Pular para o conteúdo principal

SAÚDE: NOTA INFORMATIVA Nº 03 ACERCA DA VACINAÇÃO SELETIVA CONTRA FEBRE AMARELA

Ratificamos que o Estado da Bahia não está promovendo nenhum tipo de campanha contra febre amarela.


Conforme divulgado em Nota anterior, dos 417 municípios baianos, apenas 45 estão localizados em área considerada como de risco para febre amarela. Sendo assim, seguindo recomendação do Ministério da Saúde, que regulamenta o calendário de vacinação do país, apenas esses municípios são considerados áreas com recomendação de vacinação. Todavia, historicamente, pelo quantitativo mensal de doses de vacinas contra febre amarela recebidas no Estado, a distribuição sempre foi realizada entre os 417 municípios.


Em 2016, recebemos e distribuímos em todo o Estado mais de 1.600.000 (um milhão e seiscentas mil) doses de vacina contra febre amarela, no entanto foram aplicadas apenas 350.000 (trezentas e cinquenta mil) doses da referida vacina. Ou seja, foram descartados aproximadamente 80% do total de doses recebidas. Convém destacar que culturalmente nossa população não tem o hábito de manter seus cartões vacinais atualizados e preservados para consulta e apresentação nos serviços de saúde, dificultando o uso racional do imunobiológico. Ressalta-se também que durante toda a vida bastam apenas duas doses da vacina febre amarela para o indivíduo ser considerado vacinado, sendo desnecessárias quaisquer outras doses extras do esquema atualmente preconizado.

Estamos em alerta e realizando intensificação vacinal nos municípios de Coribe (onde houve epizootia de primatas não humanos), Cocos, Correntina, Feira da Mata, Jaborandi, São Félix do Coribe e Santa Maria da Vitória, além dos municípios de Teixeira de Freitas e Vitória da Conquista. Não haverá liberação de quantitativo extra de vacinas para os demais municípios.


Importante que seja realizada uma triagem criteriosa para vacinação contra febre amarela, pois a população tem se dirigido de forma desenfreada às unidades de saúde. Muitos alegando que perderam o cartão e querendo iniciar o esquema. Para os municípios que não estão na lista de recomendação de vacina, orientamos que sejam iniciados apenas os esquemas em crianças (idade recomendada da primeira dose = 9 meses) e a dose de reforço seja aplicada naqueles indivíduos que comprovarem a primeira dose, conforme recomendação do Programa Nacional de Imunização. Para os viajantes para áreas de risco, os municípios também precisarão apurar a veracidade da informação, devendo cobrar algum comprovante de viagem, por exemplo.

Não há motivos para pânico na população.

Atenciosamente,
Ramon Saavedra e Vânia Vanden Broucke.

CIVEDI/DIVEP
Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Adiado o desfile de 7 de Setembro em Bonfim
Em uma reunião ,que ocorreu na noite desta terça-feira,dia 05, com a equipe da Secretaria de Educação do Município,uma decisão considerada muito difícil foi tomada, tendo em vista as previsões de chuva para quinta-feira, dia 07 de Setembro, feriado da Independência do Brasil, e pensando na falta de condições de alojar tantas, crianças da rede municipal que participariam do desfile cívico, a secretaria de educação juntamente com a equipe de governo, achou por bem adiar o desfile para uma data posterior com o tempo bom. “Mais que vai acontecer vai garantiu  Cristiane Maia, secretária de Educação.’ Imagem arquivo Google
Acidente próximo a Ladeira do Coité, mulher teve a cabeça estourada em queda de moto
Por volta das 23h00min deste domingo (05), uma queda estourou a cabeça de uma mulher ainda não identificada que seguia na garupa de uma moto, próximo a Ladeira do Coité. Reportagem do Blog do Netto Maravilha esteve no local, na BA 131, aproximadamente 7 km do Centro de Bonfim e conversou com testemunhas que informaram que o condutor da moto Honda XRE 300, de cor vermelha, placa PJF – 5293, licença de Senhor do Bonfim, “eles seguiam sentido Missão a Bonfim, e ainda teriam feito zig zag vindo a cair, após a queda e ao perceber as gravidades sofridas pela vítima, o piloto se atirou no matagal dizendo que iria se matar e está desaparecido, ele abandonou as chaves próximo a moto e apresentava sintomas de embriagues”, disse testemunhas. Ainda segundo testemunhas, que seguiam no Fiat Toro, com destino a Irecê, ouviram de outras pessoas que o casal fazia uso de bebida alcoólica desde cedo em Missão do Sahy. …
Bonfim: Homem preso acusado de abusar de sobrinha sofre transformação no Complexo de Bonfim
FacebookTwitterGoogle+ Imagens impactantes foram postadas nos aplicativos de relacionamento (Whatsapp), nessa quinta-feira (04) em Senhor do Bonfim, mostrando a transformação sofrida pelo custodiado Damião Correia da Silva, 31 anos, preso sob acusação de abusar de uma sobrinha de apenas 13 anos. Pelo o que se pode perceber, é que há circulação de aparelho celular dentro da unidade de custódia da delegacia local, e a forma como é tratado um novo detento pelos demais custodiados principalmente quando a prisão é relacionada a acusação de abuso sexual. Para deixar claro, Damião não é o vendedor de pipocas, ele é irmão gêmeo de Cosme o vendedor. Blog do Netto Maravilha