domingo, 24 de janeiro de 2016

Acidente grave na BR 101, moradores de Itabuna estavam no carro

Acidente grave entre dois automóveis na BR 101, segundo informações dois óbitos de mulheres,uma delas de Jussari, e a funcionária do hospital Vânia Mariano Cardoso. Vânia era moradora do bairro Banco Raso na cidade de Itabuna. O acidente aconteceu na BR 101, entre o entroncamento de Jussari e Arataca. Outras duas pessoas foram levadas para o Hospital de Base.
Segundo informações uma criança também estava dentro do carro, a criança estava em companhia do pai e ficou internada no hospital de base . Foram feitas  tomografia  e raio x mas não teve nenhuma complicação apenas escoriações do lado direito do rosto.


Confusão entre pai e filho quase termina em tragédia em Cajazeiras; vítimas foram socorridas para o Hospital

O pai e o filho estavam bebendo no momento da confusão. A polícia militar está realizando diligências na tentativa de localizar e prender o acusado. Veja!

Uma briga entre o jovem Ítalo Mendes da Silva e o seu próprio pai Francisco José da Silva, mais conhecido como "Zeca do Detran", de 54 anos, por pouco não terminou em tragédia às 15h do sábado no bairro Jardim Oásis, zona leste da cidade de Cajazeiras, no Sertão da Paraíba.



De acordo com informações da Polícia Militar, os dois estavam bebendo juntos quando se envolveram em uma confusão. Durante a briga, o jovem pegou um pedaço de madeira e desferiu um golpe na cabeça do próprio pai que mesmo ferido conseguiu atingir o filho com uma pedrada na cabeça. Uma guarnição do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) esteve no local realizando atendimento às vítimas que foram socorridas para o Hospital Regional de Cajazeiras.

Zeca do Detran, recebeu alta e foi levado até a delegacia onde prestou depoimento ao delegado.

DIÁRIO DO SERTÃO
Fotos e vídeo de Ângelo Lima

Depois de desilusões amorosas, homem planeja casar com uma moto em Jacobina.

Neste domingo, 24 de janeiro de 2016, o jovem Vitor Barbosa Santos 26 anos, o popular Tiazinha do Jacobina Off Road esteve subindo as serras de Jacobina.

Tiazinha diz: "Aqui colocamos o nome de Topinho do Mundo. Essa é a terceira serra na região Sul depois do Cruzeiro e daqui se andamos mais um pouco, chegaremos no topo do mundo. Acreditamos que esse lugar maravilhoso seja o mais alto de Jacobina, pois daqui da pra ver o Pico do Jaraguá bem pequeno e abaixo".

Depois de desilusões amorosas, Tiazinha fala que está curtindo um momento solteiro com a sua inseparável amiga de 250 cilindradas. Diz que os chifes lhe tiraram o sono, mas, que está aberto a um novo relacionamento, se pintar alguém que toque o seu coração.

Durante um bate papo pelo aplicativo WhatsApp, o carismático Tiazinha disse que se não aparecer ninguém interessante em 2016, que vai realizar uma cerimônia e se casar com a sua moto CRF 250Cc, companheira inseparável.
Augusto Urgente! Mostrando o cotidiano do nosso povo

RIO ITAPICURU SE ELEVA, INVADE RUAS E DEIXA PONTE INTRANSITÁVEL EM QUEIMADAS


O nível do Itapicuru continua subindo após as chuvas que caíram nos últimos dias na região. Na noite deste sábado (23), a água alagou ruas do município de Queimadas e começou a invadir as residências. Várias famílias tiveram que deixar suas casas levando pertences e móveis antes da água invadir totalmente as residências e estão sendo abrigadas em escolas ou em casas de familiares. Segundo relatos de moradores de Queimadas, esta já é a maior cheia do Rio Itapicuru desde o ano de 1989, quando várias ruas e avenidas do município foram invadidas pelas águas após o transbordamento do rio. 
A situação é mais preocupante em localidades ribeirinhas como as ruas Aroldo Freitas Lantyer e Cícero Pedreira (Baixa do Cacete), além da Avenida São José. O número de afetados e o relatório da situação no município não haviam sido divulgados pela prefeitura até a publicação desta reportagem. 
A cheia do Itapicuru também poderá levar à interdição da ponte que liga as cidades de Queimadas e Cansanção, na BA-120, no início da madrugada deste domingo (24). A medida está sendo adotada pela Polícia Militar por questão de segurança, já que a água ameaça invadir a ponte. 

Redação Notícias de Santaluz // Fotos: Zé Bim

Bombeiro morre afogado durante resgate no Rio Jacuípe


Um bombeiro militar do 2º GBM morreu afogado neste sábado (23) durante trabalho de resgate no Rio Jacuipe, em Feira de Santana. O fato aconteceu por volta das 15h45, no bairro Três Riachos.

O soldado Eduardo Santos Góis, 32 anos, ainda foi socorrido por prepostos que o acompanhavam e recebeu os primeiros atendimentos, mas não resistiu e morreu antes da aeronave do Grupamento Aéreo da Polícia Militar (Graer) chegar  ao local.O corpo foi encaminhado pelo Graer para o Departamento de Polícia Técnica de Feira (DPT).

Segundo informações de amigos, ele estava de folga e trabalhando no setor administrativo, mas como é especialista em resgate foi chamado para socorrer moradores que estavam ilhados e jogou a corda no rio para resgatá-los. Quando estava atravessando, a correnteza o jogou sobre uma pedra e houve o acidente.

Eduardo dava aulas de resgate e primeiros socorros no Corpo de Bombeiros e estava concluindo o curso de Direito. Inclusive ele apresentou ontem o trabalho de monografia.

Entenda o caso
Eduardo já tinha conseguido resgatar duas pessoas, mas foi arrastado ao tentar chegar à terceira vítima. As pessoas ilhadas foram resgatadas posteriormente sem ferimentos. O Corpo de Bombeiros informou que o procedimento foi realizado corretamente, porém na segunda tentativa a corda prendeu numa rocha por conta da força da água e mesmo depois de cortada a corda continuou prendendo o bombeiro.
“O BM que estava preso ficou atrás de uma pedra e ainda estava sinalizando que estava bem, depois a água começou a cobri-lo e não conseguiu soltar o mosquetão. A equipe em terra cortou a corda e mesmo assim ele ficou preso. Depois outro soldado num ato heroico com o colete salva-vidas lançou-se no rio sob forte correnteza e chegou na pedra onde estava o companheiro. Mergulhando, encontrou a corda tocando em sua perna e localizou o BM Eduardo coberto pela água. Liberou o mosquetão e conseguiu levá-lo para a ilhota. Depois foi iniciado o protocolo de RCP até a nossa chegada com a aeronave”, informou o subtenente Ricardo Cruz. Fonte: Acorda Cidade.

Colisão entre carro e moto deixa um gravemente ferido na Av Centenário em Jacobina



Um acidente grave foi registrado por volta das 2h da madrugada deste domingo, 24, na Avenida Centenário, próximo ao bairro Nazaré.

Uma motocicleta com dois jovens colidiu frontalmente contra um veículo Eco Sport. O condutor da motocicleta, identificado como Jonatas Ferreira da Cruz, sofreu fratura exposta na perna e foi socorrido pelo Samu para a emergência do HMATS. O passageiro, Ian Lago Pereira, sofreu escoriações e também foi socorrido.


Segundo informações da Polícia Rodoviária Estadual (PRE), os dois jovens trafegavam em alta velocidade e haviam desobedecido ordem de parada no bairro Jacobina II, quando passavam no local de outro acidente. Ainda segundo a PRE, o passageiro estava sem o capacete no momento do acidente.

Jonatas Ferreira da Cruz aguardava regulação e seria transferido para Salvador devido a gravidade da fratura na perna direita.
Fonte: Jacobina Notícias.

UM HOMICÍDIO E UMA TENTATIVA NA NOITE DESTE SÁBADO DE CARNAVAL EM JUAZEIRO

Por volta das 19 horas deste sábado (23), terceiro dia do Carnaval de Juazeiro, um jovem identificado como Cláudio Carvalho, foi alvejado por vários disparos de arma de fogo no bairro Piranga II por uma pessoa que fugiu sem ser identificada. O mesmo foi socorrido por populares para o Hospital Regional de Juazeiro onde se encontra internado.
HOMICÍDIO

Já por volta das 21:30h deste sábado foi perpetrado um homicídio entre as ruas 1 e 2, próximo à igreja do bairro Lomanto Júnior em Juazeiro. De acordo com informações de populares a vítima ainda não identificada teria sido surpreendida pelas costas, sem chances de defesa e recebeu vários disparos de arma de fogo.
A equipe do SAMU (Serviço de Atendimento Médico de Urgência) foi até o local e verificou que já não havia os sinais vitais, com isso o Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa foi acionado bem como o IML-Instituto Médico Legal se deslocou ao local do crime para remoção do corpo.
Os organismos de segurança ressaltam que ambas as situações não tem qualquer relação com o Carnaval de Juazeiro cuja realização segue sem problemas, apenas com os fatos corriqueiros.

ESTRUTURA AO REDOR DA PONTE DA LAGOA DO BOI É LEVADA PELAS CHUVAS

Diversos leitores estão solicitando que o Blog poste a informação de que está impossível trafegar na BR-235, trecho entre Juazeiro e Pinhões, porque a estrutura ao redor da ponte na comunidade de Lagoa do Boi foi levada pelas chuvas e com isso abriu-se uma enorme cratera e pode provocar acidentes.
Segundo informações a pista foi sinalizada, mas até o momento pouca gente sabe dos problemas mais recentes que ocorrem naquela via. Há relatos de que algumas pessoas quase são colhidas pela enorme cratera em razão desse desconhecimento do problema

MÁRCIO JANDIR FOI VÍTIMA DE SEQUESTRO EM JUAZEIRO

O advogado e pré-candidato a prefeito de Juazeiro pelo Democratas Márcio Jandir já está em casa, bem, apenas com algumas pequenas escoriações. Ele foi sequestrado por volta do meio-dia deste sábado (23), em pleno centro da cidade, na rua Francisco Martins Duarte por dois jovens que portavam revólveres e que alegavam apenas querer o veículo, um Pajero Branco, para praticar assaltos a banco.
Ao tomar conhecimento do fato o Blog manteve contato com Márcio Jandir que esclareceu o sufoco que passou o tempo todo que esteve sob domínio dos meliantes, embora houvesse a promessa de que seria liberado na saída da cidade.
Ao passar por Izacolandia, Santa Maria da Boa Vista e chegar em Salgueiro, Márcio disse ter percebido que eles iam solicitar resgate ou matá-lo, tendo em vista o fato de ter visto os seus rostos. Quando o condutor do veículo diminuiu a velocidade num contorno que dá acesso à cidade pernambucana de Salgueiro, Márcio alegou que abriu a porta, se jogou na pista e saiu correndo até um posto de combustível e dali já numa viatura da polícia foi até a delegacia prestar queixa;
Jandir concluiu explicando que os bandidos levaram o seu celular, o veículo e alguns documentos, entre elas, a carteira da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil). “Eles não me conheciam, não sabiam nada de mim. Eu estava no lugar errado, na hora errada e fui vítima desta situação que tem afetado outras pessoas. Várias foram assaltadas no centro de Juazeiro e estes portavam armas enormes e isso não pode acontecer em pleno centro da cidade” lamentou Márcio Jandir.
“Eu agora estou bem, com a minha família, recebendo a solidariedade de amigos e correligionários. Não desejo isso para ninguém Geraldo” concluiu Jandir.

Chesf mantém vazão na barragem de Sobradinho

Mesmo com aumento do volume, empresa não cogita liberar mais água para uso dos produtores rurais e para o consumo humano

Chuvas na bacia do Rio São Francisco devem elevar o volumu útil  da barragem de Sobradinho para 6¢ este mês
Chuvas na bacia do Rio São Francisco devem elevar o volume útil da barragem de Sobradinho para 6¢ este mês
As últimas chuvas registradas na bacia do Rio São Francisco deverão elevar o volume útil do lago da barragem de Sobradinho de 3,5% para 6% até o final deste mês. Diante da recuperação do reservatório, a Companhia Hidro Elétrica do São Francisco (Chesf) não precisará reduzir a vazão atual de 800 metros cúbicos por segundo. Mesmo com o aumento do volume útil, a companhia não cogita liberar mais água para o uso dos produtores rurais e para abastecimento humano. Atualmente a maior barragem do sistema Chesf gera energia com apenas duas das seis máquinas porque a crise hídrica não permite maior produção da usina. O volume total do reservatório de Sobradinho é de 34 bilhões de metros cúbicos, sendo 28 bilhões metros cúbicos utilizados para a geração de energia, quando a situação hídrica é normal.

O diretor de Operação da Chesf, José Ailton de Lima, explicou que a atual condição do volume útil do reservatório ainda não dá segurança para a companhia aumentar a vazão da barragem. “O volume últil de 3,5% não é suficiente para dizer que superamos o risco. Até termos um volume útil que dê garantia para atravessar o período seco (a partir de abril) a vazão ficará como está, em 800 metros cúbicos”. Segundo ele, a Chesf fará nova avaliação do quadro hídrico no final de fevereiro, para mensurar se o volume de chuvas na calha do Rio São Francisco vai elevar o nível do reservatório de Sobradinho, cuja capacidade de geração é de 1.050 megawatt (MW).

A atual vazão da barragem da hidrelétrica de 800 metros por segundo preocupa o Comitê de Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco, porque reduz a liberação de água para o uso dos pequenos agricultores e para a população ribeirinha. Anivaldo Miranda, presidente do Comitê, diz que a atual vazão de Sobradinho é considerada crítica. Ele alerta para o agravamento da situação, se as chuvas não se confirmarem em fevereiro e for necessário diminuir a vazão da barragem. “Se a situação chegar ao extremo, a ANA (Agência Nacional das Águas) vê a possibilidade de diminuir a vazão até 500 metros cúbicos por segundo para evitar o uso do volume morto”, diz.

Miranda diz que o Comitê está preocupado com novas reduções de vazão em Sobradinho. “A atual vazão de 800 metros cúbicos por segundo já atinge fortemente o ecosistema e os outros usos múltiplos das águas no submédio São Francisco. Além de aumentar a cunha salina no rio e reduzir a captação de água para o abastecimento humano”. Ele destaca que o Comitê de Bacia Hidrográfica do São Francisco quer outras alternativas à redução de vazão, como a restrição de outorgas que foi adotada no Rio Paraíba do Sul.

Pelos últimos dados liberados pela Chesf, os maiores reservatórios da bacia do São Francisco no Nordeste estão com a seguinte situação: Sobradinho com 3,49% V.U. (volume útil) e Itaparica com 22,69% V.U. Segundo a companhia, estes são valores mínimos verificados para o período no histórico da Chesf. Em relação à capacidade de geração, a empresa informa que o atendimento da Região Nordeste está assegurado com a utilização de recursos energéticos atualmente disponíveis, sendo estes: geração hidráulica, térmica, eólica e intercâmbios de outras regiões. A usina térmica de Camaçari vem operando normalmente.

Antônio Gonçalves: vereador perde mandato por faltas




José Ribeiro, de Caldeirão do Mulato perdeu a sua cadeira de vereador na Câmara Municipal de Antonio Gonçalves (AG Notícias)

Suplentes de vereador da Câmara Municipal de Antonio Gonçalves, ao perceberem que alguns dos vereadores estavam faltando com frequência às sessões, resolveram requerer seu direito à vaga.

Segundo o regimento interno da Câmara, o vereador que tiver mais de um terço de faltas durante a sessão legislativa, perde o mandato por ordem sumária do presidente.
Foi o que aconteceu em Antonio Gonçalves. O presidente da Câmara respaldado em requerimento impetrado pelo suplente Sergio Santos, constituiu comissão para averiguação das faltas. Comprovada a existência de mais de um terço durante o exercício de 2014, o presidente declarou extinção do mandato do vereador José Ribeiro de Souza Neto.

Diante da decisão, o suplente Sergio Santos foi notificado pela Câmara Municipal a tomar posse no dia 26 de janeiro de 2016.

Após anos de estiagem, Açude de Camandaroba transborda; centenas de pessoas acompanham

20160123135918
Após longos anos de estiagem, o Açude do Jacurici (Açude de Camandaroba) que fica na divisa dos municípios de Cansanção Itiúba, na região Norte da Bahia, transbordou na tarde deste sábado (23).
A população ribeirinha e centenas de moradores dos dois municípios, já com a certeza de que o açude iria transbordar devido as fortes chuvas que caíram na região, lotaram o “Sangrador” para acompanhar o momento que foi marcado por muita emoção.
Implantada no rio Jacurici, o açude que é uma fonte de riqueza inesgotável, cobre uma superfície de 1.974 ha e acumula um volume de 146.819.000 m³/s sendo 1/ 1.000.000m³ de reserva intangível, oferece um potencial hídrico para irrigar cerca de 2.000 ha.
20160123135546
20160123135545
Por: Portaldenoticias.net (Fotos: WhatsApp)

Iniciada obra de recuperação da ponte em Riachão do Jacuípe


Teve início na manha deste sábado (23) a obra para recuperação da ponte em Riachão do Jacuípe, na BR-324. Após fortes chuvas na região, a cabeceira da ponte não resistiu a força da água do Rio do Boqueirão e acabou cedendo.

A rodovia BR-324 foi interditada pela Polícia Rodoviária Federal (PRF) e muitos motoristas decidiram retornar da viagem que fariam com medo da força da água e as chuvas que caiam na região. Outros optaram por continuar a viagem por trechos mais longos, em outras rodovias, tanto para quem seguia em direção à capital do estado como para o interior.

Segundo a Secretaria de Administração de Riachão do Jacuípe, até a noite de ontem, quase 200 famílias estavam desalojadas. Os desabrigados foram levados para escolas, ginásios de esportes e o Centro de Referência de Assistência Social (Cras) do município.

Mudança nas rotas
A PRF orienta os motoristas que seguem de Jacobina/Capim Grosso para Salvador, pela BR-324, a acessarem a BA-418, região de Cabaças até a BA-409, chegando na cidade de Serrinha. Em seguida, basta seguir até Feira de Santana e continuar a viagem para a capital. Uma segunda opção é a BA-052, conhecida como Estrada do Feijão, que dá cesso direto à Feira de Santana.

Jacobina Notícias

Moradores de povoados em Campo Formoso protestam contra estrutura de pista em construção

1
Os moradores do povoado de Toca da Novilha, interior de Campo Formoso, estão revoltados com a empresa PMB Engenharia, responsável pela obra na estrada que liga Tiquara a Lagoa do Porco. O motivo é que a empresa não fez manilha de escoamento de água e com as fortes chuvas que atingiram a região, acabou alagando tudo, casas, motores de sisal, campos de fibra (veja as imagens abaixo) e causando até a mortes de pintos.
Os moradores fecharam a estrada, cavaram uma enorme valeta para impedirem a passagem de veículos e pedem imediatamente a presença do prefeito e dos responsáveis pela empresa para tomarem as devidas providências e temem que com a continuidade da chuva piore a situação.
12565565_837651106344106_6369165033043488943_n
12509551_837651206344096_8445877843482932837_n
12573107_837650983010785_2442567429392353499_n
Tiquara News

ITIÚBA: SOBE PARA 17 O NÚMERO DE DESABRIGADOS NO POVOADO DE PICOS

Subiu para 17 o número de famílias desabrigas no Povoado de Picos Município de Itiúba.do Povoado, outras localidades como as Fazendas Poço Dantas e Água Verde também tiveram casas levadas pela enchente.




A tragédia que assolou a localidade aconteceu na ultima sexta - feira (22/01/2016), segundo o relato de moradores, tudo aconteceu muito rápido em questão de 5 minutos a água subiu repentinamente e inundou o referido Povoado.
Algumas famílias perderam tudo, inclusive documentos pessoas, outras conseguiram tirar muito pouca coisa, pois no momento da enchente um fio de alta tensão caiu na água e dificultou o acesso as casas, logo em seguida o padrão principal entrou em curto e pegou fogo, deixando a rua sem energia elétrica. 
Ainda segundo os moradores uma tragedia maior não ocorreu por conta da enchente ter sido durante o dia.
Algumas autoridades já estiveram no Povoado como O Prefeito Silvano Santos (Banga), Vice Prefeito José Francisco (Zé do Rádio), o Presidente da Câmara de Vereadores Antônio Carlos (Toinho), o Vereador Emanoel do Netinho e o Secretário de Assistência Social Otaviano.
Uma reunião acontecerá ainda na tarde deste sábado com a Defesa Civil, moradores do Povoado, e Autoridades para buscarem a melhor maneira de apoiar as vitimas, e se há necessidade de isolamento da área, já que outras casas ainda correm risco de desabamento.

Os moradores da parte alta do povoado foram muito solidários com as vitimas e estão ajudando desde o inicio, guardando alguns pertences e abrigando algumas pessoas, algumas famílias estão na Escola da localidade.

As imagens a baixo são muito fortes, pois mostram um cenário de total destruição na localidade.
Video 

































CIDADE EM NOTÍCIAS

Postagem em destaque

CONTINUA INTERNADO EM MINAS FILHO DO EMPRESARIO WENDEL DA PERFIL