Através da Secretaria de Educação, em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural – SENAR, foi realizado nesta terça-feira (08), na sede da SEMED, a 1ª Consultoria do Programa Despertar. O programa implantado no município neste ano tem como objetivo transmitir aos gestores, coordenadores pedagógicos, professores e alunos das escolas do campo do município uma consciência ecológica. A coordenadora municipal do programa Despertar, Edineide Vitor, falou da importância do programa nas escolas do campo. “Esse programa trabalha as questões ambientais e é muito importante para o município. Temos realizados diversas ações que serão apresentadas à população muito em breve”, concluiu.
A representante do SENAR e responsável pela consultoria, Joelma Oliveira, falou do encontro que abordou ações realizadas pelos gestores escolares, ouviu as dificuldades encontradas, e alinhou as demais ações para o restante do ano, “Esse encontro foi muito positivo, já que conversamos com todos os representantes das 36 escolas do município, cadastradas no Programa Despertar. Hoje pudemos avaliar as ações executadas e alinhamos outras encaminhadas às escolas na formação municipal realizada no mês de junho. Conseguimos realizar em 90% das escolas o Diagnóstico da Realidade Socioambiental – DRS e planejamos outras ações como a eleição do Agente Despertar de cada escola”, falou.
Desde 2005 o Programa Despertar vem ampliando o papel social do SENAR (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural) Bahia, tendo como objetivo promover a educação voltada para a responsabilidade social, em busca de alavancar mudança de valores, aliada a uma postura cidadã e socioambiental. O programa atende aos alunos da Educação do Campo, do Infantil ao 9º ano do ensino fundamental, trabalhando a Educação Socioambiental com temas transversais: meio ambiente, ética, saúde, cidadania, pluralidade cultural. Assim, o Despertar forma crianças e jovens do meio rural, preparando-os para a vida e para o exercício da cidadania. O Programa Despertar é destaque por estimular a consciência ambiental em estudantes e consequente à comunidade no qual ele está inserido.
Objetivos do Programa:
• Formar nova mentalidade nas crianças e nos jovens das escolas públicas, no espaço rural, com respaldo nos PCN (Parâmetros Curriculares Nacionais) e voltado para os temas transversais (Meio Ambiente, Cidadania, Saúde, Ética, Trabalho e Consumo, sendo o tema Meio Ambiente o eixo das atividades), os quais tratam de questões sociais reais vivenciadas pelos alunos, pelas famílias e pela sociedade.
• Formar cidadãos capazes de valorizar e preservar o meio ambiente em que vivem.
• Habilitar educadores para desenvolver ações estratégicas sobre os temas transversais, com atividades pedagógicas significativas, a partir de projetos interdisciplinares.
• Facilitar a integração Escola / Professor / Aluno / Comunidade rural e contribuir para a formação profissional do trabalhador e do produtor rural do futuro.
ASCOM – Prefeitura Municipal de Senhor do Bonfim