quarta-feira, 14 de dezembro de 2016

NOTICIÁRIO POLICIAL



Homem é executado com tiro na cabeça no meio da rua em Periperi


 Redação Bocão News | Fotos: Reprodução

O pânico tomou conta de quem passava pela avenida Afrânio Peixoto, popularmente conhecida como Suburbana, na manhã desta quarta-feira (14). Por volta das 8h, um homem foi executado em frente ao posto de gasolina BR, próximo à rotatória do bairro de Periperi. 
De acordo com informações da Central de Polícia, já foi solicitada a remoção do corpo e equipes do Departamento de Polícia Técnica (DPT) já foram encaminhadas para o local. Policiais militares da 18ª CIPM também estão na região, mas até o momento, a autoria e motivação do crime são desconhecidas. 

Idosa de 69 anos é encontrada morta no quintal de casa em Monte Santo





Uma idosa de 69 anos foi encontrada morta nesta terça-feira (13), na Rua Hélio Cardoso de Matos, em Monte Santo.
De acordo com a Polícia Civil, a vítima de nome Maria Leni Vieira da Silva, é natural de Monte Santo e segundo populares Maria morava sozinha e tinha sinais de epilepsia.
A Polícia Militar informou que um vizinho da residência foi quem localizou a vítima. Ela foi encontrada morta no quintal da sua residencia depois que vizinhos estranharam o mal cheiro e a presença de urubus no local, logo em seguida, foi acionado a polícia que constatou a morte da senhora.
O corpo de vítima foi recolhido e levado ao DPT de Euclides da Cunha.
Fonte: MonteSanto.net

CHUVAS NO OESTE DA BAHIA E NORTE DE MINAS GERAIS ELEVAM NÍVEL DE ÁGUA NO RESERVATÓRIO DE SOBRADINHO. PODE CHOVER EM JUAZEIRO NESTA TERÇA


A semana começou com bastante chuva pelo oeste e sul da Bahia. A umidade está elevada e as áreas de instabilidade espalham muitas nuvens carregadas por grande parte do interior da Bahia. Vitória da Conquista, no sul da Bahia, acumulou 31,8 mm entre o final da manhã e a tarde desta segunda-feira. Guanambi,  no oeste, próximo a divisa do estado com o norte de Minas Gerais, teve mais chuva ainda e o volume alcançou 77 mm só no período de doze horas. Os dados são do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET).
A chuva vai continuar favorável pelo interior da Bahia nos próximos dias. A circulação dos ventos sobre o Nordeste vai ajudar a manter a umidade alta sobre o interior baiano. Mais áreas de instabilidade vão se formar e a previsão é de pancadas de chuva freqüentes, especialmente sobre o oeste e sul do estado. Há risco de chuva forte.
Já o Instituto Climatempo estabelece uma previsão de sol com algumas nuvens. Chove rápido durante o dia e à noite desta terça-feira (13), em Juazeiro Bahia.  A probabilidade é de 60% e o volume estimado em 18mm.
Com as chuvas no oeste da Bahia e o Norte de Minas Gerais, o nível de água no reservatório de Sobradinho, no norte da Bahia, voltou a subir. Segundo previsões da Companhia Hidrelétrica do São Francisco (Chesf), a barragem deve chegar a 10% até o próximo dia 23 de dezembro. Hoje (13), o nível é de 8.6 %.

Idosa que seguia para cidade da região de CZ é presa em ônibus, com arma e droga. VEJA!

A idosa de 60 anos ainda portava nove frascos de lança perfume, enrolados em papel de presente.

Material apreendido em ônibus com destino a Bonito de Santa Fé
Na noite dessa segunda-feira (12), uma idosa transportando arma, drogas e munições dentro de um ônibus de turismo que seguia de São Paulo para Bonito de Santa Fé (PB). O flagrante foi realizado pela Polícia Rodoviária Federal, por volta das 21h3
+0, na BR 116, em Vitória da Conquista. 
Ao realizar vistoria no compartimento de bagagens do ônibus, os policiais encontraram numa caixa de papelão, nove tabletes de substância semelhante a crack, com peso aproximado de 09 kg; uma pistola calibre 9mm; 50 munições calibre .38 e 56 munições calibre 9mm.
A idosa de 60 anos ainda portava nove frascos de lança perfume, enrolados em papel de presente.
Aos policiais, a mulher informou que recebeu os volumes de uma pessoa desconhecida no terminal rodoviário do Tiete, em São Paulo, e os levaria para cidade de Feira de Santana, para uma pessoa desconhecida. Para tal, receberia certa quantia em dinheiro.
A idosa foi encaminhada com as drogas, arma e munições para a delegacia local.
DIÁRIO DO SERTÃO com Resenha Geral

BONFIM: FEIRA DA AGRICULTURA FAMILIAR DO TERRITÓRIO DO PIEMONTE NORTE DO ITAPICURU É SANCIONADA


A Câmara Municipal de Senhor do Bonfim, aprovou em Sessão Ordinária no dia 01 de Dezembro do decorrente ano o Projeto de Lei do Legislativo de nº: 016/2016, de 23 de Novembro de 2016 de autoria do Vereador Rê do Sindicato, que institui a Feira da Agricultura Familiar do Território do Piemonte Norte do Itapicuru (TIPNI), com sede em Senhor do Bonfim no calendário oficial do município, especificamente no mês de Junho dentro dos Festejos Juninos. A Lei de nº: 1.391/2016 foi sancionada em 07 de dezembro do ano em curso.

Art. 1º. A Feira da Agricultura Familiar do Território do Piemonte Norte do Itapicuru, com sede de sua realização em Senhor do Bonfim-Bahia, é um espaço de formação, produção, comercialização, geração de renda, divulgação, troca de experiência, cultural e turística. A mesma vem sendo realizada desde 2007, onde tem tornado uma das referências para a além do Território do Piemonte Norte do Itapicuru (TIPNI). Estas ações têm contribuído para o fortalecimento e desenvolvimento da produção e comercialização de alimentos saudáveis com objetivo de garantir a geração de renda e a segurança alimentar e nutricional das famílias beneficiaria direta e indiretamente, e além de fornecer com qualidade a produção aos consumidores e consumidoras.

"Quero compartilhar está conquista com o Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Senhor do Bonfim, da CAAFTIPNI, com as organizações parceiras, com o CODETER, com o Governo do Estado da Bahia, que nestes últimos 04 anos tem patrocinado a realização desta Feira, com os consumidores/as, e, por fim aos Edis: Ivan Barbosa De Castro, Jorge Souza e Silva Filho, Mário Jambeiro de Souza, Gilberto Pires Cirqueira, Edivaldo da Silva Guedes, João Carlos Bernardes Pereira Júnior, Lúcia Cristina Souza Cerqueira da Silva, Gerivaldo Ribeiro Sampaio, Adelson Delfino Pereira das Mercês, Helson de Carvalho, Otávio Xisto de Souza Júnior e Laércio Muniz de Azevedo da Câmara Municipal neste município que aprovou este Projeto de Lei. Nossos agradecimentos". Conclui o Vereador Rê do Sindicato.

"Continuaremos trabalhando por um mundo onde sejamos socialmente iguais, humanamente diferentes e totalmente livres”.

ASCOM
Senhor do Bonfim-Bahia, 13 de dezembro de 2016

BRASIL: SENADO APROVA TEXTO FINAL E PEC 55 DEVERÁ SER PROMULGADA NA QUINTA-FEIRA


O plenário do Senado aprovou nesta terça-feira (14) o texto final da Proposta de Emenda à Constituição 55/2016, que estabelece um teto de gastos públicos para os próximos 20 anos no país. Mais cedo, os senadores haviam realizado a votação do texto-base sem os destaques sobre a limitação de despesas obrigatórias, em particular o salário mínimo, e da garantia de um limite mínimo de gastos com saúde e educação. Ambos os destaques foram votados e rejeitados.

O primeiro destaque, sobre a alteração do salário mínimo, foi rejeitado com 52 votos e 20 contra. No segundo destaque, sobre a proposta de manter um limite para a saúde e educação, 52 senadores votaram contrários e 19 favoráveis.

Com a aprovação do texto na íntegra, a PEC deve ser promulgada já na próxima quinta-feira (15), em sessão solene.

Assim como na primeira rodada, os três parlamentares baianos mantiveram os posicionamentos. Lídice da Mata (PSB) disse não à proposta. Otto Alencar (PSD) e Roberto Muniz (PP) votaram a favor do texto-base.

A aprovação veio após uma manhã de discussão. A votação terminou com o placar de 53 a favor e 16 contra.

Metro1

ECONOMIA: PIS SERÁ LIBERADO NA QUINTA-FEIRA (15) PARA NASCIDOS EM DEZEMBRO


Trabalhadores nascidos em dezembro poderão sacar o abono salarial do Programa de Integração Social (PIS) a partir da próxima quinta-feira (15). Este ano, o valor do benefício será associado ao número de meses trabalhados no exercício anterior.

Quem trabalhou um mês no ano-base 2015 receberá 1/12 do salário-mínimo. Quem trabalhou dois meses receberá 2/12, e assim por diante. Só receberá o valor total quem tiver trabalhado o ano-base 2015 completo.

O benefício poderá ser retirado nos canais de autoatendimento da Caixa Econômica Federal, por meio do Cartão do Cidadão, casas lotéricas e correspondentes Caixa Aqui ou nas agências da Caixa. Para quem tem conta no banco, o dinheiro será depositado nesta terça-feira (13), desde que haja movimentação com saldo positivo e um único titular.

Também serão pagos os rendimentos do saldo de quotas do PIS para os trabalhadores cadastrados no programa até 04/10/1988. No próximo mês, os pagamentos serão realizados a partir do dia 19 para trabalhadores nascidos em janeiro e fevereiro.

Para saber se tem direito a receber o benefício de até um salário-mínimo, o trabalhador pode consultar o site da Caixa ou ligar no telefone 0800 726 0207, opção 1.

O abono do PIS é pago ao trabalhador que tem, no mínimo, cinco anos de cadastro no PIS/Pasep, recebeu uma média mensal de dois salários-mínimos e trabalhou pelo menos 30 dias no ano de 2015.
Os dados do trabalhador precisam ter sido informados corretamente pela empresa ao Ministério do Trabalho, na Relação Anual de Informações Sociais (Rais) do ano-base 2015.

Portal Brasil

BRASIL: LEI BENEFICIA SERVIDORES QUE TÊM FAMILIARES COM DEFICIÊNCIA


Medida concede direito a horário especial e não exige a compensação das horas

Lei publicada nesta terça-feira (13) altera dispositivos na Lei nº 8.112, de 11 de dezembro de 1990, para estender direito a horário especial ao servidor público federal que tenha cônjuge, filho ou dependente com deficiência. O texto da Lei nº 13.370/2016 está no Diário Oficial da União desta terça.

A medida não exige a compensação de horário para esse servidor, aplicando-se, entretanto, a regra contida no § 2º da referida lei, ou seja, desde que comprovada a necessidade por junta médica oficial.
Na redação antiga, o direito a horário especial limitava-se aos casos de servidor estudante ou servidor com deficiência. A modificação recaiu sobre o § 3º do art. 98 da Lei nº 8.112, de 1990.

Fonte: Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão

Adab e Polícia Militar agem com violência contra agricultores/as familiares em Várzea da Roça

Na manhã desta segunda-feira, 12 de dezembro de 2016, dia de feira tradicional no município de Várzea da Roça – BA, agricultores/as familiares foram surpreendidos/as com ações violentas praticadas pela Adab (Agência de Defesa Agropecuária da Bahia) e a Polícia Militar do estado. Os/as agricultores/as familiares estavam chegando, como de costume, para comercializarem seus produtos na feira livre por volta das 7h quando foram abordados/as pela Adab e por uma blitz policial.

Segundo ofício enviado ao Governador da Bahia, Rui Costa, pelo Conselho de Segurança Alimentar e Nutricional da Bahia (Consea – BA), a Adab se posicionou antes da entrada da Feira livre com o aporte policial e iniciou a blitz, revistando os/as agricultores/as e confiscando suas mercadorias: “pegaram suas mercadorias, jogaram-nas no chão, destruíram várias dúzias de ovos, carnes de porco, bode e galinhas. Como se não bastasse, trataram os agricultores como criminosos, humilhando-os com deboches, além de destruir toda a mercadoria na frente dos mesmos, levando-os às lágrimas, ao invés de orientá-los”, denuncia a nota.

A informação foi confirmada por Agnaldo Rocha, integrante da União das Associações de Várzea da Roça (Unovar), que presenciou a ação da polícia e da Adab nas primeiras horas da manhã de hoje. “Só de um agricultor foram aprendidos 135 quilos de carne suína. Uma verdadeira ação policial, que parecia ser contra criminosos, mas foram contra trabalhadores”, informou Agnaldo, citando também que além da apreensão das carnes, os agentes também destruíram outras mercadorias, humilhando as/os agricultores/as familiares, além de não informarem o destino dos animais vivos que foram apreendidos. Para Agnaldo esta ação violenta impactou não só na economia destas famílias, que na sua maioria tem como fonte de renda a comercialização destes produtos, mas também a moral.

O comunitário conta que o clima na cidade é de apreensão, tristeza e revolta, principalmente para as famílias que foram vítimas e a população que usufrui dos produtos oriundos da agricultura familiar no município. “Eles trazem os alimentos para vender na feira e a gente vai para a feira para comprar... outro agricultor disse que trouxe a galinha para vender e comprar outros produtos, ele perdeu a galinha e voltou para casa de mãos vazias...”, contou Agnaldo. Na feira tradicional do município são disponibilizados pelo setor da agricultura familiar a maioria dos produtos, principalmente, de origem animal, que alimentam a população local.

Para o Consea é preciso existir a inspeção sanitária, mas que para isso seja respeitada a dignidade humana e que o Governo do estado avance e realize “as adequações necessárias em sua legislação e na execução da mesma pelos órgão responsáveis, como a Adab. Faz-se necessária a adoção do diálogo cooperativo e formativo entre as instâncias de governo e os agricultores familiares, para estabelecer acordos e encontrar caminhos de resolução dos problemas, de forma digna, respeitosa e solidária”, defendem em nota. Neste caso não houve diálogo, “o que o pessoal mais dizia é: 'que a gente não roubou e não matou, a gente não cometeu crime algum pra ser tratado dessa forma'. O cara que perdeu as carnes, perdeu também dinheiro para fazer cinco, seis feiras para alimentar a família. Eles tem feito isso direto aqui nos municípios da região”, denuncia Agnaldo.

Em contato com a Adab, o coordenador da Regional de Miguel Calmon, André Rios, negou ter havido intenção de humilhar as/os agricultores/as durante a operação que, segundo ele, são ações que fazem parte do cumprimento da legislação. “É uma iniciativa orientada e determinada pelo Ministério Público, uma vez que todos têm conhecimento que é terminantemente proibido abate sem fiscalização ou acondicionamento adequado de produtos de origem animal, obedecendo a portaria 304/1996”, disse André Rios.

A agricultura familiar no Brasil garante 75% dos alimentos que vão às mesas dos/das brasileiros e brasileiras. Na maioria dos municípios, nas feiras livres já é tradição a comercialização de ovos, carnes de caprinos, ovinos, bovinos, galinhas e seus derivados. No entanto, a legislação existente não garante acessibilidade para que o/a pequeno/a produtor/a atenda às exigências legais. Ações como esta desequilibram a economia local, ferem a dignidade humana e passam por cima dos princípios de sociedade democrática e justa.

Clique aqui e leia na íntegra o ofício enviado pelo Consea BA ao Governador do Estado, Rui Costa

Texto: Comunicação Irpaa

Foto: Ilustrativa/Divulgação

TEMPORAL: FORÇA DA CHUVA ARRASTA CARROS E INTERDITA RUAS EM VITÓRIA DA CONQUISTA; VEJA VÍDEOS



Um temporal afetou, na última segunda-feira (12/12), diversas localidades de Vitória da Conquista, no sudoeste o estado.
A situação causou transtornos no centro e bairros periféricos da cidade. Quem foi surpreendido pelo mau tempo nas ruas teve que buscar abrigo para não ser arrastado pelas águas que acumulavam em grande volume pelas vias.
Alguns veículos ficaram presos em pontos de alagamentos profundos. Houve muito pânico e tensão na cidade. Confira vídeos:

Alan Ruchel e Rafael Henzel chegam ao Brasil nesta terça-feira


Depois do goleiro Jackson Follmann, outros dois sobreviventes da tragédia com o avião que transportava a delegação da Chapecoense chegam nesta terça-feira (13) ao Brasil. O jornalista Rafael Henzel e o lateral-esquerdo Alan Ruschel têm previsão de chegada à cidade de Chapecó, no interior de Santa Catarina, às 19h40. A saída do hospital San Vicente, em Rio Negro, na Colômbia, está programada para às 10h40. 

Ruchel e Henzel serão trazidos para o Brasil em um avião da Força Aérea Brasileira (FAB), na companhia do ortopedista da Chapecoense, Carlos Mendonça. A aeronave foi adaptada para transportar duas UTIs móveis. O jornalista e o jogador seguirão hospitalizados após o desembarque em Chapecó. 

Alan Ruchel e Rafael Henzel estão entre os seis sobreviventes do LaMia CP2933, que transportava a delegação da Chapecoense e caiu na Colômbia na madrugada do dia 29 de novembro matando 71 pessoas. Também sobrevivente, o goleiro Jackson Follmann foi o primeiro a ser trazido para o Brasil. Ele chegou em São Paulo à 0h20 desta terça-feira (13) e está internado no hospital Israelita Albert Einstein, onde passará por uma cirurgia na coluna.
Correio 

Postagem em destaque

CONTINUA INTERNADO EM MINAS FILHO DO EMPRESARIO WENDEL DA PERFIL