sábado, 26 de março de 2016

Para Ciro, Lula no governo é uma 'estupidez inominável' e só um milagre salva o Brasil

Em entrevista ao Estado de S. Paulo, ex-governador avaliou o atual cenário e disse que a presidente cometeu três erros grave
B
Para Ciro, Lula não tem chances de reaglutinar a base alidada da presidente ( Foto: José Leomar )
O ex-governador do Ceará e ex-ministro Ciro Gomes (PDT-CE) classificou a ida do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva para um ministério do governo Dilma como uma “estupidez inominável” que acelerou oprocesso de impeachment da petista. Em entrevista ao jornal Estado de S. Paulo, Ciro afirmou ainda que “só um milagre salva a nós, brasileiros” do impeachment de Dilma. "A queda dela é a ruptura da democracia e o nascimento de um governo ilegítimo', disse.
Para Ciro, Lula não tem chances de reaglutinar a base alidada da presidente e sua chegada ao governo acelerou a construção de um consenso que não existia. Questionado se o ex-presidente é culpado pela crise por voltar ao governo ou pela composição política que articulou, o pedetista afirma que as duas situações contribuíram. 
“As duas coisas. Montar uma aliança política, loteando o governo, sabendo que o cara vai roubar. A última vez que eu conversei com ele sobre esse tipo de assunto e me afastei foi quando ele decidiu nomear um cara do Eduardo Cunha para Furnas. E agora essa loucura de inventar de vir para o governo, confundindo República com coisa particular”, afirmou.
“Dilma está cometendo três gravíssimos erros”, avalia Ciro
Na entrevista ao periódico paulista, o ex-governador avaliou o atual cenário como uma “marcha de insensatez” que começou com a nomeação de Lula para a Casa Civil e está ladeado pela atuação do juiz Sergio Moro, responsável pelas investigações da Operação Lava-Jato, e pelas decisões do ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal (STF). 
“Começa com essa desbaratada ideia de trazer o Lula para dentro do governo. De outro lado, você tem um juiz que é importantíssimo para o Brasil: a obra do juiz (Sérgio) Moro é muito importante, será referência histórica se ele não jogar isso tudo fora. De outro, temos um ministro do Supremo Tribunal Federal, que é o ministro Gilmar Mendes, que fica ao descuidado daquilo que é a ultima saída dos brasileiros que pensamos com equilíbrio, que é a confiança de que o Supremo vai corrigir essa marcha da insensatez”, disse.
Sobre o papel de Dilma neste cenário, Ciro Gomes afirmou que a presidente está cometendo três erros gravíssimos. São estes: a “ruinosa administração da economia”, “falha nas projeções dos sinais de decência da coisa pública” e “destruição da esperança da sociedade, que foi construída nos últimos 12 anos por coisas práticas”.
Articulação do PMDB e PSDB
Ciro Gomes revelou que esteve reunido com a presidente nesta semana e a mandatária pediu a sua ajuda para barrar o impeachment. O ex-ministro afirmou ainda que a queda de Dilma Rousseff é “a ruptura da democracia e o nascimento de um governo ilegítimo”. Acerca da articulação que está sendo feita pelos partidos PSDB e PMDB, Ciro alegou que eles estão tentando, dentre outros itens, acabar com a Operação Lava-Jato.
“A democracia precisa saber que o (procurador-geral da República, Rodrigo) Janot conseguiu mil contas na Suíça de políticos de tudo que é de partido. Eles estão fazendo jantares em Brasília e conversando explicitamente que é preciso acelerar o impeachment, derrubar a Dilma e sinalizar que a Lava-Jato concluiu sua finalidade e está na hora de encerrá-la”, afirmou. 
diario do nordeste

Nenhum comentário:

Postagem em destaque

CONTINUA INTERNADO EM MINAS FILHO DO EMPRESARIO WENDEL DA PERFIL