quarta-feira, 26 de agosto de 2015

BONFIM: PROMOTORIA DE BONFIM ABRE PROCESSO SELETIVO PARA ESTAGIÁRIOS DE DIREITO 2015


A Exma. Sra. Dra. Aline Curvêlo Tavares de Sá, Promotora de Justiça Coordenadora da Promotoria de Justiça Regional de Senhor do Bonfim-BA, no uso de suas atribuições, torna pública a divulgação do Edital n.º 132/2015, publicado no Diário do Poder Judiciário Eletrônico - DJE de 29 de Julho de 2015, referente a seleção de estudantes que estejam cursando, no mínimo, o 5º Semestre do curso de Direito. A seleção visa o preenchimento de TRÊS (03) vagas para a sede da Promotoria de Justiça Regional em Senhor do Bonfim, e UMA (01) vaga a ser provida em apenas uma das demais Promotorias de Justiça integrantes da Regional, no caso, Campo Formoso, Itiúba, Jaguarari ou Pindobaçu, no período de validade do certame.


1. DAS INSCRIÇÕES:

1.1 Serão realizadas no período de 03 a 31 de agosto de 2015, de Segunda a Sexta-Feira, das 08:00h as 12:00h e das 14:00 as 17:00h;
Local: Promotoria de Justiça de Senhor do Bonfim, situada à Praça Djalma Dutra, s/n, Centro Comercial José Marcelino de Souza, Senhor do Bonfim/BA.


1.2 Para proceder à inscrição, todos os candidatos deverão apresentar:
a) Fotocópia autenticada do documento de identidade;
b) 02 (duas) fotos 3x4 iguais e recentes;
c) Comprovante de recolhimento devidamente autenticado pelo banco no valor de R$30,00 (trinta reais) em nome do Ministério Público do Estado da Bahia, na conta corrente n.º 992.303-9, agência 3832-6, Banco do Brasil – 001, feito exclusivamente em DINHEIRO ou transferência bancária.

2.3 Maiores informações, consultar o Edital 132/2015 de 29/07/15, disponível em: http://www.tjba.jus.br/diario/internet/pesquisar.wsp ou nas Promotorias de Justiça de Senhor do Bonfim, Campo Formoso, Itiúba e Jaguarari.


2. DOS BENEFICIOS:
2.1 Excelente ambiente de trabalho e aprendizado;
2.2 Bolsa Complementação Educacional Mensal e Auxílio Transporte;
2.3 Jornada Diária de ½ período ( Matutino ou Vespertino ).

Maiores informações, ligar para: 0**74 3541-3495 ou 3541-0300.

BONFIM: PREFEITURA DE BONFIM ABRE LICITAÇÃO PARA COMPRAR CAIXÕES PARA PESSOAS CARENTES


A Prefeitura Municipal de Senhor do Bonfim realizará no próximo dia 08 de setembro de 2015, licitação para aquisição de caixões e serviços fúnebres, para beneficiários de Programas dos Benefícios Eventuais da Politica Pública de Assistência Social, para atender a pessoas carentes de Bonfim.

Nossa reportagem manteve contato com pelo menos três empresas do ramo na cidade de Bonfim, sendo que apenas uma a PAFAC disse ter interesse em participar do certame, as outras duas disseram não ter interesse em participar, a Vila Nova por seu proprietário, Renato Almeida ocupar cargo de Vice-prefeito e a outra funerária Anjo da Guarda, por haver débitos a serem quitados pelo município.

O pregão vai acontecer as 09h00min do dia 08 de setembro na Prefeitura de Bonfim, sob o número 079/2015.

O Edital contendo as instruções estará à disposição dos interessados, no endereço acima indicado, gratuitamente, ou pelo e-mail pmsb.cope@hotmail.com. Maiores informações pelos fones (74) – 3541-8394/8397/6943, em horário de expediente, das 08h00min as 13h00min.

Maravilha Notícias
Polícia Federal deflagra operação contra quadrilha 'Katiara'
Foto: Bahia Notícias
Uma operação da Polícia Federal (PF) contra a quadrilha “Katiara” cumpre 15 mandados de prisão preventiva e dois de busca e apreensão nesta quarta-feira (26) em Salvador, Serrinha, Nazaré e Feira de Santana. A Operação “Tríade”, que investiga o grupo criminoso com atuação no tráfico de drogas, principalmente no Recôncavo, também cumpre mandados na cidade paulista de Mirandópolis. De acordo com a PF, o líder do grupo, A.S.L, mesmo detido em presídio da Bahia e Mato Grosso do Sul, comandava a organização, trazendo drogas e armas de Mato Grosso do Sul e São Paulo para vender nas cidades do Recôncavo baiano e Região Metropolitana de Salvador (RMS). Dos 15 mandados de prisão preventiva, sete foram cumpridos em presídios, ou seja os presos já estavam encarcerados, e dois foram efetuados com pessoas que já se encontravam em prisão domiciliar (e que agora foram recolhidos à prisão). Dos seis restantes, um homem foi preso e cinco estão ainda foragidos. Ainda segundo a PF, em dois mandados de busca e apreensão, a Polícia não obteve sucesso. O grupo criminoso é investigado desde 2013, e os integrantes responderão pelos crimes de tráfico e associação para o tráfico (arts. 33 e 35 da lei 11.343/2006).
Na madrugada desta quarta-feira (26), policiais do 7º BPM de Morro do Chapéu, sob o comando do Capitão PM Joel, em operação conjunta com a Companhia Independente de Policiamento Especializado (Cipe/Semiárido) e a Policia Civil, sob comando do Delegado Regional  Roberto Leal, delegada Lúcia Jansen, Titular de Morro do Chapéu, e o Dr. Leonardo.
Durante a operação, um homem de prenome “FABIANO”, acusado de matar a dona de casa Vera Lúcia Alves de Souza, na última sexta-feira (21) em Várzea Nova, acabou tomando em confronto com a polícia
Segundo as primeiras informações levantadas pelo Notícia Livre, o elemento estava homiziado numa casa onde funcionaria uma boca de fumo, no bairro da Caixa D´Água, em Morro do Chapéu,  quando foi cercado pela polícia, reagindo a voz de prisão, vindo a óbito no confronto  com os policiais.
No local, além de armas e drogas e balança de precisão, seis elementos foram presos, entre eles um homem acusaado de matar a tiros Reinaldo Alves dos Santos, fato ocorrido em 03 de julho, na BA 144 que liga Morro do Chapéu a cidade de Várzea Nova.Noticia Livre

Operação Policial prende 5 e 1 morre em Morro do Chapéu



Uma operação conjunta das Polícias Civil Militar e CIPE Semiárido resultou na prisão de 6 pessoas na manhã desta quarta feira 26/08 em Morro do Chapéu. 

Comandaram a ação o Dr. Roberto Leal (Delegado Regional) o Cap. PM Joel, Dr. Leonardo e Dra. Lucia Jansen, Delegada Titular de Morro do Chapéu. 

Segundo o Del. Dr. Roberto Leal a operação começou na madrugada, onde 2 suspeitos foram presos e já na manhã por volta das 07h00 em uma residência no Bairro do Araguaia, outros 4 foram detidos e um morreu em confronto com a polícia. 

Como resultado da operação entre os detidos está o acusado do assassinato do Sr. Reinaldo Alves dos Santos, fato ocorrido em 03 de julho na BA-144 em Morro do Chapéu e no confronto morreu o rapaz de pré nome Fabiano, acusado de ser o assassino de  Vera Lúcia Alves de Souza ocorrido em Várzea Nova na última sexta feira 21/08, armas, drogas, balança de precisão foram encontrados com os detidos. 

O Cap. Joel disse que a operação vai continuar e a sociedade vai obter resultados positivos de ações policiais realizadas na cidade.
Fonte: Morro Notícias

IPIAÚ: ADOLESCENTES SOBEM EM VIATURA DA PM PARA FAZER SELFIE

Um grupo de adolescentes estudantes do Colégio Modelo Luis Eduardo Magalhães, em Ipiaú, resolveu fazer uma selfie inusitada. Três deles subiram no capô de uma viatura da Polícia Militar e posaram para uma foto. O registro teria sido feito dentro do Colégio Modelo. A imagem foi publicada no perfil de um dos garotos que completou a selfie com a mensagem - # Partiu Presídio. Em poucos minutos, a publicação recebeu vários comentários, muitos deles criticando a ação dos adolescentes. A publicação foi excluída horas depois. Os adolescentes podem responder por atos infracionais. Em contato com o major Jorge Alexandre, Comandante da Companhia da Polícia Militar de Ipiaú, nossa reportagem foi informada que o Serviço de Investigação está apurando o caso para que sejam tomadas as medidas cabíveis.
Fonte: Giro em Ipiaú

SAÚDE: AGENTES DE ENDEMIAS EM AÇÃO


Os Agentes de Combate as Endemias em parceria com a Vigilância Sanitária de Senhor do Bonfim, vem realizando nas áreas consideradas Endêmica o “teste rápido”, em cães e gatos com o objetivo de detectar os animais infectados com a Leishmaniose visceral e cutânea.

Os agentes estão passando de casa em casa examinando os animais suspeitos e não suspeitos, realizando o teste rápido que em apenas dois minutinhos já detecta a infecção.

O exame consiste em perfurar a orelha do animal e dela retirar gotas de sangue para a amostra ser submetida a exame. Para tanto os agentes receberam treinamento de técnicos especializados da fundação nacional de saúde (FUNASA).

A amostra de sangue é retirada com uma paleta de maneira cuidadosa para não machucar o cão. Essa amostra é de maneira delicada colocada na placa que depois receberá o reagente para o termino do exame que detecta a endemia, no entanto a confirmação real, se dá em enviar para o lacem (laboratório de referência) amostra para confirmação.


Os primeiros procedimentos já foram realizados no povoado de Terrerinho, Bairro do Mercado, Monte Alegre II e no Cantinho dos Animais Loteamento Santana.

Os profissionais estarão divulgando nos próximos dias, datas e cronograma de uma campanha municipal para combater a doença na região.

DOENÇA

Há dois tipos de leishmaniose: leishmaniose tegumentar ou cutânea e a leishmaniose visceral ou calazar. A leishmaniose tegumentar caracteriza-se por feridas na pele que se localizam com maior freqüência nas partes descobertas do corpo. Tardiamente, podem surgir feridas nas mucosas do nariz, da boca e da garganta.

Essa forma de leishmaniose é conhecida como "ferida brava". A leishmaniose visceral é uma doença sistêmica, pois, acomete vários órgãos internos, principalmente o fígado, o baço e a medula óssea. Esse tipo de leishmaniose acomete essencialmente crianças de até dez anos; após esta idade se torna menos freqüente. É uma doença de evolução longa, podendo durar alguns meses ou até ultrapassar o período de um ano.

SINTOMAS

A Leishmaniose visceral: febre irregular, prolongada; anemia; indisposição; palidez da pele e ou das mucosas; falta de apetite; perda de peso; inchaço do abdômen devido ao aumento do fígado e do baço.

Leishmaniose tegumentar ou cutânea: duas a três semanas após a picada pelo flebótomo aparecem uma pequena pápula (elevação da pele) avermelhada que vai aumentando de tamanho até formar uma ferida recoberta por crosta ou secreção purulenta. A doença também pode se manifestar como lesões inflamatórias nas mucosas do nariz ou da boca.

DENÚNCIA

A População deve colabora denunciando casos de animais de rua pelo telefone, 74 3541- 8270 ou na Secretaria Municipal de Saúde.

ASCOM AACE

POLÍTICA: PROJETO DO DEPUTADO BOBÔ AMPLIA PROTEÇÃO ÀS GESTANTES NA BAHIA


Toda mulher gestante na Bahia terá direito a conhecer e se vincular à maternidade na qual será realizado seu parto e em caso de intercorrência pré-natal. É o que determina o Projeto de Lei nº 21.379/2015, de autoria do deputado estadual Bobô (PCdoB). que está tramitando na Assembleia Legislativa.

Essa vinculação é de responsabilidade da Secretaria Estadual de Saúde e se dará no ato de sua inscrição no Programa de Assistência ao Parto. A maternidade deverá estar, comprovadamente, apta a prestar a assistência necessária conforme a situação de risco gestacional, inclusive em situação de puerpério.

Na justificativa, o parlamentar afirma que o projeto surge em atenção à precariedade de atendimento médico às gestantes, que encontram dificuldades de serem acompanhadas por médico durante a gestação, além de procurarem várias maternidades até conseguir vaga, numa verdadeira peregrinação.

Ainda de acordo com Bobô, as grávidas enfrentam a falta de acompanhamento especifico, capaz de lidar com alterações emocionais, e de informação sobre a evolução da gestação. “Nossa intenção é proporcionar às mães acompanhamento digno em todo o processo de gestação. Foi com essa compreensão que o município de Salvador aprovou a Lei nº 7851/2010 (Maternidade Certa), de autoria da vereadora Aladilce Souza (PCdoB), que assegura às gestantes os benefícios previstos neste projeto”, frisa o deputado.

ASCOM deputado Bobô

POLICIAL: "DE QUEM É ESSE JEGUE?" POLICIA RODOVIÁRIA TIRA MAIS DE 100 ANIMAIS NA REGIÃO DE BONFIM


Em uma operação da PRF entre os municípios de Senhor do Bonfim e Jaguarari, especialmente as margens da BR 407, foram retirados de circulação 101 animais nas últimas horas.

Infelizmente a irresponsabilidade ultrapassa o absurdo e quem sofre com tal ato irracional de se soltar esses animais próximos da rodovia são os familiares de muitas das vítimas que tiveram suas vidas ceifadas em acidentes provocados por tais animais.

Tais operações são sempre bem visadas pela sociedade de modo especial pelos usuários da malha federal da Rodovia BR 407,que esperam que sempre aconteça e em locais alternados.


Maravilha Notícias
Foto: PRF

Carro do empresário Joaquim Souza pega fogo na BR 407.

Problema mecânico foi a causa do incêndio em veículo do empresário.
 Segundo informações um problema mecânico foi a causa do incêndio no veículo do empresário Joaquim Souza que possui três pontos comerciais em Filadélfia. O carro ficou completamente destruído depois de ser consumido pelo fogo na noite desta terça-feira, 25, na BR 407, na localidade conhecida como Três Morros, pertencente a cidade de Senhor do Bonfim. O empresário, contou que seguia pela BR quando o veículo Estrada de cor branca que o mesmo dirigia teve um problema mecânico e parou. Assim que desceu do automóvel, houve fumaça saindo do carro e as  chamas se espalharam rapidamente. 

O carro tinha saido de uma revisão mecânica na cidade de Senhor do Bonfim.

Uma viatura do Corpo de Bombeiros esteve no local para combater o incêndio, mas o veículo já estava completamente destruído. Motoristas que passavam pelo local se assustaram com as chamas, mas ninguém ficou ferido.

Além do veículo documentos pessoais, dinheiro, talão de cheques pertencentes ao empresário foram destruídos pelas chamas. 


Filadélfia em Notícias

Através de Técnica Necropapiloscópica, ossada encontrada na Zona Rural de Ourolândia é identificada


A Perícia Técnica de Jacobina conseguiu realizar a identificação da ossada encontrada na região do Alagadiço , município de Ourolândia, na semana passada. Através de uma técnica necropapiloscópica
em que os peritos realizam a hidratação dos dedos do corpo esqueletizado foi possível colher as digitais do morto, para realização do confronto com as digitais dos documentos. Segundo a perita técnica Amanda, que realizou o procedimento, são introduzidos nos dedos coletados da ossada soluções especiais, que fazem com que estes se regenerem e possibilitem a coleta das digitais.

As digitais foram confrontadas com as do documento de uma pessoa que estava desaparecida há cerca de dois meses na região de Pau de Colher, e a identificação deu positiva. A vítima foi identificada como Roque Rangel da Silva, de 47 anos.


Ele morava na comunidade de Pau de Colher, município de Ourolândia, e segundo a família, tinha problemas mentais e havia desaparecido há cerca de dois meses. A perícia não encontrou marcas de violência no corpo, o que leva a concluir que ele supostamente morreu de causas naturais. Ele era solteiro e tinha quatro filhos.

A Perita amanda destaca que a identificação através da papiloscopia, conseguiu evitar que o reconhecimento tivesse que ser feito através do exame de DNA, o que poderia levar até dois anos, prolongando a dor dos familiares. A família já foi informada da identificação e deverá comparecer no DPT em breve para retirar o corpo. Fonte: Bahia Acontece. 

Homem confessa ter matado mulher e filha de 8 meses no Ceará

81te14n78s6sflmx2qf1zee7y
O suspeito de ter matado a mulher e a filha em uma casa de veraneio em Paracuru, no Ceará, na madrugada deste domingo, confessou o crime na tarde desta segunda-feira. Marcelo Baberena Moraes, de 37 anos, matou a tiros Adriana Moraes Pessoa de Carvalho, de 38 anos, e a bebê de 8 meses, Jade Moraes, com um tiro na cabeça e outro nas costas, respectivamente.
“No momento em que fazíamos a nova perícia, ele começou a chorar e confessou o crime. Afirmou que discutiu com a Adriana e pegou a arma que estava guardada em um armário e atirou nas vítimas”, contou a delegada diretora da Divisão de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) do Ceará, Socorro Portela.
8c5oke2ywbinfl2qnukge1pag








Durante a perícia, a polícia encontrou um revólver calibre 38 escondido no forro do bebê conforto da pequena Jade. Além das vítimas e Marcelo, dentro da casa estavam a outra filha do casal e o irmão do homem, com a esposa e filhos.
Na madrugada desta segunda-feira, policiais encontraram um arsenal de armas no apartamento em que o casal morava com as duas filhas, no bairro Cocó, em Fortaleza. Durante a busca, foram apreendidos revólveres calibre 22 e 32, uma espingarda de pressão, além de cinco garruchas (arma de fogo de cano curto, semelhante a uma pistola ou revólver), três dardos e munições. O material apreendido foi encaminhado à sede da DHPP.
Adriana e a filha foram encontradas mortas na manhã deste domingo. A polícia havia sido acionada após um roubo seguido de morte em uma casa de veraneio que pertence aos pais de Adriana. Segundo a polícia, assim que os agentes chegaram ao local desconfiaram da versão de roubo dada pelo marido e pai das vítimas, já que o local não apresentava nehum sinal de arrombamento e nada de importante havia sido levado da casa.
O irmão de Marcelo e a esposa prestaram depoimento à polícia na condição de testemunhas do crime e Marcelo foi preso em flagrante.
Fonte: O Dia

Dilma diz que Brasil vai continuar com dificuldades em 2016

dilma
A presidenta Dilma Rousseff disse hoje (25) que o Brasil atravessa uma situação econômica que “requer cuidados” e reconheceu que, apesar das ações do governo, a crise não será resolvida no curto prazo.
Segundo Dilma, 2016 ainda será um ano de dificuldades. “Eu espero uma situação melhor. Mas não tenho como garantir que a situação em 2016 vai ser maravilhosa, não vai ser, muito provavelmente não será. Agora também não será a dificuldade imensa que muitos pintam. Vamos continuar tendo dificuldades, até porque não sabemos a repercussão de tudo o que está acontecendo na economia internacional”, disse a presidenta em entrevista a rádios do interior de São Paulo, antes de embarcar para Catanduva, onde entrega unidades habitacionais do Minha Casa, Minha Vida.
Dilma citou a queda generalizada registrada ontem (24) nas bolsas de valores do mundo inteiro e afirmou que a economia brasileira está se protegendo com medidas, como o pacote de exportações e o programa de atração de investimentos em logística. “As nossas medidas já começaram [a ser implementadas], não tem como estarmos pior no futuro, porque tomamos um conjunto de medidas”, avaliou. A presidenta voltou a criticar o que chamou de pessimismo em relação ao futuro da economia brasileira e disse que a insatisfação com o governo é “compreensível”, mas que a situação não pode ser resolvida imediatamente. “As pessoas querem que as coisas sejam imediatamente resolvidas. É compreensível, mas nem sempre [é assim] – e isso não ocorre também na vida da gente: você tem uma dificuldade, tem que enfrentar e só o tempo te ajuda a fazer passar”, disse Dilma.
Em Catanduva, a presidenta vai participar da entrega de 1.237 unidades habitacionais do Minha Casa, Minha Vida e acompanhar, por teleconferência, a entrega de casas nos municípios de Araras, Araraquara e Mauá, todos em São Paulo. No total, 2.555 casas do programa serão entregues hoje. De acordo com o Ministério das Cidades, os empreendimentos receberam cerca de R$ 250 milhões do governo federal e deverão beneficiar mais de 10 mil pessoas

Mulher é esfaqueada pela própria irmã em Euclides da Cunha

crime1
A euclidense Cleonildes de Jesus, foi parar no hospital após ser esfaqueada pela própria irmã e pelo cunhado no último sábado (22) na cidade de Euclides da Cunha.
De acordo informações da polícia, Cleonildes foi atacada com uma “peixeira” e sofreu perfurações no pescoço, peito e mãos. A polícia informou ainda que Maria do Carmo de Jesus “Mancambira”, irmã da vítima, e seu cunhado Cosme da Silva, foram presos acusados da tentativa de homicídio.
Mancambira e Cosme foram autuados em flagrante delito e apresentados pela PM na 1ª DT da 25ª Coorpin de Euclides da Cunha. O atual estado de saúde de Cleonildes não foi divulgado.
Por: Portaldenoticias.net (Foto ilustrativa/reprodução Google)

Jacobina: Colisão entre moto e carro deixa jovem ferido na Avenida Centenário





Uma colisão lateral entre uma motocicleta Bros e um veículo Vw Up deixou um jovem levemente ferido por volta das 18h30 desta segunda-feira, 24, na Avenida Centenário, trecho urbano da BR-324 no bairro Nazaré, em Jacobina.
Segundo informações de populares, a condutora do automóvel tentava uma conversão à esquerda, não viu a aproximação do jovem na motocicleta e acabou o  acertando lateralmente. O jovem caiu da motocicleta e sofreu ferimentos no braço e na perna.
Felizmente, o motociclista não se feriu com gravidade. O jovem não achou necessário acionar o socorro, após o acidente, ele seguiu para uma clínica para cuidar dos arranhões. Os dois condutores conversaram e chegaram a um acordo.

O SMTT – Serviço Municipal de Tráfego e Transportes, foi acionado e esteve no local para registrar o acidente, mas os condutores resolveram amigavelmente. Fonte: Jacobina Notícia

COLISÃO TRASEIRA ENTRE ÔNIBUS ESCOLARES DEIXA ESTUDANTE FERIDA NO BAIRRO DE NAZARÉ


Umá aluna sofreu escoriações em uma colisão traseira  que aconteceu por volta das 7 horas desta quarta no semáforo do bairro de Nazaré . Os veículos ficaram parados no sinal por cerca de15 minutos e alguns estudantes retiraram a aluna que reclamava de dores no ombro direito. Ela foi socorrida por um carro  particular ao hospital municipal. Logo em seguida os veículos seguiram viagem.

bahiacontece

Conta de luz pode ficar 8% mais cara


A conta de luz deve ficar mais cara ainda este ano. A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) aprovou nesta terça-feira a abertura de audiência pública sobre a metodologia de cálculo e cobrança da Conta de Desenvolvimento Energético (CDE), que é um encargo cobrado nas contas de luz. De acordo com o G1, hoje, esta conta é paga pelas indústrias, mas uma decisão judicial obtida pelas empresas determinou que os custos sejam repassados aos consumidores residenciais. Se a determinação for acatada, a mudança deve representar uma alta de até 8% nas contas. Para cumprir a decisão judicial, a Aneel argumentou que antes é preciso realizar audiência pública sobre o tema, já que será preciso definir uma nova metodologia de cálculo, que não está prevista na legislação hoje. Pelos cálculos da Aneel, o cumprimento da decisão judicial levaria ao repasse de R$ 1,8 bilhão aos consumidores residenciais via reajuste tarifário. Neste caso, a agência poderia promover novas revisões extraordinárias ainda este ano, explicou o relator do processo, André Pepitone da Nóbrega.

Enterrada viva, adolescente grávida consegue pedir socorro, mas morre em hospital



Aos 16 anos, Neysi Perez morava em Honduras, era casada e estava grávida de três meses. Uma noite, ao se levantar para beber água, teve um mal súbito, caiu no chão desacordada e começou a espumar pela boca. 
Horas mais tarde, os médicos decretaram seu óbito e ela foi enterrada. No dia seguinte, o marido da jovem foi ao cemitério e ouviu seus gritos de socorro.
Em entrevista ao Primer Impacto, um canal de TV local, parentes da jovem revelaram que ela não sobreviveu. "Como eu coloquei minha mão em seu túmulo, podia ouvir ruídos no interior. Eu a ouvi batendo e, em seguida, ouvi a voz dela. Ela estava gritando por ajuda", disse o marido.
Neysi Perez estava grávida
(Foto: Reprodução/Daily Mail)
Desesperados, os parentes conseguiram abrir o túmulo de Neysi horas depois, mas ela já estava inconsciente de novo. Eles encontraram a janela de vidro do caixão trincada e os dedos da moça feridos. 
"Toda a família entrou correndo, quase quebrando a porta do hospital, carregando a menina em seu caixão", contou a médica Claudia Lopez, que fez o segundo atendimento da jovem, que já estava sem nenhum sinal vital.
Os médicos acreditam que Neysi pode ter sofrido um ataque de catalepsia, doença rara em que os membros se tornam rígidos e a pessoa parece estar morta. A pessoa fica o tempo todo consciente e pode passar horas nesta situação. No passado, já existiram casos de pessoas que foram enterradas vivas por conta desse distúrbio.
Em 2014, Janina Kolkiewicz, uma polonesa de 91 anos, despertou dentro de um saco no necrotério 11 horas depois de uma médica ter certificado seu falecimento. "Não havia pulso, não havia sinais de respiração e nem ritmo cardíaco", afirmou Wieslawa Cyz ao jornal local 'Dziennik Wschodni'. A idosa está viva até hoje, segundo informações de sua sobrinha, Bogumila Kolkiewicz.

APROVADO PROJETO DE LÍDICE QUE PREVÊ REVITALIZAÇÃO DO SÃO FRANCISCO EM LEI

Para melhorar a coordenação das ações de revitalização da bacia do rio São Francisco e evitar a dispersão de esforços e recursos, a senadora Lídice da Mata (PSB-BA) apresentou projeto que institui lei específica regulamentando o tema. A proposta foi aprovada nesta terça-feira (25/8) pela Comissão de Meio Ambiente, Defesa do Consumidor e Fiscalização e Controle (CMA), em decisão terminativa. A autora considerou necessária a criação de uma lei para dar mais consistência ao Programa de Revitalização do São Francisco. Para Lídice, o programa atual peca por se limitar a locais onde há obras de transposição das águas do rio e por não prever, entre outras ações, medidas para preservação de nascentes e melhoria do saneamento básico nas cidades ribeirinhas.
Com o projeto (PLS 86/2015), a senadora quer fazer constar em lei princípios, objetivos e ações prioritárias para a revitalização da bacia. Ela também incluiu, na proposta, previsão de criação de órgãos específicos para a gestão de recursos hídricos nos governos dos estados e nas prefeituras de municípios cortados pelo São Francisco. O projeto determina, ainda, que os recursos arrecadados com a cobrança pelo uso da água do rio São Francisco sejam aplicados, prioritariamente, na recuperação de áreas degradadas; e estabelece, também, que sejam criadas ou ampliadas unidades de conservação em áreas essenciais para a produção de água na bacia hidrográfica. "Não podemos esperar pela boa vontade dos governantes. O São Francisco está em situação extremamente grave. Há locais onde se pode atravessar o rio a pé", frisou Lídice da Mata.
Otto Alencar (PSD-BA), relator da matéria na CMA, considera que a proposta ajudará a dar maior efetividade às ações de revitalização. Ele cita auditoria do Tribunal de Contas da União (TCU), que aponta problemas na execução do programa de revitalização do rio, como fragilidade das ações de controle de erosão e baixa participação das comunidades envolvidas, entre outros. O senador apresentou emenda para que conste em primeiro lugar na lista de ações prioritárias a elaboração de cenários futuros, "por meio de modelagens hidrológicas e de sedimentos, que permitam avaliar o balanço entre oferta e demanda hídrica e o nível de degradação ambiental da bacia". O relator também sugeriu incluir no item que prioriza a construção de açudes e reservatórios a determinação de que seja comprovada disponibilidade hídrica antes da execução das obras.
Ascom/Lídice da Mata

Postagem em destaque

Avião que transportava Gilmar Mendes sofre pane elétrica O avião que transportava o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) G...