Pular para o conteúdo principal

Em depoimento, Cunha diz que ‘condenação parece já estar decidida’; Moro rebate: ‘Ofensivo’

Foto: Agência Brasil

Em um depoimento que durou mais de três horas, em frente ao juiz federal Sérgio Moro, o ex-presidente da Câmara dos Deputados Eduardo Cunha sugeriu que fazia sua defesa, apesar de sua condenação já parecer definida pelo magistrado. A declaração foi feita já durante as considerações finais, depois das perguntas formuladas por Moro, pelo Ministério Público Federal e por seus próprios advogados. "Eu estou aqui cumprindo a minha defesa futura, porque não entendo como nós estamos diante de um processo em que a condenação parece já estar decidida. Em que estamos apenas cumprindo uma mera formalidade processual", alfinetou. Moro rebateu: "Não é este o caso. As questões vão ser examinadas, as provas vão ser examinadas. Isso para mim foi ofensivo". Cunha, então, pediu desculpas se ofendeu o juiz. "Não foi essa minha intenção", garantiu. No depoimento, Cunha mostrou que sabia de cor todas as datas e dados, tanto sobre suas ocupações públicas quanto sobre os trusts que manteve fora do país. O ex-deputado ainda reclamou de ter sua defesa "cerceada". Ao ser questionado sobre a posse de documentos que comprovassem depósitos e contratos, Cunha se queixou de não ter acesso aos seus advogados. "O que me dificultou muito, excelência, foi o fato de eu estar aqui em condições absolutamente precárias de procura de mais documentos, e com dificuldade inclusive de falar com os meus advogados, visto que o tempo é muito restrito e através de parlatório. Foi preciso muito esforço para termos três reuniões de 30 minutos, presenciais, pra poder debater inclusive esse interrogatório", criticou.  O parlamentar apontou contradições em informações juntadas ao processo e que alguns documentos encaminhados pelo banco suíço não foram traduzidos. Ao ser questionado pelo juiz sobre seu patrimônio, repetiu diversas vezes que não concordava com as avaliações do banco, que teriam contradições, e defendeu que seus imóveis tiveram valorização nos últimos 15 anos. Ao final das declarações, Cunha aproveitou para pedir a Moro que lhe concedesse liberdade. Entre as alegações para justificar o habeas corpus estavam a falta de evidências de que ele poderia fugir do país, já que seus recursos foram bloqueados – ele chegou, inclusive, a colocar seus passaportes brasileiro e italiano à disposição da Justiça –, e a falta de segurança pessoal, por dividir espaço com condenados por crimes violentos. Em resposta, o juiz avaliou que não houve qualquer incidente registrado nos últimos três anos envolvendo detentos do presídio em que Cunha está. Após a insistência do parlamentar, que sugeriu a ocorrência de uma tentativa de fuga, Moro finalizou: "Não há nada te afetando fisicamente ou de qualquer forma a qualquer preso da Operação Lava Jato. Nós estamos atentos a qualquer problema que aconteça, mas realmente não aconteceu nada até o momento".
Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Senhor do Bonfim-BA: Jovem de 17 anos se enforca no Alto da Rainha. Por volta das 15 horas deste sábado após voltar a sua casa para levar o almoço de seu irmão a jovem, Mirela, teve o pior susto de sua vida ao se deparar com o corpo de seu irmão MURILO SILVA MALTA DOS SANTOS,  de apenas 17 anos, enforcado com uma corda no pescoço, na sala próximo a cozinha.
Nosso Repórter Netto Maravilha esteve no local, Rua Iara Torres, Bairro Alto da Rainha, nº 159 em Senhor do Bonfim, e ouviu várias pessoas da família que sem acreditar no fato, se questionavam, o porque daquilo, “um jovem que nunca bebeu, não tinha inimigos, ele saiu ontem com amigos de trabalho da empresa Moto Gamboa, por volta de 23 horas nós começamos a procurar por ele, pois nunca tinha bebido nem tinha costume de demorar assim”, comentou o cunhado.
A mãe em prantos relatava para uma amiga, que seu filho havia chegado bastante embriagado em casa que nem conseguia segurar direito no portão, e que vomitou a casa, ela havia limpado e…
POLICIAL: MOTOQUEIRO MORRE AO COLIDIR FRONTALMENTE COM CARRETA NA BR 407 ENTRE TANQUINHO E TIJUAÇU
Por volta das 21h40min deste sábado  (05),  um jovem identificado por REGIVALDO, morador do povoado de Passagem Velha, zona rural de Senhor do Bonfim teve morte instantânea, ao colidir com uma moto ainda sem dados, contra uma carreta na altura do Km 144 da BR 407,  entre Tanquinho e Tijuaçu.


De acordo com as primeiras informações ele teria invadido a contramão indo de encontro a carreta

PRF, DPT da Civil e PM encontram-se no local.

Breve mais detalhes aqui no Maravilha Notícias.


Maravilha Notícias
Jovem morre após ser baleado em Ibiaporã Na tarde deste sábado, 05 de novembro de 2016, um jovem conhecido como Marinho, foi morto a tiros no município de Mundo Novo-BA.
O crime aconteceu por volta das 15 horas, na Rua Joaquim Sacerdote, no distrito de Ibiaporã, conhecido como Bonita. 
De acordo com informações de populares, o jovem se envolveu numa briga e sofreu um disparo de espingarda. Depois, ele foi socorrido e encaminhado para o hospital de Tapiramutá, mas não resistiu e morreu.

O jovem morava em Ibiaporã. O corpo será encaminhado para o IML da região, depois será liberado para o sepultamento.

Da redação do Blog Agmar Rios