sábado, 9 de janeiro de 2016

Artesão morre queimado após dois homens incendiarem barraca onde acampava



O artesão César Alves Borges, 24 anos, morreu nesta quinta-feira (7), no Hospital Geral de Santo Antônio de Jesus, no Recôncavo Baiano. Ele foi internado depois de ter 70% do corpo queimado. No momento do ataque, César estava em uma barraca onde acampava, no município de Itacaré, incendiada no último domingo (3). O artesão era natural de Jequié e estava em Itacaré desde o dia 31 de dezembro de 2015. 

Segundo a jornalista e prima da vítima, Camila Borges, 29, o artesão estava desempregado e havia viajado para Itacaré para vender uns quadros pintados por ele. "Ele passou o Natal aqui em casa e a gente pediu para ele não ir, mas ele disse que iria e que ia acampar", informou a prima. 

O crime aconteceu na madrugada do domingo (3), na Praça das Mangueiras, no bairro da Pituba. Apesar de familiares terem pagado um camping para César, o artesão preferiu pôr sua barraca na praça de Itacaré por causa de seus quadros.

No meio da madrugada, dois suspeitos, sendo um adolescente de 17 anos, colocaram fogo no artesão e na barraca dele, segundo informou a polícia. "Ele levantou de madrugada pegando fogo. Eles [os criminosos] abriram a barraca e jogaram gasolina dentro e em cima dele", informou Camila. Após conseguir escapar da barraca, César pediu ajuda a uma ex-namorada, com quem tem um filho de 5 anos, e foi levado para o Hospital Municipal de Itacaré. De lá, devido a gravidade das lesões, César foi transferido para o Hospital Regional de Ilhéus. Na segunda-feira (4), o artesão foi transferido novamente para o Hospital Geral de Santo Antônio de Jesus. 

"Em Ilhéus, consegui falar com o enfermeiro que me disse que não havia risco de amputação nenhuma. No hospital de Ilhéus ele ficava no corredor. A minha prima que é médica conseguiu a transferência dele para o Hospital Geral de Santo Antônio de Jesus. Na quarta-feira, ele estava fazendo fisioterapia e mexia os dedos e os pés normalmente", contou Camila. Entretanto, o aparente quadro de melhora de César mudou. O artesão foi transferido para a Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) do hospital e teve duas paradas cardíacas.

"Ele teve algum problema no pulmão e, por causa disso, foi sangue para o coração. Isso acarretou em embolia pulmonar o que causou duas paradas cardíacas", explicou Camila. Por volta das 18h30, César não resistiu e morreu. O velório de César aconteceu na tarde desta sexta-feira (8), na Pax, no município de Jequié. O enterro está marcado para às 9h de sábado (9).
Um homem foi preso e um adolescente apreendido acusados pelo crime. Jadson Santos de Jesus, 19, e o adolescente de 17 anos foram vistos fugindo por algumas pessoas que estavam acampadas nas proximidades momentos depois do fogo começar. 

Em depoimento, os suspeitos confessaram a autoria do crime e disseram que o alvo era um outro homem, apelidado de Playboy, com quem o adolescente havia tido uma briga anteriormente. "Eles disseram que só queriam dar um susto, mas sabiam as consequências do que estavam fazendo", afirma o delegado Emanuel Matos, titular da delegacia de Itacaré. 

Conforme o delegado, o adolescente já foi apresentado ao Ministério Público e participa de uma audiência na segunda-feira (11) para decidir sobre a transferência dele para Salvador. Ele aguarda na delegacia de Itacaré. Jadson está detido na delegacia do município e deve ser encaminhado para o complexo presidiário de Ilhéus. Correio

Nenhum comentário:

Postagem em destaque

CONTINUA INTERNADO EM MINAS FILHO DO EMPRESARIO WENDEL DA PERFIL