Pular para o conteúdo principal

Governo corta água e projeto de irrigação de Ponto Novo pode acabar



Foto: Arquivo/Romilson Almeida 

O projeto de irrigação de Ponto Novo está na UTI e pode ir a óbito, caso a chuva demore a cair e o volume da barragem não se recupere rapidamente, pois apesar dos atuais 25% de água (10 milhões de metros cúbicos), o governo já cortou a água para a irrigação, não atendendo ao apelo dos irrigantes para permitir mais um mês de suprimento mínimo para manter a plantação viva, já que a produção está praticamente perdida e grandes prejuízos financeiros.
Produtores reconhecem a gravidade da crise hídrica, sabem que a prioridade deve ser para o consumo humano e animal, mas acham prematura a interrupção neste momento em razão do volume armazenado no lago. Hoje, o projeto de irrigação possui 145 lotes de agricultores familiares ocupados por 180 famílias e 33 lotes empresariais, que garantem a sobrevivência de pelo menos 1700 famílias, ou aproximadamente 30 % da população do município; na prática, uma catástrofe na economia de Ponto Novo caso o projeto tenha fim.
consumada a previsão negativa, a recuperação do projeto no futuro seria uma possibilidade quase impossível, pois os pequenos proprietários não teriam recursos financeiros para tanto, sem contar a insegurança que alcança aos lotes empresariais com altos investimentos e sem garantias hídricas futuras.
“Estamos apelando ao governador Rui Costa; dos atuais dez milhões de metros cúbicos, pedimos que nos disponibilize apenas meio milhão de metros cúbicos, como última oportunidade para não vermos nossas plantações morrerem por falta de água.”, diz um produtor que já está em desespero.
“O momento é de sacrifício de todos. Ainda não tenho conhecimento de um plano de racionamento por parte da Embasa; todos temos que ser solidários em torno do uso da água, acredito que a Embasa já deveria reduzir o abastecimento para o consumo humano” disse o produtor Jailton Araujo.
A população e as autoridades de Ponto Novo estão apreensivas diante desta situação, sobretudo com o futuro da economia e também se unem aos produtores no pedido ao governador.

Fonte: Itapicuru FM
Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Adiado o desfile de 7 de Setembro em Bonfim
Em uma reunião ,que ocorreu na noite desta terça-feira,dia 05, com a equipe da Secretaria de Educação do Município,uma decisão considerada muito difícil foi tomada, tendo em vista as previsões de chuva para quinta-feira, dia 07 de Setembro, feriado da Independência do Brasil, e pensando na falta de condições de alojar tantas, crianças da rede municipal que participariam do desfile cívico, a secretaria de educação juntamente com a equipe de governo, achou por bem adiar o desfile para uma data posterior com o tempo bom. “Mais que vai acontecer vai garantiu  Cristiane Maia, secretária de Educação.’ Imagem arquivo Google
Acidente próximo a Ladeira do Coité, mulher teve a cabeça estourada em queda de moto
Por volta das 23h00min deste domingo (05), uma queda estourou a cabeça de uma mulher ainda não identificada que seguia na garupa de uma moto, próximo a Ladeira do Coité. Reportagem do Blog do Netto Maravilha esteve no local, na BA 131, aproximadamente 7 km do Centro de Bonfim e conversou com testemunhas que informaram que o condutor da moto Honda XRE 300, de cor vermelha, placa PJF – 5293, licença de Senhor do Bonfim, “eles seguiam sentido Missão a Bonfim, e ainda teriam feito zig zag vindo a cair, após a queda e ao perceber as gravidades sofridas pela vítima, o piloto se atirou no matagal dizendo que iria se matar e está desaparecido, ele abandonou as chaves próximo a moto e apresentava sintomas de embriagues”, disse testemunhas. Ainda segundo testemunhas, que seguiam no Fiat Toro, com destino a Irecê, ouviram de outras pessoas que o casal fazia uso de bebida alcoólica desde cedo em Missão do Sahy. …
Bonfim: Homem preso acusado de abusar de sobrinha sofre transformação no Complexo de Bonfim
FacebookTwitterGoogle+ Imagens impactantes foram postadas nos aplicativos de relacionamento (Whatsapp), nessa quinta-feira (04) em Senhor do Bonfim, mostrando a transformação sofrida pelo custodiado Damião Correia da Silva, 31 anos, preso sob acusação de abusar de uma sobrinha de apenas 13 anos. Pelo o que se pode perceber, é que há circulação de aparelho celular dentro da unidade de custódia da delegacia local, e a forma como é tratado um novo detento pelos demais custodiados principalmente quando a prisão é relacionada a acusação de abuso sexual. Para deixar claro, Damião não é o vendedor de pipocas, ele é irmão gêmeo de Cosme o vendedor. Blog do Netto Maravilha