sexta-feira, 29 de janeiro de 2016

SAÚDE: BAIXO ESTOQUE PREOCUPA HEMOBA DE BONFIM


Nossa redação em contato com a administração da HEMOBA UCT/Bonfim, foi informada que nesse momento o estoque de bolsas de sangue é baixo, quase que zerado.

Diante do momento em que nos aproximamos, às vésperas de carnaval, feriado prolongado, aumento no fluxo de veículos nas estradas é no mínimo preocupante.

O momento agora é de recorrer aos grupos, movimentos, associações, empresas, para que possam enviar voluntários e mudar essa realidade.

Vale lembrar alguns critérios para doação de sangue:

- estar bem de saúde
- estar bem alimentado (evitar comidas gordurosas nas primeiras 4 horas antes da doação)
- apresentar documento original com foto (RG, carteira motorista, carteira profissional, etc)
- pesar mais de 50 kg
- não ter ingerido bebida alcoólica nas 12 horas que antecedem a doação

Endereço: Praça Duque de Caxias, 172, vizinho ao Hospital Regional
Horário para doação: de segunda à sexta das 07h30min às 13h30min.
Tel: 74 3541 3256

ACIDENTE COM VÍTIMA FATAL EM JAGUARARI


Na madrugada da última terça-feira (26) mais um acidente foi registrado na BR 407 em Jaguarari, o fato teria ocorrido nas proximidades do povoado de Barrinha, envolvendo uma motocicleta e um veiculo de carga.

Segundo informações JOSÉ AMILTON DA SILVA, 44 anos, natural de Campo Formoso veio a óbito no local, as circunstancias do acidente ainda não se sabe.

Nas últimas semanas a PRF vem registrando vários acidentes na BR 407 que corta o município de Jaguarari, na última quinta-feira (21) um veiculo VW Saveiro colidiu em uma carreta na altura do povoado de Tanque de Terra, o condutor da Saveiro de iniciais C.G.N foi submetido ao teste do bafômetro e foi indicado que o mesmo fez uso de bebida alcoólica, sendo preso em flagrante, posteriormente conduzido a DT de Senhor do Bonfim. 

Portal Jaguarari

Um morre e outro fica ferido no garimpo de Carnaíba em Pindobaçu



Por volta das 5h da manhã desta sexta-feira, 28 de janeiro de 2016, um homem identificado como Jal morreu e outro como Gildo ficou ferido, vítimas de acidente de trabalho em uma mina na Serra de Carnaíba, município de Pindobaçu. Segundo informações, os dois homens realizavam furos nas rochas com um martelo. O acidente ocorreu quando um trabalhador tentou aprofundar um buraco, sem perceber que havia dinamite em seu interior, havendo a exploração. Jal morreu no local e Gilson foi foi socorrido com fraturas para um hospital de Juazeiro, mas, segundo informações, não corre risco.
Fonte: Augusto Urgente!

A partir de agora todas as barragens do estado serão operadas pela Companhia de Engenharia Hídrica e Saneamento (Cerb), vinculada à Secretaria de Meio Ambiente do Estado (Sema). O anúncio foi feito pelo secretário estadual de Infraestrutura Hídrica e Saneamento, Cássio Peixoto, acompanhado pelos secretários Jerônimo Rodrigues (Desenvolvimento Rural), Bruno Dauster (Casa Civil) e Victor Bonfim (Agricultura), durante reunião estratégica realizada no município de Ponto Novo, no centro norte baiano, com o objetivo de oferecer soluções para a segurança hídrica no Distrito de Irrigação de Ponto Novo.

O secretário informou ainda que a SIHS vai implantar o dispositivo Fusegate na Barragem de Ponto Novo ainda este ano, iniciativa que deixou satisfeitos prefeitos, produtores e lideranças presentes também no encontro, realizado na quinta-feira (28). A comitiva também visitou a barragem, que está vertendo atualmente 20 metros cúbicos/segundo (m3/s), mas alcançou o patamar de 97 no último dia 20, com uma lâmina de 48 centímetros de água acima do vertedouro. “Isto significa segurança hídrica para a região, porém, ainda em alerta quanto ao uso racional dessa água”, enfatizou Peixoto, informando que durante o pico das chuvas (dia 20), as barragens de Pedras Altas e França chegaram a verter 73 m3/s.

O secretário informou ainda sobre a barragem de São José do Jacuípe, próxima a Pedras Altas, que está com índices de água subindo. Atualmente, o local está com 49 milhões de metros cúbicos, ou seja, 14% da sua capacidade total de armazenamento, que estava em 1,17% no começo do ano. “A importância da chegada dessa água em São José do Jacuípe é que, com isso, teremos condições de dar suporte hídrico para abastecer a Adutora do Sisal, responsável por atender a 12 sedes municipais e mais 173 localidades da região, num total de 22 cidades, beneficiando 210 mil pessoas”.

A barragem de São José do Jacuípe é uma das maiores operadas pela Cerb, com 350 milhões de metros cúbicos. “O potencial de armazenamento de sua água suporta, inclusive,o volume que verte da barragem do França”, afirmou o secretário. Na última visita à região,em novembro de 2015, os dirigentes das SIHS acompanharam de perto uma realidade bem diferente devido à crise hídrica. “As barragens passavam por um período muito crítico, com curvas descendentes vertiginosas e ainda mais preocupantes em função do fenômeno El Nino, com falta de chuvas”, informou o diretor de Integração Municipal, Marcello Abreu. “As chuvas de agora são boas e nos dão um fôlego para concluir as obras e medidas anunciadas pela secretaria”.

Segundo o diretor, o cenário de outra importante barragem da Bacia do Rio Itapicuru e que desde 1989 não apresentava bons índices hídricos - a barragem de Jacurici. “Trata-se de uma grande, com 146 milhões de metros cúbicos, mais do triplo do volume de Ponto Novo e que também sangrou com essas chuvas, favorecendo a segurança hídrica na região”. Na sua avaliação, Governo do Estado tomou a decisão exata com a operacionalização das barragens por parte da Cerb.

Fonte: Ascom/Secretaria de Infraestrutura Hídrica e Saneamento (SIHS)

ESPORTE: DOMINGO TEM FUTEBOL NO PEDRO AMORIM EM SENHOR DO BONFIM


 VÁ  AO ESTADIO NESSE DOMINGO PRESTIGIAR  ESSE GRANDE JOGO


Petrolina terá mais um voo da companhia aérea Azul a partir de fevereiro


azul
O avanço da companhia aérea Azul para Pernambuco a  partir de fevereiro,  iniciará a operação de voos regulares para 12 novas cidades a partir da capital pernambucana.
O Centro de Conexões chamando de ‘Hub’ irá estabelecer uma relação diária com voos todos os dias incluindo o município de Petrolina, Juazeiro do Norte como voos diretos para São Paulo, Curitiba Goiânia, Ilhéus, Porto Seguro entre outras.
“Isso consolida Pernambuco e Petrolina e não tem como um destino turístico se consolidar, sem conectividade a ele. Esse anúncio veio para revelar o potencial econômico e turístico de Pernambuco”, ressaltou o Secretário de Turismo do Estado Felipe Carreras.
“O voos diretos acontecem em Petrolina e em breve Serra Talhada também estará habilitada e estamos com propósito de criar outro aeroporto no sertão pernambucano”, disse o Secretário.
As conversas para implantação de um hub do Nordeste no aeroporto internacional do Recife tiveram início em junho de 2015, quando a diretoria da Azul teve uma reunião com o governador do estado, Paulo Câmara, e o secretário de Turismo, Felipe Carreras. A localização estratégica, o pacote tributário (o estado reduziu alíquota do ICMS sobre querosene de aviação de 25% para 12%) e a demanda já existente foram fatores que pesaram na escolha da capital pernambucana para o projeto.
Pernambuco agora disputa o Hub internacional com os estados de Ceará e Rio Grande do Norte.

Homem é encontrado amarrado e Morto com marcas de tiros em Saúde



Nesta quinta feira 28 de janeiro de 2016, a polícia técnica esteve realizando o levantamento cadavérico de um Homem ainda sem identificação que trajava camisa amarela e short de listras foi encontrado morto atingido por disparos de arma de fogo e estava com as mãos amarradas.

A polícia investiga o crime e tenta buscar a identificação da vítima.

O corpo foi levado para a sala do IML de Jacobina, aguardando algum parente para reconhecimento.

fonte:diarioda chapada

Homem foragido da Penitenciária de Juazeiro é preso no bairro Pedro Raimundo em Petrolina


Equipes do MALHAS DA LEI do 5°BPM e Núcleo de Inteligência de Sertão-4 prenderam na tarde de ontem (28),  um homem de 22 anos em uma residência no bairro Pedro Raimundo, em Petrolina.
Isaías da Silva Pereira era foragido da penitenciária de Juazeiro-BA, onde o mesmo foi preso por posse ilegal de quatro carregadores de metralhadora e com uma grande quantidade de maconha na cidade vizinha.
Ele estava se escondendo em uma casa no Pedro Raimundo, onde foi efetuada a prisão, dando assim o cumprimento ao Mandado de Prisão contra o jovem.

Avião com Dilma perde sustentação e cai cerca de 100 metros, diz colunista


 Bocão News (Twitter: @bocaonews)
A presidente Dilma Rousseff (PT) e sua equipe levaram um susto quando voltavam essa semana de uma viagem ao Equador. Na divisa entre Amazonas e o Acre, o avião presidencial perdeu sustentação e sofreu uma queda de cem metros de altura. Houve pessoas sem cinto que bateram com a cabeça no teto.
Segundo o colunista Cláudio Humberto, do site Diário do Poder, o assessor para assuntos internacionais, Marco AurélioGarcia, ficou coberto do vinho que degustava na hora do incidente. Procurada, a Presidência se recusou a comentar.
O Grupo de Transportes Especiais da Força Aérea Brasileira, que cuida dos aviões que servem às autoridades, também não comentou o caso. A Força Aérea passou a bola para a Presidência da República. O Ministério da Defesa também não quis explicar o que aconteceu.
O luxuoso jato Airbus A319 de Dilma, comprado por Lula por R$ 156 milhões, é considerado um dos mais seguros do mercado da aviação.

Uma pessoa morre e quatro ficam feridas em acidente na BR-410 em Tucano


12553072_929403243810289_5204700536393191115_nUma mulher morreu e quatro pessoas ficaram feridas em um acidente na BR-410, próximo ao Buraco do Vento, localidade do município de Tucano/BA. Segundo a Polícia Rodoviária Federal (PRF), a tragédia ocorreu por volta das 12h00 desta quarta-feira (27/01).
O motorista do veículo, Edivio Almeida Silva, de 39 anos, foi socorrido e levado em estado grave para o Hospital Mariana Penedo, em Tucano. Já sua esposa, Shirley da Silva, de 32 anos, não resistiu aos ferimentos e morreu no local. Os outros três ocupantes eram os filhos do casal, sendo o mais velho de 16 anos e o mais novo de 14 anos. Eles também foram levados para a unidade hospitalar tucanense.
De acordo com informações, após o condutor perder o controle, o automóvel, um Kia Soul, cor cinza, ano 2011, de placa policial EUL 8981, com licença de São Paulo/SP, derrubou uma árvore, capotou e quebrou uma cerca de uma fazenda localizada às margens da BR-410, até subir em um pequeno barranco. Marcas de frenagem foram vistas próximo a um buraco na pista.
As vítimas voltavam do estado de Pernambuco e seguiam para Feira de Santana/BA, onde visitariam alguns parentes. O destino final da viagem seria a cidade de São Paulo/SP, local que são moradores.
Fonte: Rádio Povo Ribeira do Pombal
Foto: Beto Pazz

Pauloafonsino é morto durante confronto com a PM em Serrinha-BA; Cena forte


O pauloafonsino identificado como Genilson Mário da Silva, 25 anos, morador do BTN, foi morto durante um confronto com policiais militares, na madrugada desta quinta-feira(28) na BR 116, nas proximidades da entrada da cidade de Serrinha- BA.

Segundo informações, por volta de 01h40min, uma guarnição da CETO realizava uma operação de abordagens a veículos na entrada da cidade de Santa Bárbara, quando pediram a redução de velocidade de um veículo suspeito que naquele momento se aproximava da operação, mas o motorista não parou o carro.

De acordo com a Polícia Militar, os suspeitos estavam a bordo de um carro Siena, placa JPV-8978 São Sebastião do Passé. Após escaparem da blitz, os elementos fugiram em alta velocidade e foram perseguidos.

Outra guarnição da CETO foi alertada sobre a fuga dos suspeitos e montou um cerco aos criminosos no entrocamento da cidade de Lamarão. No local, os bandidos efetuaram vários disparos em direção da viatura e continuaram a fuga.
Cercados na entrada da cidade de Serrinha, o condutor perdeu o controle do veículo. Os elementos ainda tentaram escapar da perseguição e trocaram tiros com os militares, momento em que Genilsou acabou atingido e morreu no local. Após o comparsa ser morto,o outro elemento ainda não identificado conseguiu escapar. Nenhum policial ficou ferido durante o confronto.

Com ele, a PM apreendeu um revólver cal. 38, seis munições, quatro cartuchos deflagrados e um picotado, três petecas de cocaína, um relógio e um celular.

Todo material apreendido foi encaminhado para a Delegacia de Polícia de Serrinha, onde o caso foi registrado.
C.S.T

Procurador diz que novo vazamento em Mariana é mais grave do que a Samarco admite

O procurador da República em Minas Gerais, Edmundo Antônio Dias Netto Júnior, afirmou nesta quinta-feira, 28, que o novo deslizamento de lama da barragem da Samarco em Mariana é mais grave do que a empresa admite e prova que a mineradora não tem condições de garantir a segurança ambiental e da população. Conforme dados da Comissão das Barragens, da Assembleia Legislativa de Minas, 1 milhão de metros cúbicos de rejeitos de minério de ferro vazaram de Fundão na quarta-feira. A estrutura se rompeu em 5 de novembro, deixando 17 mortos e dois desaparecidos. Segundo o responsável pela área de licenciamento da Samarco, Marcio Perdigão, e o engenheiro da empresa, José Bernardo Vasconcelos, as estruturas da empresa não oferecem risco e seguem sendo monitoradas. A Samarco afirma ainda que o material que deslizou era "remanescente" de Fundão e não ultrapassou a barragem de Santarém. Para o procurador, o plano de emergência da Samarco precisa ser reavaliado. O plano atual foi enviado pela empresa à justiça de Minas Gerais nesta quinta-feira, 28. O documento foi solicitado dentro de ação movida contra a Samarco pelo Ministério Público Estadual (MPE). O material deveria ter sido entregue há cerca de 15 dias. À época, no entanto, a empresa entregou plano considerado "insuficiente" pelos promotores. A multa por dia de atraso é de R$ 1 milhão.

por Estadão Conteúdo 

Postagem em destaque

CONTINUA INTERNADO EM MINAS FILHO DO EMPRESARIO WENDEL DA PERFIL