quarta-feira, 23 de março de 2016

Executivo da Odebrecht cita doação eleitoral a Aécio e PF suspeita de 'assuntos escusos'
Foto: George Gianni/ PSDB
O presidente da Odebrecht Infraestrutura, Benedicto Barbosa Junior, falou à força-tarefa da Operação Lava Jato de conversas com Marcelo Odebrecht sobre doações eleitorais a Aécio Neves (PSDB-MG) em novembro de 2014, um mês depois da eleição presidencial na qual o senador saiu derrotado.
 
Segundo a Folha de S. Paulo, a Polícia Federal acredita que as mensagens comprovam "a noção de que Benedicto é funcionário acionado por Marcelo para a tratativa de assuntos escusos, certamente não se limitando a obter recursos para financiamento oficial de campanhas eleitorais". No final de fevereiro, Beneticto se entregou à polícia depois de um mandado de prisão temporária ser expedido contra ele na 23ª fase da Operação Lava Jato.

DUPLO HOMICÍDIO NA TARDE DESTA TERÇA-FEIRA (22) NO BAIRRO ITABERABA EM JUAZEIRO

A escalada criminal continua ascendente em Juazeiro. Por volta das 16 horas, dois elementos numa motocicleta de cor preta disparam vários tiros contra duas pessoas no bairro Itaberaba que também estavam em motocicletas, uma de cor vermelha e outra na cor amarela.

As vítimas faleceram no local, antes mesmo da chegada das equipes do SAMU (Serviço de Atendimento Médico de Urgência). Uma das vítimas foi identificada como sendo José Alves de Araújo, 43 anos. A segunda vítima foi identificada como José Maurício da Silva, 36 anos.

Os corpos foram levados para o IML – Instituto Médico Legal e a Polícia Civil que desconhece a motivação dos crimes iniciou o processo de investigação na tentativa de descobrir os autores.

Em conversa com o Delegado Barcos Aíra, o Blog do Geraldo José recebeu a informação que nesta quarta-feira (23), serão atualizados os dados de quantos homicídios já ocorreram na cidade este ano.

Fonte: Blog do Geraldo José

Colisão frontal entre motocicletas na BA-120 deixa dois mortos

motoDois homens, de 22 e 36 anos, morreram após uma colisão frontal entre duas motocicletas na altura do km-567 da BA-120, entre os municípios e Elísio Medrado e Santa Teresinha, região norte da Bahia, na terça-feira (22).
Segundo informações da Polícia Rodoviária Estadual (PRE), o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) esteve no local e constatou os óbitos.
Em seguida, os corpos foram removidos até o Departamento de Polícia Técnica (DPT) da cidade de Santo Antônio de Jesus.
Ainda de acordo com a PRE, a motivação do acidente ainda está sendo investigada pela equipe técnica.
moto2
(Foto: Voz da Bahia / Carlos José

POLICIAL: AÇÕES DA PM 6º BATALHÃO

6º BPM PRENDE HOMEM ACUSADO DE PROVOCAR INCÊNDIO


Em Queimadas, policiais da 4ª Companhia do 6º Batalhão de Polícia Militar prenderam acusado de provocar incêndio em casa da chácara do prefeito Tarcísio Pedreira. O crime aconteceu às 4h40 de terça-feira (22), no Bairro Ponte Nova, sendo subtraído um pequeno cofre e um botijão de gás. Não houve vítimas, só danos materiais.

Jucivaldo Matos Gomes da Silva, de 27 anos, foi apresentado na delegacia de Polícia Civil e autuado em flagrante.

6º BPM PRENDE SUSPEITO DE HOMICÍDIO

No Distrito de Pilar, Município de Jaguarari, na manhã desta terça-feira (22), policiais da 3ª Companhia do 6º Batalhão de Polícia Militar localizaram e prenderam suspeito de homicídio.
Às 6h30, os policiais foram até um matagal na Rua da Palma, onde a pessoa de Regis Cardoso da Silva, 45 anos, encontrava-se desacordado com perfurações de arma branca na cabeça e pescoço.
A vítima foi socorrida por ambulância ao hospital, mas já chegou sem vida, segundo o médico de plantão.

Suspeito do homicídio, Anderson Nunes Monteiro, de 21 anos, foi localizado e conduzido para a delegacia de Polícia Civil de Senhor do Bonfim, onde foi autuado em flagrante.

6º BPM REALIZA CONDUÇÃO À DELEGACIA POR AMEAÇA

Policiais motociclistas da ROCAM do 6º Batalhão de Polícia Militar conduziram à delegacia de Polícia Civil Vilmar Lima dos Santos, 41 anos, por ameaçar, de posse de uma foice, um homem de 24 anos, nesta terça-feira (22), às 17h20, no Bairro Maristas, em Senhor do Bonfim.

POLICIAIS DO 6º BPM PRENDEM TRAFICANTE


Na Cidade de Itiúba, Bairro Calumbi, nesta terça-feira (22), às 19 horas, policiais da CETO do 6º Batalhão de Polícia Militar realizaram prisão por tráfico de entorpecentes.

Quando a guarnição encontrava-se em ronda, ao avistarem a viatura, três homens empreenderam fuga. Celso de Jesus dos Santos, 24 anos, foi alcançado e encontrado com ele 280 gramas de maconha.

O acusado foi conduzido à delegacia de Polícia Civil, onde foi autuado em flagrante.

POLICIAIS DO 6º BPM PRENDEM AUTOR DE FURTO

Policiais da 1ª Companhia do 6º Batalhão de Polícia Militar prenderam Ricardo Rodrigues de Melo, 38 anos, por furtar um ventilador de um hotel localizado na Rua Visconde do Rio Branco, Centro de Senhor do Bonfim, nesta terça-feira (22), às 20 horas.

O acusado foi apresentado na delegacia de Polícia Civil, onde foi autuado em flagrante.

6º BPM REALIZA PRISÃO POR CRIME DA LEI SECA

Policiais da CETO do 6º Batalhão de Polícia Militar prenderam Anderson Gomes dos Santos, 28 anos, por conduzir uma motocicleta de 50 cilindradas de forma perigosa e em visível estado de embriaguez alcoólica, na BR 407, em Senhor do Bonfim, nesta quarta-feira (23), às 2h45.
O acusado foi apresentado na delegacia de Polícia Civil e autuado em flagrante.


6° Batalhão de Polícia Militar
Seção de Comunicação Social

POLICIAL: 54º CIPM PRENDE FORAGIDO DO COMPLEXO POLICIAL DE SENHOR DO BONFIM


O nacional ROBÉRIO DE JESUS, vulgo "Peba", foragido da Delegacia de Senhor do Bonfim, de onde estava preso por roubo, e foi recapturado na manhã desta quarta-feira 23/03, Robério era o último foragido da Delegacia de Bonfim, desde o período de carnaval 2016, quando na companhia de mais cinco elementos fugiram da cadeia, hoje com o apoio da GM de Pindobaçu, a PM recapturou o mesmo.

Robério havia fugido no dia 15 de fevereiro na companhia de:

Relação dos detentos foragidos da DT de Senhor do Bonfim, em 15.02.2016.

■ Ericson Batista Oliveira – recapturado no Bairro dos Pebinhas aqui em Senhor do Bonfim.
■ Genivaldo Mota dos Santos - Preso no dia 16 de janeiro de 2016, por porte de arma.
■ Marivaldo Cariri Damasceno
■ Leandro dos Santos Cardoso – recapturado em Itiúba
■ Francisco Almir Dias Rodrigues – recapturado em Itiúba
■ Leonardo Moura dos.Santos – recapturado em Itiúba
 Rogério de Jesus

ASCOM 54ª CIPM

Imagem forte: Dois jovens são assassinatos a tiros no Sertão; Eles morreram no local

Duas mortes foram registradas nesta terça-feira (22), no Sertão da Paraíba.

Um ex-presidiário foi assassinado no meio da rua na cidade de Conceição, Sertão da PB
Um ex-presidiário foi assassinado no meio da rua na cidade de Conceição, Sertão da PB
Duas mortes foram registradas nesta terça-feira (22), no Sertão da Paraíba. A primeira ocorreu na cidade deConceição e teve como vítima o ex-presidiário, Uelson Batista Fernandes, 33 anos. Ele estava em liberdade há pouco mais de uma semana.
O jovem foi assassinado com vários tiros, na Rua Jaime Pinto Ramalho, Bairro São Geraldo. As informações dão conta que ele estava sentado na calçada de uma residência, que fica em frente de uma creche em construção, quando dois homens, usando uma moto Bros e capacetes, se aproximaram e um deles efetuou vários disparos contra a vítima.
Uelson ainda tentou correr, entrando na residência, mas o homem da garupa desceu da moto e o seguiu atirando. A vítima chegou a entrar na residência, mas caiu e morreu.
Após o crime a dupla fugiu na moto. A polícia foi acionada, realizou diligências, mas ninguém foi preso.
Jovem assassinado na tarde desta terça-feira (22), na cidade de Patos, Sertão da PB
Jovem assassinado na tarde desta terça-feira (22), na cidade de Patos, Sertão da PB
Já o segundo crime ocorreu na cidade de Patos. O assassinato ocorreu no Bairro Monte Castelo.
Informações dão conta que se trata de um jovem identificado por Lucas Araújo. O jovem foi atingido a tiros e veio a óbito instantaneamente no local do fato. Guarnições do 3º Batalhão de Polícia Militar foram deslocadas para fazer o isolamento da área até a chegada de peritos da Polícia Científica.
Uma ambulância do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência chegou a tentar socorrer o jovem, porém já estava sem vida.
DIÁRIO DO SERTÃO com Diamante e Patos Online

POLICIAL: “LOBISOMEM” FOI MORTO A GARRAFADAS NO DISTRITO DE PILAR EM JAGUARARI

REGINALDO CARDOSO DA SILVA, conhecido como “Lobisomem” de 44 anos foi morto a golpes de garrafa na madrugada desta terça-feira (22/03) no distrito de Pilar, a 73 km da sede do município de Jaguarari, o mesmo foi encontrado desacordado por volta das 6hs por populares na Rua da Palma, próximo à lagoa, que acionaram uma ambulância socorrendo REGINALDO ainda com vida, mais durante a viagem entre Pilar para o Hospital Municipal de Jaguarari a vítima veio a óbito, seu corpo ficou na ambulância até o Rabecão do IML vim recolher para a necropsia em Senhor do Bonfim.

A vítima teve perfuração na jugular o que fez o mesmo perder muito sangue além de ferimentos na cabeça, com suspeita de afundamento de crânio.

Um suspeito de ter praticado o crime foi detido dormindo há poucos metros do corpo de “Lobisomem”, o mesmo identificado como ANDERSON NUNES MONTEIRO, 21 anos, foi conduzido a Delegacia de Polícia Civil de Jaguarari, próximo a ele a Polícia Militar da 3ª CIA, apreendeu:

-Uma Garrafa de Uísque;
-Uma lata de energético Red Bull;
- Uma garrafa de Vodka;
- Quatro garrafas de água de coco; 
- 33 pacotes de pastilha Halls;
- Uma garrafa de 700 ml de cachaça pura;
- Três Skol beats; 
- Uma garrafa de cerveja Heineken; 
- Uma garrafa quebrada com manchas de sangue;
- 3 isqueiros;
- Um Celular Microsoft; 
- três pinos usados para armazenar cocaína;
E Vinte e sete reais e quarenta centavos, R$ 27,40.
ANDERSON foi ouvido pela Delegada Elisa Padilha, onde o mesmo confessou ter ingerido durante todo o dia cerveja e a noite bebeu pitu com coca cola e cheirou cocaína e foi para o lago, que segundo ele afirmou não lembrar mais do que aconteceu, e negou ter matado “Lobisomem”, mesmo com suas roupas com pingos de sangue, as vestimentas foram enviadas para a realização de perícia bem como a garrafa quebrada.

O mesmo foi autuado em flagrante e enviado para o Complexo Policial de Senhor do Bonfim, onde permanece preso a disposição da justiça.

Portal Jaguarari


Nova fase da Operação Lava Jato atua em hotel onde Lula estava hospedado
Foto: Divulgação / Blue Tree
A etapa da Operação Lava Jato deflagrada na manhã desta terça-feira (22)  atua no hotel Blue Tree, em Brasília. Segundo a Folha de S. Paulo, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva estava hospedado no local até a madrugada de hoje. Uma viatura da Polícia Federal entrou nesta manhã no hotel, que costuma ser frequentado por políticos. A 26ª fase da Operação Lava Jato cumpre 110 ordens judiciais nos estados da Bahia, São Paulo, Rio de Janeiro, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Piauí, Minas Gerais e Pernambuco, além do Distrito Federal. A Polícia Federal cumpre 11 mandados de prisão temporária, 4 mandados de prisão preventiva, 28 conduções coercitivas e 67 mandados de busca e apreensão.
(Foto: Alberto Coutinho/GOVBA)(Foto: Alberto Coutinho/GOVBA)
 O governador da Bahia, Rui Costa (PT) admitiu, pela primeira vez, que o governo federal pecou na política econômica. “Se alguém me perguntar, eu digo que, do ponto de vista econômico, o governo é muito lento. Há uma necessidade do enxugamento da máquina pública federal. A Codevasf [Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba], a Infraero [Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária] não têm mais sentido. Não pode ser o ‘liberou geral’ ou o ‘trancou tudo’”, disse o chefe do Executivo baiano à Rádio Metrópole, nesta segunda-feira (21).
O petista ainda afirmou que, durante o mandato, Dilma cometeu erros. “Um grande erro dela foi ter acreditado que o mercado iria usar a renúncia fiscal que ela fez. Ela abriu mão de meio trilhão, isso não foi usado em redução de preço. Prejudicou os municípios e os estados. Houve uma renúncia fiscal de meio trilhão e não houve a contrapartida esperada. Ela perdeu muito. A crise de 2009 que pegou a Europa atingiu boa parte do planeta, o Brasil conseguiu adiar. O governo perdeu capacidade de gestão. A economia precisa mudar, precisamos ser cirúrgicos e tomar medidas que geram emprego e renda”, enfatizou.Ba.ba

Teori manda Moro enviar investigações sobre Lula ao STF

Ministro também determinou o sigilo das interceptações telefônicas do ex-presidente

Investigação de Lula fica no STF
O ministro Teori Zavascki, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou que o juiz federal Sérgio Moro, que conduz a Lava-Jato na primeira instância, envie para o tribunal as investigações sobre o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Ele também decretou o sigilo das interceptações telefônicas que foram divulgadas por Moro na semana passada. Os diálogos eram de Lula com diversos interlocutores – inclusive a presidente Dilma Rousseff. O ministro deu prazo de dez dias para Moro enviar informações ao STF sobre a divulgação dos áudios.
A decisão foi tomada a pedido do advogado-geral da União, José Eduardo Cardozo. Na ação, o governo questionou a legalidade da decisão de Moro de divulgar as conversas. Segundo a AGU, como Dilma aparece nos diálogos e ela tem direito ao foro privilegiado, apenas o STF poderia decidir o que fazer com as interceptações. Teori concordou com a tese.
Quando o ministro receber os autos, deve enviá-los para o procurador-geral da República, Rodrigo Janot. O procurador deverá indicar se houve crime por parte da presidente e de outras pessoas com direito ao foro especial. Em seguida, Teori decidirá se abre investigação no STF contra pessoas com foro. Ele poderá enviar de volta à primeira instância indícios contra pessoas sem direito ao foro especial.
Segundo Teori, como o STF não teve acesso aos áudios ou às investigações antes da divulgação, há suspeita de que houve violação de competência por parte de Moro – ou seja, ele tomou uma decisão que estava fora de seu alcance. O tribunal também decidirá se as gravações foram legais ou não. Em caso negativo, o uso das escutas em qualquer investigação poderá ficar inviabilizado. A decisão de Teori não inviabiliza a determinação do ministro Gilmar Mendes da última sexta-feira, que suspendeu a posse de Lula na chefia da Casa Civil.
Na decisão desta terça-feira, Teori explicou que o Ministério Público fez o pedido das escutas contra o ex-presidente no dia 17 de fevereiro. Dois dias depois, Moro deferiu as interceptações telefônicas. Em datas seguintes houve a ampliação das escutas “a um sem número de ramais telefônicos” – o que, segundo Teori, tornou “praticamente impossível o controle” das interceptações.
O ministro decidiu decretar o sigilo das conversas porque, segundo ele, Moro “era reconhecidamente incompetente para a causa, ante a constatação, já confirmada, do envolvimento de autoridades com prerrogativa de foro, inclusive a própria Presidente da República”. Ou seja, a decisão de divulgar ou não caberia apenas ao STF. Teori também ponderou que a divulgação dos áudios “feriu direito fundamental à garantia de sigilo”, expresso na Constituição Federal. Segundo o ministro, a escuta de conversas telefônicas só pode ser feita em situações excepcionais.
Em mais uma crítica ao trabalho de Moro, o ministro também disse que o conteúdo das conversas teve o sigilo levantado “sem nenhuma das cautelas exigidas em lei”. Teori esclareceu que, na decisão, não estava julgando se as interceptações telefônicas realizadas foram ou não legais. “O que se infirma é a divulgação pública das conversas interceptadas da forma como ocorreu, imediata, sem levar em consideração que a prova sequer fora apropriada à sua única finalidade constitucional legítima (“para fins de investigação criminal ou instrução processual penal”), muito menos submetida a um contraditório mínimo”, escreveu o ministro.
O Globo

NEGUINHO ELETRICISTA NÃO RESISTE E VEIO A ÓBITO A CAMINHO DE SALVADOR


Infelizmente temos a obrigação de noticiar o falecimento de Jose Israel Oliveira Rios (Neguinho Eletricista).
Neguinho que foi vítima de um acidente de trabalho na tarde de hoje (22) quando caiu de uma laje na fábrica do empresário Carote, na Avenida 06 de maio, Neguinho tinha ido realizar a instalação de um portão eletrônico quando subiu até a marquise da fábrica.
Neguinho chegou a ser socorrido com vida até o Hospital Jonas Ferreira da Silva, e ao chegar o médico plantonista encaminhou logo para ser transferido. Como não havia ambulância de plantão no hospital, e as unidades da cidade estarem em Salvador, fez então a necessidade de solicitar a apoio da cidade vizinha, Várzea do Poço, para que Neguinho fosse transferido e após longas horas de espera, Neguinho saiu com destino a Salvador, infelizmente no trajeto, Neguinho não resistiu e veio a óbito. Serrolândia, com toda certeza está e luto nesse momento, Neguinho era amigo de todos e prestador de ótimos serviços e todos o conhecia de perto, pois sempre foi muito comunicativo e atencioso.
Neguinho era funcionário público, na função de eletricista, há poucos dias estava de férias de suas funções no Poder Executivo, e mesmo assim exercia atividades em emergências a fim de não deixar ninguém na mão, exercia também atividades em sua função de eletricista nas horas vagas para complementar sua renda familiar, o que na verdade não era apena por isso, pois sempre amou sua profissão. Neguinho também fez muito pela cidade, quando junto com associados fundou a Rádio Serrote FM, única rádio da cidade e que é de muita importância para toda sociedade, e no momento exercia o cargo de Presidente daquela associação.
Marido e pai amoroso, Neguinho deixa esposa e filhos, uma filha que está preste a dar a luz ao seu primeiro neto, o qual infelizmente não vai conhecer. Mais uma vez gostaria de externar a tristeza em escrever essa matéria, e sem sombra de dúvidas é o sentimento de Serrolândia nesse dia de hoje, que ficará marcado na história da cidade.
Portal Serrolândia.

Homem é assassinado a tiros próximo ao Ginásio de Esportes no Jacobina II





Na noite desta terça-feira, 22 de março de 2016, Antônio Jesus dos Santos, 35 anos, conhecido como Ninho, foi assassinado com disparos de arma de fogo no Loteamento Robertão, próximo ao Bairro Jacobina II. 

O fato ocorreu na Rua Jurandir José Domingos, no Jacobina II e segundo informações, populares ouviram disparos e logo em seguida Antônio passou em sua moto pedido socorro, vindo a caí no final da rua, próximo a BR 324. 

Antônio era diarista residia em Mirangaba e seus pais moram no acesso à Cachoeira dos Alves em Jacobina. Não há informações sobre a motivação e circunstâncias do crime. 

A Guarda Municipal, Polícia Militar estiveram no local até a chegada do Departamento de Polícia Técnica que recolheu o corpo para o IML anexo a 16ª Coorpin.
Fonte: Augusto Urgente!

Por volta de 1:30h madrugada desta terça-feira, 22 de março de 2016, um elemento em uma moto assaltou o Posto Avenida no Bairro da Caeira e o Posto BR na Praça 2 de Julho. Já por volta das 21:30h um elemento também em uma moto assaltou o Posto Tropical na Rua Francisco Rocha Pires, próxima ao Sac.

Segundo informações, o assaltante que estava em uma moto 125Cc usando uma capacete miragem fechado, anunciou o assalto ao Posto Tropical mostrando uma arma na cintura, levando todo o dinheiro do frentista. A Polícia Militar foi acionada e iniciou buscas e resume-se que o crime tenham sido praticado pelo mesmo elemento.
Fonte: Augusto Urgente!

Ministra Weber nega Habeas Corpus contra suspensão da posse de Lula



Ministra Rosa Weber, do supremo Tribunal Federal, negou nesta terça-feira, 22, o pedido de habeas corpus impetrado pela defesa do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e assinado por vários juristas brasileiros contra suspensão da nomeação dele como ministro da Casa Civil do governo da presidente Dilma Rousseff; “Ante o exposto, não ultrapassando por qualquer ângulo o juízo de cognoscibilidade, a despeito da delicadeza e complexidade do tema de fundo, nego seguimento ao presente habeas corpus”, escreveu a ministra em decisão.
Do Infomoney – A ministra do Supremo Tribunal Federal Rosa Weber negou seguimento ao pedido de habeas corpus de número 133605, encaminhado pela defesa do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Os advogados do líder petista tentavam invalidar a liminar concedida por Gilmar Mendes para suspender a nomeação ao ministério da Casa Civil.
“Ante o exposto, não ultrapassando por qualquer ângulo o juízo de cognoscibilidade, a despeito da delicadeza e complexidade do tema de fundo, nego seguimento ao presente habeas corpus”, escreveu a ministra em decisão.
Rosa Weber foi citada em uma das gravações telefônicas do ex-presidente com o ministro Jaques Wagner, divulgadas pela Operação Lava Jato na semana passada. Lula teria pedido ao então articulador político do governo para intervir na decisão da ministra do Supremo sobre outra ação contra ele na operação.(Brasil247)
blog   

POLÍTICA: PAULO MACHADO RETORNA À PRESIDÊNCIA DO PSL 17 DE SENHOR DO BONFIM


Nesta terça-feira, dia 22 de março, após entendimento com o Deputado Euclides Fernandes, deputado estadual do PSL mais votado em Senhor do Bonfim, a Comissão Provisória do Partido retornou ao ex-prefeito Paulo Machado.

Em breve, o partido, agora fortalecido com seis deputados estaduais, e presidido pelo Presidente da Assembléia Legislativa Marcelo Nilo, receberá a visita do Deputado que sauda a população bonfinense: “Iremos colocar à disposição do município e região a nossa capacidade de trabalho em favor do partido e do povo que nos abraça agora de forma mais efetiva, e sela conosco uma caminhada profícua”, disse o Deputado Euclides Fernandes (PSL).

O site do Tribunal Regional Eleitoral publicou a nova Comissão Provisória, assim formada segundo a Declaração Certificada:
http://www.tse.jus.br/sadJudSGIP/img/brasao.gif

JUSTIÇA ELEITORAL


CERTIDÃO

Certifico que se encontram anotados nos assentamentos da Justiça Eleitoral o seguinte órgão partidário e seus membros:



Código de Validação:
MDXL.RDRV.VUKF.HGJ7.
Certidão emitida em:
23/03/2016 00:34:40

BONFIM: AGENTES DE ENDEMIAS EM AÇÃO


Moradores, Agentes de Endemias e Estudantes do Colégio Sacramentinas, realizaram mais um faxinaço em Senhor do Bonfim.

Essas ações vêm sendo realizadas pelos Agentes de Endemias, com o apoio da Vigilância Epidemiológica, Agentes Comunitários de Saúde e voluntários dos bairros e localidades visitadas.
Desta vez, a grande iniciativa partiu dos alunos do Colégio Sacramentinas que se juntaram aos Agentes de Endemias e moradores do bairro Santos Dumont, para retirarem das ruas possíveis focos do mosquito. Também foram distribuídos panfletos educativos para orientar a população sobre os riscos de deixar água acumulada.

O “faxinaço” em parcerias com a sociedade civil já foi realizado nos bairros Gamboa (Associação de Moradores), Cachoeirinha (Associação de Moradores), Alto da Maravilha (Banco do Nordeste) e Santos Dumont. (Colégio Sacramentinas). De acordo com os agentes de endemias, "a ação, além de interromper o ciclo de reprodução do mosquito em possíveis criadouros, também é uma demonstração da necessidade de ações concretas de toda a sociedade no combate ao Aedes Aegypti e, consequentemente, a todas as doenças que ele propaga”

"É importante essa soma de forças porque as doenças que o aedes aegypti transmite são um grave caso de saúde pública para nossa sociedade e o combate a ele deve sim envolver todos. Esse parece ser o único caminho para superarmos esse desafio”, explica um agente de endemias.

COMBATER O MOSQUITO É UM DEVER DE TODOS, COLABORE!

ASCOM AACE

JAGUARARI: MUTIRÃO DE RASTREAMENTO DO CÂNCER DE MAMA É ADIADO


O Programa de Rastreamento do Câncer de Mama, cujo início estava programado para o dia 01 de abril, foi adiado. Segundo a Secretaria Estadual de Saúde, os exames foram suspensos por problemas técnicos e logo será anunciada uma nova data pela SESAB, no município de Jaguarari.

O mutirão, que é realizado pelo Governo do Estado, em parceria com a Prefeitura de Jaguarari, também foi cancelado em outras cidades da nossa região. A meta é realizar a mamografia em 1754 mulheres moradoras do município de Jaguarari, com idades entre 50 e 69 anos.

O Programa Estadual de Rastreamento do Câncer de Mama é uma estratégia itinerante que visa a prevenção, a detecção precoce e o tratamento da doença em todo o Estado da Bahia. O Programa consiste na realização de mamografias e, caso sejam detectadas alterações, são realizados exames complementares. Para as mulheres com diagnóstico positivo da doença, é feito o encaminhamento para a unidade de Alta Complexidade em Oncologia mais próxima da sua região, onde será feito o tratamento cirúrgico, quimioterápico e/ou radioterápico.

Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Jaguarari
Governo “Minha Terra, Meu Futuro”.

Postagem em destaque

CONTINUA INTERNADO EM MINAS FILHO DO EMPRESARIO WENDEL DA PERFIL