sexta-feira, 10 de julho de 2015

Com o tema: "Resgatando os sabores locais".Acontece a oitava edição da Festa Regional do Licuri ,dia 12 de julho de 2015 no Povoado de São Miguel em Caldeirão Grande. O evento é organizado pela COOPES, cooperativa da cidade de Capim Grosso que atua com o beneficiamento do Licuri envolvendo comunidades de 10 municípios da caatinga baiana, e apoio da Prefeitura Municipal de Caldeirão Grande e SEMAGRI (Secretária Municipal de Agricultura)
O Licuri é fruto de uma palmeira nativa do Nordeste do Brasil, suas amêndoas são ricas em ferro, cálcio, cobre, magnésio, zinco, manganês, sais minerais e beta caroteno. Com o licuri são produzidos diversos derivados como: granola, cocada, biscoitos, paçoca, sorvete, umbuzada com licuri, azeite, licor, entre outros, além de artesanatos e bijuterias. É uma importante fonte de renda para diversas comunidades, que têm sua produção reunida e comercializada através da COOPES. 

A festa é um verdadeiro festival de cultura e tradição, onde o povo canta, dança, encontra com amigos, degusta inúmeras receitas preparadas com licuri, participa de concursos e promove muita alegria e diversão para todas as idades. O evento celebra a cultura entorno do Licuri e difunde a importância da espécie, a necessidade de preservação, seus valores nutricionais e culinários, além de ser um momento de troca de saberes e experiências entre produtores, consumidores e visitantes. *Espaço Aberto.Net

Jovem morre após carro colidir contra caminhão na BR-101

Vitima não resistiu aos ferimentos e morreu no local

(Foto: Reprodução/A Voz da Cidade/Tiago Santos)
Silvestre Neto, conhecido como Boris, morreu no local (Foto: Reprodução/A Voz da Cidade/Tiago Santos)
Redação VN
redacao@varelanoticias.com.br
Um grave acidente na BR-101, próxima a cidade de Laje, resultou na morte de jovem na manhã desta sexta-feira (10). De acordo com a Polícia Rodoviária Federal (PRF), o veículo modelo Veloster conduzido por Silvestre Neto, conhecido como Boris, colidiu frontalmente com um caminha modelo F-4000 por volta das 11h30.
Ainda segundo a PRF, devido a violência da colisão, o carro de passeio partiu ao meio. A vítima, que residia em Santo Antonio de Jesus, recôncavo baiano, não resistiu aos ferimentos e morreu no local.
Testemunhas afirmam que o motorista do caminhão teve ferimentos leve. O corpo de Boris foi removido para o Departamento de Polícia Técnica (DPT).
(Foto: Reprodução/A Voz da Cidade/Tiago Santos)
Veículo modelo Veloster colidiu de frente com um caminhão (Foto: Reprodução/A Voz da Cidade/Tiago Santos)
(Foto: Reprodução/A Voz da Cidade/Tiago Santos)
Vitima residia na cidade de Santo Antonio de Jesus (Foto: Reprodução/A Voz da Cidade/Tiago Santos)
(Foto: Reprodução/A Voz da Cidade/Tiago Santos)
Motorista do caminhão teve ferimentos leves (Foto: Reprodução/A Voz da Cidade/Tiago Santos)

IML DE PETROLINA DESCARTA PEDAÇOS DE CORPOS NO SÃO FRANCISCO, DIZ SINDICATO

Os policiais civis de Petrolina continuaram a paralisação de 24 horas que aconteceu nesta quarta-feira (8) em todo o estado de Pernambuco, em protesto contra as más condições de trabalho. Segundo informações do Blog do Geraldo José, os delegados e agentes realizaram um protesto em frente ao Instituto Médico Legal (IML), no bairro Ouro Preto, na zona oeste da cidade, e denunciaram que pedaços de corpos humanos necropsiados no local são descartados na rede comum de esgoto. “O IML de Petrolina é o pior do Brasil. Aqui os pedaços de corpos estão sendo jogados na rede de esgoto porque não há condições de trabalho. O governo do estado é intransigente e opressor dá aumento a outras categorias e não dá a quem precisa”, disse o diretor de planejamento do Sindicato dos Policiais Civis de Pernambuco (Sinpol), Roseno Neto. Da rede de esgoto, os restos mortais acabam sendo lançados no diretamente no Rio São Francisco. “Alguns procedimentos são realizados aqui no chão mesmo, não tem material de perícia e nem luva e muitas das vezes os procedimentos são feitos com facas de modo artesanal e desrespeitoso. Nós petrolinenses estamos bebendo água contaminada pelo IML, é grande a quantidade de pedaços de corpos e sangue que caem no rio São Francisco”, denunciou. A denúncia foi entregue ao Ministério Público e à Vigilância Sanitária no mês de abril. “Pedimos a interdição do IML, mas até agora não tivemos resposta. Quero frisar que o problema de gestão do IML de Petrolina é muito grave, temos um gestor aqui que é diretor do hospital da Polícia Militar e do IML e fica impossível ele gerir os dois órgãos ao mesmo tempo, portanto temos problemas administrativos também. Isso é caso de saúde pública e precisa ser resolvido”, informou.
BN

Presidente da Câmara dos Deputados afirma: “PMDB está cada dia mais distante do PT”

10_07_2015_eduardo_cunha_3
O PMDB, a cada dia que passa, está mais distante do PT e nós esperamos que fique a cada hora mais distante, e, de preferência, não volte mais a estar junto com o PT”. A afirmação foi do presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha (PMDB), nesta quinta-feira (9), durante o lançamento do 10º Circuito Aprosoja, em Cuiabá (MT).
Segundo ele, essa é a posição defendida pela maioria dos integrantes do PMDB. Ele afirmou que os pontos defendidos pelos dois partidos não são mais os mesmos. “Apenas temos a responsabilidade da governabilidade de um governo que o PMDB faz parte na chapa, mas isso não quer dizer que temos que mergulhar nas teses equivocadas do PT”, disse.
Cunha afirmou ainda que o governo foi “arrastado” pela impopularidade do PT e que o Partido dos Trabalhadores é mais impopular que o próprio governo.
Sobre as votações de temas polêmicos na Câmara, mas que nem sempre alcançam os resultados esperados por ele, Cunha afirmou não acreditar em boicote e sim na possibilidade de colocar em debates temas relevantes para a sociedade. “Todos os temas polêmicos andaram. Não vejo boicote nenhum. Acho que quem está sendo boicotado são aqueles adeptos do atraso, aqueles que não querem debater os temas que a sociedade quer”, comentou.
Pacto Federativo
Entre os próximos temas que serão debatidos está o pacto federativo. Cunha informa que será colocada em votação uma emenda constitucional que proíbe a transferência de encargos sem dar os recursos suficientes para honrá-los. “Efetivamente, o Poder Legislativo tem que funcionar. Porque os poderes são independentes e harmônicos, e temos que fazer a nossa parte, que é legislar para corrigir distorções e facilitar o país”, disse. (fonte: G1-MT/foto: Amanda Sampaio)

ITIÚBA: CARRO TRANSPORTANDO ALUNOS DESCE RIBANCEIRA NA BA 381


Por volta das 13h30min desta quinta-feira 09/07/2015, um Chevrolet Veraneio de cor verde que transporta alunos do interior para a sede do município de Itiúba, se envolveu em um acidente na BA 381.

O veículo transportava cerca de dez alunos, ao chegar próximo a ponte da Várzea Formosa, o motorista de prenome 'Ermes' perdeu o controle da direção e desceu uma ribanceira e só parou depois de bater em uma árvore, (pau-de-rato), o que evitou o tombamento do veículo. Segundo uma aluna, o motorista teria perdido a direção no momento em que falava ao celular, o motorista nega, segundo o mesmo um defeito mecânico na direção teria provocado o acidente.

Tel Silva

POLICIAL: 6º BPM APREENDE ADOLESCENTE COM DROGA


Após abordagem, policiais da CETO do 6º Batalhão de Polícia Militar apreenderam um adolescente com o qual foram encontradas 4 trouxas de cocaína, uma porção de maconha e a quantia R$ 114,00, na travessa Alto da Maravilha, Bairro Mutirão, em Senhor do Bonfim, nesta quinta feira (9), às 23 horas.
O adolescente e o material foram apresentados na delegacia de Polícia Civil.

Senhor do Bonfim, 10 de julho de 2015.



--
6° Batalhão de Polícia Militar
Seção de Comunicação Social

PRISÃO EM FLAGRANTE POR TRÁFICO DE ENTORPECENTES EM UAUÁ-BA.


PRISÃO_UAUA02
Após informações do serviço de inteligência do 4º Pelotão – Uauá – BA, por volta das 08h00min do dia 08/07/2015 a Guarnição “Cascavel”, comandada pelo 1º Ten QOPM Getúlio e composta pelo Sgt QPPM Mota, Sd QPPM Ricardo, Sd QPPM Canário, Sd QPPM Pacheco e Sd QPPM Peixinho, deslocaram da Base Carcará em Uauá-BA para a Fazenda Curundundun, zona rural da Cidade de Uauá, para averiguar o suposto tráfico de entorpecentes naquela localidade. Ao chegar ao local informado pelo serviço de inteligência, os policias militares cercaram a residência e aguardaram o suspeito sair, quando o individuo de nome Itamar dos Santos, 21 anos, natural de Uauá, saiu da residência, foi abordado e encontrado consigo 07 (sete) invólucros plásticos, contendo substancia vegetal de cor escura, odor forte, onde pelas características tratava-se da tratava-se da erva Cannabis Sativa (maconha) pronta para o consumo.

Após buscas na residência do acusado, foi encontrado mais 01 (uma) sacola plástica na cor verde, contendo no interior certa quantidade do mesmo entorpecente, também pronta para o consumo e 04 (quatro) pés de planta (in natura) da mesma erva. Quando perguntado ao acusado sobre os entorpecentes existentes na residência e em sua posse, o mesmo informou que havia comprado de outra pessoa e estava levando o produto para um consumidor. Foi dada voz de prisão ao infrator da lei, sendo levado às 13h00min do mesmo dia para a Delegacia de Polícia Civil da Cidade de Uauá, o acusado, os entorpecentes, 01 (uma) cartela de cigarro, o RG do acusado, 01 (um) celular da marca Samsung e a quantia de R$ 50,00 (cinquenta reais)em uma única cédula. Foi confeccionado o auto de prisão em flagrante pelo Delegado Barcos Aira Lourenço Galdino, sob número de ocorrência.

45ª Companhia Independente de Polícia Militar
4º Pelotão / Uauá – BA

CASTRO ALVES: TÉCNICO DE ENFERMAGEM MORRE APÓS COLISÃO ENTRE CARRO E CAMINHÃO

Um acidente envolvendo um caminhão boiadeiro e um carro de passeio deixou uma pessoa morta e outra ferida em uma rodovia que liga a localidade de Jenipapo as BRs 101 116, na manhã desta quinta-feira (09) na cidade de Castro Alves. Segundo informações da polícia, Amarilho Bispo da Silva, 34 anos, condutor do Pálio de placa JQF-3966, colidiu frontalmente com o caminhão de dados ignorados. Amarilho não resistiu aos ferimentos e morreu no local ainda preso ao cinto de segurança. Ainda de acordo com a PM, o motorista do caminhão, Hílário Alves dos Santos, 56, sofreu escoriações e foi levado pelo SAMU para um hospital da região. Não há informações sobre o estado de saúde. O corpo do rapaz que era Técnico de Enfermagem e trabalhava no Hospital Regional de Santo Antônio de Jesus, foi removido para o Departamento de Polícia Técnica. Sobre a real causa do acidente, nossa reportagem não foi informada.
Fonte: Voz da Bahia

Zika Vírus também pode ser transmitido por relação sexual; entenda


O médico infectologista Kleber Luz, professor de Medicina da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), lembra que, no caso do Zika Vírus, a transmissão não acontece somente através da picada do mosquito Aedes aegypti — ou Aedes albopictus, mais específico para a Zika e que já está no Brasil e em Salvador. 

O mosquito albopictus já existe em Salvador — foi identificado por pesquisadores no Vale do Canela. 

O inseto veio exportado para o Brasil em contêineres de navios, segundo o subsecretário da Saúde, Roberto Badaró. Segundo Luz, outro aspecto importante são as possibilidades de transmissão: perinatal (de mãe para filho), transfusão de sangue e via sexual. “Esses vírus acabam tendo essas possibilidades de transmissão, além, é claro, pelo mosquito do gênero Aedes”, explicou Luz, na apresentação aos 250 médicos, na quarta-feira (8), no Hospital Geral Roberto Santos. 

Outro aspecto observado sobre o Zika Vírus é o grau de eficiência. “O Zika está se mostrando altamente virulento. Pelo que a gente nota, é necessário uma quantidade pequena para o desenvolvimento do vírus”, disse o infectologista Fábio Amorim, do Hospital Couto Maia e da Clínica Cehon. (iBahia)

Cadáver encontrado sobre uma cova rasa no Bairro Nova Horizonte em Baixa Grande


Por volta das 14h20 a policia técnica retirou o corpo do local, Mais segundo delegado de policia Dr Almir Góes moradores confirmaram que o corpo aparentava ser de um individuo de nome Amilton de Oliveira Alves (vulgo Igo) que morava na Rua do Irecê .

O delegado acionou o pai (Nilton conhecido como Tapoji) que esteve na delegacia, mais não reconheceu como seu filho devido à situação que estava o cadáver.

De acordo com o delegado Drº. Almir Góes, ouvindo alguns moradores do bairro novo horizonte confirmou que era (Igo).
Segundo os moradores Igor estava no bairro com as mesma roupas e sandália o mesmo foi encontrado em uma cova rasa, o Delegado de policia Dr. Almir Góes o individuo Amilton já e velho conhecido da policia já tem varias passagem pela delegacia por roubo e furto e era Usuário de narcóticos.
Por Laurivan Silva Souza (Guerreiro)


Estudante coiteense desenvolve sistema 


que faz moto funcionar somente com uso 


de capacete

capacete-inteligente
A ideia já levou o jovem e uma colega da mesma idade que sugeriu a pesquisa e contribuiu para o desenvolvimento a duas feiras de ciências em Salvador e Fortaleza, E estão de ‘malas prontas para outra no Rio Grande do Sul.
 
capacete-inteligente
Um projeto desenvolvido pelo estudante do 1º ano do ensino médio do Colégio Polivalente de Conceição do Coité, Marcelo Oliveira Pinto, 16 anos, com o apoio da também estudante Poliana Mascarenhas de Abreu, da mesma idade, despertou interesse do Calila Noticias em apresentar o projeto que pode revolucionar o mercado motociclista.
Marcelo deseja que seu projeto seja aprovado pelo industria motociclista.
Marcelo deseja que seu projeto seja aprovado pelo industria motociclista.
Marcelo com um toque de mágica desenvolveu em apenas quatro dias um sistema onde o motociclista só funciona o veículo se ele estiver usando capacete, e após funcionar se retirar o capacete a moto interrompe.
Em entrevista ao CN ‘professor pardal’ ou melhor ‘aluno pardal’ disse que a ideia nasceu no ano passado quando um acidente de moto deixou gravemente ferido o amigo Leonardo Santos, que ficou vários dias em coma por que estava pilotando a moto sem capacete.” Isso nos deixou muito tristes. Minha colega Poliana perguntou se não era possível inventar algo que não permitisse o funcionamento da moto, caso o condutor estivesse sem o capacete. Passamos a pesquisar sobre acidentes de trânsito, principalmente os que envolvem motocicletas que estão bem comuns na nossa cidade e praticamente em todo o pais, pois o que se ouve é notícia de acidente envolvendo motos”, relatou Marcelo.
Preocupada com o grande número de acidente, Poliana provocou Marcelo a desenvolver o projeto.
Preocupada com o grande número de acidente, Poliana provocou Marcelo a desenvolver o projeto.
A partir da sugestão de Poliana, ambos se uniram em prol de desenvolver o projeto.”Fizemos amplas pesquisas na internet e em revistas para nos aprofundarmos mais no assunto, depois de várias tentativas conseguimos acoplar ao capacete um dispositivo que é acionado quando colocado na cabeça, quando é possível ligar a moto”, explica o jovem que acredita na possibilidade de diminuir os danos que um acidente pode causar, deixando esse meio de transporte mais seguro.
O foco da ideia é pela segurança contra acidentes, mas serve também para evitar furto, pois, se o bandido chegar usando outro capacete a moto não funciona, pois cada capacete precisa ter um sistema rádio transmissor interligado com a motocicleta e não reconhece outro.
Mãe de Poliana a professora Tereza Cristina Mascarenhas tem acompanhado os jovens nos eventos.
Mãe de Poliana a professora Tereza Cristina Mascarenhas tem acompanhado os jovens nos eventos.
Com o protótipo, os estudantes foram convidados a participar da Feira de Ciências da Bahia – FECIBA em outubro do ano passado onde foram premiados pela ideia e conseguiram através do Governo do Estado todo suporte para participarem de outro evento do setor que aconteceu em Fortaleza – CE no mês de maio deste ano, e lá mais uma vez foram convidados para apresentarem o projeto em Novo Hamburgo – RS entre os dias 26 a 30 deste mês.
CAL ILA NOTICIAS

Funcionários vão assumir o Hospital Regional

HDAM-MN
Será formada uma cooperativa de servidores do Hospital Regional de Senhor do Bonfim, afim de os mesmos administrarem aquela casa de Saúde,o movimento conta com apoio do IBAPS e do Governo Municipal.
A cooperativa vai gerir os recursos oriundos do governo Federal se interferência da prefeitura,assim seria descartada a interferência do estado naquela casa de saúde.

AGRICULTURA: MUNICÍPIOS SE REÚNEM EM SENHOR DO BONFIM PARA DISCUTIR SEGURANÇA ALIMENTAR E NUTRICIONAL


Representantes de municípios que compõem os territórios de Identidade Piemonte Norte do Itapicuru e Piemonte da Diamantina, participaram entre quinta (8) e sexta-feira (9), da Conferência Territorial de Segurança Alimentar e Nutricional, no auditórios do Sindicato dos Trabalhadores da Agricultura Familiar (Sintraf), em Senhor do Bonfim.

O evento que reuniu delegados, convidados e observadores, representantes do poder público e sociedade civil teve como tema “Comida de verdade no campo e na cidade: por direitos e soberania alimentar”, sendo coordenado pelo Conselho de Segurança Alimentar e Nutricional da Bahia (Consea-Ba), órgão vinculado à Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social (SJDHDS).

Durante os dois dias, entre a programação esteve, o balanço sobre as ações do Governo do Estado voltadas para a segurança alimentar e nutricional realizadas entre os anos de 2011 e 2015, a aprovação da Carta Política do evento, eleição dos delegados territoriais e discussão sobre a ampliação do Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional.

Para a secretária de Ação Social do município de Miguel Calmon, Leila Cristina Souza da Rocha, a construção de políticas se dá a partir da participação popular e a Conferência proporciona isto, através de discussões e proposições oriundas dos que convivem com determinadas situações. Leila Cristina chama a atenção para a existência da fome, muitas vezes causada pela má alimentação, nas famílias que produzem comida existe. “A fome ainda persiste nos lares das famílias que produzem alimentos. É preciso e urgente se buscar meios resolutivos para esta questão”, alerta.


A iniciativa, que conta com a parceria do Grupo Governamental de SAN (GGSAN), do Governo do Estado, tem como meta ampliar e fortalecer os compromissos políticos para a promoção da soberania alimentar, o direito humano à alimentação adequada e saudável da população baiana, assegurando a participação social e a gestão intersetorial no Sistema, na Política e no Plano Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional.

As conferências fazem parte do processo preparatório para a 5ª Conferência Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional (5ª Cesan), que acontecerá de 26 à 28 de agosto, em Salvador. Os encontros territoriais acontecem até o dia 14 de agosto, em 20 Territórios de Identidades da Bahia.

Por: Gervásio Lima

SAÚDE: SECRETARIA DE SAÚDE NÃO REVELA DADOS E CIDADE PODE ESTAR VIVENDO EPIDEMIA DE DENGUE E SUAS VARIÁVEIS


Agentes de combate às Endemias completam nesta sexta-feira (10), cinquenta (50) dias de greve por tempo indeterminado em Senhor do Bonfim, e buscam agora na Justiça seus direitos, entre eles o salário base nacional, melhores condições de trabalho entre outros.

Mesmo antes de iniciarem o movimento paredista, os servidores da saúde em especial no combate às endemias já passavam por limitações que impossibilitavam suas atividades, e o atendimento não era feito de modo eficiente nem na sede, nem na zona rural do município, faltava transporte adequado para conduzir esses trabalhadores aos lugares mais longínquos e com focos avançados do principal causador da dengue, o mosquito Aedes Aegypti. Sem combater o mosquito e com as constantes chuvas que vem caindo em Senhor do Bonfim, a proliferação do protagonista aumentou assustadoramente, e agora com novas variáveis, além da dengue em suas formas clássica e hemorrágica, o mosquito agora causa Febre Chikungunya e Zica Vírus.

Há dias nosso Repórter Netto Maravilha solicitou da diretora de Epidemiologia, Enfermeira Camila Coelho, um balanço da real situação de casos dessas doenças no município, porém até o presente momento enfermeira e nem a secretaria se pronunciaram de forma esclarecedora.

De contra partida os casos só aumentam na cidade, no Hospital Regional, a cada momento novas pessoas de todas as idades chegam com os sintomas das doenças, e até hospitais particulares como HMPH (Hospital e Maternidade Paulo Hilarião) é grande a procura para o tratamento.

A população quer saber o que a secretaria de saúde irá fazer, para amenizar a situação que já beira a uma epidemia de dengue e suas variáveis em Senhor do Bonfim.

Maravilha Notícias