Pular para o conteúdo principal

Campo Formoso receberá recursos em obras para aliviar os efeitos da estiagem


A Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) assegurou R$ 579 mil para 11 municípios do Norte baiano.
O valor irá financiar ações que contribuem para o acúmulo de água de chuvas na zona rural das cidades, cuja população convive com os efeitos da estiagem prolongada.
O repasse será aplicado na execução de obras e serviços de engenharia civil para construção, limpeza ou desassoreamento de 40 aguadas. Em alguns municípios, como Mirangaba e Ourolândia, os trabalhos já começaram.
Também vão receber a ação comunidades rurais de Campo Alegre de Lourdes, Campo Formoso, Curaçá, Sento Sé, Remanso, Pilão Arcado, Juazeiro, Glória e Chorrochó.
“Agora é só esperar a chuva”, comemora o produtor familiar Adelício Gomes da Cunha, da fazenda Riacho Branco, em Mirangaba, onde uma aguada já foi concluída. Ele mantém, junto a três filhos, um pequeno rebanho de bovinos e planta mandioca, feijão, milho e capim para forragem.
Os recursos federais investidos na ação são do Orçamento Geral da União destinados à Codevasf por emendas parlamentares; os trabalhos ficam a cargo da 6ª Superintendência Regional, sediada em Juazeiro.
ReservatóriosA ação tem como objetivo melhorar a condição dos reservatórios já existentes e a construção de novos para acumulação de água da chuva – que pode ser utilizada por um período de até um ano, dependendo do índice pluviométrico anual da região.
As aguadas já existentes e as previstas para construção possuem um volume de acumulação que varia entre 7 e 21 metros cúbicos de água. O líquido acumulado é usado na dessedentação animal e em pequenos cultivos, como de hortifrutigranjeiros ou de forragem para sobrevivência de pequenos rebanhos.
No interior dos municípios de Campo Formoso, Curaçá, Glória, Juazeiro, Pilão Arcado e Remanso, a iniciativa vai beneficiar cerca de 20 agricultores familiares em cada um, totalizando algo em torno de 120 famílias.
Em Sento Sé, serão 40 famílias com acesso à água facilitado. Já em Ourolândia, a previsão é de que as aguadas atendam 50 famílias. Nas localidades rurais dos municípios de Chorrochó e Mirangaba, cerca de 60 famílias, em cada um, deverão ser beneficiadas.
O maior número de beneficiários está concentrado no município de Campo Alegre de Lourdes: 70 famílias. O prazo para conclusão dos trabalhos em todas as localidades previstas é de dez meses.
Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Senhor do Bonfim-BA: Jovem de 17 anos se enforca no Alto da Rainha. Por volta das 15 horas deste sábado após voltar a sua casa para levar o almoço de seu irmão a jovem, Mirela, teve o pior susto de sua vida ao se deparar com o corpo de seu irmão MURILO SILVA MALTA DOS SANTOS,  de apenas 17 anos, enforcado com uma corda no pescoço, na sala próximo a cozinha.
Nosso Repórter Netto Maravilha esteve no local, Rua Iara Torres, Bairro Alto da Rainha, nº 159 em Senhor do Bonfim, e ouviu várias pessoas da família que sem acreditar no fato, se questionavam, o porque daquilo, “um jovem que nunca bebeu, não tinha inimigos, ele saiu ontem com amigos de trabalho da empresa Moto Gamboa, por volta de 23 horas nós começamos a procurar por ele, pois nunca tinha bebido nem tinha costume de demorar assim”, comentou o cunhado.
A mãe em prantos relatava para uma amiga, que seu filho havia chegado bastante embriagado em casa que nem conseguia segurar direito no portão, e que vomitou a casa, ela havia limpado e…
POLICIAL: MOTOQUEIRO MORRE AO COLIDIR FRONTALMENTE COM CARRETA NA BR 407 ENTRE TANQUINHO E TIJUAÇU
Por volta das 21h40min deste sábado  (05),  um jovem identificado por REGIVALDO, morador do povoado de Passagem Velha, zona rural de Senhor do Bonfim teve morte instantânea, ao colidir com uma moto ainda sem dados, contra uma carreta na altura do Km 144 da BR 407,  entre Tanquinho e Tijuaçu.


De acordo com as primeiras informações ele teria invadido a contramão indo de encontro a carreta

PRF, DPT da Civil e PM encontram-se no local.

Breve mais detalhes aqui no Maravilha Notícias.


Maravilha Notícias
Jovem morre após ser baleado em Ibiaporã Na tarde deste sábado, 05 de novembro de 2016, um jovem conhecido como Marinho, foi morto a tiros no município de Mundo Novo-BA.
O crime aconteceu por volta das 15 horas, na Rua Joaquim Sacerdote, no distrito de Ibiaporã, conhecido como Bonita. 
De acordo com informações de populares, o jovem se envolveu numa briga e sofreu um disparo de espingarda. Depois, ele foi socorrido e encaminhado para o hospital de Tapiramutá, mas não resistiu e morreu.

O jovem morava em Ibiaporã. O corpo será encaminhado para o IML da região, depois será liberado para o sepultamento.

Da redação do Blog Agmar Rios