luquinha morava com a esposa que está grávida e um filha de três anos.

Muita gente já se pergunta. Será que a violência vai ser igual ao ano passado? Em Coité foram registrados 36 homicídios, nestes primeiros 44 dias de 2017, já é o terceiro assassinato. Teve ainda um morto em confronto com a PM. (Do Site Calila Notícias)

Quem é a Dona Maria? Conheça a mulher mais perigosa da Bahia (Nova integrante do baralho do crime)

Olhos castanhos, cabelos escuros, batom… Mas a beleza que atrai é a mesma que mata. Sim, ela mata ou manda matar, segundo a polícia. Assim é conhecida Jasiane Silva Teixeira, 28 anos, a Dona Maria, que passou a figurar no final de janeiro como a Dama de Copas no Baralho do Crime da Secretaria de Segurança Pública da Bahia (SSP-BA). É ela que vem espalhando o terror no comando da recém-criada facção Bonde do Neguinho (BDN) em Vitória da Conquista, no Centro-sul do estado.

Procurada por tráfico de drogas e homicídio, ela é a terceira mulher a fazer parte do Baralho do Crime, desde a sua criação, em 2011. A ferramenta foi criada pela SSP para estimular a participação da população na busca e captura de bandidos procurados pela polícia. Jasiane entrou no baralho no lugar do traficante Averaldo Ferreira da Silva Filho, o Averaldinho, que segundo a SSP, saiu, porque teve a prisão revogada pela Justiça.

Dona Maria possui seis processos criminais – quatro por tráfico e associação para o tráfico, um por homicídio qualificado, ambos em Vitória da Conquista, e um por homicídio qualificado em Jequié, onde a vítima foi um agente penitenciário. Ela também tem quatro mandados de prisão por tráfico, associação para o tráfico e homicídio.

“Dentre as dezenas de homicídios ordenados por ela direta ou indiretamente, destacaram-se um duplo e um triplo que vitimaram integrantes de facção rival”, disse o delegado Cléber Rocha Andrade, coordenador da Coorpin de Vitória da Conquista.

Prisão
Ela foi presa em 2008 por tráfico, associação para o tráfico e porte de arma com o primo e companheiro Bruno de Jesus Camilo, o Pezão, fundador do Bonde do Pezão, grupo criminoso que à época ainda tinha status de quadrilha. Josiane foi solta pela Justiça meses depois, e Bruno condenado a cumprir pena em Jequié. “Ela montou lá uma base operacional do crime. Em 2010, Bruno mandou matar um agente penitenciário em Jequié. Logo após o crime, os autores morreram em confronto com a polícia, que chegou à casa alugada e a conduziu à delegacia, junto com as mulheres dos criminosos mortos”, contou Rocha.

Bruno morreu em 2014, em Porto Seguro, durante confronto com a Polícia Civil de Vitória da Conquista. Jasiane conseguiu fugir. Uma investigação revelou que o casal tinha residências em três cidades em nome de terceiros: Vitória da Conquista, Porto Seguro e Salvador – um apartamento na Rua Sabino Silva.

Segundo a polícia, com a morte de Pezão, houve um racha entre vários grupos que eram ligados a ele e isso desencadeou uma disputa acirrada e com muitas mortes em Conquista. Foi quando Jasiane mostrou que tinha tino para assumir o lugar do companheiro e propôs uma aliança com grupos menores. “Passou a fornecer armas e drogas”, disse o delegado.

Facção
Logo depois, a então líder da quadrilha aliou-se à Paulo DG, traficante de Jequié filiado ao Bonde do Maluco (BDM) e que atualmente está preso no Complexo Penitenciário da Mata de Escura, em Salvador.

Segundo a polícia, isso rendeu ao Bonde do Pezão ainda mais força e, consequentemente, a organização típica de uma facção. Passou a ter regimento, começou a se expandir no município, montou uma estrutura organizacional com gerentes de distribuição, recolhimento de dinheiro, distribuição de drogas, de vendas, além de advogados à disposição dos interesses do grupo criminoso.

Com essa estrutura organizacional, o Bonde do Pezão passou a se chamar Bonde do Neguinho (BDN). “A facção leva esse nome porque o principal gerente e matador de Jasiane é o Neguinho, Juarez Vicente de Moraes, que também é procurado”, disse o delegado. Antes de Jasiane, Neguinho já figurava no Baralho do Crime.  Ele é o Cinco de Ouros e é procurado por tráfico de drogas.

Jasiane passou a adotar o apelido de Dona Maria como uma forma de evitar que a polícia associasse as execuções a ela. Segundo a polícia, a crueldade de Dona Maria supera a do ex-companheiro. “Ela é impiedosa. O Bruno Pezão poupava mulheres e crianças. Ela não, é muito fria, ordena as execuções de quem quer que seja”, comentou o coordenador da Coorpin de Vitória da Conquista.

Facção é famosa pela ousadia
A  facção Bonde do Neguinho (BDN) é conhecida também pela ousadia. No dia 12 de novembro do ano passado, Jasiane ordenou uma matança numa casa noturna no bairro Morada dos Pássaros. O motivo: o proprietário fornecia aos clientes drogas, compradas de outro distribuidor, numa região dominada pelo BDN.

“Ela determinou a morte de todos que estavam lá, cerca de 20 pessoas, mas conseguimos impedir. Tivemos a informação e enviamos cinco equipes nossas para lá, que se posicionaram estrategicamente nas imediações. Quando os bandidos chegaram, eram quatro, resistiram à prisão, trocando tiros com a polícia e acabaram mortos na porta da casa noturna. Seria uma carnificina”, contou o delegado Cléber Rocha.

A líder do BDN é mãe. O  filho de 7 anos, fruto do relacionamento com Bruno Pezão, vive com parentes, segundo a polícia. A mãe de Dona Maria, Patrícia Carvalho Silva, que também responde por tráfico, foi esposa  de Antonilton de Jesus Martines, o Nenzão, um dos maiores traficantes de Conquista. (Fonte: Bruno Wendel Correio24Horas)


9º GBM COMBATE INCÊNDIO EM CARRETA NO DISTRITO DE CARNAÍBA DO SERTÃO

Por volta das 15 horas desta segunda-feira (13), uma guarnição do Corpo de Bombeiros se deslocou sob o comando da CB BM Jenkley, a fim de combater um incêndio que destruía um veiculo na BR-407, nas proximidades do distrito de Carnaíba do Sertão.
Tratava-se de uma carreta carregada de material orgânico, o proprietário do veículo não soube informar como o incêndio começou. Infelizmente o fogo se propagou para a carroceria de outra carreta que estava estacionada com problemas mecânicos.
Foram realizados todos os procedimentos necessários de combate ao incêndio e rescaldo nos dois veículos. Durante toda operação foram utilizadas três viaturas de combate a incêndio, totalizando o uso de 12.000 litros de água.
ASCOM 9° GBM


Saúde: Vigilância Sanitária explica sobre acondicionamento irregular de sucos e refrescos em estabelecimentos comerciais e ambulantes de lanches em Bonfim
Nossa reportagem foi ouvir da Diretora da VISA – Vigilância Sanitária de Senhor do Bonfim, Enfermeira Patrícia Ferreira Farias, o que pode ser feito para fiscalizar e inibir a venda de sucos e refrescos acondicionados em frascos de ketchup, por parte de estabelecimentos comerciais e ambulantes na cidade, o que vem preocupando consumidores que acreditam estar sendo lesados na qualidade do que se vende nesses recipientes.
De acordo com Patrícia, ainda está sendo feito um levantamento dos estabelecimentos que comercializam lanhes, porém há uma dificuldade em fiscalizar a todos, visto que ambulantes em motos e bicicletas não tem local fixo para inspeção, mesmo assim a Vigilância Sanitária alerta que é preciso que esses comerciantes obedeçam ao que manda a Anvisa. “Uma das ações da vigilância pra gente estar combatendo essa questão, é ver quem são estes ambulantes, fazer um levantamento e encima disso trabalhar com ações educativas, orientando e oferecendo cursos pra que eles saibam como proceder com a manipulação desses alimentos, como acondiciona-los em recipientes próprios para esse tipo de comércio”, disse Patrícia.
Sobre algumas normas básicas de higiene a Diretora orienta aos comerciantes que utilizem jaleco ou avental, touca, evitar conversar quando se estiver preparando, evitar uso de adornos e utilizar luvas durante a preparação, além de ter outra pessoa que exerça papel de caixa, manipulando com o dinheiro.
A Vigilância Sanitária está programando em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Econômico Turismo e Esporte, e a de Administração, especialmente com a área de desenvolvimento econômico, a possibilidade de oferecer cursos de qualificação aos ambulantes, para que tais práticas sejam extinguidas. “Através desses cursos, a vigilância poderá acompanhar como está sendo feita a manipulação e ai sim gerar um selo de qualificação, onde mostre que esse ambulante está apto a vender esses alimentos esses refrescos”, disse a diretora.
A Vigilância Sanitária dispõe de um telefone para receber denúncias que estejam ligadas a questões de produtos vencidos, adulterados, comércio ilegal de certos produtos, que é o 3541-8270, ou pessoalmente na Vigilância que fica na sede da Secretaria de Saúde, na Avenida ACM, a partir das denúncias os fiscais vão a loco, e se existir algum tipo de alimento ou fora do prazo de validade, ou que ofereça risco à saúde é feita a apreensão e até a interdição do funcionamento do estabelecimento.
Blog do Netto Maravilha


Bonfim: Encontro reuniu prefeitos da região para discutir implantação da Policlínica
O prefeito de Senhor do Bonfim e presidente do Consórcio Territorial de Desenvolvimento Sustentável do Piemonte Norte do Itapicuru , Carlos Brasileiro, realizou nesta quinta-feira (09), uma reunião com os prefeitos eleitos e representantes dos municípios que constituem o Território( Andorinha, Antônio Gonçalves, Caldeirão Grande, Campo Formoso, Filadélfia, Jaguarari, Pindobaçu, Ponto Novo e Senhor do Bonfim). O encontro aconteceu no auditório do novo Leste Hotel e teve como finalidade apresentar aos novos gestores a organização e funcionamento do consórcio.
Durante as discussões, foi apresentado aos prefeitos do Consórcio do Território do Piemonte Norte do Itapicuru , a possibilidade da doação do maquinário do antigo Departamento de Infraestrutura e Transportes da Bahia (Derba), extinto com a reforma administrativa da atual gestão estadual. Alguns dos equipamentos usados que podem ser doados ao Consórcio, são os seguintes; máquinas como retroescavadeiras, motoniveladoras e tratores para obras de infraestrutura urbana e estradas vicinais.
Outro assunto amplamente discutido foi a implantação do Consórcio de Saúde. A implantação do Consórcio vai possibilitar a implantação de uma grande Policlínica Regional. O estabelecimento de atendimento médico quando estiver funcionando poderá atender uma população de até 700 mil pessoas e melhorar consideravelmente os serviços de saúde oferecidos a população da nossa região. Gestores e representantes do território do Piemonte da Diamantina também participaram dessa e reunião.
“Essa é a nessa direção a partir de agora, fazer com que as coisas funcionem dentro do Consórcio . Temos muita esperança que possamos dar as mãos e, fazer com que o trabalhe em conjunto, traga muito mais resultados”, falou Carlos Brasileiro, presidente do Consórcio do Território Norte do Piemonte do Itapicuru.
A policlínica oferecerá até 18 especialidades, além de serviços de apoio ao diagnóstico como radiografia, tomografia, ultrassonografia, endoscopia e ressonância magnética. No total, serão construídas 28 policlínicas no estado, ao custo individual de R$ 20 milhões, entre obras e equipamentos, que serão assumidos integralmente pelo Governo do Estado. Já a manutenção será compartilhada entre o Estado, que financiará 40% dos custos, e os municípios consorciados, que vão cobrir os 60% restantes, proporcionalmente à sua população.
Segundo Brasileiro, uma nova reunião acontecerá ainda em fevereiro para discutir a questão que envole os equipamentos do Derba e discutir o processo de implantação da Policlínica. Veja como funciona uma Policlínica no link : https://www.youtube.com/watch?v=NEy5-AZZEnQ
Confira o vídeo do evento no link: https://goo.gl/cdVy7N
Ascom Bonfim

Corpo com marcass de tiros é encontrado na BA-130, próximo a São José do Jacuípe



Na manhã desta segunda-feira, 13 de fevereiro de 2017, um corpo foi encontrado com marcas de tiros de arma de fogo às margens da BA-130, em uma localidade conhecida como 7 Cruzes, próximo a São José do Jacuípe.

A polícia esteve no local e identificou que o corpo era de Fabrício dos Anjos Rosário, de 23 anos, conhecido como Toldo, que morava em Várzea da Roça.

O corpo já foi removido do local e encaminhado para o Departamento de Polícia Técnica (DPT) de Jacobina para ser necropsiado.
Fonte: Agmar Rios

POLÍCIA PROCURA POR 3 PRESOS QUE FUGIRAM DA DELEGACIA DE CAMPO FORMOSO


Madrugada de domingo (12) para segunda feira (13), três detentos fugiram da Delegacia de Campo Formoso – BA.
A fuga só foi percebida por volta das 06h00min de hoje, sendo os fugitivos de alta periculosidade, identificados como:
• Joabe Souza Santos, preso por latrocínio (roubo seguido de morte).
• Thiago Julierme de Brito, preso por tentativa de roubo.
• Ricardo de Jesus Silva esse estava custodiado por prática de furto.
De acordo com a PM os custodiados serraram as grades da cela e do pavilhão e com o auxílio de uma corda improvisada, "Teresa”, saltaram o muro da carceragem e fugiram tomando destino ignorado.
Qualquer informação ligue para 190 ou 193 CICOM.
Fonte:BLOG DO NETO MARAVILHA 

Senhor do Bonfim: Prisão por tentativa de homicídio, condução por furto; veja boletim do 6° BPM

Policiais da 1ª Companhia/Sr. do Bonfim, na manhã de ontem, conduziram dois homens à Delegacia por porte de arma branca e posse de drogas.
Por volta das 10 horas, policiais da 1ª Companhia durante ronda abordaram dois homens, um de 19 anos e outro de 34 anos, que se encontravam na Praça Alexandre Goés, centro de Senhor do Bonfim, com os homens foram encontrados uma faca tipo comando, um facão e uma pequena quantidade de uma erva, semelhante a maconha.
Os policiais conduziram os acusados e o material apreendido para a Delegacia de Policia Civil onde foi lavrado um Termo Circunstanciado de Ocorrência.
6º BPM PRENDE HOMEM POR TENTATIVA DE HOMICÍDIO
Policiais do Pelotão do Distrito de Pilar, na noite de sexta-feira, prenderam um homem por tentativa de homicídio qualificado.
Por volta das 23h30, policiais do Pelotão de Pilar, foram acionados por populares, em virtude de uma ocorrência policial, ao chegarem ao local indicado, os policiais encontraram um homem, de 28 anos, detido por populares, os quais alegaram que o homem havia agredido a golpes de facão um homem, de 25 anos, que em virtude da gravidade dos ferimentos foi encaminhado para o hospital, os policiais foram ao encontro da vítima e constataram a veracidade do fato.
Os policiais deram voz de prisão ao acusado e o apresentaram na Delegacia de Policia Civil onde foi lavrado um Termo de Prisão em Flagrante Delito.
11fev17 – Sábado
6º BPM CONDUZ MULHER À DELEGACIA POR FURTO
Policiais da 1ª Companhia/Sr. do Bonfim, na manhã de sábado, conduziram uma mulher à Delegacia por furto.
Por volta das 9h40, policiais da 1ª Companhia durante ronda pela Praça Dr. José Gonçalves, foram acionados por funcionários de um estabelecimento comercial, situado na referida Praça, alegando que uma mulher, de 20 anos, havia furtado três produtos do estabelecimento, os quais foram encontrados pelos funcionários dentro da roupa da acusada.
Os policiais conduziram a acusada e o funcionário do estabelecimento comercial para a Delegacia de Policia Civil para a adoção das medidas cabíveis.
6º BPM CONDUZ HOMEM À DELEGACIA POR VIOLÊNCIA DOMÉSTICA
Policiais da 1ª Companhia/Sr. do Bonfim, na noite de sábado, conduziram um homem à Delegacia por violência doméstica.
Por volta das 23h30, policiais da 1ª Companhia foram acionados pelo Centro Integrado de Comunicação – CICOM, a fim de averiguarem uma ocorrência policial no bairro Alto da Maravilha, ao chegarem no local, os policiais mantiveram contato com a vítima, uma adolescente, de 15 anos, que informou que seu companheiro, um homem, de 19 anos, havia lhe agredido à socos, após chegar em casa sob o efeito de álcool.
Os policiais conduziram o acusado e a vítima, com o apoio do Conselho Tutelar, para a Delegacia de Policia Civil ond efoi lavrado um Termo de Prisão em Flagrante Delito.
12fev17 – Domingo
6º BPM PRENDE CASAL POR FURTO
Policiais da Companhia de Emprego Tático Operacional – CETO, na manhã de ontem, prenderam um casal por furto.
Por volta das 10h40, policiais da CETO durante ronda pelo centro da cidade, foram acionados por uma mulher que alegou que o seu celular fora furtado, a solicitante informou aos policiais as características dos prováveis autores do furto, imediatamente, os policiais passaram a realizar diligencia a fim de localizar os possíveis autores do furto,  momentos depois, os policiais, localizaram na Rua Rui Barbosa, um homem, de 28 anos, e uma mulher, de 30 anos, com as mesma características citadas pela vítima, o casal ao perceber a aproximação da viatura tentaram empreender fuga, mas foram alcançados pelos policiais, após a abordagem, o celular da vítima foi encontrado com o casal.
Os policiais apresentaram os acusados, a vítima e o celular na Delegacia de Policia Civil onde foi lavrado um Termo de Prisão em Flagrante Delito.
6º BPM CONDUZ HOMEM À DELEGACIA POR VIOLÊNCIA DOMÉSTICA
Policiais da 1ª Companhia/Distrito de Igara, na tarde de ontem, conduzira à Delegacia um homem por violência doméstica.
Por volta das 17h30, policiais do Pelotão de Igara, conduziram à Delegacia um homem, de 65 anos, por ter agredido fisicamente usa filha, de 37 anos.
Os policiais conduziram o acusado e a vítima para a Delegacia de Policia Civil onde foi lavrado um Termo de Prisão em Flagrante Delito, com base na Lei Maria da Penha.
6º BPM CONDUZ UM HOMEM E UM MENOR À DELEGACIA POR POSSE DE ARMA DE FOGO
Policiais da 1ª Companhia/Sr. do Bonfim, na noite de ontem, conduzira à Delegacia um homem e um menor por posse de arma de fogo.
Por volta das 19h30, durante uma ronda no Bairro da Rodoviária, policiais da 1ª Companhia, encontraram um homem, de 24 anos, e um menor, de 16 anos, em atitude suspeita, ao abordarem os dois, encontraram com os mesmos uma arma de fabricação caseira, carregada com pólvora e pregos, encontraram, também, um cigarro de erva, aparentando ser maconha.
Os policiais conduziram os acusados e o material apreendido para a Delegacia de Policia Civil onde foi lavrado um Termo Circunstanciado de Ocorrência.
Polícia Militar da Bahia 
Sexto Batalhão de Polícia Militar
Seção de Comunicação Social

Jacobina e Senhor do Bonfim estão com níveis preocupantes em barragens; água será racionada

A escassez de chuvas no sertão da Bahia tem causado uma diminuição acentuada nos níveis de água acumulada das barragens que abastecem os municípios das regiões de Jacobina e Senhor do Bonfim. Por causa deste cenário, a Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa) irá reduzir, até o final deste mês, a oferta de água nos municípios de Jacobina, Caém, Saúde, Antônio Gonçalves, Campo Formoso, Serrolândia, Várzea do Poço, Caldeirão Grande, Ponto Novo, Filadélfia, Itiúba, Jaguarari, Andorinha e Senhor do Bonfim.
Jacobina e Senhor do Bonfim estão com níveis preocupantes em barragens
Barragem de Pindobaçu (Foto: Divulgação)
A empresa também iniciará em breve uma campanha de conscientização para o uso racional da água distribuída nestes municípios. O mote da campanha é “Economize água. Cada gota conta” e busca alertar à população sobre a necessidade de consumir menos água para que seja possível garantir a continuidade do abastecimento regular diante dos efeitos da estiagem prolongada que acontece em toda a região.
Barragens
A Embasa dispõe na região de Jacobina das barragens de Pindobaçu, Cachoeira Grande e Itapicuruzinho, que estão com 40%, 43% e 19%, respectivamente, da capacidade de armazenamento de água. Na região de Senhor do Bonfim, as barragens de Ponto Novo, do Aipim e Prata estão com 30%, 62% e 13%, respectivamente, do volume máximo de acumulação do recurso hídrico.
Jacobina e Senhor do Bonfim estão com níveis preocupantes em barragens
Barragem do Aipim (Foto: Divulgação)

Jacobina e Senhor do Bonfim estão com níveis preocupantes em barragens
Barragem de Ponto Novo (Foto: Divulgação)
“Esta disponibilidade hídrica nos preocupa muito. Por isso, pedimos à população que adote hábitos conscientes de consumo da água”, alerta o gerente Regional da Embasa de Senhor do Bonfim, Vinícius Araújo. Em caso de vazamentos na rua, os moradores podem informar à Embasa pelo 0800 0555 195 para que a empresa faça a correção no menor tempo possível, evitando o desperdício.
Dicas para Economia de Água
  • Enquanto estiver escovando os dentes, fazendo a barba ou ensaboando as mãos, deixe a torneira fechada. Reabra apenas para enxaguar.
  • Ao lavar o carro, em vez de usar mangueira, use balde.
  • Se possível, substitua vasos sanitários antigos, que consomem mais água, por modelos novos, com a descarga acoplada e dois fluxos (de 3 e 6 litros).
  • Na hora de passar o xampu e o sabonete, desligue o chuveiro.
  • Feche a torneira enquanto ensaboa a louça e atenção: ao comprar máquina de lavar roupas ou pratos, verifique no manual o consumo de água do produto.
  • Acumule as roupas e lave de uma vez. Se for lavar a mão, não esqueça de fechar a torneira enquanto ensaboa e esfrega a roupa. Depois, jogue a água da lavagem de roupas em um balde e use na limpeza da casa.
  • Jamais use água para limpar a calçada e o quintal. Use a vassoura.
  • Não lave hortaliças e legumes em água corrente. Use uma bacia.
  • Instale arejadores de vazão nas torneiras. O arejador pode reduzir o consumo de água em até 80%. Os modelos mais econômicos funcionam com uma vazão fixa, espalhando a água através de microjatos.
  • Na hora de molhar as plantas, use regador em vez de mangueira. Assim você gasta muito menos.
Mais dicas podem ser acessadas no site www.eueconomizoagua.com.br
Ascom Embasa

Jaguarari: Após ficar mais de oito meses preso, acusado de estupro é declarado inocente


O nacional de iniciais J M S, viu sua vida envolta em um pesadelo quando teve sua prisão preventiva decretada em razão do mesmo ter supostamente estuprado uma adolescente maior de treze anos na vizinha cidade de Jaguarari (BA).
O caso que na época chocou aquela cidade teve um desfecho inusitado, na medida em que a suposta vítima após ser contraditada pela defesa do acusado decidiu falar a verdade, confessando que o réu jamais teria usado de violência contra a mesma, e que ela, a suposta vítima, havia se envolvido com ele de livre e espontânea vontade.
Para o advogado Rodrigo Almeida, defensor do réu nesse processo, tal decisão absolutória revela o risco das prisões antecipadas, principalmente em delitos de cunho sexual, uma vez que as consequências na cadeia para os acusados deste delito são as mais terríveis.

Social:Mendigos dormem na porta do hospital em Senhor do Bonfim

A Secretaria de ação Social do Municipio de Senhor do Bonfim, precisa traçar um plano de ação para acolher alguns mendigos,que pernoitam na porta do Hospital Regional Dom Antonio Monteiro em Senhor do Bonfim, tem dias que sã dois três, as vezes um, que dormem no chão na porta do hospital todos  dias, fomos informados que os familiares residem na cidade, mais eles preferem viver longe do lar como mendigos e usuários de drogas.O combate à miséria extrema só terá efeito se houver debate público, mas a população desconhece a cultura da pobreza.

Postagem em destaque

CONTINUA INTERNADO EM MINAS FILHO DO EMPRESARIO WENDEL DA PERFIL