sexta-feira, 4 de setembro de 2015

FILADÉLFIA: PREFEITURA DECRETA SITUAÇÃO DE EMERGÊNCIA POR 90 DIAS


O prefeito Municipal de Filadélfia estado da Bahia no uso das suas atribuições legais e através do decreto 074/2015.

Considerando que a irregular distribuição da precipitação pluviométrica verificada no município de Filadélfia ocasionou prejuízos consideráveis, em especial nos setores da agricultura e da pecuária causando perdas de safras e, sobretudo a escassez de agua inclusive para o consumo humano;

Considerando que essa precipitação pluviométrica extremamente diversa da media histórica impossibilitou o acumulo satisfatório de agua nos açudes, barragens e reservatórios em todo o território do município.

Considerando a falta de alimentos decorrente desse quadro de estiagem;

Considerando, finalmente que cabe ao poder publico restabelecer a situação de normalidade e preservar o bem estar da população e nesse sentido adotar as medidas que se fazem urgentes e necessárias;

Decreta:

Fica decretada Situação de Emergência em todo território do município de Filadélfia-BA, por um período de 90 dias, ficando assim prorrogado o decreto 051/2015.

Ficam as secretarias municipais autorizadas a adotarem as ações e medidas urgentes necessárias ao pronto atendimento das famílias atingidas pela estiagem até o retorno da normalidade.

Abraão Gama
Ascom

Polícia prende assassino foragido da justiça há um ano e meio


Policiais da Delegacia de Repressão a Furtos e Roubos de Feira de Santana (distante a 109 km de Salvador) prenderam Agnaldo Leite da Silva, 23, procurado pela Justiça por assassinato ocorrido em maio de 2014. Ele foi detido na noite de terça-feira, 1º, na casa da mãe, no bairro Cidade Nova, com um carro roubado.

a manhã desta quarta, Agnaldo prestou depoimento e foi encaminhado para o Presídio Regional de Feira de Santana. Segundo informações do titular da Delegacia de Homicídios, delegado André Ribeiro, o homem detido é acusado de homicídio e de roubo de veículo.

Segundo o policial, Agnaldo Leite vinha sendo investigado há cerca de seis meses, sob a suspeita de crimes contra o patrimônio. Sua prisão encerrou as investigações pelo assassinato à bala de José Felipe Santos de Jesus, 21, em maio de 2014, por engano.
"José Felipe era funcionário de uma loja de autopeças, no centro de Feira. Agnaldo entrou na loja atirando, mas a intenção dele era matar Felipe dos Anjos Santana, que estava como cliente e levou um tiro no braço. Felipe dos Anjos, na época do crime, teve um caso com a ex-namorada de Agnaldo", contou o delegado.

Agnaldo já tinha contra si um outro mandado, de prisão preventiva, expedido pela 2ª Vara Criminal de Feira de Santana, por roubo qualificado. O delegado João Uzzum, da Coordenadoria Regional da Polícia Civil, disse que ele se envolveu em roubos de veículos. "Os policiais ficaram de campana e no final da tarde conseguiram prendê-lo. Ele estava com um veículo que, após verificação, os agentes constataram ter sido roubado em julho em Salvador e que teve o chassi adulterado".

Uzzum disse ainda que "Agnaldo estava ameaçando Felipe dos Anjos através do WhatsApp e seguia os passos dele. Inclusive, almoçou no mesmo restaurante que ele momentos antes do crime, no ano passado".

João Uzzum observou que os homicídios em Feira caíram de janeiro até este mês, em relação ao mesmo período do ano passado. "Tivemos uma redução de 25,38% nesses nove meses. Só em agosto e setembro, foi uma redução de 9,9%. Ano passado, de janeiro a setembro, foram 260 homicídios. Este ano, foram 194". A Tarde - Foto: Luiz Tito/Reprodução

Condutor perde controle e capota carreta próximo a cidade de Ruy Barbosa

Na noite desta quinta-feira, 03 de setembro de 2015, o condutor de uma carreta perdeu o controle, vindo a capotar próximo a cidade de Ruy Barbosa. Segundo informações, ninguém se feriu no acidente.
Aguarde mais informações.
Fonte: Augusto Urgente!

CAMINHÃO PIPA CAPOTA NA BA-381 NA CIDADE DE ITIÚBA



Na manhã desta quinta feira (03) por vota das 08h30min da manhã ocorreu um acidente onde o caminhão pipa de dados não anotados capotou na BA 381 no trecho do poço cachorro. Segundo informações, quem estava na condução do veiculo era o Galego de Filadélfia que estava com um carona de prenome Nivaldo que mora no povoado de Bela vista de Covas, que foi encaminhado para o Hospital Municipal , depois de avaliação medica , Nivaldo foi transferido para Juazeiro.

Não se sabe o que ocasionou o acidente, porém a suspeitas que o motorista tenha perdido o controle devido a situação caótica da BA - 381. No ultimo domingo um Caminhão Baú também perdeu o controle da direção no mesmo trecho, ninguém ficou ferido no acidente do dia (30/08), porém a estrada ficou congestionada por horas devido a chegada do guincho.


Cidade em Notícias

Riachão do Jacuípe: Caminhão tanque explode após tombar na BR 324


caminhaoUm acidente de grande proporção aconteceu na noite desta quinta-feira (04) no km 425 da BR-324, na localidade da Santana a cerca de 5 km do centro de Riachão do Jacuípe.
Segundo informações, um caminhão tanque carregado de combustível de dados não anotados, capotou e explodiu. Por pouco uma tragédia não aconteceu, a bola de fogo gerada pela explosão pode ser vista da cidade de Riachão.
As primeiras informações dão conta de que ninguém se feriu no acidente, motoristas que viajavam pelo trecho resolveram parar e não seguir viagem com medo de passar próximo ao fogo.
As polícias Civil e Militar se encaminharam para o local, a Policia Rodoviária Federal (PRF) também foi acionada. O fato assustou toda a população de Riachão do Jacuípe e das comunidades vizinhas.
As informações e foto são de Alana Adrielle/Hora da Verdade

Jaguaquara: acidente deixa caminhão destruído na BR-116


 Bocão News
Uma colisão na BR-116, no perímetro urbano de Jequié, no bairro Cidade Nova, na tarde de quarta-feira (2), deixou um caminhão destruído. De acordo com a Polícia Rodoviária Federal (PRF), o acidente ocorreu depois de uma ultrapassagem, envolvendo o caminhão Mercedes, placa NYZ 0534, de Jequié, que colidiu lateralmente com uma carreta-baú Volvo, de placa MKQ 5626, de Santa Catarina.
O condutor do caminhão sofreu leves escoriações e foi socorrido por uma equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192), que o conduziu ao Hospital Geral Prado Valadares (HGPV). 
Agora, após a reação a um vídeo criminoso em que incita crime contra a vida da presidente da República, o jovem advogado de ultradireita aparece em novo vídeo desdenhando das providências tomadas pelo deputado Paulo Pimenta e das consequências de seu ato, demonstrando acreditar que PF, MPF, Ministério da Justiça, OAB etc. nada poderão contra si. 
No novo vídeo, o “advogado” insulta pesadamente o deputado petista que o denunciou e, de forma cômica, afirma que o PT usa a “tática nazista” de “uebs”, provavelmente aludindo a método atribuído ao ministro da propaganda nazista, Joseph Goebbels, de repetir mentiras “mil vezes” no intento de que se transformassem em verdade. Confira a “Resposta ao Dep. Federal PTista” recém divulgada por Sathler em seu perfil no Facebook:
Homem é espancado até a morte após assaltar comércio no interior do Maranhão
Um homem foi espancado até a morte na tarde desta terça-feira (1°), após roubar um comércio e matar um professor no povoado de Belas Águas, na zona rural da cidade de Matinha, no interior do Maranhão. Leonilson Alves, de 20 anos, tornou-se mais uma vítima da violência no Estado, que registrou 30 linchamentos de janeiro de 2013 a julho de 2015. Segundo informações da polícia, dois bandidos invadiram o estabelecimento e roubaram R$ 3.225.
Créditos: Divulgação/Polícia Militar
 A polícia apreendeu um drone com 340 chips e nove aparelhos celulares dirigido ao presídio da cidade Eunápolis, no sul da Bahia, na manhã desta quinta-feira (3). A informação foi divulgada pela Polícia Militar.
De acordo com o órgão, enquanto a guarnição estava no posto de serviço, um dos policiais avistou o drone  e conseguiu impedir a entrega dos aparelhos na unidade prisional. Após perceber os agentes, dois homens que controlavam o equipamento conseguiram fugir. A identidade dos suspeitos ainda é desconhecida.
Além dos chips e celulares, a polícia disse ter encontrado quatro cartões de memória com adaptador, dois pendrives e quatro carregadores de celular. O material foi direcionado à delegacia do município.
  

Governo descarta adotar o horário de 

verão na Bahia

896265242
 Mais uma vez a alegação dos empresários baianos de que é bom para a economia local manter-se em sintonia com o principal centro financeiro do país (São Paulo) não deve mobilizar o governo do estado, que vai mesmo manter a Bahia fora do horário de verão. A informação foi confirmada pela assessoria de comunicação do governador Rui Costa, que enfrenta, pela primeira vez, a pressão das entidades empresariais em relação à questão.
Ainda assim, o Fórum Empresarial da Bahia, juntamente com as federações da Indústria e Comércio, tentam reverter a decisão, antes do dia 18 de outubro, quando os ponteiros dos relógios nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste devem ser adiantados em uma hora. O presidente do Fórum Empresarial, Victor Ventin,  já teria até entregue ao governador e aos secretários de Turismo, Nelson Pelegrino, e de Desenvolvimento Econômico, Jorge Hereda, uma exposição com 19 razões que sustentariam o pleito do setor produtivo baiano.
A resposta do estado, entretanto, foi enfática: “O governo entende como legítima a cobrança das classes empresariais, assim como das classes trabalhadoras que, por meio dos sindicatos, manifestaram-se, por outro lado, contra a adoção do horário de verão”,  diz o secretário de Comunicação do estado, André Curvelo.
Impasse
Segundo ele, diante do impasse, o  governo optou por acatar a decisão da maioria da população que rejeita o horário especial criado para economizar energia. A medida baseia-se em “pesquisas internas” que teriam  apontado que 72% da população  é contra a adoção do horário de verão no estado.
“As alegações de sincronia de horários com o centro financeiro do país não fazem sentido num mundo globalizado onde os países mantém relações comerciantes e financeiras uns com os outros, mesmo tendo fusos horários diferentes”, alegou a assessoria de Rui Costa.
“Não podemos nos comparar com as barreiras diárias das transações internacionais, pois estas representam menos de 20% das atividades do país que, em sua grande maioria, portanto, é dependente de negócios internos que passam pelo maior centro produtivo do país”, rebate Ventin.
Ele entende que  o  resultado da pesquisa  é fruto da falta de informação da população: “Em um dos 19 pontos que apontamos mostramos que o receio das pessoas refere-se à sensação de maior insegurança durante a manhã onde estaria escuro, mas pesquisas também mostram que o nível de luminosidade no período é igual ao do mês de julho, assim como aponta levantamento do Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania de que a maioria dos assaltos  ocorrem mais no final do dia, justamente quando o trabalhador poderia sair com mais luminosidade do trabalho”, diz.
Já o presidente da Federação do Comércio, Carlos Andrade, frisa que, além da falta de sincronia nas relações comerciais e financeiras com o Sudeste, as vendas locais também são prejudicadas. “O dia fica maior, permitindo as pessoas comprarem mais no entardecer”, diz. “É uma pena que a população não esteja devidamente informada sobre as vantagens para a Bahia”.

Medida foi adotada pela primeira vez em 1931

O horário de verão no Brasil foi adotado pela primeira vez em 1º de outubro de 1931, abrangendo todo o território nacional. Houve períodos em que a medida não foi considerada necessária para a economia de energia, mas desde 1985 voltou a ser praticada anualmente, tendo, a princípio, a com a participação da Bahia.
Desde 2011, entretanto, o estado deixou de fazer parte da área de adoção do horário de verão. Foi alegado, à época, que até pela posição geográfica, a economia de energia gerada com a medida não compensava diante da insatisfação da população.
Desde então, o empresariado local tenta provar que a população não é devidamente informada dos prejuízos políticos e econômicos ocasionados com a diferença em uma hora do horário em relação à regiões Sul, Sudeste e o Distrito Federal. O sentimento apontado de insegurança acabou ganhando maior peso nas decisões dos gestores até então.
Balanço
O horário de verão 2014-2015  reduziu o  consumo de energia em cerca de 200 MW médios no subsistema SE/CO, que equivale ao consumo mensal médio da cidade de Brasília, e 65 MW médios no subsistema Sul, equivalente ao consumo mensal médio de Florianópolis. A redução total de 265 MW médios corresponde a um percentual estimado de 0,5%, nos dois subsistemas.

Professor de dança é acusado de agredir cachorro com golpes de madeira


Um professor de dança de Macapá é acusado de agredir a pauladas um cachorro na rua. Ele teria atacado o vira-lata ao ver que ele estava cruzando com sua cadela, uma mestiça de labrador com dog alemão. O homem, no entanto, nega as acusações.

"O Costelinha estava cruzando com ela no meio da rua. O dono da cadela viu e bateu nele até se desgrudarem. Vizinhos chamaram nosso voluntário para socorrer o animal, mas quando ele chegou, encontrou o cachorro com hemorragia", contou a presidente da ONG Anjos Protetores, Laudenice Monteiro, ao Extra.

O professor Junior Souza, 38 anos, dá outra versão. "Eu afastei os cachorros com a sandália. Quando peguei a ripa (pedaço de madeira), os dois já tinham se soltado. Esse cachorro já estava sendo agredido por outros cachorros maiores, porque havia duas cadelas no cio e eles vivem brigando por causa delas", diz.

"Mais de duas pessoas pegaram pedaços de pau para os dois se separarem e só eu fui acusado. Estou muito abalado com esse caso. Faço muitas coisas boas. Sempre participei de eventos beneficentes. Não estou foragido e não sou o que muitos pensam. Cometi um erro, que foi o de bater no cachorro com a sandália", admite.

O cachorro tem vários hematomas e corre o risco de perder a visão do lado direito. O caso é investigado na Delegacia Especializada em Meio Ambiente (Dema). "Já ouvi uma testemunha ocular e o protetor da ONG. Essa testemunha mora em frente ao local onde ocorreu a agressão e relatou cada detalhe, mostrando, inclusive, foto do acusado. Segundo ela, ele bateu tanto que o animal desmaiou. O cachorro está muito machucado. Determinei laudo pericial e vou esperar resultado. A gente tem que ter cautela", disse o delegado Sávio Pinto.




Caso comprovada a agressão o professor pode pegar de seis meses a um ano de prisão, além de multa.
Fonte: Bocao News.

Três suspeito de tentar assaltar ônibus 

morrem após confronto com a PRF

GIROFLEX-300x190
Três homens morreram no Hospital Geral Clériston Andrade (HGCA) na madrugada desta sexta-feira (4), após uma troca de tiros com Policiais Rodoviários Federais, na BR-101, próximo à Conceição do Jacuípe. De acordo com a polícia, eles são suspeitos de tentar assaltar um ônibus.
Os três homens, que aparentam ter 20, 26 e 30 anos, ainda não foram identificados. O delegado André Ribeiro esteve no hospital e efetuou os levantamentos cadavéricos. Até o momento não há outras informações sobre o fato.
Informações do repórter Aldo Matos do Acorda Cidade

Postagem em destaque

CONTINUA INTERNADO EM MINAS FILHO DO EMPRESARIO WENDEL DA PERFIL