sábado, 1 de outubro de 2016

Falta de ousadia vira covardia, diz Temer sobre novo ensino médio


O presidente Michel Temer defendeu, nesta sexta-feira (30), a reforma no ensino médio proposta pelo governo federal. Uma Medida Provisória publicada na última sexta (23) no Diário Oficial da União (DOU) altera a grade curricular da etapa e permite que os alunos escolham área de estudos a partir da metade do ensino médio. Temer disse que o governo está tomando medidas ousadas "porque a falta de ousadia se converte em covardia". A declaração foi durante o Fórum Exame, em São Paulo. Segundo ele, desde 2013, o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) vinha mostrando uma piora na qualidade do ensino e, assim, o Ministério da Educação resolveu promover uma reformulação na grade. "Isso já vinha sendo discutido no Congresso durante cinco, seis anos, e também em vários fóruns educacionais", afirmou. A reforma do ensino médio proposta pela gestão Michel Temer não terá tramitação fácil nem no Legislativo nem no Judiciário. Nesta quinta-feira, 29, o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Edson Fachin deu prazo de dez dias para explicações do presidente. No Congresso, antes mesmo de instalada a comissão mista que vai debater o tema, o texto recebeu 567 sugestões de alteração dos parlamentares. BN

Delegado diz que atirador planejou atentado em Itumbiara (GO)


O delegado da Superintendência da Polícia Judiciária de Goiás, Gustavo Carlos Ferreira, disse nesta sexta-feira, 30, que o autor dos tiros que mataram o candidato a prefeito de Itumbiara, José Gomes da Rocha (PTB) e feriram o vice-governador do Estado, José Eliton (PSDB), planejou o atentado. Segundo ele, o atirador se posicionou à frente do trajeto da carreata e esperou cerca de dez minutos até a chegada do veículo em que estavam os políticos. "As imagens que obtivemos e os depoimentos mostram ter havido um planejamento mínimo e que ele sabia bem o que estava para fazer, bem como as possíveis consequências", afirmou. O autor dos disparos que mataram também um policial militar e feriram um advogado da prefeitura foi morto pelos policiais que faziam a segurança da carreata. Ele foi identificado como o funcionário municipal Gilberto Ferreira do Amaral, de 53 anos. De acordo com o delegado, houve relatos de uma discussão acirrada envolvendo Amaral e o candidato antes do crime. O servidor entrou com ação contra a prefeitura, há vários anos, para reclamar horas extras e desde então virou desafeto de Zé Gomes. Segundo o policial, ainda é preciso confirmar se houve o entrevero. O prefeito de Itumbiara, Francisco Domingues de Faria (PTB), conhecido como Chico Balla, disse que Amaral, tinha experiência com armas, pois costumava caçar capivaras. Segundo ele, o servidor estava licenciado da prefeitura e trabalhava como cabo eleitoral para um candidato a vereador adversário de Zé Gomes. A Secretaria da Segurança Pública de Goiás destacou uma força-tarefa com 13 delegados e mais de 50 policiais para investigar o caso. Uma equipe da Polícia Federal com três delegados e dez agentes também está na cidade. BN

JACOBINA: MULHER TENTA SUICÍDIO APÓS SE IRRITAR COM SUPOSTO MAL ATENDIMENTO EM POSTO DE SAÚDE

Uma mulher foi socorrida pelo Samu de Jacobina após se jogar em frente a um micro ônibus na rua Roque Reis,  o bairro Jacobina III,  por volta das 8h40 desta sexta-feira (30).  Segundo testemunhas ela saiu do Posto de Saúde do bairro dizendo que ia se matar, e se jogou na frente de um carro de passeio e de uma moto, antes de ser atropelada pelo micro ônibus.
Em contato com uma atendente do posto de saúde, esta confirmou que a mulher, identificada como Ana Maria Jesus do Santos, 34 anos, realmente esteve no posto solicitando atendimento. A atendente disse que houve uma pequena demora para encontrar sua ficha pois ela teria mudado de endereço –  do bairro Jacobina III para o Lagoa Dourada -, e não comunicou a mudança no posto. A atendente disse ainda foi ‘uma demora pequena’, no entanto ela não quis esperar e ‘saiu dizendo que ia se matar’.
A mulher sofre de transtornos mentais e é paciente do CAPS.  Ela foi socorrida ao Hospital Municipal com escoriações e suspeita de fraturas. Seu estado de saúde é desconhecido.
Bahia Acontece

ELEIÇÕES 2016: PROIBIDO CARROS COM ADESIVOS DE CANDIDATOS A MENOS DE 100 METROS DE SESSÕES NESTE DOMINGO

JUSTIÇA ELEITORAL 
45ª ZONA ELEITORAL DO ESTADO DA BAHIA - SENHOR DO BONFIM

PORTARIA NO 08/2016


A Excelentíssima Drª. ANA LÚCIA FERREIRA DE SOUZA, Juíza Eleitoral da 45ª Zona, no uso de suas atribuições legais e o que mais lhe faculta o Código Eleitoral, Lei no 4.737 de 15 de julho de 1965, especialmente o art. 35, IV e XVII,

CONSIDERANDO que a Lei 9.504/87, em seu artigo 39, S 50, 11 e 111, dispõe como conduta vedada a boca de urna e a divulgação de qualquer espécie de propaganda de partidos políticos ou de seus candidatos;

CONSIDERANDO que a legislação eleitoral impõe ao Juiz o dever de adotar todas as providências necessárias para assegurar o cumprimento da legislação eleitoral, bem como a garantia da ordem pública e da tranquilidade no dia das eleições;

RESOLVE:

Art. 1º — Fica proibida a a presença de veículos de qualquer natureza com adesivos de propaganda eleitoral estacionados ou não a menos de 100 m dos locais onde estejam instaladas seções eleitorais no dia 02.10.2016, durante todo o período de votação, sob pena de apreensão do veículo e, eventualmente, crime de boca de urna ou desobediência eleitoral.

Art. 2º — Cópia desta Portaria, que serve como Oficio, deve ser encaminhada para conhecimento e providências aos Prefeitos dos Municípios que integram esta Zona Eleitoral, ao Ministério Público, às Polícias Civil e Militar, à Câmara dos Dirigentes Lojistas, à Associação Comercial e aos órgãos da imprensa local.

Publique-se. Registre-se. Intimem-se.
Senhor do Bonfim, 30 de setembro 2016.

ANA LÚCIA FERREIRA DE SOUZA
Juíza Eleitoral

FALTA 1 DIA: CONFIRA AS DICAS DO TSE PARA VOTAR COM TRANQUILIDADE OU JUSTIFICAR SUA AUSÊNCIA


Neste domingo (2), 144.088.912 brasileiros estão aptos a ir às urnas para escolher 5.568 prefeitos e 57.945 vereadores. Do total do eleitorado, 46.305.957 utilizarão a biometria. O eleitor deve votar entre 8h e 17h, considerando o horário local de seu município. É necessário levar um documento oficial com foto (carteira de identidade, passaporte, carteira de categoria profissional reconhecida por lei, certificado de reservista, carteira de trabalho ou carteira nacional de habilitação).

Não são aceitas certidões de nascimento ou casamento. Embora o título de eleitor não seja documento obrigatório para votar, ele contém informações que facilitam a vida do eleitor, como o número de sua seção eleitoral. Mas, se você não sabe onde vota ou perdeu o título, pode consultar o local de votação e o número do seu título no site do TSE. Para esta consulta, basta informar o seu nome, data de nascimento e nome da mãe

No dia da votação é permitido ao eleitor manifestar apoio a seu candidato ou partido, desde que essa manifestação seja individual e silenciosa. O eleitor pode usar camiseta, boné ou botton de seu candidato. Na cabina de votação, é proibido portar aparelho de telefonia celular, máquinas fotográficas, filmadoras, equipamento de radiocomunicação ou qualquer instrumento que possa comprometer o sigilo do voto. Esses aparelhos devem ficar com o mesário enquanto o eleitor vota.

Para votar, o eleitor com deficiência ou mobilidade reduzida poderá contar com o auxílio de pessoa de sua confiança, ainda que não tenha feito o pedido antecipadamente ao juiz eleitoral. Diante da urna eletrônica, o primeiro escolherá o candidato a vereador (são 5 dígitos) e depois o candidato a prefeito (dois dígitos). Para agilizar a votação, a Justiça Eleitoral orienta os cidadãos a levar os números anotados em papel (imprima aqui sua “cola eleitoral”).

Justificativa

O eleitor que não puder votar deve justificar sua ausência. É necessária uma justificativa para cada turno de votação. A justificativa pode ser feita no dia da eleição em um dos postos de justificativa ou em até 60 dias após a ausência. Para justificar a falta no primeiro turno, o eleitor deve comparecer ao cartório eleitoral até o dia 1º de dezembro. Se a falta for no segundo turno, o cartório eleitoral receberá a justificativa até o dia 29 de dezembro. Para preenchimento do formulário de justificativa no dia da eleição é indispensável o número do título de eleitor. O ausente pode preencher o formulário antecipadamente, mas só deve assiná-lo quando da entrega, na presença do mesário. Acesse aqui o formulário da justificativa eleitoral.

Só não vão votar neste pleito municipal os eleitores do Distrito Federal e de Fernando de Noronha, onde não há representantes desses cargos, e os que estão cadastrados para votar no exterior, que só escolhem o presidente da República.

Proibição aos candidatos

Hoje também é o último dia para a propaganda eleitoral mediante alto-falantes ou amplificadores de som, entre as 8h e 22h, nos termos da Lei nº 9.504/1997 (artigo 39, parágrafos 3º e 5º, inciso I). Este sábado também é o último dia (até as 22h) para a distribuição de material gráfico e a promoção de caminhada, carreata, passeata ou carro de som que transite pela cidade divulgando jingles ou mensagens de candidatos (Lei nº 9.504/1997, artigo 39, parágrafo 9º).

TSE

ESPORTE: BAHIA VENCE O CRICIÚMA POR 2 A 0 E ENTRA NO G-4


O Bahia recebeu a equipe do Criciúma nesta sexta-feira (30), na Arena Fonte Nova, em duelo válido pela 28ª rodada da Série B do Campeonato Brasileiro. O time tricolor tinha que vencer para seguir brigando na parte de cima da tabela de classificação. Com gols salvadores de Victor Rangel aos 29 minutos do segundo tempo e Luiz Antônio, aos 41, o Esquadrão venceu o time catarinense por 2 a 0 e entrou no G-4.

O time baiano começou com mais volume de jogo, mas não conseguiu reverter em chances de gol. O placar seguiu inalterado durante o primeiro tempo. Somente na etapa final, o Tricolor conseguiu chegar ao gol.

O atacante Victor Rangel recebeu passe de Régis no meio da zaga e mandou pro gol, em bola indefensável para o goleiro Luiz. No fim da partida, Luiz Antônio avançou até a entrada da área e chutou para o gol. A bola desviou na zaga e encobriu o arqueiro do Criciúma, dando números finais ao jogo.

Com o resultado, o Esquadrão entrou no G-4 da competição e agora aguarda o fim da rodada para saber se permanece na quarta posição, com 43 pontos. Na próxima rodada, o Bahia enfrenta o Londrina, no Estádio do Café, na próxima terça-feira

Metro1

POLICIAL: MENINA MORRE A CAMINHO DO HOSPITAL DEPOIS DE PASSAR MAL APÓS ALMOÇAR E INGERIR COMPOSTO ENERGÉTICO


Foi registrado na DT/Bonfim nessa sexta-feira (30), o falecimento da criança CINTHIA FERREIRA DE OLIVEIRA, 11 anos, residente a Rua José Santana, Bairro Luiz Eduardo (antigo Alto do Cigano).

De acordo com sua avó, a menina havia almoçado e ingerido um composto energético, vindo a passar mal, no final da tarde sem melhoras a criança faleceu a caminho do HDAM quando era socorrida pelo SAMU.

Na manhã deste sábado (1º), investigadores da 1ª Delegacia de Bonfim com a finalidade de esclarecer o ocorrido recolheram 20 unidades do composto (guaraná com açaí), em um estabelecimento comercial na Rua Visconde do Rio Branco. O material recolhido será encaminhado para análise da Polícia Técnica.

O corpo de Cinthia foi encaminhado para necropsia no IML de Juazeiro, e já foi examinado, porém ainda não dispomos do resultado da autopsia que deve ser divulgado em 30 dias.

A menina havia chegado a Bonfim havia dois dias.

Maravilha Notícias

Festa do Piseiro 13 de Brasileiro levou mais de 15 mil bonfinenses às ruas



Numa noite de muitas emoções a festa do Piseiro 13, realizada nesta quinta-feira, 29, levou mais de15 mil pessoas às ruas de Senhor do Bonfim. Um verdadeiro mar vermelho acompanhou os candidatos da coligação Unidos por Bonfim, Brasileiro e Zé Antônio, partindo do Comitê 13 e seguindo pelas ruas da cidade. O maior ato político já realizado em Bonfim foi encerrado com um grande comício na Praça Dr. Antonio Gonçalves.

A caminhada contou com as presenças de todos os candidatos a vereador da coligação, o senador da república e atual secretário de educação do estado – Walter Pinheiro, o deputado estadual Bobô, o chefe de gabinete da Sudesb – Gustavo Miranda, o Pró-reitor da Uneb – Jairo Sá, o assessor especial do governador – Benito Brasileiro, o coordenador da NRE 25 – Hélder Amorim, os presidentes de partido, empresários, médicos e artistas bonfinenses, impressionou a todos pela multidão.

Os moradores dos bairros percorridos abriram as portas de suas casas e saíram às ruas para acompanhar a grandiosa caminhada que atraiu mais uma vez milhares de bonfinenses, os quais querem a volta de Brasileiro a Prefeitura de Senhor do Bonfim. Ao receber o carinho e apoio dos moradores a cada rua percorrida, Brasileiro demonstrava sua satisfação ao constatar, mais uma vez, que a população Bonfinense reconhece o intenso trabalho realizado por ele durante as suas gestões diante do município.

O senador Walter Pinheiro endossou a voz das ruas afirmando que Brasileiro é o melhor para administrar Senhor do Bonfim. “Em seus dois mandatos como prefeito, Brasileiro foi capaz de realizar mudanças significativas para esta cidade, implantou uma forma de administrar voltada a todos e não a um grupo de apadrinhados. Valorizou os servidores municipais que trabalhavam e não recebiam seus salários”, disse.

Brasileiro começou seu discurso cantando um trecho da musica “O Homem”, de Roberto Carlos. Logo todos os presentes cantaram em uma só voz, levando levando-o às lágrimas. Emocionado, agradeceu a todos os membros de sua equipe pelo trabalho exercido com ética, respeito e muita responsabilidade. No final, conclamou os bonfinenses a comparecerem às urnas e votarem por dias melhores para o município”.

Ascom/Brasileiro

Pesquisa eleitoral da coligação
Foto: Reprodução / Facebook
A coligação “A Cara de Juazeiro”, do candidato a prefeito Joseph Bandeira (SD), foi obrigada por uma decisão da Justiça Eleitoral a tirar do ar uma pesquisa divulgada por meio de redes sociais, atribuídas ao partido Solidariedade, que é cabeça de chapa da coligação. 
A pesquisa foi divulgada e compartilhada por apoiadores de Bandeira sem registros ou bases científicas fundando os dados. A coligação “Juazeiro no Coração”, do candidato Charles Leão (PPS), fez a representação eleitoral, afirmando que a pesquisa teve o intuito de manipular a opinião pública induzindo que um determinado candidato estava mais representado. 
A decisão foi tomada pelo magistrado Roberto Paranhos, juiz da 47ª zona, e foi encaminhada para a Polícia Federal para apuração de fatos. A forma que a possível pesquisa foi realizada, sem nenhum registro, ultrapassa os limites o art. 33, caput da Lei 9504/97.Metro1

JACOBINA: VISTORIA EM CELAS DE DELEGACIA LOCALIZA CELULARES E CACHIMBOS DE CRACK


Em uma vistoria surpresa realizada por policiais civis na carceragem da delegacia de Jacobina na manhã desta sexta, form encontrados cinco celulares de marcas variadas, vários carregadores e dois cachimbos para o uso de crack. O material foi catalogado pelo escrivão e entregue ao delegado de plantão.

Emerson Rocha / Bahia Acontece

ELEIÇÕES 2016: Veja o que pode e o que não se pode a partir desta sexta-feira (30)

A campanha eleitoral chega em sua reta final e deste esta quinta, 29,  há algumas mudanças nas regras de campanha  eleitoral, como os programas  eleitorais de rádio e tv, por exemplo, que  encerrou-se desde ontem. Confira abaixo o que as coligações podem e não podem fazer até o dia das eleições no próximo domingo

PM estoura boca de fumo e conduz em flagrante 01 traficante e 07 usuários no centro de Campo Formoso


A polícia Militar de Campo Formoso, realizou  nesta quinta-feira (29), por volta das 17:30 hs, a prisão de um 01 traficante de maconha e sete 07 usuários.
A policia foi  informada de que havia uma boca de fumo, na rua Olavo Bilac, próximo a Praça Onze, ao averiguar,  constatou-se a veracidade dos fatos e foi preso, Rubinaldo da Silva Correia de 22 anos, que estava comercializando a droga, junto com ele foram presas mais 07 pessoas, que estavam comprando drogas.
Os materiais apreendidos foram:
  • 57 papelotes da maconha
  • 06 trouxas da mesma erva
  • 01 sacola plástica da mesma erva (200 gramas)
  • 06 celulares
  • 03 armas brancas( faca)
  • 01 aparelho de choque não letal
  • 01 notebook
O acusado, dono dos  entorpecentes também encontrava-se no local e assumiu a referida droga, o mesmo foi detido e conduzido para delegacia de Polícia Civil de Campo Formoso juntamente com o material aprendido e as outras pessoas que lá estavam e assumiram ser viciados. Foram apresentados a autoridade policial e lavrado o flagrante.
.
Redação Campo Formoso Noticias

Polícia Civil prende homem acusado de estupro na cidade de Antônio Gonçalves



Luiz Fábio Conceição do Nascimento, 26 anos, vulgo “Seu Luiz” foi preso pela Polícia Civil nesta sexta-feira, 30 de setembro de 2016, acusado de estupro na cidade de Antônio Gonçalves.
Segundo o delegado Dr Edilzo Santana da Polícia Civil, o elemento entrou pelo teto de uma residência e de posse de uma arma branca (tipo peixeira) obrigou uma senhora a manter relações sexuais. A vítima reatou que foi obrigada a satisfazer o instinto do maníaco até satisfazê-lo, com uma faca colocada na sua garganta.
Seu Luiz encontra-se recolhido na carceragem da delegacia de Antônio Gonçalves à disposição da justiça. Se condenado por estupro que é um dos piores crimes que existem, o elemento poderá pegar de 6 a 10 anos de prisão.
Fonte: Augusto Urgente!

Postagem em destaque

CONTINUA INTERNADO EM MINAS FILHO DO EMPRESARIO WENDEL DA PERFIL