terça-feira, 8 de setembro de 2015

ESPAÇO DO LEITOR: 21º GRITO DOS EXCLUÍDOS OCUPA AS RUAS DE CAMPO FORMOSO


Cerca de 400 pessoas participaram, na manhã de ontem (7\9/15), na cidade de Campo Formoso-BA, da 21ª edição do Grito dos Excluídos, uma manifestação de fé e de reivindicação iniciada pela CNBB como apoio movimentos sociais, entidades, pastorais sociais, comunidades e que saem às ruas para protestar contra a corrupção deste país, como também gritar pelos seus direitos.

Proveniente dos municípios de Campo Formoso, Andorinha, Jaguarari, Senhor do Bonfim, os manifestantes se juntaram a tantas outras vozes espalhadas por todo o Brasil no GRITO DOS EXCLUÍDOS(AS) fazendo ecoar a pergunta "Que país é este que mata a gente, que a mídia mente e nos consome?", reafirmando o lema de todos os anos “A vida em primeiro lugar”.

O ato, teve inicio às 9h na frente do terminal rodoviário com um momento de celebração feita pelo Frei Davi da paróquia Santo Antonio de Campo Formoso e sem seguida, todos saíram em fileira com suas faixas reivindicatória, cantando, fazendo gritos de ordens.

As comunidades gritaram contra a exploração da FERBASA em Campo Formoso e Andorinha, exigindo a aplicação dos impostos da mineração nas comunidades e reivindicando principalmente o direito a água, a preservação das nascentes que ainda restam nas comunidades e do Açude Andorinha II do qual depende um grupo de pescadores e comunidades de Andorinha e região, ameaçado de secar por conta da exploração da FERBASA. Em alto e bom som ouviu-se o grito: “Nós bebemos água, não bebemos minério”.

Também foram levantadas as bandeiras por Reforma Agrária e pela regularização dos territórios das comunidades tradicionais de Fundo e Fecho de Pasto, denunciando a posição do Estado que tem impossibilitado o acesso e condições de permanência na terra, por conta da aliança feita com as elites brasileiras ao longo da história. Essa aliança tem representado a morte de muitos trabalhadores do campo a exemplo do companheiro Leonardo Leite, militante do Movimento dos Trabalhadores Acampados e Assentados (CETA), de Monte Santo Bahia que foi cruelmente assassinado as vésperas do sete de setembro de 2011, e de tantos outros mártires, cujo sangue geme na terra clamando por justiça até os dias de hoje.

Foram dados depoimentos contra os agrotóxicos usados indiscriminadamente no Brasil, que tem causado vítimas fatais tanto pela exposição no trabalho, quanto pelo consumo de alimentos e de água contaminada, ressaltando ainda, que Campo Formoso é o segundo município da Bahia em índice de Câncer.

Neste dia 07 de setembro, lembrou-se mais uma vez que o Brasil ainda precisa avançar paraser verdadeiramente independente, garantindo os direitos de todos os cidadãos e cidadãs, com justiça e igualdade social. Ecoou forte o grito contra a perda de direitos, contra o golpe da burguesia que não aceita que os excluídos possam ter acesso a bens e melhoria de vida que nunca tiveram. Com o apoio da grande mídia tentam romper com as conquistas já alcançadas pelo povo e promover retrocessos nos direitos conquistados com muita luta popular.

Após uma belíssima apresentação cultural do grupo Culturart (de Campo Formoso) onde se retratou a realidade sofrida do Semiárido, o desafio da migração, a luta do povo pela sobrevivência mas reafirmando as possibilidades de viver bem nesta terra através da convivência,o Grito dos Excluídos foi encerrado com uma grande coro elevando os clamores e esperanças ao pai nosso dos mártires, parceiro dos pobres, Deus dos oprimidos!

ASCOM

PAPA SIMPLIFICA PROCESSO PARA ANULAR CASAMENTO E É CRITICADO

Foto: Benhur Arcayan / Malacañang Photo Bureau

Os processos para anular o casamento foram simplificados pelo papa Francisco. De acordo com o G1, o pontífice decidiu que apenas uma sentença bastará para decretar a nulidade, ao invés das duas que eram exigidas até agora. Além disso, "motu propio" (carta papal) estabelece que o trâmite será gratuito para todos e mais curto para os casos mais evidentes. Antes, o processo era criticado por ser lente e, além de tudo, caro. Em repercussão ao caso, casais e sacerdotes alegam que os procedimentos atuais desencorajam mesmo aqueles com razões legítimas para fazer uma anulação. As mudanças, anunciadas pelo Vaticano nesta terça-feira (8), são consideradas as mais profundas dos últimos séculos, segundo a agência Reuters. O papa reafirma a “indissolubilidade do matrimônio”, mas determina que a igreja seja mais misericordiosa com os católicos em dificuldade.

BN

Jovem morre após bater boca com filho do funkeiro Naldo durante festa

img_2195Um jovem de 17 anos morreu após um pagode na noite desta segunda-feira, na Vila Pinheiro, no Complexo da Maré, na Zona Norte do Rio. Matheus Jean Castro Gadelha era morador da região e teria discutido com diversas pessoas na festa — inclusive com Pablo Jorge, de 18 anos, MC e filho do cantor Naldo.
O irmão do funkeiro, Henrique Silva, afirma que o sobrinho não chegou a brigar com o jovem. Usuários de redes sociais chegaram a fazer postagens dizendo que Pablo teria empurrado Matheus e provocado a queda do jovem.
10002920_1629372020611178_7094936298999928303_nA declaração de óbito do rapaz, no entanto, diz que a morte foi causada apenas por uma “intoxicação exógena”.
— O menino já tinha discutido com dois garotos e também com o Pablo. Mas não teve briga — esclarece Henrique. — Esse boato de que o Pablo teria batido nele surgiu de um grupo de meninos que não gosta do meu sobrinho.
Matheus, segundo o irmão de Naldo, teria usado cheirinho da loló na festa. Henrique afirmou que, após os boatos, procurou os pais do garoto para esclarecer o que aconteceu na noite anterior. O EXTRA não conseguiu contato com os responsáveis, que também moram na Maré.
A Secretaria estadual de Saúde informou que Matheus Jean chegou à Unidade de Pronto Antendimento (UPA) da Maré tendo uma parada cardíaca. “Foram feitas manobras de ressuscitação, mas ele não resistiu e foi a óbito”, afirma a nota

Acusado de aliciamento de menor e tráfico de entorpecente é preso pela PM em Jaguarari

IMG-20150907-WA0002
Acusado tentou fugir no momento da abordagem mais foi capturado (Foto: Polícia Militar)
Um homem foi preso no inicio da tarde desta segunda-feira (07/09) em Jaguarari por cometer os crimes de aliciamento de menor e trafico de entorpecente, a prisão foi realizada pela Polícia Militar por meio da 3ª Companhia.
Segundo as informações era por volta das 12h30 quando os policiais militares foram informados via rádio que o Conselho Tutelar solicitou apoio da guarnição em uma ocorrência de uma menor de 15 anos estava fazendo uso de droga na residência da pessoa de ERIVALDO DE SOUZA SANTOS, 28 anos localizada no Bairro Mutirão.
A PM foi até o local, onde o acusado ao avistar os policiais empreendeu fuga sendo que o mesmo foi perseguido e alcançado pelos policiais e ao revistarem foi encontrada em poder de ERIVALDO, uma carteira com uma cédula de RG, uma quantia de R$ 55,00 e uma peteca com um pó branco aparentando ser cocaína.
Diante das circunstancias a Polícia Militar conduziu ERIVALDO e os objetos encontrados com o mesmo, bem como a menor de idade, onde foram apresentados na Delegacia Territorial de Senhor do Bonfim a autoridade policial para que sejam tomadas as medidas cabíveis que o caso requer.
Da redação Portal Jaguarari, com informações e foto da 3ª CIA/PM

Jacobina: Ciclista morre atropelado na BR-324, próximo ao acesso para Itaitu

08/09/2015
Jacobina-Notícia-459-640x330
Um jovem identificado como Uelber Santos Oliveira, de 21 anos, foi  vítima de atropelamento na BR-324, por volta das 22h de segunda-feira, 07, próximo ao acesso do povoado de Itaitu, em Jacobina.
Segundo informações do blog Augusto Urgente, Uelber estava em uma bicicleta quando foi atingido por um veículo Fiat Ducato, com placa de Umburanas. Não há informações sobre as circunstâncias do acidente.
A Polícia Rodoviária Estadual (PRE) esteve no local registrando o acidente, mas condutor do veículo Ducato não foi encontrado.Após atropelar o ciclista, o motorista não teria parado para socorrer a vítima.
O corpo do vitimado foi recolhido pelo Departamento de Polícia Técnica (DPT) para o IML de Jacobina.
.
Redação Jacobina Notícias

Polícia Federal apreende carreta carregada com maconha

11706037_1066734790022421_246694961_o
A Polícia Federal flagrou nesta segunda-feira (7) uma carreta na BR-101, no posto fiscal do município de Cristinápolis/SE, com uma quantidade de maconha que pode chegar a duas toneladas. “Acreditamos que essa é a maior apreensão de maconha até o momento nesse ano”, revela Márcio Lopes, agente da PF.
002
O motorista, que transportava a droga para Sergipe, foi preso em flagrante. “Nós já tínhamos a informação de que esse motorista fazia transporte de droga para o Estado de Sergipe. No dia de hoje, montamos uma operação e conseguimos prender o suspeito. O condutor do caminhão é sergipano e a nossa suspeita é que ele transporta droga há algum tempo. A nossa investigação aponta que essa droga tinha come destino a capital”, detalha o agente Márcio Lopes.
.
F7 Noticias

URGENTE: Acidente em Riachão do Jacuípe deixa vítimas fatais em Vila Aparecida (74)


As primeiras informações dão conta de que duas pessoas morreram em um trágico acidente na manhã desta terça-feira (8) próximo a localidade de Vila Aparecida. Em um caminhão de dados não informados, seguia Roque da banana, que segundo informações viajava para buscar a fruta para  revender em Riachão.


No km 506 da BR-324 seu caminhão VW bateu de frente com outro caminhão, Roque ficou preso as ferragens e morreu na hora. Pessoas no local informaram que o caminhão que vinha no sentindo Vila Aparecida a Riachão teria tentado uma ultrapassagem indevida. 




Uma moto acabou se envolvendo no acidente, o piloto Ramon Réis dos Santos, natural de Queimadas, morreu na hora, ele morava em Feira de Santana para onde estava seguindo. O corpo de Roque da banana está no local aguardando a remoção pelo Departamento de Polícia Técnica (DPT). Roque era muito querido e conhecido na cidade de Riachão, a notícia chocou a população, ele deixa esposa e filhos. 

DA REDAÇÃO (Fotos enviadas pelo WhatsApp) 

Dois adolescentes morrem após colisão entre carro e motocicleta no interior da Bahia

001Dois adolescentes morreram após uma colisão entre um automóvel Fiat Uno e uma motocicleta neste domingo (6), na Rodovia BR-420, entre Jiquiriçá e Mutuípe. Segundo o site Mídia Bahia, os jovens Lucas Silva, de 16 anos, e Tailan Silva, de 17, trafegavam a bordo de um moto que foi atingida frontalmente pelo carro, cujo motorista ficou ferido e foi socorrido ao Hospital Cléia Chaves Rebouças, em Mutuípe, e depois transferido para o Hospital Regional de Santo Antônio de Jesus.
Ainda de acordo com o site, um dos adolescentes chegou a ser levado para o hospital, mas não resistiu aos ferimentos. O outro foi a óbito no local. Ambos são moradores de Mutuípe. O acidente foi registrado pela PM e Polícia Rodoviária Federal. Testemunhas teriam revelado que o condutor do Uno apresentava sinais de embriaguez. (Fonte: Mídia Bahia)

Menino de 13 anos morre após trocar tiros com a PM na BA


menor-morto


Um adolescente de 13 anos foi morto a tiros durante confronto com policiais militares na cidade de Simões Filho, na região metropolitana de Salvador. O caso aconteceu no domingo (6), na estrada conhecida como “Cova da Jia”, no Condomínio Vivenda dos Pássaros.
De acordo com a Polícia Militar, os agentes foram acionados pela central de polícias após um solicitante informar que homens armados estavam efetuando disparos de arma de fogo e expulsando moradores de apartamentos.
Segundo a PM, os policiais realizaram rondas na região e foram recebidas a tiros. Os agentes revidaram e um dos suspeitos, o adolescente de 13 anos, foi atingido. Ele ainda chegou a ser socorrido para o Hospital Municipal de Simões Filho, mas não resistiu.
A polícia diz ter encontrado com o adolescente um revólver calibre 32. Não há informações sobre os demais suspeitos. A PM informou, em nota, que a ocorrência foi registrada na Corregedoria da corporação. (Com informações do G1/BA) Foto: Fala Simões Filh

POLICIAL: AÇÕES DA PM 6º BPM EM BONFIM E REGIÃO

6º BPM CONDUZ HOMEM À DELEGACIA POR AMEAÇA E PORTE DE ARMA BRANCA

Policiais da 2ª Companhia do 6º Batalhão de Polícia Militar realizaram condução à delegacia por ameaça e porte de arma branca, no Povoado de Cariacá, Município de Senhor do Bonfim, nesta sexta-feira (4), às 15 horas.

Celmo Alves Damasceno, 40 anos, ameaçava o próprio pai e irmã com uma faca tipo peixeira, quando a guarnição foi acionada. Chegando ao local, os policiais imobilizaram o acusado, em seguida, apresentaram-no na delegacia de Polícia Civil.

6º BPM REALIZA PRISÃO POR DISPARO DE ARMA DE FOGO


Em Jaguarari, no Bairro Populares, nesta sexta-feira (4), às 17h30, policiais da 3ª Companhia do 6º Batalhão de Polícia Militar realizaram prisão por disparo de arma de fogo.

Apaminondas da Silva Souza, 42 anos, realizou disparo de espingarda contra um homem de 22 anos, sendo que a vítima não foi atingida.

6º BPM REALIZA CONDUÇÃO À DELEGACIA POR AGRESSÃO FÍSICA

Policiais da 2ª Companhia do 6º Batalhão de Polícia Militar conduziram à delegacia Ediclecio Antonio Barbosa, de 19 anos, por agredir um homem de 51 anos, com chutes e pontapés, neste domingo (6), às 22h10, em um bar da Rua José Odilon, Distrito de Igara, Município de Senhor do Bonfim.

A vítima foi socorrida ao hospital Dom Antônio Monteiro. O acusado foi apresentado na delegacia de Polícia Civil.

6º BPM REALIZA PRISÃO POR CÁRCERE PRIVADO E ALICIAMENTO DE MENOR

Em Jaguarari, no Bairro Mutirão, nesta segunda-feira (7), às 14 horas, policiais da 3ª Companhia do 6º Batalhão de Polícia Militar prenderam Erivaldo de Souza Santos, 28 anos, acusado de cárcere privado e aliciamento de menor.

O acusado foi apresentado na delegacia de Polícia Civil de Senhor do Bonfim, onde foi autuado em flagrante.

6° Batalhão de Polícia Militar
Seção de Comunicação Social

SOCIALIZANDO: 6º BPM PARTICIPA DE CONFERÊNCIA DA JUVENTUDE EM ANDORINHA


O Pelotão de Andorinha da 3ª Companhia do 6º Batalhão de Polícia Militar participou da 3ª Conferência Municipal da Juventude, realizada nesta sexta-feira (4), com a participação de autoridades locais e de representantes da juventude da cidade.

O encontro teve como tema: "As várias formas de mudar Andorinha, a Bahia e o Brasil". O Sub Tenente PM Daniel, comandante do pelotão, mediou o eixo: Juventude, Segurança Pública e Acesso à Justiça.

6° Batalhão de Polícia Militar
Seção de Comunicação Social

Acidente na estrada entre Pintadas e Ipirá deixa uma vítima fatal e um gravemente ferido





Na madrugada desta segunda-feira, 07 de setembro de 2015, aconteceu um grave acidente na BA-414, estrada que liga as cidade de Pintadas à Ipirá, nas proximidades do km 42, deixando uma vítima fatal e outra gravemente ferida.

Os jovens Willian Brandão, de 17 anos e Akila Santos, de 21 anos, retornavam de uma cavalgada na cidade de Pintadas que aconteceu durante o domingo dia 6, em um veículo Gol de cor branca, e sofreram o acidente após uma curva, capotando o carro já nas proximidades da cidade de Ipirá.

 Willian  sofreu graves ferimentos e não resistiu e veio a óbito na hora. Já Akila  ficou gravemente ferido e foi levado para o hospital, porém não se tem informações exatas sobre seu estado de saúde, mas segundo informações ele está fora de risco de vida

Sandália engancha no pedal do freio e jovem colide veículo em Jacobina

Por volta das 13:30h desta segunda-feira, 07 de setembro de 2015, o condutor de um veículo Astra perdeu o controle vindo a colidir no meio fio e subir na calçada Rua Margem Rio do Ouro, defronte a Igreja Universal do Reino de Deus.

Segundo informações, o condutor acabou se embaraçando na curva de acesso para a Praça da Matriz, quando a sua sandália enganchou no freio do veículo. O condutor e mais 4 ciganos que estavam no veículo não se feriram, havendo apenas prejuízos materiais. Um pneu estourou e na colisão o veículo apresentou vazamento.
Fonte: Augusto Urgente!

Gol capota e deixa três feridos na BR 324, entre Jacobina e Ourolândia





Por volta das 17:20h desta segunda-feira, 07 de setembro de 2015, três homens sofreram um acidente tipo capotamento com um Gol na BR 324, na altura do Corte Grande entre Jacobina e o município de Ourolândia.

Três vítimas, identificadas como
Aílton de Jesus Souza, Jaílson José de Souza e um de prenome Argeu foram socorridos para o Hospital Antônio Teixeira Sobrinho em Jacobina, onde deram entrada com várias escoriações no início da noite. Segundo informações, no capotamento às vítimas foram arremessadas pra fora do veículo.

A Guarda Municipal de Jacobina e a Polícia Militar esteve no local colaborando no socorrido. Uma unidade avança do Samu 192 foi acionada e socorreu uma vítima, além de uma ambulância de Ourolândia.
Fonte: Augusto Urgente!


"Dilma precisa mudar as burrices que faz", afirma coordenador do MST


O coordenador nacional do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), João Pedro Stédile, afirmou ontem que a presidente Dilma Rousseff (PT) precisa “mudar as burrices que vem fazendo”, durante lançamento da Frente Brasil Popular, na Conferência Nacional Popular em Defesa da Democracia e Por Uma Nova Política Econômica, que reuniu sindicatos e movimentos sociais em Belo Horizonte. Entre as “burrices” de Dilma, segundo Stédile, estão aumento da taxa de juros e corte de gastos sociais. “A responsabilidade é dela. Esperamos que ela mude enquanto é tempo”, falou. “Os trabalhadores estão na rua opinando. Todas as pesquisas indicam que o nível de popularidade da presidente baixou para 7%, 8%. Esperamos que leia as pesquisas e se dê conta que isso não é gratuito. O povo quer mudança na política econômica”, completou. Apesar das críticas, Stédile reiterou apoio à petista. "Ela tem que governar até 2018", afirmou. Os movimentos sociais divulgaram um documento com quatro pontos: a defesa dos trabalhadores; a ampliação da democracia e da participação popular; a promoção de reformas estruturais “para construir um projeto nacional de desenvolvimento democrático e popular”; e a defesa da soberania nacional. (iBahia)

PSDB e PMDB tentam aproximar Temer e Aécio por impeachment

O senador Aécio Neves: colegas de partido querem encontro com Temer
São Paulo - As alas pró-impeachment dos partidos PSDB e PMDB vêm tentando aproximar Aécio Neves e Michel Temer. Para eles, somente o encontro e acordo dos dois políticos pode fortalecer a derrubada de Dilma.
A informação é do jornalista Lauro Jardim.
A união dos dois unificaria a maioria dos dois partidos em torno da decisão do impedimento.
Na última quinta-feira, Romero Jucá combinou com alguns tucanos que conversaria com Temer sobre o assunto. Eles querem que Temer, vice-presidente, chame Aécio Neves, senador, para a conversa oficial.
A ideia, ousada, vai na contramão do discurso de Temer sobre suas intenções. Ele diz que "não age nas sombras".
Ontem (6), Michel Temer disse, em entrevista ao Canal Brasil, que, se quisesse realmente ocupar o lugar de Dilma, teria agido "subterraneamente".
Enquanto isso, a presidente Dilma, em vídeo gravado para a comemoração do Dia da Independência, assumiu responsabilidade pelos problemas econômicos do país.

Caminhoneiro de Caruaru prevê sua própria morte





Caminhoneiro de Caruaru prevê sua própria morte, antes de acontecer liga para seus familiares e amigos e  despede-se de todos e, todos dizem que ele está louco.


Ciclista morre atropelado na BR 324, próximo ao acesso para Itaitu em Jacobina


Foto Ilustrativa
O Uelber Santos Oliveira, 41 anos, morreu por volta das 22h desta segunda-feira, 07 de setembro de 2015, vítima de atropelamento na BR 324, altura do Km 301, próximo ao acesso para o distrito de Itaitu em Jacobina. 

Segundo informações, Uelber estava em uma bicicleta, quando foi atingido por um veículo Fiat Ducato com placa de Umburanas. Ainda não se sabe como ocorreu o acidente. 

A Polícia Rodoviária Estadual esteve no local registrando o sinistro e o condutor do veículo Ducato não foi encontrado. O corpo do vitimado foi recolhido pelo Departamento de Polícia Técnica para o IML de Jacobina.
Fonte: Augusto Urgente!

Dois mortos numa colisão entre caminhões na BR 324, próximo a cidade de Riadhão do Jacuípe



Imagem forte, se optar em ver, click AQUI!

No final da madrugada desta terça-feira, 08 de setembro de 2015, uma colisão entre dois caminhões deixou duas pessoas mortas na BR 324, próximo a cidade de Riachão do Jacuípe.

Segundo informações, uma das vítimas foi arremessada pra fora do veículo tendo o corpo destruído pelo veículo, enquanto o outro ficou preso na ferragens.
Aguarde mais informações...
Fonte: Augusto Urgente!

A MÃE PERGUNTA: “QUEM MATOU EDIGAR?”


Ano passado, quatro rapazes bateram em Priscila, namorada de Edigar, e mataram Edigar ,a tiros, na porta da casa de sua mãe.

A justiça, até agora, não condenou nenhum dos assassinos...

A “justiça”, mais uma vez: não fez justiça...

Glória, a mãe de Edigar fez um apelo, dolorido, na sua página no facebook, e, perguntou: “Quem matou Edigar?”.

Glória, entendi sua pergunta... 

Acho que Glória, de lá de sua solitária dor, está se perguntando, nos perguntando, e, perguntando aqueles que dizem ser responsáveis pela “justiça”: Quem continua mantando meu filho, quem continua matando Edigar?

Isto, Glória, mesmo calados: todos nós sabemos responder: a impunidade...

por Marcos Cesário

POLICIAL: CIPE-CAATINGA APREENDE ARMAS DE FOGO EM JAGUARARI


No dia 06/09/2015, por volta das 14h20min, Policiais Militares da CIPE-CAATINGA, foram averiguar uma informação produzida pelo Núcleo de Inteligência - NI, desta CIA Especializada, que dava conta de uma denúncia anônima de que no Distrito de Abóbora, zona rural de Jaguarari/BA, frequentemente ocorriam disparos de arma de fogo. Após chegarem à localidade, foram procurados pelo senhor CARLOS ROBERTO SOUZA CAJUHI, 49 anos, residente na Praça Simões Filho, nº 36, Centro, Juazeiro – BA, que informou possuir 02 (duas) armas de fogo e que queria realizar a entrega espontânea das mesmas, logo, os policiais deslocaram até a sua residência, onde, perante a presença de seus familiares, o imputado fez a entrega de: 01 (Um) Revólver calibre 38, Marca Taurus, número de série KI495013, com capacidade de seis cartuchos contendo quatro pinados e um intacto e 01(uma) Espingarda calibre 36, Marca Rossi, numero de série 1091, com 03 (três) cartuchos deflagrados.

Vale ressaltar que o Revólver tem registro na Secretaria de Segurança Publica de São Paulo na cidade de São Caetano do Sul, em nome de Carlos R. Souza Cajuhi. Diante do exposto o Sr. Carlos e todo material apreendido foram conduzidos a Delegacia Territorial de Senhor do Bonfim.

O imputado juntamente com todo material apreendido foram conduzido para Delegacia Territorial de Senhor do Bonfim-Ba, onde foi apresentado ao DPC Felipe Neri da Silva Neto, onde registrou o Boletim de Ocorrência.

WILDON TEXEIRA DOS REIS – MAJ PM
Comandante
Por delegação:

FÁBIO JORGE NASCIMENTO FERREIRA- 1º TEN PM
Coordenador de área.

O SETE DE SETEMBRO E A IRA DESTEMPERADA DO PREFEITO DE BONFIM


Quem se dirigiu, sob forte calor, à Praça Nova do Congresso, nesse Sete de Setembro, cioso de um possível espetáculo verde-amarelo, proporcionado por crianças e jovens em desfile, foi surpreendido por um outro desfile, o desfile de um discurso feio, uma peça oratória de péssimo gosto, proferido por aquele que deveria ser o maestro da festa cívica. Palavras ao vento, idéias desconectadas, e, principalmente, desligadas do que ali se estaria a comemorar. Tenho dúvidas, aliás, tenho a certeza de que a competência e o discernimento do chefe de gabinete e assessor de comunicação da “nova realidade” não aconselharia nem autorizaria a forma descabida com a qual o gestor maior de nosso município estragou o que deveria ser um momento de altruísmo.

Em um acanhado palanque, que contou apenas com a presença solidária de três secretários (Educação, Infra-estrutura e Meio ambiente); dois vereadores (Gerivaldo Sampaio e Adelson Bahia); uma autoridade externa ao poder municipal (Coronel Comandante do 6º. Batalhão) o alcaide abandonou uma possível pauta cívica e enveredou pelo caminho da acusação pessoal, dizendo-se injustiçado e desrespeitado como autoridade e como ”ancião” ou mais velho.

Confundindo temas e desconhecendo a inconveniência e a impropriedade de sua fala, o que revela destempero emocional e falta de bom senso, a maior autoridade municipal começou dizendo que ainda não decidiu se será candidato à reeleição e que não costumava falar na data magna da Pátria, embora o fizesse, como exceção, naquele dia. Melhor seria que não o fizesse...

Trazendo à baila o surrado discurso de que não tinha dinheiro para administrar a cidade, falou de uma oposição que o acusava injustamente, ao tempo em que dava o troco agredindo verbal e diretamente o ex-prefeito Paulo Machado, nominando-o em meio ao discurso e usando de acusações indiretas mas claramente dirigidas: “Não uso o limite de meu cartão de banco, não dou cheque sem fundo nem tomo dinheiro a agiotas”. Saindo da esfera pública, e usando um microfone e um som pagos com o dinheiro público, o gestor maior usou a acusação pífia das esquinas, o disse-que-disse dos botecos, atingindo a honra particular de quem ele elegera como o seu maior desafeto.

Qual o crime cometido por Paulo Machado, que despertara o ódio do governante-mor e levou-o ao descomedimento no uso da fala, na maior data cívica do país?

– Talvez porque o ex-prefeito Paulo Machado, acusado minuto a minuto dos erros, incompetência e falta de vontade no administrar da atual gestão, usa esporadicamente o seu direito de defesa;

- talvez porque o ex-prefeito Paulo Machado defende que nenhum antecessor do atual prefeito governou no verde ou com superávit: administrávamos a carência, e destinávamos, sem lamúrias, o que chegava cada dia 10, 20 e 30 de cada mês, às necessidades básicas da população na infra-estrutura, saúde, educação e assistência social;

- talvez porque o ex-prefeito Paulo Machado diz que já se passaram três anos que ele deixou o poder, e não pode mais ser responsabilizado pelos problemas que ainda vigem no Paço Municipal;

- talvez, a ira do governante maior se deva pelo fato de que o ex-prefeito Paulo Machado desfez o discurso do “zero dinheiro”, publicando o que consta no portal do Banco do Brasil, de que o atual governo municipal já recebeu nove milhões a mais que Paulo Machado, nos três anos de governo de sua administração, o que não cabe tanto chororô.

O pior de tudo, é que o microfone que acusou, silenciou logo após, e ao ex-prefeito acusado e citado nominalmente só restou o som das bandas marciais que se seguiram. Gostaria de dizer à Praça Nova e à minha terra, e não pude, que Paulo Machado pode ser acusado de ser pobre, de usar à exaustão o limite do cheque bancário e de tomar empréstimos complementares para manter a família. Isto não o desonra nem o torna menos digno. 

Quanto ao mais, à retórica vazia e vergonhosa do alcaide bonfinense, só nos resta fazer a proclamação que o palanque insensato não fez em nossa terra no dia maior do Brasil: “Viva a Pátria Brasileira, Viva a Bahia, Viva Senhor do Bonfim.”

Paulo Machado
Senhor do Bonfim, 07 de setembro de 2015

PONTO NOVO: 7 DE SETEMBRO EM PONTO NOVO


Aconteceu na tarde desta segunda, 07, o tradicional desfile cívico de independência, realizado pela secretaria de educação, o desfile percorreu as principais ruas da cidade, atraindo centenas de pessoas para acompanhar de perto o desfile, tendo término na praça principal com a execução do hino nacional brasileiro, apresentações das fanfarras e do grupo desbravadores.

O desfile contou com a participação das escolas municipais, como exemplo: Altamirando Maia, Antônio Carlos Magalhães, Creche Novo Horizonte, Carlos Santana, entre outras. Contou também com a participação do clube dos desbravadores, clube herdeiros do rei, Fanfarra municipal de Ponto Novo e Fanfarra Abigail Feitosa da cidade de Senhor do Bonfim.

Assessoria de comunicação, Prefeitura municipal de Ponto Novo
Governando para o povo

Postagem em destaque

CONTINUA INTERNADO EM MINAS FILHO DO EMPRESARIO WENDEL DA PERFIL