segunda-feira, 14 de novembro de 2016

SAÚDE: CRESCIMENTO DE CASOS DE SÍFILIS VOLTA A SER REGISTRADO NO BRASIL


Entre 2014 e 2015, os casos de sífilis adquirida (em adultos) cresceram 32,7% no Brasil. A informação é do último boletim epidemiológico do Ministério da Saúde. De acordo com o levantamento, entre as gestantes, o aumento foi de 20,9%. No mesmo período, as infecções por sífilis congênita — transmitida pela mãe ao bebê — subiram 19% no mesmo período.

A diretora do Departamento de Vigilância, Prevenção e Controle das DST, Aids e Hepatites Virais, Adele Benzaken, afirmou que a elevação dos casos foi uma surpresa. “O que caracteriza uma epidemia é quando se tem um aumento no número de casos num determinado período de tempo. A sífilis não vinha num patamar de eliminação, mas seguia estável e, de repente, surgiu um maior número de casos”, declarou.

Ainda segundo ela, a sífilis é uma doença de notificação compulsória – qualquer caso deve ser obrigatoriamente relatado. Para a diretora, tem se observado nos últimos cinco anos um crescimento do número de casos dessas três notificações, inclusive da congênita.

Metro1

Nenhum comentário:

Postagem em destaque

CONTINUA INTERNADO EM MINAS FILHO DO EMPRESARIO WENDEL DA PERFIL