quinta-feira, 3 de dezembro de 2015

Corpo encontrado carbonizado na BA-130, entre São José do Jacuípe e Capim Grosso, é identificado


Na tarde desta quinta-feira, 03 de dezembro de 2015, por volta das 13 horas, um homem e uma moto foram encontrados carbonizados ao lado da BA-130, entre São José do Jacuípe e Capim Grosso.

De acordo com informações da Polícia Militar, o homem estava em um bar, em São José do Jacuípe, depois seguiu sentido Capim Grosso, perdeu o controle de moto e saiu da pista. No impacto, a moto pegou fogo e incendiou ele, que acabou morrendo carbonizado.

O acidente aconteceu próximo a uma localidade conhecida como 7 Cruzes. O condutor da moto foi identificado como Pedro Ferreira de Oliveira, de 37 anos, conhecido como Pedro de Adonel, que morava no bairro Sacramento, em Capim Grosso-BA.

A Polícia Civil e a Polícia Militar, estão no local fazendo os procedimentos legais, aguardando a Polícia Técnica. O corpo do homem será encaminhado para o Instituto Médico Legal (IML) de Jacobina, para ser necropsiado.
Da redação do Blog Agmar Rios

BONFIM: VISTORIAS NAS CASAS DO CIDADE NOVA III COMEÇA PRÓXIMA SEGUNDA-FEIRA


A Prefeitura Municipal de Senhor do Bonfim, através da Secretaria de Ação e Desenvolvimento Social e da Caixa Econômica Federal informa aos contemplados do Cidade Nova III os dias e horários das vistorias junto à FCK Construções. As visitas ocorrerão das 07:30 às 11:00 e das 13:00 às 16:00.

07/12/15 (SEGUNDA - FEIRA) - BENEFICIÁRIOS DA QUADRA 01 À 04
08/12/15 (TERÇA-FEIRA) - BENEFICIÁRIOS DA QUADRA 05 À 08
09/12/15 (QUARTA-FEIRA) - BENEFICIÁRIOS DA QUADRA 09 À 12

LOCAL: FCK CONTRUÇÕES. FICA NO MESMO EMPREENDIMENTO DO CIDADE NOVA III
PESSOA RESPONSÁVEL A PROCURAR: RITA DE CÁSSIA

DOCUMENTOS NECESSÁRIOS: RG E CPF

DATA DA PREVISÃO DAS ASSINATURAS DO CONTRATO: 14 E 15/12/15


ASCOM
Prefeitura Municipal de Senhor do Bonfim

ESPORTE:Del Nero e Teixeira serão acusados de crime pelos EUA, diz jornal


  • Del Nero deixou seu cargo na Fifa. Presidente da Conmebol, Nepout (à direita na foto) foi preso nesta quinta Del Nero deixou seu cargo na Fifa. Presidente da Conmebol, Nepout (à direita na foto) foi preso nesta quinta
Marco Polo Del Nero e Ricardo Teixeira, presidente e ex-presidente da Confederação Brasileira de Futebol, estão envolvidos no escândalo de corrupção que acabou na prisão de Juan Ángel Napout, presidente da Conmebol, e Alfredo Hawit, presidenta da Concacaf. Segundo o jornal The New York Times, os dirigentes brasileiros também serão acusados na coletiva de imprensa que será dada pela Justiça americana nesta quinta-feira.
"Tão importante quanto as prisões no hotel, as acusações a serem anunciadas estão concentradas em pessoas em Zurique. Entre elas, estão novos réus como Ricardo Teixeira, ex-presidente da CBF, e Marco Polo Del Nero, atual presidente, de acordo com muitas pessoas envolvidas nas acusações", disse o jornal.
Napout e Hawit foram presos em um hotel na manhã desta quinta-feira em um hotel na Suíça, o mesmo que resultou na prisão de sete dirigentes em maio deste ano.
As investigações da polícia americana envolveriam dirigentes da Fifa em casos de extorsão, lavagem de dinheiro e fraude. De acordo com o "New York Times", mais 12 dirigentes serão denunciados: Reynaldo Vasquez (Vice-presidente da Federação de El Salvador), Carlos Chávez (Ex-presidente da Federação boliviana de futebol e tesoureiro da Conmebol), Eduardo Deluca (Federação Argentina), José Luis Meiszner (Federação Argentina e ex-Secretário-Geral da Conmebol), Luis Chiriboga (Federação Equatoriana), Ariel Alvarado (Presidente da Federação Panamenha), Romer Osuna (Presidente da Federação Boliviana), Héctor Trujillo (Secretário-geral da Federação Guatemalteca), Manuel Burga (Ex-presidente da Federação Peruana), Rafael Callejas (Federação Hondurenha), Brayan Jiménez (Presidente da Federação Guatemalteca) e Rafael Salguero (Ex-presidente da federação guatemalteca de futebol e membro do Comitê executivo da Fifa).
A promotoria geral dos Estados Unidos já anunciou uma coletiva de imprensa para a tarde desta quinta-feira em que falará sobre as prisões em Zurique. Loreta Lynch liderará as explicações para os jornalistas. Segundo o jornal americano, a promotora citará os brasileiros no evento.
Del Nero é investigado pelo FBI há meses. Os EUA apuram negociações de contrato da CBF e autorizados por Del Nero com a Traffic, empresa que comercializa eventos esportivos. Proprietário da Traffic, José Hawilla acertou delação premiada com a Justiça norte-americana para evitar prisão em regime fechado nos EUA.

As autoridades avaliam se Del Nero obrigou a Traffic a compartilhar contratos da Copa do Brasil com a Klefer a partir de 2011. A Traffic detinha exclusividade no gerenciamento das transmissões do torneio promovido pela CBF até então. Segundo O Estado de S. Paulo, a Klefer pagaria à CBF R$ 128 milhões para ter direito aos torneios de 2015 a 2022, deixando a Traffic de Hawilla em segundo plano.
Em 27 de maio, Del Nero declarou que os contratos suspeitos e investigados pela Justiça norte-americana foram assinados por ex-presidentes da CBF. Del Nero se refere ao acordo assinado pela CBF com a Nike, além de contratos televisivos. Nos últimos meses, o cartola tem se negado a responder qualquer pergunta sobre supostas irregularidades em sua gestão.
O FBI investiga Ricardo Teixeira e conta com a colaboração de José Hawilla, ex-parceiro comercial de Teixeira. Para não ser preso em regime fechado, J. Hawilla relatou detalhes de esquemas feitos na época em que comandava da Traffic, tendo Teixeira gerindo a CBF.
Em áudio obtido após conversa telefônica entre Hawilla e Marin, foi apurado pela Justiça dos EUA que a Traffic pagava propina de R$ 2 milhões por ano para ter direitos da Copa do Brasil. Em determinado momento, Marin pede para que Teixeira não receba mais parte da propina. O acerto fraudulento também envolveria Marco Polo Del Nero.
Com as duas prisões desta quinta-feira, chega a nove o número de dirigentes detidos na investigação na Fifa. Antes deles, José Maria Marin (regime de prisão domiciliar), Jeffrey Webb, Eugenio Figueredo, Eduardo Li, Julio Rocha, Costas Takkas e Rafael Esquivel tiveram destino semelhante.
Nesta quinta-feira, o FBI fez uma varredura nos escritórios da Imagina/Bein Sports, em Miami. A empresa espanhola é acusada de ter pagado suborno em torneios de alto escalão do futebol da América do Sul e do Norte.

Após vitória do Palmeiras, Índia Fitness cumpre promessa de ficar nua; veja foto

 
Bocão News 
 
Depois de assistir ao jogo do Palmeiras contra o Santos na noite desta quarta-feira (2), Cíntia Vallentim, a Índia Fitness, cumpriu sua promessa de ficar nua, caso seu time ganhasse. Ao lado de Karol Schwonke, ela torceu pelo Verdão - enquanto a Panicat vibrava pelo clube rival - e mostrou ser pé quente, comemorando o título da Copa do Brasil conquistado por ele.
 
Assim que acabou a partida, Cíntia honrou sua palavra e tirou a roupa. "Já que está na moda fazer promessas e ficar nua pelo time, meu Palmeiras merece. E quando eu prometo, eu cumpro", disse ela ao Ego.
 
A Índia Fitness aproveitou para alfinetar Maitê Proença que prometeu tirar tudo, mas acabou ficando com um maiô transparente, que tampava suas partes íntimas para a decepção dos fãs. "Diferente da Maitê Proença, que promete, mas não cumpre, eu cumpri o que disse. Eu sou índia, eu posso. Sou autêntica!", declarou.
 
 
 
 
 

Polícia prende supostos assaltantes de bancos entre Monte Santo e Euclides da Cunha

images
No último sábado (29), por volta das 12h, uma informação muito importante chegou ao plantão da 1ª Delegacia Territorial de Polícia da 25ª Coorpin, a informação sobre um veículo SW4 Toyota Hilux, cor branca, placa QKP 0982, licença de Simão Dias-SE, que trafegava com elementos suspeitos, pela rodovia BA 220, no sentido Euclides da Cunha a Monte Santo.
Imediatamente, uma equipe de policiais civis foi deslocada para o povoado de Alecrim, distante cerca de 2 km da cidade, onde foi montada uma barreira, que fez a abordagem do veículo suspeito, seguido da prisão de todos os ocupantes.
Conduzidos para o Complexo Policial Civil, onde foram interrogados, numa consulta ao INFOSEG, descobriu-se que o veículo utilizado pelo perigoso trio de meliantes, constava do sistema como objeto de roubo. Em outra consulta ao sistema judiciário, a autoridade descobriu que há mandados de prisão em aberto contra os referidos marginais, expedidos pela Justiça dos Estados da Bahia e Sergipe, por roubo nas lotéricas das cidades de Adustina, Paripiranga (ambas próximas da divisa Bahia/Sergipe), Queimadas-BA (região do sisal) e em Poço Verde-SE, nesta, por duas vezes.
Após a prisão do trio, equipes de agentes policiais civis e da Polícia Militar do 5º BPM fizeram incursões por diversas localidades do município, na tentativa de localizar outros elementos que compunham o grupo, porém, não obtiveram êxito na missão. As investigações continuam em curso, segundo informou o Bel. Paulo Jason de Melo Falcão – delegado titular da 1ª DT.
.
Euclidesdacunha.com

Pai morre abraçado ao filho de 12 anos em atentado dentro de casa na Bahia

RTEmagicC_a38463bb29.jpgJosé Orlando Silva Santos, de 31 anos, foi morto abraçado ao filho e na frente da esposa em um atentado na sua própria casa na noite desta quarta-feira (2). O crime aconteceu por volta das 21h, no Conjunto José Ronaldo, próximo ao bairro Campo Limpo.
Segundo informações da polícia, José Orlando ouviu uma pessoa chamando e, ao atender a porta, foi surpreendido por dois homens armados que chegaram a pé. Ainda de acordo com a polícia, os suspeitos já chegaram atirando.
José chegou a correr para dentro de casa para se esconder, mas os bandidos invadiram o imóvel e fizeram vários disparos. O filho de José, um menino de 12 anos, abraçou o pai na tentativa de protegê-lo, mas também acabou sendo baleado nas costas. A esposa de José presenciou tudo, mas não foi atingida pelos disparos.
Levado para o Hospital Estadual da Criança (HEC), o garoto foi submetido a cirurgia e passa bem. Já José foi atingido em várias partes do corpo e morreu dentro de casa. A autoria e a motivação do crime ainda estão sendo investigadas pelo titular da Delegacia de Homicídios de Feira, Carlos Oliveira Lins. (Com informações do Correio24Horas

Veículo incendeia na pista entre Mirangaba e Jacobina

Na manhã desta quinta-feira, 03 de dezembro de 2015, um veículo Saveiro incendiou na BA 419, entre Jacobina e a cidade de Mirangaba. Ainda não há informações sobre a causa do acidente.
Fonte: Augusto Urgente!

Com chuvas em Minas Gerais nível do 

reservatório de Sobradinho começa a 

subir

portfolio1
As chuvas que caíram no Rio São Francisco na região de Minas Gerais e as medidas preventivas tomadas pela Agência Nacional de Águas (ANA), Ibama e Companhia Hidro Elétrica do São Francisco estão permitindo expectativa de melhora do cenário no reservatório de Sobradinho (BA).
O superintendente de Operação da Chesf, João Henrique Franklin, afirmou, durante o XXI Simpósio de Recursos Hídricos, realizado em Brasília, que mesmo diante dos cenários pluviométricos desfavoráveis na bacia do rio São Francisco, a previsão da Chesf é de que o reservatório de Sobradinho passe a aumentar seu volume, após atingir 1% de seu volume útil. Atualmente, o reservatório está em 1,6%.
O armazenamento seria ampliado com a ajuda das chuvas previstas e também das medidas restritivas de redução das vazões, atualmente em 900m3/s e com forte possibilidade de chegar a 800m3/s já no início de dezembro.
Ele lembrou ainda que a matriz energética da região Nordeste mudou nos últimos anos, não sendo mais dependente apenas das hidrelétricas, mas sim de uma interligação de fontes eólicas e térmicas. “A operação futura na bacia do São Francisco será muito mais considerando os usos múltiplos da água, do que energética”, concluiu.

 POPULAÇÃO FECHA ESTRADA PROTESTANDO POR FALTA D'ÁGUA EM QUICÉ


A população do Distrito de Quicé, zona rural de Senhor do Bonfim, fechou a estrada que dá acesso ao local, com galhos atearam fogo e prometem permanecer durante todo o dia ou até que alguém que represente a EMBASA possa atender a principal reivindicação, FALTA D'ÁGUA.


Corpo de Bombeiros e PM estão no local, o povo ainda aguarda os representantes políticos e a EMBASA, para que a estrada seja desobstruída, enquanto isso não acontece o protesto continua.

Segundo a senhora Sandra, moradora do distrito, nenhum representante do local compareceu até o momento, "estamos aqui pedindo água, onde estão os que se dizem nossos representantes, se esse movimento não resolver, o próximo faremos na EMBASA e fecharemos a BR", desabafou a moradora.

Maravilha Notícias

EDUCAÇÃO: ABERTAS AS INSCRIÇÕES DE CANDIDATOS A DIRETORES DAS ESCOLAS ESTADUAIS


Podem votar nas eleições de diretores escolares: professores, coordenadores pedagógicos, servidores públicos em exercício na unidade escolar, estudantes a partir de 12 anos de idade com frequência regular e pais ou responsáveis.

Foram abertas na última terça-feira, 1º, e vai até sexta-feira (4) as inscrinções de professores e coordenadores pedagógicos interessados em se candidatar para as eleições de dirigente escolar da rede estadual. A eleição para dirigente escolar conta com a participação de mais de dois milhões de pessoas, que estão aptas para escolher os gestores das escolas. A eleição acontece no dia 10 de dezembro, simultaneamente, em todas as 1.369 escolas estaduais.

O Governo da Bahia ampliou a participação dos estudantes e da família neste processo eleitoral. “O Decreto Nº 16.385, de 26 de outubro de 2015, fortalece o processo da democracia participativa nas escolas da rede estadual”, afirma o secretário da Educação do Estado, Osvaldo Barreto, convocando a sociedade para participar do processo eleitoral, tendo em vista que “todas as pesquisas indicam que a boa gestão e a participação das famílias são elementos fundamentais para a melhoria da educação”.

Podem votar nas eleições de diretores escolares: professores, coordenadores pedagógicos, servidores públicos em exercício na unidade escolar, estudantes a partir de 12 anos de idade com frequência regular e pais ou responsáveis.

Confira o calendário para a segunda etapa:

• Inscrições das Chapas – 01 a 04/12/2015
• Impugnação das Inscrições – 05/12/2015
• Manifestação da (s) chapa (s) impugnada – 06/12/2015
• Julgamento pela CSE e Prazo de Substituição do integrante da chapa impugnada – 07/12/2015
• Envio das chapas homologadas à Comissão de Acompanhamento Regional – 08/12/2015
• Propaganda Eleitoral – 05 a 09/12/2015
• Processo Seletivo (Eleição) – 10/12/2015
• Divulgação do Resultado – 11/12/2015
• Interposição de Recursos – 11/12 e 12/12/2015 (até às 18h00min)
• Julgamento dos Recursos – 13/12/2015
• Homologação dos Resultados Finais – Dezembro/2015
• Nomeação e Posse – Dezembro/2015 a Janeiro/2016

SECOM-BA

ESCLARECIMENTO: EMBASA ESCLARECE FALTA D'ÁGUA EM QUICÉ

A Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa) esclarece que, por causa do calor intenso e constante, o consumo de água nas localidades rurais de Senhor do Bonfim, a exemplo de Quicé, dobrou nos últimos meses. Em decorrência disso, o atendimento à população através do sistema de abastecimento de água de Filadélfia está levando um tempo maior para ser realizado. 

Esta situação irá mudar a partir de janeiro do ano que vem, mês previsto para que o Sistema Integrado de Abastecimento de Água entre em operação. As obras já estão com mais de 90% dos trechos executados e vão beneficiar com água da Barragem de Ponto Novo, os municípios de Senhor do Bonfim, Jaguarari, Itiúba, Andorinha e comunidades rurais de Filadélfia, levando água para localidades ainda não abastecidas pela Embasa e melhorar os sistemas já existentes.

O empreendimento compreende a implantação de 114 km (quilômetros) de adutoras com diâmetros variados, 64 km de rede de distribuição, 1.595 unidades de ligações domiciliares com hidrômetros, construção de quatro reservatórios de água, cinco estações elevatórias, uma estação de tratamento de água com capacidade para tratar 330 litros por segundo e uma estação de tratamento de lodo. 

ASCOM EMBASA

Motociclista fica gravemente ferido após colidir violentamente em um carro






Um grave acidente foi registrado na manhã desta quinta-feira envolvendo uma moto Honda Bros amarela e carro modelo Focus de cor preta.

O fato foi registrado por volta das 05h00min na BR-405 nas proximidades  do Barro Tamandaré saída para o bairro bela vista na cidade de Uiraúna.

Segundo informações o condutor da moto identificado como sendo Ronaldo Alves de Andrade teria tentado  realizar uma ultrapassagem por um caminhão colidindo frontalmente com o veículo que era guiado pelo motorista identificado como Gildene que não sofreu nada.

Já o condutor da motocicleta sofreu uma fratura na perna esquerda além de outras lesões graves, sendo este socorrido pelo SAMU para o HRC.

A Polícia Rodoviária Federal esteve no local realizando os procedimentos que requer o caso.

Sesab aponta aumento no número de casos de Guillain-Barré na Bahia

Sesab aponta aumento no número de casos de Guillain-Barré na Bahia
Foto: Reprodução/Humanas Academia
Dados divulgados pela Secretaria de Saúde do Estado (Sesab), na última quarta-feira (2), indicaram que os casos da Síndrome de Guillain-Barré na Bahia mais que dobraram nos últimos cinco meses. Do dia 7 de julho, quando foi divulgado o primeiro boletim com detalhes sobre a doença pelo governo, até novembro, o número de casos confirmados aumentou de 29 para 64. Os dois primeiros casos foram anunciados em junho. Uma mulher de 26 anos já morreu vítima da doença na Bahia.
De acordo com a Sesab, a síndrome teve início após o surto de Zika no estado, identificado a partir de fevereiro de 2015. Em maio, o Ministério da Saúde informou a validação da metodologia utilizada pelos pesquisadores da Universidade Federal da Bahia (UFBA) que identificaram a doença como Zika Vírus. Na Bahia, os municípios com maior frequência de casos suspeitos de Zika são Salvador, Camaçari, Itabuna, Senhor do Bonfim, Monte Santo e Feira de Santana, Simões Filho, Santo Antônio de Jesus, Eunápolis e Alagoinhas, segundo o último boletim divulgado pela Sesab, no dia 19 de novembro.
 Metro l

Atores morrem em acidente de carro após teste de novela

Veículo caiu dentro do córrego de aproximadamente dois metros de profundidade

Quatro atores morreram um acidente de carro em Porto Alegre, no Rio Grande do Sul. O motorista perdeu o controle do veículo depois de uma viagem ao Rio de Janeiro. (Foto: Reprodução/Rede Record)
Quatro atores morreram um acidente de carro em Porto Alegre, no Rio Grande do Sul. O motorista perdeu o controle do veículo depois de uma viagem ao Rio de Janeiro. (Foto: Reprodução/Rede Record)
Redação VN
redacao@varelanoticias.com.br
Três dos quatro jovens que morreram em um acidente na tarde desta terça-feira (1º), em Porto Alegre. De acordo com informações da Rede Record, eles voltavam de uma viagem do Rio de Janeiro onde tinham ido fazer testes para seguir na carreira de ator.
Estavam no veículo João Pedro Favero, 14 anos, Rafaela Gromann, 15 anos, Erica Asquidamini, 16 anos, e Jorge Popelnitski Júnior, 27 anos, quando carro capotou. Apenas Oscar Roberto Zinelli, o dono da produtora de elenco sobreviveu ao acidente.
O carro caiu dentro do córrego de aproximadamente dois metros de profundidade. Os jovens voltavam para casa após participar de teste de atores no Rio de Janeiro. A Polícia Rodoviária Federal informou que vai investigar se outro veículo participou do acidente.
Aos 36 anos, Zinelli se salvou porque conseguiu quebrar o vidro do carro, antes que não conseguisse mais resistir embaixo d’água. O motorista do automóvel também trabalhava como cinegrafista para a produtora do sobrevivente.
Jorge Popelnitski Júnior, 27 anos, era quem dirigia o veículo. (Foto: Reprodução/Rede Record)
Jorge Popelnitski Júnior, 27 anos, era quem dirigia o veículo. (Foto: Reprodução/Rede Record)



Perguntas e respostas: Como funciona o processo de impeachment?

 Portal Cleriston Silva PCS

O presidente da Câmara, Eduardo Cunha, informou nesta quarta-feira (2) que autorizou a abertura do processo de impeachment da presidente Dilma Rousseff. O peemedebista afirmou que, dos sete pedidos de afastamento que ainda estavam aguardando sua análise, ele deu andamento ao requerimento formulado pelos juristas Hélio Bicudo e Miguel Reale Júnior.

O que acontece agora?
A autorização é apenas o primeiro passo. Agora, o pedido será analisado por uma comissão especial formada por deputados de todos os partidos. A presidente terá um prazo para se defender. A comissão vai dar um parecer a favor ou contra a abertura do processo, que vai ao plenário. Se os parlamentares decidirem pela abertura do processo de impeachment, por dois terços dos deputados, Dilma será obrigada a se afastar do cargo por 180 dias, e o processo seguirá para julgamento do Senado. Veja abaixo a tramitação completa.

O que está sendo analisado?
Os juristas atacam as chamadas "pedaladas fiscais”, prática atribuída ao governo de atrasar repasses a bancos públicos a fim de cumprir as metas parciais da previsão orçamentária, o que atentaria contra a probidade da administração e contra a lei orçamentária. A denúncia é de que houve crime de responsabilidade, uma das hipóteses em que um presidente poderia ser impedido de continuar exercendo seu mandato.

O que é um crime de responsabilidade?
São infrações cometidas por agentes políticos no desempenho de sua função que atentem contra a Constituição, a probidade da administração, lei orçamentária, entre outros, que estão previstos em lei.

Isso significa que a presidente será impedida?
Não. O que existe agora é uma denúncia, que passará pelo crivo de uma comissão especial, que proferirá um parecer sobre se ela pode ou não ser julgada. Ainda serão ouvidas testemunhas, poderão ser realizadas diligências, e a presidente poderá apresentar sua defesa.

O que Dilma disse sobre o pedido de impeachment?
A presidente se manifestou algumas vezes após a apresentação de pedidos de impeachment contra ela na Câmara. Em outubro, ela afirmou que a oposição tenta chegar ao poder por meio de "golpe" e busca "construir de forma artificial o impedimento de um governo eleito".

Qual a argumentação de Eduardo Cunha para decidir acolher o pedido?
Em entrevista coletiva na Câmara, Cunha afirmou que, "quanto ao pedido mais comentado por vocês proferi a decisão com o acolhimento da denúncia". "Ele traz a edição de decretos editados em descumprimento com a lei. Consequentemente mesmo a votação do PLN 5 não supre a irregularidade", disse.

A presidente continua no cargo?
Sim. O afastamento do presidente do cargo só ocorre se a Câmara aprovar, por votos de dois terços de seus membros (342 votos dos 513 deputados). Nesse caso, são até 180 dias de afastamento.

Quem apresentou o pedido?
Os juristas Hélio Bicudo e Miguel Reale Junior registraram o pedido no 4º cartório de notas de São Paulo. Ele também é assinado pela advogada Janaina Paschoal, professora da Universidade de São Paulo, e por representantes de movimentos contra a corrupção.

Professores atentos para provável desvio 



de dinheiro da Educação

olho-vivo-no-dinheiro-pc3bablico2
Anunciada estimativa do Fundeb para 2015.Valor mínimo nacional por aluno/ano estimado para 2015 é de R$ 2.576,36, correspondendo a um aumento de 12%.Em todo Brasil,professores estão atentos,pois alguns prefeitos tem desviado os recursos, que chega até  50 milhões em alguns municipios. Aqui em Senhor do Bonfim o Vereador Biro-Biro,do PCdoB, esta de olho quando na queda do recurso nos cofres da Prefeitura.
Foi publicada a estimativa da receita do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb) para o exercício de 2015. O montante chega aos R$ 132,1 bilhões. É o que aborda a Portaria Interministerial 17/2014, publicada no Diário Oficial da União (DOU) nesta terça-feira, 30 de dezembro.
Da receita total do Fundo prevista para o próximo ano, R$ 121,2 bilhões são oriundos da soma das contribuições de Estados, Municípios e Distrito Federal. A outra parte, no valor de R$ 12,1 bilhões, vem da complementação da União para os mesmos 10 Estados já contemplados em 2014: Alagoas, Amazonas, Bahia, Ceará, Maranhão, Pará, Paraíba, Pernambuco, Piauí e Rio Grande do Norte.
Segundo o edil   um precatório do  Fundo de Desenvolvimento e Manutenção e Desenvolvimento do Ensino Fundamental, (FUNDEF),  dos anos de 98 A 2006, e todos os professores do município em sala de aula na época  terão direito por Lei a 60% deste valor, independentemente de serem contratados ou concursados. Acontece que, segundo o vereador, os prefeitos de vários municípios,estão se articulando para que este recurso seja gasto rapidamente, antes que os educadores descubram que o repasse já foi feito.
O vereador informou que nom estado alguns educadores estão entrando com ações na Justiça, de preferência coletivas, para que este valor seja bloqueado assim que  cair na conta da prefeitura, caso contrário o gestor gastará o valor e quando os professores forem procurar “já era”. No entanto, se o valor for bloqueado, o prefeito se verá obrigado a sentar com a classe para discutir os valores, que diga-se de passagem, serão consideráveis para cada professor,  e a forma como eles serão reembolsados.
 
Entenda o caso
 
Um prefeito de um município do estado do Ceará constatou que os valores repassados pelo MEC à época foram calculados a menos e solicitou na justiça a diferença de repasse. Após julgado o pedido na comarca de Recife, o Juiz deu ganho de causa ao prefeito, contudo abriu precedente para os demais municípios do país. Dessa forma cada cidade entrou com uma ação individual. No caso de Jacobina, o cálculo chegou ao valor supracitado, que deve ter destinado 60% para os professores que atuavam até 2007 no ensino fundamental que estava em sala de aula,  e os outros 40% restantes devem ser aplicados pela gestão na manutenção do ensino ou a critério do município.
 

CANSANÇÃO: PAULINHO SERÁ EMPOSSADO PREFEITO NESTA QUINTA-FEIRA (03)


Com o afastamento do prefeito Ranulfo, o vice-prefeito Paulo Henrique Passos (Paulinho) será empossado prefeito de Cansanção nesta quinta-feira (03) às 08h00min.

Com um forte esquema de segurança, a posse do novo gestor acontecerá na Câmara Municipal de Vereadores. Vice-prefeito há quase cinco anos, Paulinho, 29 anos, é visto na cidade como um político diferenciado e com um futuro promissor.

Tido como um dos quadros mais confiáveis da base governista, o novo prefeito assume o município em um momento de grande instabilidade política com a missão de dar sequência ao trabalho desenvolvido e de corrigir os erros que tenham sido cometidos.

Potaldenoticias

BRASIL: EDUARDO CUNHA ABRE PROCESSO DE IMPEACHMENT CONTRA DILMA ROUSSEFF


O presidente da Câmara dos Deputados, deputado Eduardo Cunha, aceitou a abetura de processo de impechment contra a presidente Dilma Rousseff (PT) na tarde desta quarta-feira (2). De acordo com o parlamentar, a motivação é técnica e a decisão foi tomada após muita reflexão. "Um governo nunca recebeu tantos pedidos de impeachment como esse", disse Cunha durante entrevista coletiva. Ainda de acordo com o parlamentar, sua posição será a "mais isenta possível".

A decisão de Cunha acontece em represália à movimentação do PT para votar a favor das investigações contra o peemedebista no Conselho de Ética da Câmara. Os petistas levaram em conta o desgaste político em apoiar o presidente Câmara em meio às acusações de corrupção e envolvimento na Operação Lava Jato. Com a decisão de Cunha, o pedido de impeachment será apreciado pelos deputados na Câmara.

Para ser aprovada, a proposta precisa ser aprovada por 342 votos para ser levada pelo Senado. O impeachment só é aprovado caso dois terços dos senadores votem pela adesão. A sessão então é presidida pelo presidente do Supremo Tribunal Federal (STF) e deve ocorrer em até 180 dias depois que chega no Senado, período pelo qual o presidente fica afastado do cargo. Caso seja impedida, Dilma perde o cargo e fica inelegível por oito anos, cedendo a Presidência da República ao vice, Michel Temer (PMDB).

Metro1

POLICIAL: POLÍCIAS DE ITIÚBA PRENDEM “ATRASA LADO” ESTUPRADOR


A Polícia Civil do Município de Itiúba, sob o comando do Delegado Titular e o Setor do S.I, com o apoio do Comando da Polícia Militar da cidade, após meses de investigações policiais na Zona Rural, mas precisamente nas Fazendas denominadas Morros e Cupim e adjacências, em ação conjunta das polícias Civil e Militar, no dia 01 de dezembro de 2015, por volta das 11:00 horas, ao receber denúncias que o indivíduo investigado e suspeito das práticas e vários crimes de roubos e furtos ocorridos na Zona Rural já acima mencionadas teria perpetrado crime de estupro contra uma mulher, fato ocorrido em um local ermo localizado na Fazenda Urubu - Itiúba.

Com as informações a Autoridade Policial juntamente com o Setor do S.I, da DT, sabedores que o suspeito tratava-se de elemento de alta periculosidade, inclusive após as consumações das ações criminais, evadia-se do local do crime, homiziando-se em local de difícil acesso, para a sua localização, empreenderam diligências exaurientes, constantes e ininterruptas, nas localidades que ocorriam os fatos criminosos, a equipe de policiais, conseguiram êxito na prisão do suspeito identificado por EUGÊNIO DE OLIVEIRA FILHO, vulgo “ GENO”, natural de Itiúba, sendo conduzido para a DT da cidade e após o convencimento Jurídico da Autoridade Policial, após a ouvida da vítima, determinou a lavratura do APDF, por prática de crime de estupro, tipificado no Artº 213 do Códex Penal Pátrio.

Segundo relato da vítima, o suspeito para consumar o crime, se utilizou de uma arma branca tipo faca peixeira, e sob ameaças de morte, obrigou a vítima praticar relação sexual, lesionando-a em várias partes do corpo.

O setor de investigação da DT, que também se encontrava em diligências, no mesmo dia conseguiram recuperar vários objetos e materiais eletrônicos das vítimas de roubo e furto perpetrado pelo transgressor da Lei.

EUGÊNIO DE OLIVEIRA FILHO “GENO”, encontra-se preso na cadeia pública do Município de Itiúba à disposição da Justiça Criminal da Comarca.


ASCOM DT ITIUBA

Postagem em destaque

CONTINUA INTERNADO EM MINAS FILHO DO EMPRESARIO WENDEL DA PERFIL