terça-feira, 24 de janeiro de 2017

Ex-prefeito de Pau Brasil é assassinado em Camacan


 Bocão News | Fotos: Reprodução
O ex-prefeito de Pau Brasil, Marcos Rocha, foi assassinado na manhã desta terça-feira (24) no município vizinho, Camacan. O político foi levado para o hospital, mas teria chegado já sem vida à unidade. 
 
Marcos Rocha assumiu o comando da cidade após a morte do prefeito Acácio Cardoso, em 1992, e era irmão do também ex-prefeito Alberto (PT), que governou a cidade entre 2013 e 2016. A polícia militar fez rondas na região, mas não ainda não conseguiu encontrar suspeitos de envolvimento no crime. A informação é do site Políticos do Sul da Bahia.
 
Em 2012, Rocha chegou a ser preso sob suspeitar de mandar executar o vereador Valderlins Pinheiro. 

CORPO É ENCONTRADO SEM OS SINAIS VITAIS EM JUAZEIRO

Informações que chegaram ao Blog Geraldo José dão conta de que na madrugada desta terça-feira (24), por volta das 02:45h, um corpo foi encontrado sem os sinais vitais na estrada da adutora, ainda na área urbana da cidade. Logo em seguida, o CICOM – Centro Integrado de Comunicação da Secretaria de Segurança Pública acionou a Polícia Militar que esteve no local e constatou o fato. Na seqüência o DHPP – Departamento de Homicídios e Proteção às Pessoas iniciou as investigações da ocorrência enquanto membros do IML removeram o cadáver para o setor de necropsias da unidade. Ainda não se tem a identificação da vítima e a causa morte

Um morto e um ferido, vítimas de acidente com moto em Ourolândia


No início da noite deste domingo, 22 de janeiro de 2017, Durval Marques dos Santos, 35 anos, veio a óbito e Jardas Santana Araújo, 35 anos, ficou ferido, vítimas de acidente entre a Barragem e a cidade de Ourolândia.

Segundo informações, os dois motociclistas ainda não identificados colidiram frontalmente na pista. Um teve morte no local e o outro foi socorrido inicialmente para o Hospital Municipal de Ourolândia e em seguida transferido para Jacobina ou Salvador.

A Polícia Militar guarda a cena do acidente, até a chegada do Departamento de Policia Técnica, que deverá recolher o corpo para o Instituto Médico Legal-IML de Jacobina.
Fonte: Augusto Urgente!

Homem morre após cair de moto na BA-052, próximo a Baixa Grande


Na noite do último domingo, 22 de janeiro de 2017, por volta das 23 horas, aconteceu um grave acidente de moto na BA-052, trecho que liga Baixa Grande a Ipirá. 

Adolino de São Leão, de 63 anos, conhecido como Dolino, perdeu o controle da moto, bateu na guia da via e caiu fora da pista, próximo ao Ponto de Dionísio.

Dolino não resistiu aos ferimentos e morreu na hora. Ele morava no povoado do Estaleiro, no município de Baixa Grande. 

Da redação do Blog Agmar Rios

Cinco bandidos são mortos ao entrar em confronto com a Polícia


Cinco meliantes foram mortos em uma troca de tiros com policiais militares da Ronda Ostensivas Tobias de Aguiar (Rota) na noite deste sábado, 21 de janeiro de 2017, na Rodovia dos Imigrantes, na altura de São Bernardo do Campo, no ABC Paulista. 

As mortes ocorreram próximo ao Centro de Detenção Provisória (CDP) Dr. Calixto Antônio. Segundo a Polícia Militar, uma denúncia anônima informou que três veículos passariam pela rodovia com grande quantidade de drogas. A polícia, então, fez um cerco no local e encontrou os carros.

Os motoristas dos veículos, uma Montana, uma Strada e um Astra, perceberam a movimentação e fugiram, quando começou uma perseguição. Ainda segundo a PM, os suspeitos dispararam contra os policiais, que revidaram. Todos os cinco integrantes dos três veículos morreram. 

Cerca de 100 quilos de cocaína, um fuzil calibre 762, 3 pistolas 380 e 1 pistola calibre ponto quarenta foram apreendidos. O caso foi encaminhado ao 3º Distrito Policial de São Bernardo do Campo. 

Fonte: G1

Suposto pastor sequestra e estupra menina de 12 anos


Uma menina de 12 anos foi resgatada na última sexta-feira, 20 de janeiro de 2017, na Fazenda Leoni, zona rural do município de Nazaré das Farinhas, a 53 km de Salvador, após ser sequestrada no dia 7 de dezembro do ano passado, na região de Vila de Abrantes, em Camaçari, Região Metropolitana de Salvador (RMS). 

A vítima foi liberta pela equipe do Serviço de Investigação da 26ª Delegacia Territorial (DT), sob a coordenação da delegada titular Danielle Monteiro. Isaias Arcanjo dos Santos, 29 anos, foi preso em flagrante e se identificou como pastor evangélico. 

De acordo com a delegada, Isaias mantinha relações sexuais com a criança e teria levado a vítima após ganhar a confiança dos pais, que procuraram o conselho tutelar e a 26ª DT. 

Isaias foi autuado em flagrante pelos crimes sequestro triplamente qualificado e estupro de vulnerável. A criança foi devolvida a família. Matéria originalmente publicada às 12h40 deste sábado (21).

Fonte: Bocao News

Polícia Militar de Piritiba prende homem em flagrante por plantar maconha no quintal de casa


Na tarde desta segunda-feira, 23 de janeiro de 2017, a Polícia Militar de Piritiba recebeu uma denuncia anônima, informando que na Rua do Cemitério, no distrito de Porto Feliz, havia uma plantação de maconha. 

A guarnição se deslocou até o local, onde constatou a veracidade da denúncia, no fundo da casa de Adilson Antônio de Jesus, conhecido como Cabeludo, de 49 anos.

No local, a polícia encontrou 02 pés de maconha, enormes, de aproximadamente dois metros de altura.  Segundo a denúncia, o mesmo tanto fazia uso como comercializava a maconha.  

Cabeludo, é natural de Morro do Chapéu. O mesmo foi conduzido para a delegacia de Piritiba, sendo apresentado ao delegado de Polícia Civil, Dr. Malaquias Alves da Natividade Filho, para tomar as cabíveis medidas.  


Da redação do Blog Agmar Rios.
Com informações e fotos da PM


Marido é suspeito de matar esposa a facadas em Várzea Nova


Maria Cristiana Aprígia de Jesus, de 27 anos, foi encontrada morta nesta segunda-feira, 23, em sua residência, localizada na Rua João Barbosa, no centro da cidade de Várzea Nova.
Segundo informações, por volta das 4h da madrugada de hoje, vizinhos ouviram uma discussão entre Maria e o seu companheiro Cravinho, porém, como já eram de costume as confusões, não deram importância. Por volta das 7h, a irmã de Maria entrou na casa e a encontrou morta em cima da cama, aparentemente esfaqueada.
A Polícia Militar foi acionada e guardou a cena do crime até a chegada da Polícia Civil e do Departamento de Polícia Técnica (DPT) de Jacobina. O corpo de Maria foi recolhido para o IML de Jacobina.
Ainda de acordo com informações, o principal suspeito da morte, o companheiro de Maria, identificado como Antônio Carlos Conceição, de aproximadamente 40 anos, conhecido como Cravinho, foi visto por  volta das 5h30 em um Ponto de ônibus, esperando transporte sentido Jacobina.
.
Informações do Augusto Urgente

JAGUARARI: CAPOTAMENTO ENTRE PILAR E BARRINHA DEIXA UMA PESSOA FERIDA


Foto: WhatsApp
Um homem ficou ferido após o veiculo em que estava capotar na BA-314, trecho que da acesso ao povoado de Barrinha e o distrito de Pilar, interior de Jaguarari.

De acordo com as informações o sinistro ocorreu por volta das 11hs, quando o condutor do veiculo Fiat Siena, placas de Jaguarari, cochilou ao volante e o carro acabou capotando e parando fora da pista.

O condutor José Carlos Pereira de Souza, 42 anos não ficou ferido, já Aderaldo Pereira o passageiro teve escoriações pelo corpo e sofreu pancada na cabeça, o mesmo reclamava de dores no local da pancada, Aderaldo permanece em observação no Hospital Municipal de Jaguarari onde foi socorrido por uma ambulância do município. 

Portal Jaguarari

JAGUARARI: BANDIDOS ARMADOS ASSALTAM ÔNIBUS NA BA-314 PRÓXIMO A PILAR



BA-314 que liga Pilar a Barrinha, interior de Jaguarari.

Um ônibus da empresa “Real Caraíba” foi assaltado por três criminosos armados, na manhã desta segunda-feira (23/01), por volta das 5h40. O fato se deu na BA-314, distante 4 km do distrito de Pilar, interior de Jaguarari. 

Segundo informações o ônibus seguia seu roteiro com destino á Juazeiro quando dois homens atravessaram na frente do coletivo, sendo que o motorista ainda tentou desviar mais um terceiro elemento realizou um disparo de arma de fogo acertando a lateral da porta do ônibus, os estilhaços do vidro atingiram levemente um passageiro. 

Após forçarem a parada do ônibus os elementos levaram o coletivo para dentro de um matagal, aonde praticaram o roubo, sendo subtraído dos passageiros: Um Notebook da marca Positivo, um relógio da marca Techno, quatro celulares, um Motorola; um Sony; um LG e um Iphone, R$ 140,00 (Cento e quarenta reais) de um passageiro e R$ 1.200,00 (Um mil e duzentos reais) de outro passageiro, além de uma mochila com objetos pessoais. 

Após a ação que durou cerca de uma hora, os três indivíduos vestindo roupas camufladas do exercito sendo dois com os rostos cobertos e um de “cara limpa”, e portando duas espingardas tipo caseira e um revolver se evadiram do local a pé, tomando destino ignorado.

A ocorrência foi registrada na Delegacia de Polícia Civil de Jaguarari. 

Portal Jaguarari

13 cabeças de presos decapitados ainda não foram encontradas


A busca por mais corpos na penitenciária estadual de Alcaçuz, em Nísea Floresta, Rio Grande do Norte, esbarra em um obstáculo invisível às câmeras da imprensa que, desde o massacre de 26 presos na semana passada, vigiam diariamente a unidade. São as 40 fossas de 18 metros cúbicos espalhadas pela área do presídio. Até mesmo procurar pelas cabeças de 13 corpos decapitados já retirados do local é uma tarefa difícil e, segundo o diretor-geral do Instituto Técnico-Científico de Perícia (Itep), Marcos Brandão, é provável que algumas nunca sejam encontradas.

Na primeira operação depois do massacre, 15 corpos foram resgatados sem cabeça e duas cabeças sem corpo. Identificadas as combinações entre as partes, restaram 13 mortos a serem completados. Ontem (21), o ITEP recolheu mais duas – uma delas incompleta – e um fragmento de crânio já em estado avançado de decomposição. O material será analisado para saber se correspondem a algum dos cadáveres já recolhidos ou se seriam de mortos ainda não contabilizados. Com o resultado positivo restariam ainda 11 cabeças a serem encontradas. Facções rivais disputam o controle do presídio.
Atualmente existem quatro corpos dos 26 mortos no massacre do dia 14 de janeiro que ainda não foram identificados. Três deles, de presos que foram carbonizados, precisam de exames mais complexos. Caso as cabeças não sejam encontradas, as famílias vão receber os corpos assim mesmo. “É como em um acidente aéreo, que às vezes só se entrega uma mão”, compara. “Pelo menos vai haver a identificação de que houve a morte, que isso é importante”. O prazo legal para manter os cadáveres no Itep é de 45 dias, ou até que as buscas sejam encerradas.

Ossos antigos

Na operação de ontem também foram encontrados fragmentos de ossos na fossa. Esse material, no entanto, não continha restos humanos, o que indica, de acordo com o diretor do Itep, que eles podem ser provenientes de uma rebelião anterior. Agência Brasil

POLICIAL: HOMEM TEM ROSTO CORTADO COM GARRAFA NO POVOADO DE MACAMBIRA - JAGUARARI


A equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) foi acionada na tarde desta segunda-feira (23/01), ás 13h33min, para atender um chamado de agressão, em que um homem foi golpeado com uma garrafa no povoado de Macambira, zona rural de Jaguarari.

Socorristas do SAMU realizaram os primeiros atendimentos no local e em seguida levaram a vítima identificada como Edmundo Morgado dos Santos, conhecido como “Zé Lito da Macambira”, de 57 anos, para o Hospital Municipal de Jaguarari, onde foi atendido e de acordo com informações o mesmo seria transferido para o Hospital Regional em Senhor do Bonfim.

Segundo informações de populares, a vítima ingeria bebida alcoólica em um bar quando o fato aconteceu, testemunhas apontam a proprietária do bar conhecida por “Leda” de ser a autora do golpe de garrafa que cortou o rosto de “Zé Lito”.

A motivação do crime é desconhecida.

Portal Jaguarari

ECONOMIA: SEBRAE VISITA ENTIDADES E NOVOS GESTORES PARA PACTUAR AÇÕES NO CENTRO-NORTE


Parcerias devem ampliar e fortalecer a agenda da entidade na região

O gerente Regional do Sebrae, Geronilson Ferreira, realiza uma série de visitas aos municípios que compõem a Unidade Regional, discutindo com as entidades parceiras sugestões e contribuições para a agenda de ações do segundo semestre de 2017.

“Acredito que até o final de fevereiro já devemos ter visitado todos os municípios da Regional de Jacobina, na busca da promoção de encontros e ações para promover a competitividade, fomentar o empreendedorismo e fortalecer a economia”, disse o gerente do Sebrae.

O objetivo das visitas é aproximar o Sebrae dos parceiros e clientes em uma agenda integrada sistêmica e formatar as ações, aproveitando as vocações econômicas locais, seja, através do projeto de atendimento territorial, ou até mesmo, por meio dos projetos setoriais de indústria, comércio, agronegócios e programas a exemplo do Viver Bem no Semiárido.

Geronilson também tem se reunido com os novos gestores dos 32 municípios que compõem a Unidade Regional. O gerente explica que a prática do Sebrae e ouvir as entidades e gestores para conhecer melhor as demandas fortalece a atuação da instituição no desenvolvimento econômico dos municípios por meio das Soluções Sebrae.

Para o presidente da CDL de Jacobina, Rogério Ferreira de Oliveira, a ação do Sebrae só fortalece as entidades e têm sido bastante proveitosas para os empreendedores. “Estamos montando uma agenda que contribuirá com a capacitação dos empresários, aproximando-os das entidades e fortalecendo a economia como um todo”, disse Oliveira.

“Nossa agenda é compartilhada com as entidades para que os empreendedores possam a cada dia ter mais acesso as soluções, realizando ainda melhor o atendimento empresarial”, finaliza Geronilson.

Por Tamara Leal
Ascom SEBRAE

ESTÁGIO NO MPF (BA): INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR PODEM SE CREDENCIAR ATÉ 6 DE FEVEREIRO HÁ VAGAS PARA CAMPO FORMOSO


Credenciamento se dará para instituições com curso superior em Direito para programa de estágio em Campo Formoso, Eunápolis, Guanambi e Jequié

O Ministério Público Federal (MPF) na Bahia informa que está aberto o prazo para credenciamento de instituições de ensino superior para celebração de termo de convênio que possibilita a participação de alunos em processos seletivos de estágio.

As instituições de ensino interessadas devem ministrar o curso de Direito, ser reconhecidas pelo MEC e têm até o dia 6 de fevereiro para solicitar o credenciamento no MPF até o dia 6 de fevereiro de
2017 enviando um e-mail para prba-sestadual@mpf.mp.br

ou pelo telefone (71) 3617-2381.

Apenas estudantes das instituições conveniadas poderão participar do processo seletivo que será divulgado oportunamente, para vagas em Campo Formoso, Eunápolis, Guanambi e Jequié, para estudantes de Direito.

A relação atualizada das Instituições de Ensino conveniadas está disponível no sítio eletrônico
http://www.prba.mpf.mp.br/concursos/conveniosinstituicoesensino

Confira o Edital do Chamamento Público

ASCOM MPF

EDUCAÇÃO: DIVULGADO CALENDÁRIO PARA CERTIFICAÇÃO DE ENSINOS FUNDAMENTAL E MÉDIO ATRAVÉS DO CPA EM BONFIM


Divulgada portaria as SEC nº 375/2017 que trata do calendário para a realização dos exames de certificação para o ensino fundamental e médio, por meio das Comissões Permanentes de Avaliação (CPA), no NRE 25 de Senhor do Bonfim.




Anexo I


Anexo II

ASCOM NRE 25

BONFIM: MELHORIAS DO SAMU 192 REFORÇAM O SISTEMA DE SAÚDE BONFINENSE


A saúde de Senhor do Bonfim deu um salto de qualidade no atendimento emergencial à população. O prefeito Carlos Brasileiro intensificou os serviços de atendimento de urgência. O SAMU 193 - Serviço de Atendimento Móvel de Urgência, desde o inicio do ano, tem melhorado sua estrutura e equipamentos.

Segundo o Diretor Administrativo do SAMU 193, Ricardo Ferreira, as demandas que apareceram durante o mês de janeiro foram atendidas. Os casos de atendimentos mais complexos, os pacientes foram encaminhados ao Hospital Regional; nos casos mais graves, os pacientes foram transferidos para outros centros de saúde. Uma demonstração de eficiência no atendimento e no serviço de regulação.

O SAMU de Senhor do Bonfim conta com profissionais capacitados e preparados para um pronto atendimento. A estrutura de auxílio para uma ação rápida e eficaz conta atualmente com:

• 02 ambulâncias USB - Unidade de Suporte Básico;
• 02 ambulâncias USA – Unidade de Suporte Avançado;
• Uma Motolância;
• 13 Enfermeiros;
• 12 Médicos (Clínicos Gerais);
• 09 Técnicos de enfermagem;
• 11 Condutores Socorristas;
• 07 Técnicos auxiliares de regulação medicas (Atendentes);
• 04 Radio Operadores;
• 03 Técnicos de Enfermeiros (motolância).

ASCOM / BONFIM

POLICIAL: AÇÕES DO 6º BPM


23/01/17 – Segunda-feira

6º BPM PRENDE CASAL POR TRÁFICO DE DROGAS

Policiais da 4ª Companhia/Cansanção, na noite de ontem, prenderam um casal por tráfico de drogas.

Por volta das 20 horas, policiais da 4ª Companhia, durante a realização de operação de combate ao tráfico de drogas, na cidade de Cansanção, abordaram um bar e após uma busca no interior do estabelecimento de propriedade de um homem, de 25 anos, e de sua companheira, uma mulher, de 43 anos, encontraram 32 (trinta e duas) trouxinhas de erva análoga a maconha, 07 (sete) trouxinhas de pós branco análogo a cocaína e R$ 170,00 em espécie.

Os policiais apresentaram o casal e o material apreendido na Delegacia de Policia Civil onde foi lavrado um Termo de Prisão em Flagrante Delito.

6º BPM PRENDE HOMEM POR TRÁFICO DE DROGAS

Policiais da 4ª Companhia/Cansanção, na noite de ontem, prenderam um homem por tráfico de drogas.

Por volta das 22 horas, policiais da 4ª Companhia, em continuidade a operação de combate ao tráfico de drogas, na cidade de Cansanção, após receberem denuncia de que estava acontecendo venda de drogas em uma casa no bairro Tapera II, os policiais se dirigiram ao local, chegando lá, entraram em contato com o proprietário da casa, um homem, de 44 anos, que permitiu a entrada dos policiais, ao realizarem uma busca no interior da casa, encontraram 47 (quarenta e sete) trouxinhas de erva análoga a maconha e R$ 614,00 em espécie.

Os policiais apresentaram o homem e o material apreendido na Delegacia de Policia Civil onde foi lavrado um Termo de Prisão em Flagrante Delito.


Polícia Militar da Bahia
Sexto Batalhão de Polícia Militar
Seção de Comunicação Social

SAÚDE: NOTA INFORMATIVA Nº 03 ACERCA DA VACINAÇÃO SELETIVA CONTRA FEBRE AMARELA

Ratificamos que o Estado da Bahia não está promovendo nenhum tipo de campanha contra febre amarela.


Conforme divulgado em Nota anterior, dos 417 municípios baianos, apenas 45 estão localizados em área considerada como de risco para febre amarela. Sendo assim, seguindo recomendação do Ministério da Saúde, que regulamenta o calendário de vacinação do país, apenas esses municípios são considerados áreas com recomendação de vacinação. Todavia, historicamente, pelo quantitativo mensal de doses de vacinas contra febre amarela recebidas no Estado, a distribuição sempre foi realizada entre os 417 municípios.


Em 2016, recebemos e distribuímos em todo o Estado mais de 1.600.000 (um milhão e seiscentas mil) doses de vacina contra febre amarela, no entanto foram aplicadas apenas 350.000 (trezentas e cinquenta mil) doses da referida vacina. Ou seja, foram descartados aproximadamente 80% do total de doses recebidas. Convém destacar que culturalmente nossa população não tem o hábito de manter seus cartões vacinais atualizados e preservados para consulta e apresentação nos serviços de saúde, dificultando o uso racional do imunobiológico. Ressalta-se também que durante toda a vida bastam apenas duas doses da vacina febre amarela para o indivíduo ser considerado vacinado, sendo desnecessárias quaisquer outras doses extras do esquema atualmente preconizado.

Estamos em alerta e realizando intensificação vacinal nos municípios de Coribe (onde houve epizootia de primatas não humanos), Cocos, Correntina, Feira da Mata, Jaborandi, São Félix do Coribe e Santa Maria da Vitória, além dos municípios de Teixeira de Freitas e Vitória da Conquista. Não haverá liberação de quantitativo extra de vacinas para os demais municípios.


Importante que seja realizada uma triagem criteriosa para vacinação contra febre amarela, pois a população tem se dirigido de forma desenfreada às unidades de saúde. Muitos alegando que perderam o cartão e querendo iniciar o esquema. Para os municípios que não estão na lista de recomendação de vacina, orientamos que sejam iniciados apenas os esquemas em crianças (idade recomendada da primeira dose = 9 meses) e a dose de reforço seja aplicada naqueles indivíduos que comprovarem a primeira dose, conforme recomendação do Programa Nacional de Imunização. Para os viajantes para áreas de risco, os municípios também precisarão apurar a veracidade da informação, devendo cobrar algum comprovante de viagem, por exemplo.

Não há motivos para pânico na população.

Atenciosamente,
Ramon Saavedra e Vânia Vanden Broucke.

CIVEDI/DIVEP

Postagem em destaque

CONTINUA INTERNADO EM MINAS FILHO DO EMPRESARIO WENDEL DA PERFIL