sexta-feira, 19 de agosto de 2016

Antônio Gonçalves:CPT de Bonfim denuncia invasão de mineradora no interior de Antonio Gonçalves

Em Mucambo, comunidade tradicional de Fundo e Fecho de Pasto do município de Antônio Gonçalves, berço de muitas nascentes que formam a Bacia do Rio Itapicuru e abastecem a milhares de pessoas no Estado, uma mineradora, que ninguém sabe informar o nome, entrou na área da comunidade sem autorização, está abrindo uma estrada que, segundo relatos, causará e já está causando danos às comunidades devido ao desmatamento e a ameaça de aterrar o rio que corta a comunidade.
Ontem (18), a Comissão Pastoral da Terra (CPT) de Bonfim, se reuniu com moradores e visitou a área onde foi construída a estrada e que foi cercada por funcionário da empresa (orientado a não revelar o nome). Moradores disseram que os representantes da referida empresa alegam ter licença, autorização da associação e que comprou a área.
Mucambo existe há mais de duzentos anos. Suas famílias vivem da criação de animais, da agricultura, do uso comum da terra e lutam com garras para defender o seu território.
“Não vamos permitir que mineradora ou similares invadam nossa área, são cinco comunidades que usufruem do território de fundo de pasto ameaçado pela mineradora, precisamos dele para viver! Se a mineradora se instalar na região do Mucambo, vai prejudicar vários municípios como Saúde, Pindobaçu, Jacobina, Campo Formoso, Antônio Gonçalves e várias comunidades que recebem as águas de nossas nascentes”, afirmou uma moradora durante a reunião.Fonte:CPT

Nenhum comentário:

Postagem em destaque

CONTINUA INTERNADO EM MINAS FILHO DO EMPRESARIO WENDEL DA PERFIL