quarta-feira, 9 de dezembro de 2015

BONFIM: ESCOLA MUNICIPAL CÂNDIDO FÉLIX É CAMPEÃ DOS JOGOS ESCOLARES


A Escola Municipal Cândido Félix se consagrou como a verdadeira campeã dos Jogos Escolares 2015, promovidos pela Secretaria de Educação e Esportes. Parabenizamos aos alunos atletas que participaram dos jogos, respeitando o espírito competitivo e confraternizando com os demais colegas.

ASCOM

MEIO AMBIENTE: INCÊNDIO CONTINUA DEVASTANDO A SERRA DE CARNAÍBA EM PINDOBAÇU


Na manhã desta quarta-feira, 09 de dezembro de 2015, voluntários e o Corpo de Bombeiros de Senhor do Bonfim seguem aparando a chamas de um incêndio na Serra da Carnaíba, no município de Pindobaçu.


Segundo o nosso corresponde Sandro Santana, o número homem é muito pouco, o Corpo de Bombeiros enviou apenas 10 homens e o incêndio está incontrolável, destruindo tudo pela frente.

Sandro acredita que a apenas o uso de aeronaves poderá conter o incêndio com rapidez.

Augusto Urgente

Serial killer que afogou e matou pelo menos oito crianças é preso em SP

img-20151208-wa0035Um homem acusado de matar oito crianças com idades entre cinco e 12 anos foi preso nesta terça-feira (8), em Praia Grande, no litoral de São Paulo, enquanto saía da casa onde morava. De acordo com a polícia, Douglas Baptista, de 62 anos, é considerado um dos maiores assassinos em série da história do litoral de São Paulo.
Baptista, que já foi condenado pelos crimes, atacava crianças na Baixada Santista, principalmente em São Vicente, entre os anos de 1992 e 2003. O homem amarrava os braços e as pernas das vítimas e as jogava em rios e mangues para que se afogassem.
tttttttySegundo informações da polícia, Douglas foi abordado quando deixava um imóvel localizado no bairro Quietude. Neste momento, quando o suspeito avistou o carro da Polícia Militar que fazia patrulhamento pelo local, ele tentou fugir, mas foi abordado pelos policiais.
De todas as oito vítimas de Douglas, sete eram meninas e um era menino. Dentre as crianças assassinadas, uma delas era enteada do serial killer. A polícia investiga a existência de novas vítimas do criminoso.
Os últimos crimes conhecidos cometidos por ele foram os homicídios de Nathaly Jennifer Ribeiro e Najila de Jesus. Ambas tinham cinco anos de idade e foram levadas da frente da casa delas, na comunidade do Jardim Sambaiatuba, no dia de natal em 2003. Na época, a polícia concluiu que o serial killer conhecia todas as vítimas e se tornou amigo de todas as famílias para facilitar a sua ação. Alguns corpos nunca foram localizados.
ttttttttttttttttttApós cometer o último assassinato em 2003, o serial killer morou em Porto Alegre durante algum tempo. Depois disso, ele foi preso e ficou na Penitenciária de São Vicente, mas recebeu alvará de soltura e estava respondendo em liberdade.
Ainda de acordo com o Delegado de Plantão da Delegacia Sede de Praia Grande, Siulen Vieira Leung, os crimes de Douglas só foram reconhecidos neste ano pela Justiça. “Ele estava em liberdade, mas após o crime ser reconhecido e com o mandado de prisão ele passa a ficar sob o poder da Justiça”, explica o delegado.
O caso foi encaminhado para a Delegacia Sede da cidade e, a partir de agora, a polícia investiga possíveis novos ataques do maníaco.
Com informações do G1/Santos e Região

Pai espanca o filho até a morte com pedaço de pau no interior da Bahia após cobrança de dinheiro

imagemUm homem de 28 anos foi espancado até a morte pelo pai na terça-feira (8), após uma discussão no município de Mutuípe, região centro-sul da Bahia. Segundo informações da delegacia local, o suspeito usou um pedaço de madeira para cometer o crime e fugiu.
Ainda de acordo com a polícia, a vítima cobrava da família um dinheiro referente ao auxilio reclusão do período em que ele esteve preso por envolvimento com tráfico de drogas. Em depoimento, familiares contaram que o jovem morto costumava ameaçar os parentes para conseguir dinheiro.
Uma equipe do Serviço de Atendimento Médico de Urgência (Samu) chegou a ser acionada, mas a vítima morreu no local. O corpo foi removido pelo Departamento de Polícia Técnica (DPT) e levado até o Instituto Médico Legal (IML) de Santo Antônio de Jesus. O pai da vítima fugiu do local e até a manhã desta quarta-feira (9), não havia sido encontrado pela polícia.
Com informações do G1/BA (Foto: Leandro Almeida / Site Mídia Bahia

PF flagra dinheiro sendo arremessado na rua durante operação em estatal vinculada ao Ministério da Saúde

fdfA Polícia Federal deflagrou, na manhã desta quarta-feira (9), uma operação para combater uma organização suspeita de direcionar licitações e desviar recursos públicos da Empresa Brasileira de Hemoderivados e Biotecnologia (Hemobrás), estatal vinculada ao Ministério da Saúde. Durante o cumprimento de um dos 28 mandados de busca e apreensão realizados, agentes da PF flagraram maços de dinheiro sendo arremessados da janela de um dos apartamentos das Torres Gêmeas, edifício onde vive um dos investigados, o diretor-presidente Rômulo Maciel Filho, no Bairro de São José, na área central do Recife. A PF apura, no entanto, quem teria arremessado os pacotes antes da chegada dos policiais.
Entre os delitos apurados na operação estão corrupção passiva, infringência da lei de licitação, peculato, evasão de divisas, lavagem de dinheiro e organização criminosa.
Segundo o superintendente da PF no estado, Marcelo Diniz Cordeiro, a investigação já teria verificado desvios de aproximadamente R$ 20 milhões, mas esse valor pode ser ainda maior. “Essas frentes que estamos investigando não dizem respeito só ao superfaturamento da obra, mas também ao superfaturamento do gerenciamento, direcionamento de licitações entre outras coisas”, explicou.
5048f59fb75deccee5b75dcd8f2d78adO ex-coordenador do Programa Mais Médicos e atual diretor de Inovação Tecnológica da Empresa Brasileira de Hemoderivados e Biotecnologia (Hemobras), Mozart Sales, também é um dos investigados de participar da organização criminosa. Um mandado de busca e apreensão foi cumprido na casa dele, no bairro de Parnamirim, Zona Norte do Recife, nesta quarta-feira (9). Mozart Sales também foi afastado da função.
Escolhido pelo então ministro da Saúde, Arthur Chioro, Mozart Sales é médico e havia assumido a diretoria de Produtos Estratégicos e Inovação da Hemobras em março deste ano. Sob sua responsabilidade estavam as pesquisas, produção e gestão do plasma. O médico também atuou como sexretário nacional de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde, do Ministério da Saúde, entre os anos de 2012 e 2014, quando coordenou a implantação do programa Mais Médicos, do governo federal.
A Operação Pulso já cumpriu dois mandados de prisão na manhã desta quarta-feira (9). De acordo com a Polícia Federal, Delmar Siqueira Rodrigues, preso em Teresina, no Piauí, seria o lobista do grupo especializado em direcionar licitações e desviar recursos públicos da Hemobras. A filha dele, Juliana Cunha Siqueira, também seria lobista e foi presa em Boa Viagem, na Zona Sul do Recife


Uma idosa de 91 anos morreu sufocada durante uma brincadeira sexual com um vizinho de 49 anos em Aveiro, em Portugal. De acordo com informações do site 'Mirror', a idosa foi encontrada sem roupas em sua cama, ao lado de um vibrador.

Segundo a publicação, o vizinho, que é casado e tem dois filhos, foi preso após análises de DNA do sêmen encontrado no local e no brinquedo íntimo mostrarem que ele estava envolvido na morte. 

Durante as investigações, entretanto, a polícia descobriu que a mulher morreu por asfixia. Os policiais acreditam que a morte tenha acontecido durante alguma brincadeira sexual que saiu do controle.

Ana Martins, a vizinha que encontrou o corpo da vítima, afirmou que a idosa, viúva de um marinheiro, era uma mulher "muito atraente" e gostava de "fazer brincadeiras com homens".

De acordo com o 'Mirror', não havia sinais de violência e nada tinha sido roubado. Em entrevista ao jornal, Ana disse também que só notou "dois pequenos arranhões no rosto" da idosa, mas afirmou que havia "sangue nos lençóis e uma foto do marido dela estava em cima do seu peito".

O jornal português Jornal de Notícias informou que a morte está sendo tratada como um "trágico acidente". Após as investigações, o homem pagou fiança e foi libertado.

Com informações do Jornal português

POLICIAL: AÇÕES DA PM 6º BATALHÃO


6º BPM REALIZA PRISÃO POR VIOLÊNCIA DOMÉSTICA

Policiais da 2ª Companhia do 6º Batalhão de Polícia Militar prenderam Marcos de Oliveira, de 39 anos, por ameaçar o próprio pai, de 67, além de provocar desordem na residência, nesta terça-feira (8), às 14h20, na Rua da Laranjeira, Bairro Mercado, em Senhor do Bonfim.
O acusado foi conduzido à delegacia de Polícia Civil, onde foi autuado em flagrante.

6º BPM REALIZA CONDUÇÃO À DELEGACIA POR FURTO

Policiais da CETO do 6º Batalhão de Polícia Militar conduziram autor de furto à delegacia de Polícia Civil, no Bairro Itamaraty, em Senhor do Bonfim, nesta terça-feira (8), às 14h50.
O funcionário de um supermercado solicitou a guarnição e informou as características de um homem que acabara de furtar uma faca peixeira e duas sandálias japonesas do estabelecimento.
Após rondas, os policiais localizaram Manoel Bispo Moura, 28 anos, de posse dos objetos do furto.

6° Batalhão de Polícia Militar
Seção de Comunicação Social

EMBASA: MANUTENÇÃO DE ADUTORA INTERROMPE FORNECIMENTO DE ÁGUA EM ANDORINHA, UAUÁ, PILAR E OUTRAS LOCALIDADES DE JAGUARARI


Para sanar um vazamento na adutora de água bruta da Caraíba, a Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa) precisou interromper o abastecimento de água na manhã de hoje (09) nos municípios de Andorinha e Uauá e nas localidades de Pilar, Bom Despacho, Santa Rosa de Lima e Sussuarana, situadas em Jaguarari. Os trabalhos de manutenção serão concluídos às 22h, aproximadamente. Após a conclusão, o fornecimento de água será reiniciado e normalizado gradativamente. A Embasa agradece a compreensão da população.

Atenciosamente

Assessoria de Comunicação da Embasa
74 – 3541 8400

BAHIA: POLÍCIA CIVIL PARALISA ATIVIDADES POR 48 HORAS NESTA QUARTA E QUINTA-FEIRAS


Depois de mais uma assembleia realizada no último dia 02 de dezembro em salvador, os trabalhadores voltam a paralisar as atividades por 48hs nestes dias 9 e 10 de dezembro; e por 72hs nos dias 16, 17 e 18. Uma nova assembleia ficou marcada para o dia 7 de janeiro de 2016, no mesmo local.


Em Senhor do Bonfim a adesão acontece com apoio de todos os servidores e conforme determina a lei está sendo mantido um percentual de 30% do funcionalismo.

Nestes dias apenas flagrantes, crimes contra a vida, contra a criança e levantamentos cadavéricos serão atendidos.

REIVINDICAÇÕES

As reivindicações tem como linha central a reestruturação salarial com base no nível superior, de forma que os salários entre todas as carreiras da Polícia Civil sejam equiparados segundo a complexidade e responsabilidade de todos os profissionais na área de investigação criminal.

Os servidores reivindicam ainda a publicação das promoções conforme lei 12.601/2012; a instituição do Decreto permanente que regulamenta as promoções; o reconhecimento do laudo de papiloscopia pelo perito técnico (hoje só permitida aos peritos criminais) de acordo com a Lei Orgânica da Polícia Civil e reforma e construção de unidades policiais adequadas para atendimento à população.

Além disso, eles solicitam a retirada do Projeto de Lei 21.631/2015 (que altera direitos do funcionário público estadual referente a férias, estabilidade econômica e licença-prêmio), a manutenção do convênio com a Conder e o estorno dos reajustes do Planserv.

Maravilha Notícas com informações da ASCOM SINDPOC

BRASIL: MINISTRO DO STF SUSPENDE A INSTALAÇÃO DA COMISSÃO DO IMPEACHMENT


O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Luiz Edson Fachin, suspendeu a instalaçao da comissão especial destinada a analisar o pedido de impeachment da presidente Dilma Rousseff. De acordo com o ministro, os trabalhos têm de ser interrompidos até que o Plenário do Supremo analise o caso.

A votação no STF está marcada para quarta-feira, dia 16. A decisão de Fachin foi tomada ao o pedido apresentado pelo PCdoB, que alegou que o procedimento na Câmara não respeitou a indicação dos líderes dos partidos e que a votação não poderia ser secreta, conforme aconteceu nesta terça-feira (8) com vitória da oposição sobre o governo, por 272 votos a 199.

Como se trata de uma decisão liminar, precisa ser julgada por toda a Corte. Na decisão, o ministro Fachin justifica que é necessário evitar a realização de atos por parte do Poder Legislativo que possam ser invalidados pelo Supremo.

O ministro levantou a questão da votação fechada para eleger os membros da comissão avaliadora do impeachment, que aconteceu hoje na Câmara dos Deputados. Esta questão também será avaliada pelo plenário da Corte. Fachin ressalta que o Regimento Interno da Câmara e a Constituição não prevêem votação secreta.

Após a decisão de Fachin, a assessoria de Eduardo Cunha (PMDB) informou que ele só irá se pronunciar a respeito após o recebimento do comunicado oficial da decisão do Supremo.

iG São Paulo

x-presidente do São Paulo, Juvenal Juvêncio, morre aos 81 anos

Ex-presidente do São Paulo, Juvenal Juvêncio, morre aos 81 anos
Foto: Reprodução / ESPN
Morreu aos 81 anos, na manhã desta quarta-feira, o ex-presidente do São Paulo Juvenal Juvêncio. Há alguns anos ele descobriu um câncer de próstata, chegou a iniciar o tratamento, mas a doença debilitou sua saúde e há meses que o ex-dirigente não aparecia.
"A doença tinha se complicado muito, e ele não estava bem há um tempo. Infelizmente não resistiu mais", disse José Francisco Mansur, ex-assessor do dirigente ao site ESPN.
Juvêncio presidiu o clube de 1988 a 1990 e depois de 2006 a 2014. Nesse tempo conquistou três Brasileiros, uma Sul-Americana, uma Libertadores e um Mundial de Clubes.

Homem é preso após ameaçar o próprio pai em Senhor do Bonfim


 Redação Bocão News 
Um homem foi preso na tarde de terça-feira (8), na Rua Laranjeira, bairro Mercado, em Senhor do Bonfim, por ameaçar o próprio pai, de 67 anos. Segundo informações da 2ª Companhia do 6º Batalhão de Polícia Militar, Marcos de Oliveira, 39, ainda teria provocado desordem na residência. A motivação não foi divulgada. O acusado foi conduzido à delegacia de Polícia Civil, onde foi autuado em flagrante.
 
: Gazeta do Mell
A Polícia Federal deflagrou a Operação Prima Facie, na manhã deste domingo (8), para combater desvios de recursos públicos e lavagem de dinheiro no município de Ribeira do Pombal e outros quatro municípios do nordeste baiano. Segundo o Blog do Gomes, a Delegacia da PF em Juazeiro cumpriu 12 mandados de busca e apreensão e oito de prisão nos municípios de Parapiranga, Santa Brígida, Crisópolis e Jeremoabo, além de Ribeira do Pombal, onde a prefeitura foi alvo da ação.
 
A PF informou que a fraude consistia em direcionar as licitações para determinadas empresas, que estavam em nome de laranjas e se revezavam nos municípios para não chamar atenção dos órgãos de fiscalização. As irregularidades envolviam empresas ligadas a locação de veículos, especialmente para a realização de transporte escolar, com recursos do Programa Nacional de Transporte Escolar (PNATE/FNDE) e do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação Básica (FUNDEB). As investigações tiveram início em Santa Brígida, no ano de 2011, e ganhou proporções após a identificação de outras irregularidades com as mesmas empresas em municípios diversos, inclusive emCansanção, onde a Delegacia de Polícia Federal em Juazeiro deflagrou, no último dia 10, a Operação Making Off. O nome da operação, Prima Facie, é expressão latina que significa à primeira vista e faz alusão aos laranjas utilizados na constituição das empresas.

Oposição vence eleição para formar comissão do impeachment

Confusão na Câmara: Depois de bate-boca entre oposição e governistas, líderes partidários pressionam Eduardo Cunha (PMDB) em sessão de votação das chapas que pretendem compor a Comissão Especial 


Por 272 votos a 199, a chapa formada por deputados da oposição e dissidentes da base aliada venceu a eleição que definiu os parlamentares que irão compor a comissão especial que dará parecer sobre impeachment de Dilma Rousseff.
Essa é a primeira vitória da oposição no caminho para o impedimento do mandato da presidente.
A chapa formada por governistas tinha 47 inscritos. A vencedora, que foi protocalada nesta terça-feira, disputava o controle da comissão com 39 membros.
Ainda faltam 26 deputados para completar o número necessário para abertura da comissão. 
A sessão que definiu os membros da comissão foi marcado por tumulto e protestos dos parlamentares da base aliada, que discordavam que a escolha fosse feita por meio de votação secreta, determinada pelo presidente da Câmara, Eduardo Cunha, que é favorável ao impeachment.
Votação suplementar
A vitória da oposição hoje não significa, contudo, que os partidos da base aliada não terão representantes nessa etapa do processo.
A comissão especial que vai analisar o caso deve ser composta por 65 membros. Como a chapa vencedora tem um número inferior para completar o grupo, os líderes não contemplados pela chapa vencedora devem indicar os nomes que faltam.
As escolhas serão, então, referendadas pelo Plenário em uma votação suplementar.
Cada partido tem direito a um número proporcional de representantes na comissão especial.
Por exemplo, o Partido dos Trabalhadores (PT), pode indicar oito parlamentares. Como nenhum deputado da sigla fazia parte da chapa vencedora, o líder do PT na Câmara ainda pode indicar outros nomes para compor o grupo que dará o parecer sobre o impeachment. 
Veja quantos representantes cada partido terá na comissão especial do impeachment:
Partido / Número de deputados que podem participar da Comissão Especial
PMDB / 8
PT / 8
PSDB / 6
PP / 4
PSD / 4
PR / 4
PSB / 4
PTB / 3
DEM* / 2
PRB* / 2
SD / 2
PSC / 2
PROS / 2
PDT / 2
PHS / 1
PTN / 1
PMN* / 1
PEN* / 1
PCdoB / 1
PPS / 1
PV / 1
PSOL / 1
PTC / 1
PTdoB* / 1
REDE / 1
PMB / 1
A chapa vencedora
Protocolada às 13h50 desta terça-feira, a chapa Unindo pelo Brasil é composta por 39 deputados do PSDB, SD, DEM, PPS, PSC, PMDB, PHS, PP, PTB, PEN, PMB, PSB e PSD.
Essa foi a primeira vez que duas chapas disputaram o controle de uma comissão especial, que geralmente é formada por indicados pleos líderes de partido e referendada pela Casa.
No caso do PMDB, os membros eleitos para a comissão não foram selecionados pelo deputado Flávio Picciani, que é líder da sigla na Câmara, e havia indicado apenas parlamentares que apoiam o governo.

MSN

BRUMADO: JOVEM É ALVEJADO COM QUATRO TIROS EM MAIS UMA TENTATIVA DE HOMICÍDIO

Um jovem de 20 anos foi vítima de mais de uma tentativa de homicídio na noite da última segunda-feira (7), próximo ao famoso morro da caixa d’água, na Rua São José, Bairro Olhos D’água, em Brumado. Os moradores do local disseram à polícia que ouviram vários disparos de arma de fogo e logo em seguida o barulho de um carro partindo em disparada. Antes das equipes de socorro e da polícia chegarem à localidade, um homem levou a vítima de moto para o Hospital Professor Magalhães Neto. A polícia informou ao site Brumado Notícias que o rapaz alvejado já tem passagem por assaltos a mão armada e associação ao tráfico. Os investigadores trabalham com a hipótese de um possível acerto de contas com o tráfico. O jovem passou por um procedimento cirúrgico para retirada dos projéteis ainda na noite de ontem, mas a equipe médica aponta que seu quadro inspira cuidados devido à gravidade dos ferimentos.
Fonte: Brumadonoticias

Morro do Chapéu: Homem é sequestrado em Fedegosos e corpo é encontrado em Mira Serra


Aconteceu um sequestro na madrugada desta terça feira (08) no povoado de Fedegosos, em Morro do Chapéu-BA. Segundo informações da Polícia Civil, quatro homens armados e encapuzados adentraram a residência de Roberval Santos Silva, conhecido por ‘Báu” e levaram o mesmo.
 
Na manhã desta terça no momento em que a esposa Cristina registrava o Boletim de Ocorrência na Delegacia em Morro do Chapéu chegava a informação de que um corpo teria sido encontrado no Povoado de Mira Serra. Agentes da Polícia Civil se deslocaram ao local para averiguação e uma possível relação entre os casos. Fonte: Morro Notícias

Em carta, Michel Temer oficializa a 

ruptura 

com Dilma. Confira a íntegra

Michel-Temer-Carta-Aberta-Dilma-Rousseff
Michel Temer e Dilma Rousseff estão oficialmente rompidos. É o que exprime a carta enviada pelo Vice-Presidente nesta noite – a correspondência tinha natureza privada, mas acabou “vazando”. Agora, portanto, é um documento oficial de ruptura, algo inédito na história do país. E o tom é de desabafo indignado.
Vários fatos são enumerados ao longo da mensagem e será difícil para Dilma negar qualquer um deles. Pois são mesmo fatos. Confiram a íntegra do documento.
Senhora Presidente,
“Verba volant, scripta manent”.
Por isso lhe escrevo. Muito a propósito do intenso noticiário destes últimos dias e de tudo que me chega aos ouvidos das conversas no Palácio. Esta é uma carta pessoal. É um desabafo que já deveria ter feito há muito tempo.
Desde logo lhe digo que não é preciso alardear publicamente a necessidade da minha lealdade. Tenho-a revelado ao longo destes cinco anos. Lealdade institucional pautada pelo art. 79 da Constituição Federal. Sei quais são as funções do Vice. À minha natural discrição conectei aquela derivada daquele dispositivo constitucional.
Entretanto, sempre tive ciência da absoluta desconfiança da senhora e do seu entorno em relação a mim e ao PMDB. Desconfiança incompatível com o que fizemos para manter o apoio pessoal e partidário ao seu governo. Basta ressaltar que na última convenção apenas 59,9% votaram pela aliança. E só o fizeram, ouso registrar, por que era eu o candidato à reeleição à Vice.
Tenho mantido a unidade do PMDB apoiando seu governo usando o prestígio político que tenho advindo da credibilidade e do respeito que granjeei no partido.
Isso tudo não gerou confiança em mim, Gera desconfiança e menosprezo do governo. Vamos aos fatos. Exemplifico alguns deles.
1. Passei os quatro primeiros anos de governo como vice decorativo. A Senhora sabe disso. Perdi todo protagonismo político que tivera no passado e que poderia ter sido usado pelo governo. Só era chamado para resolver as votações do PMDB e as crises políticas.
2. Jamais eu ou o PMDB fomos chamados para discutir formulações econômicas ou políticas do país; éramos meros acessórios, secundários, subsidiários.
3. A senhora, no segundo mandato, à última hora, não renovou o Ministério da Aviação Civil onde o Moreira Franco fez belíssimo trabalho elogiado durante a Copa do Mundo. Sabia que ele era uma indicação minha. Quis, portanto, desvalorizar-me. Cheguei a registrar este fato no dia seguinte, ao telefone.
4. No episódio Eliseu Padilha, mais recente, ele deixou o Ministério em razão de muitas “desfeitas”, culminando com o que o governo fez a ele, Ministro, retirando sem nenhum aviso prévio, nome com perfil técnico que ele, Ministro da área, indicara para a ANAC. Alardeou-se a) que fora retaliação a mim; b) que ele saiu porque faz parte de uma suposta “conspiração”.
5. Quando a senhora fez um apelo para que eu assumisse a coordenação política, no momento em que o governo estava muito desprestigiado, atendi e fizemos, eu e o Padilha, aprovar o ajuste fiscal. Tema difícil porque dizia respeito aos trabalhadores e aos empresários. Não titubeamos. Estava em jogo o país. Quando se aprovou o ajuste, nada mais do que fazíamos tinha sequencia no governo. Os acordos assumidos no Parlamento não foram cumpridos. Realizamos mais de 60 reuniões de lideres e bancadas ao longo do tempo solicitando apoio com a nossa credibilidade. Fomos obrigados a deixar aquela coordenação.
6. De qualquer forma, sou Presidente do PMDB e a senhora resolveu ignorar-me chamando o líder Picciani e seu pai para fazer um acordo sem nenhuma comunicação ao seu Vice e Presidente do Partido. Os dois ministros, sabe a senhora, foram nomeados por ele. E a senhora não teve a menor preocupação em eliminar do governo o Deputado Edinho Araújo, deputado de São Paulo e a mim ligado.
7. Democrata que sou, converso, sim, senhora Presidente, com a oposição. Sempre o fiz, pelos 24 anos que passei no Parlamento. Aliás, a primeira medida provisória do ajuste foi aprovada graças aos 8 (oito) votos do DEM, 6 (seis) do PSB e 3 do PV, recordando que foi aprovado por apenas 22 votos. Sou criticado por isso, numa visão equivocada do nosso sistema. E não foi sem razão que em duas oportunidades ressaltei que deveríamos reunificar o país. O Palácio resolveu difundir e criticar.
8. Recordo, ainda, que a senhora, na posse, manteve reunião de duas horas com o Vice Presidente Joe Biden – com quem construí boa amizade – sem convidar-me o que gerou em seus assessores a pergunta: o que é que houve que numa reunião com o Vice Presidente dos Estados Unidos, o do Brasil não se faz presente? Antes, no episódio da “espionagem” americana, quando as conversar começaram a ser retomadas, a senhora mandava o Ministro da Justiça, para conversar com o Vice Presidente dos Estados Unidos. Tudo isso tem significado absoluta falta de confiança;
9. Mais recentemente, conversa nossa (das duas maiores autoridades do país) foi divulgada e de maneira inverídica sem nenhuma conexão com o teor da conversa.
10. Até o programa “Uma Ponte para o Futuro”, aplaudido pela sociedade, cujas propostas poderiam ser utilizadas para recuperar a economia e resgatar a confiança foi tido como manobra desleal.
11. PMDB tem ciência de que o governo busca promover a sua divisão, o que já tentou no passado, sem sucesso. A senhora sabe que, como Presidente do PMDB, devo manter cauteloso silencio com o objetivo de procurar o que sempre fiz: a unidade partidária.
Passados estes momentos críticos, tenho certeza de que o País terá tranquilidade para crescer e consolidar as conquistas sociais. Finalmente, sei que a senhora não tem confiança em mim e no PMDB, hoje, e não terá amanhã.
Lamento, mas esta é a minha convicção.
Respeitosamente, MICHEL TEMER
A Sua Excelência a Senhora
Doutora DILMA ROUSSEFF
DO. Presidente da República do Brasil
Palácio do Planalto
Brasília, D.F.

Postagem em destaque

CONTINUA INTERNADO EM MINAS FILHO DO EMPRESARIO WENDEL DA PERFIL