quinta-feira, 18 de fevereiro de 2016

BONFIM: FORÇA TAREFA CONTRA TRÍPLICE EPIDEMIA ENVOLVE ACOES DE TODAS AS SECRETARIAS MUNICIPAL DE BONFIM


A Secretaria Municipal de Saúde de Senhor do Bonfim reuniu, na última quarta-feira (17), com a Coordenação de Endemias, Câmara de vereadores, Vigilância Epidemiológica, Núcleos de Apoio à Saúde da Família (NASF), e com as secretarias de Administração, Infra-estrutura, Meio Ambiente, Educação, Ação Social, para acordarem sobre o Plano de Contingência de Combate a Dengue, Febre Chikungunya e Zika Vírus, já que todas essas doenças são provocadas por um transmissor em comum, o mosquito Aedes Aegypti.

O encontro realizado na sede da secretaria de saúde do município tinha por objetivo estabelecer estratégias de organização dos serviços pertinentes ao combate às epidemias e o envolvimento da sociedade civil nas mobilizações.

Entre as medidas emergenciais estão campanhas de mobilização nas ruas e escolas, com distribuição de panfletos, manejo ambiental nos principais bairros da cidade e instruções com os cuidados do quintal, calhas, cisternas abertas e lixo jogado nas ruas, terrenos baldios e dependências domiciliares.

Na reunião ficou definido o Mutirão de Limpeza em parceria com a comunidade, que acontecerá na próxima sexta-feira (19), a partir das 08:00, com saída da Praça Nova do Congresso em direção ao bairro da Gamboa. Já no sábado 9:20, acontecerá panfletagem na Feira Livre.

De acordo com o Coordenador de Endemias, José Rodrigues para evitar novos casos de contaminação o plano também vai agilizar as visitas em locais propícios para proliferação, como os terrenos baldios, com ação de recolhimento das sujeiras nos “faxinaços”. “Nas casas fechadas serão procurados os responsáveis, caso não encontre o Ministério Público será acionado”, explicou.

O Controle de Endemias informa que a cidade precisa ter cuidados redobrados, devido ao grande numero de pessoas com resultados confirmados das doenças.

A Secretária de Saúde do Município, Ana Laura Curci, disse que o plano desenvolvido pelo município visa capacitar inicialmente um Articulador indicado por cada secretaria envolvida com orientações básicas do combate ao mosquito para trabalhar todas as áreas de prevenção.

170 Agentes Comunitários de Saúde (ACS) já iniciaram a capacitação para atuarem como Agentes de Combate às Endemias (ACE).

O Plano de contingência deve contar com profissionais de todas as áreas, não só da saúde.

Os Agentes de Endemias alerta a todos os moradores que precisam cuidar de suas casas que em caso de difícil acesso ou suspeita de risco a população deve ligar para o disque dengue no telefone (74) 3541-8270 e denunciar o caso.

COMBATER O MOSQUITO É UM DEVER DE TODOS, UNIDOS SOMOS MAIS!

por - Marlon Reis

Nenhum comentário:

Postagem em destaque

CONTINUA INTERNADO EM MINAS FILHO DO EMPRESARIO WENDEL DA PERFIL