terça-feira, 22 de março de 2016

ARTIGO: 22 DE MARÇO É O DIA MUNDIAL DA ÁGUA


Hoje é um dia importante para nosso Planeta. Nossa maior fonte de vida. Nosso recurso essencial, que garante a sobrevivência das espécies.

Criado em 1992 pela ONU (Organização das Nações Unidas), hoje é também, o dia da consciência pública que deve ser provocada com perguntas simples: Como estamos utilizando a água? Estamos garantindo que ela seja preservadae protegida para garantir aos futuros habitantes de nosso planeta os suprimentos necessários para a sobrevivência das espécies?

Foi criada também, a Declaração Universal dos Direitos da Água. Esta declaração vem, através da Educação e do ensino, desenvolver ações que garantam direitos e deveres de todos os povos ao reconhecimento da água como nosso maior patrimônio.

Conheça abaixo, alguns artigos da Declaração:

Art. 1º - A água faz parte do patrimônio do planeta;
Art. 2º - A água é a seiva do nosso planeta;
Art. 3º - Os recursos naturais de transformação da água em água potável são lentos, frágeis e muito limitados;
Art. 4º - O equilíbrio e o futuro de nosso planeta dependem da preservação da água e de seus ciclos;
Art. 5º - A água não é somente herança de nossos predecessores; ela é, sobretudo, um empréstimo aos nossos sucessores;
Art. 6º - A água não é uma doação gratuita da natureza; ela tem um valor econômico: precisa-se saber que ela é, algumas vezes, rara e dispendiosa e que pode muito bem escassear em qualquer região do mundo;
Art. 7º - A água não deve ser desperdiçada nem poluída, nem envenenada;
Art. 8º - A utilização da água implica respeito à lei;
Art. 9º - A gestão da água impõe um equilíbrio entre os imperativos de sua proteção e as necessidades de ordem econômica, sanitária e social;
Art. 10º - O planejamento da gestão da água deve levar em conta a solidariedade e o consenso em razão de sua distribuição desigual sobre a Terra.

Em números atualizados, nosso planeta possui mais água do que terra, mas apenas 0,77% das reservas estão disponíveis para o consumo humano. Mais de 20% da população não tem acesso à água limpa e milhares de crianças morrem diariamente por problemas de higiene e saneamento básico.

A escassez e a baixa qualidade da água causam conflitos sociais e verdadeiros transtornos para as sociedades que não tem acesso a este líquido precioso. A necessidade de garantir atividades de conscientização pública e privada, através da divulgação desta data e de eventos que possam garantir a conservação dos recursos hídricos é fundamental no processo de reconhecimento da correta utilização da mesma.

Conscientizar as sociedades no uso racional dos mananciais, conscientizar os governos através de políticas públicas que garantam mais condições de vida, como por exemplo, saneamento básico e de higiene, são fundamentais para garantir que gerações futuras sobrevivam em harmonia e possam usufruir de nossa maior fonte de vida.

Viva a Água! Viva a Vida!

André Miranda
Presidente do Partido Verde de Senhor do Bonfim

Nenhum comentário:

Postagem em destaque

CONTINUA INTERNADO EM MINAS FILHO DO EMPRESARIO WENDEL DA PERFIL