quinta-feira, 14 de janeiro de 2016

IBAMETRO REALIZA OPERAÇÃO VERÃO


O Instituto Baiano de Metrologia e Qualidade (Ibametro), órgão delegado do Inmetro na Bahia e autarquia da Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDE), está realizando, no período de 11 a 19 de janeiro, a Operação Verão. O objetivo é intensificar a fiscalização de produtos pré-medidos (embalados na ausência do consumidor) amplamente consumidos pela população na estação mais quente do ano. Entre os produtos, a prioridade são os repelentes, largamente utilizados em viagens pelo litoral e interior do estado, em função das diversas doenças transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti. Outros artigos fiscalizados são: protetores, bloqueadores e bronzeadores solares, refrigerantes diversos e cervejas. A Operação acontece na capital baiana.

Durante a Operação, os técnicos do Ibametro percorrem estabelecimentos comerciais, tais como supermercados, mercadinhos de bairros e farmácias em vários bairros de Salvador para verificar se os produtos estão sendo vendidos com a pesagem correta, ou seja se a quantidade ( em mililitros ou em gramas) contida dentro da embalagem está de acordo com o que diz o rótulo do produto.


O diretor-geral do órgão Randerson Leal destaca a importância da fiscalização, em função do aumento da demanda por esses produtos neste período do ano. “Estamos ampliando os esforços, sobretudo na fiscalização dos repelentes em virtude da queixa dos pais de não encontrar produtos disponíveis no mercado. Há indícios de que a indústria esteja segurando os produtos para aumentar os preços. Então, vamos verificar se está havendo fraude na quantidade do produto vendida nas embalagens, lesando consumidores”, detalha.


A coordenadora de produtos pré-medidos do Ibametro, Cintia Lé, explica: “Colhemos amostras desses produtos para exame metrológico em laboratório. A reprovação no exame resultará na emissão de auto de infração que poderá gerar multa para os fabricantes dos produtos, que terão dez dias para apresentar a defesa junto ao IBAMETRO”.


Os consumidores devem denunciar ao Ibametro os produtos suspeitos para que seja feita apuração. As denúncias podem ser feitas pelo Disque Ibametro 0800 071 1888.

Ascom – Ibametro

Nenhum comentário:

Postagem em destaque

CONTINUA INTERNADO EM MINAS FILHO DO EMPRESARIO WENDEL DA PERFIL