Na última sexta-feira (12) a Secretária de Educação Cristiane Maia, acompanhada de sua equipe técnica participou de reunião de formação promovida pela Secretaria de Educação do estado em parceria com a Secretária de Educação e Território Piemonte Norte do Itapicuru, que teve como objetivo o acompanhamento do Plano Municipal de Educação – PME. O encontro aconteceu no Núcleo Territorial de Educação – NTE 25 e contou com a participação dos secretários de educação do território e foi mediada pela Professora Formadora Luciana Teixeira Lima.
A secretária de educação Cristiane Maia falou sobre o acompanhamento das ações do Plano Municipal de Educação. “Essa formação é especifica para fazermos a avaliação e o monitoramento do Plano Municipal de Educação. Avaliação no sentido de observarmos se todos os municípios do território já estão com seus planos municipais de educação prontos. Esta é uma formação de instrução de como podemos avaliar as ações que já foram realizadas e as que ainda serão realizadas nos próximos quatro anos”, falou.
A Lei nº 13.005/2014, art. 8º, que instituiu o Plano Nacional de Educação – PNE e determina aos estados e municípios o prazo de um ano para elaborar ou adequar seus planos as metas nacionais. O Plano Municipal de Educação de Senhor do Bonfim consolida elementos democráticos da inclusão social e da garantia do direito a educação de qualidade para todos os munícipes. Além de atender ao princípio constitucional da gestão democrática.
O PME bonfinense por ser um plano decenal atravessará mandatos de prefeitos e dirigentes municipais de educação. Este primará pela qualidade técnica e indicará:
• O diagnóstico da educação Municipal
• Um conjunto de metas e estratégias coerentes ao PNE e ao Plano Estadual de educação – PEE
• Indicadores com os responsáveis pelo seu monitoramento e avaliação
O Plano Municipal de Educação foi aprovado em 2015 e possui duração de 10 anos a contar da sua publicação. O PME tem como diretrizes:
I – Erradicação do analfabetismo
II – Universalização do atendimento escolar
III – Superação das desigualdades educacionais com ênfase na promoção da cidadania e erradicação de todas as formas de discriminação
IV – Melhoria de qualidade no ensino
V – Formação para o trabalho e para a cidadania com ênfase nos valores morais e éticos em que se fundamenta a sociedade
VI – Promoção do princípio da gestão democrática da educação pública
VII – Promoção humanística, cientifica, cultural e tecnológica do pais
VIII – Estabelecimento de meta de aplicação de recursos públicos em educação como proporção do Produto Interno Bruto – PIB, que assegure atendimento as necessidades de expansão, com padrão de qualidade e equidade
IX – Valorização dos profissionais de educação
X – Promoção dos princípios de respeito de respeito e a sustentabilidade socioambiental
Formaram a equipe técnica da Secretaria de educação que tem como objetivo o acompanhamento do Plano Municipal de Educação de Senhor do Bonfim: Viviane do Vale Veras, Rosana sena Gomes, Lilian Pinto e Edneide Vitor.
Ascom – Bonfim