quarta-feira, 25 de janeiro de 2017

Embasa retira barragens clandestinas que impediam água de Ponto Novo chegar a manancial que abastece Queimadas e Santaluz

Foto: Notícias de Santaluz

Fonte: Notícias de Santaluz

No sábado (21) e domingo (22), equipes da Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa) retiraram cerca de 20 barramentos clandestinos encontrados em propriedades rurais dos municípios de Queimadas e Itiúba. As ações foram acompanhadas por técnicos do Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema) e policiais militares de Queimadas e da Companhia de Emprego Tático Operacional (Ceto) do 6º Batalhão de Polícia Militar de Senhor do Bonfim.
Segundo informações apuradas pela reportagem, as irregularidades foram identificadas pela empresa após a liberação, na sexta-feira (13), de água da Barragem de Ponto Novo, localizada em Itiúba, para a Barragem Leste, que fica em Queimadas e encontra-se em estado crítico de captação de água devido à estiagem. A água que seria utilizada para o abastecimento emergencial dos municípios de Queimadas e Santaluz estava sendo captada clandestinamente pelas barragens construídas nas propriedades vistoriadas e até o último sábado (21) não havia chegado a adutora da Leste, utilizada como manancial de abastecimento para as duas cidades.

Foto: Notícias de Santaluz

Conforme foi apurado ainda pela reportagem, os responsáveis pelas propriedades onde foram encontradas as irregularidades foram multados pelo Inema. As vistorias foram suspensas neste domingo no distrito de Espanta Gado, em Queimadas, e devem recomeçar nesta segunda-feira (23) até o povoado de Ponto Novo, em Itiúba. A reportagem tentou contato com a Embasa, mas, até esta publicação, não havia obtido êxito.

Nenhum comentário:

Postagem em destaque

CONTINUA INTERNADO EM MINAS FILHO DO EMPRESARIO WENDEL DA PERFIL