sábado, 20 de fevereiro de 2016

EMBASA: QUEDA DE ENERGIA AFETA ABASTECIMENTO DE ÁGUA EM SENHOR DO BONFIM


A Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa) informa que, devido a uma queda de energia elétrica, os sistemas de captação de água das barragens, do Rio da Prata e do Aipim, foram interrompidos ontem (19), às 18h, afetando o fornecimento de água na sede e na zona rural de Senhor do Bonfim. A Coelba foi acionada, mas até o momento não solucionou o problema.

Como alternativa, a Embasa decidiu, às 11h de hoje (20), restabelecer o sistema de captação da Barragem de Ponto Novo e reiniciar os processos de captação, tratamento e distribuição de água. A previsão é de que o atendimento à população seja retomado no início da tarde de hoje, gradativamente.

Assessoria de Comunicação da Embasa
74 – 3541 8400

SAÚDE: GRANDE MUTIRÃO DE LIMPEZA REALIZADO O BAIRRO DA GAMBOA


A Secretaria Municipal de Saúde, através dos Agentes de Combate as Endemias, realizaram na ultima sexta-feira (19), o primeiro grande faxinaço para o combate e prevenção ao mosquito da AEDES AEGYPTI no bairro da Gamboa e imediações.

A ação de combate ao mosquito partiu da iniciativa popular da comunidade após levantamento do indicie de infestação predial apresentado aos representantes de bairros e localidades do município.


A mobilização que saiu as 9:00hs da Praça Nova do Congresso percorreu as principais ruas que apontavam maiores riscos de proliferação do bairro, sendo concluída na rua Alberto Torres.

O cronograma de faxinaços faz parte do Plano Municipal de Enfrentamento recomendado pelo Ministério da Saúde a todos os municípios Brasileiros. Projeto de Prevenção e Controle da Dengue, Chikungunya, e Zika Vírus, envolve todas as secretarias municipais.

Cerca de 150 pessoas entre, Agentes de Endemias, Agentes Comunitários de Saúde, Enfermeiros, alunos do Grupo de Ecologia da UNIVASF e alunos do IF BAIANO Campus de Senhor do Bonfim, participaram da ação.


Alem do faxinaço foram distribuídos sacos de lixo e material educativo, salientando a importância do papel da população para a prevenção e combate ao mosquito. Agentes que visitaram algumas ruas encontraram quatro focos da doença. Pneus e baldes já apresentavam larvas.

Uma grande quantidade de lixo e de objetos que acumulam água foram eliminados na ação.

Dengue, Chikungunya e Zika. O perigo aumentou e a responsabilidade de TODOS Também. Evite água para!

ASCOM AACE

ANDORINHA: CHUVAS CAUSARAM PREJUÍZO DE R$ 2,5 MILHÕES EM ANDORINHA


O prefeito de Andorinha Zé Branco e o secretário de Infraestrutura de Andorinha Lourenço Santiago, formam entrevistados no Jornal Bonfinense da Rainha FM, desta sexta feira (19), apresentado pelos comunicadores Cosme Bonfim, Neto Maravilha e Luciane Santos.

Na pauta da entrevista os estragos causados pelas fortes chuvas que atingiram o município no mês de janeiro. Segundo informações do secretário de infraestrutura, em menos de uma semana o índice pluviométrico foi maior que em todo ano de 2015.

“Só pra ter uma idéia, em 2015 choveu 350 milímetros em Andorinha, somente em janeiro deste ano, o volume de água foi de 530 milímetros. Por isso houve tantos prejuízos”. Explicou Lourenço Santiago.

Segundo o Governo Municipal, os danos causados pelas chuvas se aproximam de R$ 2,5 milhões.Entre os estragos 69 casas danificadas, sendo que 21 ficaram totalmente destruídas. Outro problema são as estradas vicinais que em sua grande maioria ficaram em péssimas condições de trafegabilidade. Várias pontes também ficaram comprometidas e providencias também estão sendo adotadas para garantir o concerto o mais breve possível.

A prefeitura por meio da Secretaria de Ação Social está disponibilizando aluguel social para as pessoas que tiveram que sair dos imóveis comprometidos, outras estão alojadas em casas de parentes aguardando o imóvel ser reconstruído. Devido aos estragos, o munícipio decretou desde janeiro situação de emergência.

“Gostaria de lembrar dá parceria da prefeitura com a Ferbasa, o empenho da empresa tem sido de fundamental importância nesse momento de reconstrução dos estragos”. Enfatizou o prefeito Zé Branco durante entrevista.

Ascom

Casal é preso com quase dois quilos de crack e cocaína em Juazeiro

Casal é preso com quase dois quilos de crack e cocaína em Juazeiro
Foto: Divulgação/Ascom/PC
Foram presos nesta sexta-feira (19), em Juazeiro, Railson Ferreira dos Santos, de 26 anos, e Brenda Lisa Silva, 19, acusados de tráfico de drogas. Investigadores da 17ª Coordenadoria Regional de Polícia do Interior (Coorpin) apreenderam junto com o casal, 1,3 kg de crack, meio quilo de cocaína, três balanças de precisão, embalagens e uma agenda com o movimento de vendas e nomes de clientes.
A dupla participava de uma quadrilha que age naquela cidade, distante 500 quilômetros de Salvador, e estava sendo investigada pela polícia há mais de um mês. A casa onde residiam, localizado na quadra C, do bairro Castelo Branco, havia sido transformada num ponto de venda de drogas, atraindo clientes e a curiosidade de outros moradores, que acabaram denunciando o local.
Autuados em flagrante por tráfico de drogas, pelo delegado plantonista Flávio André da Rocha, Railson e Brenda Lisa serão encaminhados ao Conjunto Penal de Juazeiro e a droga passará por exames periciais, no Departamento de Polícia Técnica (DPT). 

Polícia desarticula quadrilha que atuava em Juazeiro e Sobradinho

Polícia desarticula quadrilha que atuava em Juazeiro e Sobradinho
Foto: Divulgação/PMBA
Foram presos em flagrante, na última quinta-feira (18), Dimarães Pereira de Araújo, Cristóvão Araújo Bahia e Maria Elza de Castro Santos, após ação da Polícia Militar, de busca e apreensão realizados nos bairros de Nova Esperança em Juazeiro, e na Rua 06 da quadra S-21, na Vila São Joaquim, em Sobradinho.
Com eles foram apreendidos dois revólveres, uma pistola, um rifle, uma espingarda, 45 quilos de maconha, 300 gramas de cocaína, além de placas de coletes Balísticos, dois rádios tipo wlak/talk e vários cartuchos de variados tipos de armas.
Segundo informações policiais, o trio pertencia a quadrilha “bonde do Tráfico”, que além de atuarem no tráfico de drogas, também são suspeitos de realizarem vários assaltos nas cidades de Juazeiro, Sobradinho, Casa Nova e Sento Sé. Após a ação, todo o material e os indivíduos foram conduzidos e apresentados na Delegacia Territorial/17ª COORPIN do município de Juazeiro.

Conceição do Coité: Suspeito de matar Guarda Municipal é preso pela PM após perseguição

Sexta-feira é sempre o dia de maior movimento em Conceição do Coité, por ser dia da feira livre, e um fato chamou a atenção de muita gente, quando por volta das 15h30 o Fiat Uno de placa DUF 9706, licença de São Paulo com quatro homens a bordo, entrou em velocidade pelo centro da cidade, e duas viaturas da Policia Militar guarnição de Coité e Retirolândia em perseguição.
Os suspeitos depois de tentarem fuga pelo centro da cidade foram interceptados pelas guarnições na Rua Felipe Nery Pastor, rua paralela a Floriano Peixoto.
Segundo a PM informou ao Calila Noticias, toda operação começou pela guarnição de Retirolândia que havia deixado a referida cidade para procurar um suspeito de roubo no Bairro Casas Populares, em Coité, quando deparou com o Fiat, que em situação suspeita ao avistarem a viatura empreendeu fuga pela BA 120, sentido centro da cidade.
O carro dos suspeitos bateu de raspão numa carreta e mais a frente numa viatura, já próximo ao Ginásio de Esportes, mesmo assim cruzaram parte do comércio em alta velocidade até serem detidos com certa quantidade de droga, que ainda de acordo com policiais, era muito maior e eles foram dispensando enquanto estavam em fuga pela rodovia, cujos entorpecentes foram entregues na delegacia para onde os suspeitos foram conduzidos.

Para a surpresa dos policiais, um dos suspeitos é André Luiz Alves do Nascimento, 40 anos, apontado pelos próprios PMs como principal suspeito do assassinato do guarda civil municipal Demétrius em 17 de agosto de 2013 quando estava sentado em sua motocicleta no pátio de um posto de combustível, as margens da rodovia BA 409, saída para Salgadália.
Segundo os policiais, o mesmo se encontra com o mandado de prisão em aberto, mas logo foram informados pelo delegado Getúlio Queiroz, que o mandado de prisão foi revogado pela justiça e que deveria enquadrar no crime de trafico de drogas, pois foi flagranteado junto aos demais, portando droga.

Além de André foram apresentados Roberto Carlos Cardoso, 47 anos, José Carlos da Silva, 25, e Daniel Santos de Jesus, 22. Todos naturais de Euclides da Cunha. Na identidade de André Luiz consta como sendo natural de Tucano, onde reside, no entanto os familiares a muito tempo residem em Coité.
A operação foi tipo o dito popular ” atirei o que vi, matei o que não vi”, por dois momentos; primeiro a PM de Retiro saiu a procura de um suspeito de roubo em Retirolândia, em Coité, quando encontrou o quarteto. Segundo, que um dos quatro estava sendo procurado como suspeito de ter matado um Guarda Municipal de Coité.

A Policia investiga se antes de serem vistos nas Casas Populares eles fizeram a entrega de droga no bairro.
Calila Notícias

Em Juazeiro, Dilma visita biofábrica de mosquito transgênico

ttt
A presidenta Dilma Rousseff visita nesta sexta-feira (19), às 11h45, em Juazeiro (BA), a primeira biofábrica de produção de mosquitos transgênicos do Aedes aegypti do mundo, a Moscamed Brasil. Dilma irá conhecer o método inovador que impede a proliferação do mosquito macho ao torná-lo estéril (por algum tipo de radiação) ou inserindo nele um gene letal que, ao ser repassado a fêmea natural, gera mosquitos que morrem quando ainda são larvas.
“De maneira simplista, promovemos um controle de natalidade aplicada aos insetos. Quando o macho modificado cruza, não haverá uma descendência dessa prole. No caso do estéril, os ovos não vão vingar; no caso do geneticamente modificado, ainda que vinguem não passarão da fase de larva. Com isso, temos a garantia de uma redução dos mosquitos, sem o uso do inseticida”, afirma o diretor-presidente da Moscamed, Jair Fernandes Virgínio.
dilmamoscamed
Aprovada pela Comissão Técnica Nacional de Biossegurança (CTNBio), a técnica de produção de mosquitos machos com o gene letal foi desenvolvida pela empresa britânica Oxitec e é avaliada desde 2010 no Brasil pela Moscamed, em parceria com a Universidade de São Paulo (USP). Nos primeiros testes, feitos em dois municípios de Juazeiro, os resultados revelaram uma redução média aproximada de 70% no número de ovos do mosquito nos locais.
Virgínio reforça que o Aedes macho, também chamado de “mosquito do bem”, não se alimenta de sangue, portanto não pica e não transmite nenhum tipo de doença. Produzidos em larga escala no laboratório e liberados semanalmente em ambientes controlados pela pesquisa, os machos transgênicos ou estéreis são produzidos em número sempre superior aos mosquitos selvagens para aumentar a probabilidade de a fêmea copularem com eles e não com os naturais.

Juazeiro - BA, 17/02/2016. Moscamed. Foto: Isac Nóbrega/PR
Atualmente, o projeto está em fase de expansão e já está sendo testado em toda a cidade de Jacobina. “Os resultados têm sido promissores, com índices de redução de 80% após seis meses de liberação”, explica o diretor-presidente. Ele também ressalta que os estudos, financiados pela Secretaria de Saúde da Bahia, já comprovam a segurança e eficácia da linhagem transgênica e aguarda autorização da Anvisa para poder ser utilizado em larga escala no Brasil.
O entomologista, no entanto, pondera que para combater o mosquito não existe uma solução única. “É preciso combate-lo em diversas frentes em todos os ciclos de vida. Nosso objetivo é somar junto a esse esforço internacionalpara a redução do Aedes aegypti”.

DUPLA SE DÁ MAL, DEPOIS DE DOIS ASSALTOS A POSTOS DE COMBUSTÍVEIS EM JUAZEIRO


Dois assaltantes a postos de combustíveis acabaram se dando mal na tarde desta quinta-feira (18), em Juazeiro. No início da tarde, a dupla chegou em uma moto CG 125 Prata por volta das 12:54h e promoveu o assalto a vários frentistas do Posto Curaçá, no bairro Tancredo Neves, às margens da BA-210, proximidades do Mercado do Produtor.

Não satisfeita, a dupla no final da tarde foi assaltar o Posto “Seu Dão” em frente ao bairro Dom José Rodrigues e desta se deu mal. O carona que vestia uma camisa “a serviço da Secretaria de Serviços Públicos da Prefeitura de Juazeiro” cinza e calça jeans foi alvejado e morreu no local. O piloto da moto também alvejado, fugiu e foi capturado no bairro Jardim Flórida. Prestem atenção na vestimenta de ambos no vídeo e posteriormente nas fotos, após a ação frustrada no Posto “Seu Dão”. A identidade dos imputados ainda não foi revelada pela polícia e a reportagem ainda não conseguiu apurar o autor dos disparos.



Fonte: Blog do Geraldo José

Postagem em destaque

CONTINUA INTERNADO EM MINAS FILHO DO EMPRESARIO WENDEL DA PERFIL