Pular para o conteúdo principal

Bonfim: A Prefeitura de Senhor do Bonfim e SENAR realizam a 1ª Consultoria do Programa
Através da Secretaria de Educação, em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural – SENAR, foi realizado nesta terça-feira (08), na sede da SEMED, a 1ª Consultoria do Programa Despertar. O programa implantado no município neste ano tem como objetivo transmitir aos gestores, coordenadores pedagógicos, professores e alunos das escolas do campo do município uma consciência ecológica. A coordenadora municipal do programa Despertar, Edineide Vitor, falou da importância do programa nas escolas do campo. “Esse programa trabalha as questões ambientais e é muito importante para o município. Temos realizados diversas ações que serão apresentadas à população muito em breve”, concluiu.
A representante do SENAR e responsável pela consultoria, Joelma Oliveira, falou do encontro que abordou ações realizadas pelos gestores escolares, ouviu as dificuldades encontradas, e alinhou as demais ações para o restante do ano, “Esse encontro foi muito positivo, já que conversamos com todos os representantes das 36 escolas do município, cadastradas no Programa Despertar. Hoje pudemos avaliar as ações executadas e alinhamos outras encaminhadas às escolas na formação municipal realizada no mês de junho. Conseguimos realizar em 90% das escolas o Diagnóstico da Realidade Socioambiental – DRS e planejamos outras ações como a eleição do Agente Despertar de cada escola”, falou.
Desde 2005 o Programa Despertar vem ampliando o papel social do SENAR (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural) Bahia, tendo como objetivo promover a educação voltada para a responsabilidade social, em busca de alavancar mudança de valores, aliada a uma postura cidadã e socioambiental. O programa atende aos alunos da Educação do Campo, do Infantil ao 9º ano do ensino fundamental, trabalhando a Educação Socioambiental com temas transversais: meio ambiente, ética, saúde, cidadania, pluralidade cultural. Assim, o Despertar forma crianças e jovens do meio rural, preparando-os para a vida e para o exercício da cidadania. O Programa Despertar é destaque por estimular a consciência ambiental em estudantes e consequente à comunidade no qual ele está inserido.
Objetivos do Programa:
• Formar nova mentalidade nas crianças e nos jovens das escolas públicas, no espaço rural, com respaldo nos PCN (Parâmetros Curriculares Nacionais) e voltado para os temas transversais (Meio Ambiente, Cidadania, Saúde, Ética, Trabalho e Consumo, sendo o tema Meio Ambiente o eixo das atividades), os quais tratam de questões sociais reais vivenciadas pelos alunos, pelas famílias e pela sociedade.
• Formar cidadãos capazes de valorizar e preservar o meio ambiente em que vivem.
• Habilitar educadores para desenvolver ações estratégicas sobre os temas transversais, com atividades pedagógicas significativas, a partir de projetos interdisciplinares.
• Facilitar a integração Escola / Professor / Aluno / Comunidade rural e contribuir para a formação profissional do trabalhador e do produtor rural do futuro.
ASCOM – Prefeitura Municipal de Senhor do Bonfim
Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Senhor do Bonfim-BA: Jovem de 17 anos se enforca no Alto da Rainha. Por volta das 15 horas deste sábado após voltar a sua casa para levar o almoço de seu irmão a jovem, Mirela, teve o pior susto de sua vida ao se deparar com o corpo de seu irmão MURILO SILVA MALTA DOS SANTOS,  de apenas 17 anos, enforcado com uma corda no pescoço, na sala próximo a cozinha.
Nosso Repórter Netto Maravilha esteve no local, Rua Iara Torres, Bairro Alto da Rainha, nº 159 em Senhor do Bonfim, e ouviu várias pessoas da família que sem acreditar no fato, se questionavam, o porque daquilo, “um jovem que nunca bebeu, não tinha inimigos, ele saiu ontem com amigos de trabalho da empresa Moto Gamboa, por volta de 23 horas nós começamos a procurar por ele, pois nunca tinha bebido nem tinha costume de demorar assim”, comentou o cunhado.
A mãe em prantos relatava para uma amiga, que seu filho havia chegado bastante embriagado em casa que nem conseguia segurar direito no portão, e que vomitou a casa, ela havia limpado e…
POLICIAL: MOTOQUEIRO MORRE AO COLIDIR FRONTALMENTE COM CARRETA NA BR 407 ENTRE TANQUINHO E TIJUAÇU
Por volta das 21h40min deste sábado  (05),  um jovem identificado por REGIVALDO, morador do povoado de Passagem Velha, zona rural de Senhor do Bonfim teve morte instantânea, ao colidir com uma moto ainda sem dados, contra uma carreta na altura do Km 144 da BR 407,  entre Tanquinho e Tijuaçu.


De acordo com as primeiras informações ele teria invadido a contramão indo de encontro a carreta

PRF, DPT da Civil e PM encontram-se no local.

Breve mais detalhes aqui no Maravilha Notícias.


Maravilha Notícias
Jovem morre após ser baleado em Ibiaporã Na tarde deste sábado, 05 de novembro de 2016, um jovem conhecido como Marinho, foi morto a tiros no município de Mundo Novo-BA.
O crime aconteceu por volta das 15 horas, na Rua Joaquim Sacerdote, no distrito de Ibiaporã, conhecido como Bonita. 
De acordo com informações de populares, o jovem se envolveu numa briga e sofreu um disparo de espingarda. Depois, ele foi socorrido e encaminhado para o hospital de Tapiramutá, mas não resistiu e morreu.

O jovem morava em Ibiaporã. O corpo será encaminhado para o IML da região, depois será liberado para o sepultamento.

Da redação do Blog Agmar Rios