quinta-feira, 4 de junho de 2015

Já se passaram 14 anos, mas para o Radialista Evaldo Santos, 46 anos, diz se lembrar de ter se sentado numa canga  – formação que mistura esmeraldas e rocha – de quase 400 quilos encontrada na propriedade que pertencia ao pai dele, Edvaldo, e a mais dois sócios.  
Lá na localidade de Marota, na Serra da Carnaíba, em Pindobaçu, a 390 quilômetros de Salvador, ninguém deu muita atenção para a pedra na época da descoberta.
Ele conta que a área em que a pedra foi encontrada estava arrendada para um investidor que pagou, para o pai dele, 5% de R$ 25 mil. Depois ficou sabendo que a pedra foi vendida em Campo Formoso, cidade vizinha que concentra a comercialização das esmeraldas, por R$ 100 mil e depois disso ninguém teve mais notícias da Esmeralda Bahia até o imbróglio a respeito da propriedade da pedra se tornar conhecido.
Agora, a pedra é o principal assunto de Pindobaçu. Evaldo atende o telefone para conversar com a reportagem  e ao saber qual era o assunto ri: “Eu estava aqui na frente do computador analisando essa pedra agora”, antes de contar, talvez pela milésima vez, os nove tubos de esmeraldas incrustados no cacho onde ele diz já ter se sentado um dia. 
Segundo ele, a pedra que chegou a ser disputada por oito pessoas, além do governo brasileiro, ficou jogada em um canto por duas semanas antes de aparecer alguém que se interessasse pela mesma. “Colocaram ela para fora (da mina) junto com mais quatro peças. Não aparecia nada verde, então não se deu valor”, diz.
Natural da região e com negócios de família relacionados às esmeraldas, o deputado estadual Adolfo Menezes brinca com o assunto: “Todo mundo na região fala dessa esmeralda ou tem uma história com ela. Um primo meu foi quem vendeu a pedra para um comprador de São Paulo”.  Correio
A polícia pode ter encontrado pistas da onde se escondeu a quadrilha que aterrorizou o município de Conde, na Bahia, quando atiraram contra a delegacia e assaltaram uma agencia bancária, nesta semana.Na cidade sergipana de Pedrinhas, o bando teria sido perseguido por policiais.
“Ficamos sabendo que policiais de Pedrinhas perseguiram um grupo na cidade. Só que os policiais não conseguiram pegá-los. Por volta das 3h (de ontem), recebemos uma denúncia de que pessoas estariam em uma chácara na zona rural de Pedrinhas. Ao chegarmos lá, encontramos roupas e documentos”, disse o coordenador de repressão a crimes financeiros do Departamento de Repressão ao Crime Organizado (Draco), Maurício Moradilo.
Vale lembrar que cerca de 120 policiais estiveram empenhados na busca do bando que aterrorizou a cidade do Conde.Varella Noticias

Polícia Militar prende jovem por roubo de celular no distrito de Pilar

















A guarnição do 1º pelotão da 3ª Cia da PM no distrito de Pilar apresentou na tarde desta quarta-feira (03/06) na Delegacia de Polícia Civil de Jaguarari o jovem MARCOS ALVES FREIRE, vulgo “Olho de Boi”, de 18 anos, acusado de roubar um celular e ameaçar de morte um menor de idade.

Segundo informações da vítima o mesmo tinha acabado de sair do trabalho quando transitiva pela Rua do Bentivi por volta das 12hs:30min quando foi surpreendido por MARCOS que lhe roubou o seu aparelho celular da marca Nokia e depois proferiu ameaça dizendo se ele denunciar ia mata-lo, em seguida evadiu-se do local.
Ao chegar em casa à vítima relatou o roubo a sua genitora que se deslocaram até a casa do autor onde o mesmo disse que não estava em poder do objeto, com isso a vítima acionou a Polícia Militar que se dirigiu até a casa do acusado encontrado o produto do roubo, sendo o mesmo preso em flagrante.

Após vítima e autor serem ouvidos pela autoridade competente na DEPOL de Jaguarari o autor foi enviado para DT de Senhor do Bonfim onde ficará a disposição da justiça. 

Portal Jaguarari

HOMEM MORRE DEPOIS DE COLIDIR MOTO EM POSTE NA CIDADE DE VALENTE


José Filipe da Cunha, 62 anos, morreu na ambulância quando estava sendo transferido de Valente para Salvador no inicio da noite desta quarta-feira (3), depois de sofrer grave acidente de moto. Segundo a Polícia, a vítima pilotava a motocicleta pela rodovia BA-120, no perímetro urbano da cidade, quando por volta das 17h30, próximo ao Ginásio de Esportes, perdeu o controle do veículo e bateu em um poste de iluminação pública, e mesmo estando usando capacete sofreu grave lesão no crânio, foi socorrido com vida até o Hospital José Mota, e diante da gravidade foi transferido, mas não resistiu e morreu no trecho entre Retirolândia e Conceição do Coité.
Fonte: Calila Notícias.


Filadélfia: Prefeitura decreta ponto facultativo na sexta-feira (05)















A Prefeitura de Filadélfia determinou por meio do decreto nº 057/2015, de 01 de junho de 2015, ponto facultativo o dia 05 de junho, em virtude do feriado de Corpus Christis, no dia 04 de junho.
Os serviços públicos essenciais permanecerão inalterados e serão executados em conformidade com as atribuições e competências de cada secretaria.
As unidades de saúde também não estarão abertas, dessa forma os atendimentos emergenciais serão realizados na Unidade Hospitalar São Sebastião.

As repartições públicas voltam a funcionar normalmente na próxima segunda-feira (08)
O estado da Bahia ocupa o último lugar no ranking nacional relacionado ao encarceramento de jovens. Os dados fazem parte da pesquisa Mapa do Encarceramento - Os Jovens do Brasil, divulgada pelo Governo Federal nesta quarta-feira, 3.
Realizado em parceria com o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud), o estudo tem o objetivo de compreender as especificidades do encarceramento brasileiro no período de 2005 a 2012.
Segundo dados atuais da organização não governamental International Centre for Prision Studies, sediada em Londres, o País ocupa o 4º lugar no ranking mundial de população prisional e o 1º entre os países da América do Sul.
Além dos presos que já foram condenados, o Mapa do Encarceramento indica ainda que de cada dez presos no Brasil, quatro são provisórios, pois ainda aguardam por julgamento. No período a que se refere a pesquisa, entre 2005 e 2012, este contigente aumentou em 113%.
 Na análise por regiões, foi observado que o Nordeste teve o menor crescimento médio do número de presos. A Bahia está empatada com a Paraíba com menor crescimento percentual da região, de 43%. O estado como maior aumento no período foi Pernambuco, com 82%.

HEMOBA LANÇA CAMPANHA: FORROZEIRO SOLIDÁRIO


Com o objetivo de reforçar o estoque estratégico de sangue para o período das festas de São João e São Pedro, a Fundação de Hematologia e Hemoterapia da Bahia (Hemoba) lança na internet a Campanha Forrozeiro Solidário: Antes de pegar o caminho da roça, passe na Hemoba.

O período que é comemorado pelos festejos juninos nas principais cidades do interior baiano, é lembrado pelo grande número de pessoas que visitam os municípios em busca de festa e alegria, aumentando o fluxo de carros nas estradas, e consequentemente um crescimento nos acidentes automobilísticos, sem contar o aumento substancial no número de queimados nos hospitais, elevando a necessidade de mais transfusões de sangue.

Por conta disso, a Hemoba está atenta a situação e mobiliza toda sociedade para contribuir com os estoques de sangue, tanto no hemocentro coordenador (Salvador) como também nas demais unidades do interior do estado. “Doar sangue é um gesto humano, solidário e que ajuda a salvar vidas”, lembrou o diretor geral da Hemoba, José Raimundo Mota.

A Rede Hemoba está presente em todas as regiões da Bahia e é responsável por atender mais de 350 hospitais públicos, cobrindo 100% dos leitos do Sistema Único de Saúde (SUS) e os demais leitos da rede privada cadastrada.

A Fundação Hemoba é composta por uma rede com 24 unidades distribuídas nos municípios de: Salvador, Eunápolis, Alagoinhas, Barreiras, Brumado, Camaçari, Feira de Santana, Guanambi, Irecê, Itaberaba, Itapetinga, Jacobina, Jequié, Juazeiro, Paulo Afonso, Ribeira do Pombal, Santo Antonio de Jesus, Seabra, Senhor do Bomfim, Teixeira de Freitas, Vitória da Conquista e Valença. Além das 2 unidades móveis, que chegam até o doador em campanhas itinerantes.

Critérios de doação

Para doar sangue, é preciso estar em boas condições de saúde, ter entre 16 e 69 anos, pesar a partir de 50kg, estar descansado (ter dormido pelo menos 6 horas nas últimas 24 horas), bem alimentado e apresentar documento original, com foto, emitido por órgão oficial (Carteira de Identidade, Cartão de Identidade de Profissional Liberal, Carteira de Trabalho e Previdência Social).

Para mais informações sobre critérios de doação, campanhas e agendas itinerantes, basta acessar o site da Hemoba no endereço eletrônico, hemoba.ba.gov.br ou seguir no facebook.com/FundaçãoHemoba.

Ascom da Hemoba

PROGRAMAÇÃO DA SOLENIDADE DE CORPUS CHRISTI


Senhor do Bonfim realizará a tradicional Procissão de Corpus Christi nesta quinta-feira (04), com a seguinte programação:

7H - Santa Missa - Logos após Exposição do Santíssimo Sacramento
8h e 11h30 MIN - Adoração ao Santíssimo Sacramento

* Apostolado da Oração
* Ministros Extraordinários da Sagrada Comunhão
* Legião de Maria
* Comunidade Católica Shalom

12H - Recolhimento do Santíssimo Sacramento
15H30MIN - Missa Solene presidida pelo Excelentíssimo Sr. Bispo Dom Francisco Canindé Palhano e concelebrada pelos padres da paróquia. Logo após, procissão pelas seguintes ruas de nossa cidade:


Saída da Catedral Diocesana - Praça Juracy Magalhãe, Rua Rui Barbosa, Rua Barão do Cotegipe, Rua Cel. Antonio Felix, Rua Lelis Piedade, Av. Roberto Santos, Av. Antonio Laurindo, Rua Manoel Vitorino, Praça Lauro de Freitas, Rua João Rodrigues e Rua Visconde do Rio Branco, retornando à Catedral Diocesana.

LOCAIS PARA BENÇÃO SOLENE DO SANTÍSSIMO SACRAMENTO:
I PARADA: Residência da Sra. Nenete
II PARADA - Residência da Família Bezerra (próximo ao fórum)
III PARADA - Entrada da Capela do Educandário Nossa Senhora do SS. Sacramento.

RESPONSÁVEIS PELA ORNAMENTAÇÃO E SUAS RESPECTIVAS RUAS:

- Frente da Catedral: Coroinhas
- Rua Rui Barbosa: Missão Jeremias E Jovens da Paróquia
- Rua Barão do Cotegipe: RCC e Pastoral Vocacional
- Rua Cel. Antonio Félix e Rua Lelis Piedade: Pastoral Familiar
- Av. Roberto Santos: Cursilhos de Cristandade e Missionários Leigos Redentoristas
- Rua Antonio Laurindo: Vicentinos, Mãe Rainha e Apostolado da Oração.
- Rua Manoel Vitorino: Sacramentinas e Fraternidade Eucarística Pe. Pierre Vigne
- Praça Lauro de Freitas: Pastoral Vocacional
- Rua João Rodrigues: Pastoral da Saúde e Pastoral do Dízimo
- Rua Visconde do Rio Branco: Comunidade Católica Shalom

RESPONSÁVEIS PELA PROCISSÃO E ANIMAÇÃO:

- Comunidade Shalom: Rodrigo
- Pe. Darlan Dos Santos

EDUCAÇÃO: APÓS REUNIÃO EM BRASÍLIA, PREFEITO E SECRETÁRIA DE SAÚDE COMENTAM SOBRE CURSO DE MEDICINA


O prefeito Edivaldo Martins Correia e a Secretaria de Saúde, Ana Laura Curci estiveram no Ministério da Educação em Brasília nesta terça-feira (02) para participar de Reunião Técnica sobre o Edital 01/2015, que versa sobre a implantação de curso de Medicina em municípios pré-selecionados, como é o caso de Senhor do Bonfim.

O evento contou com apresentações da Secretária de Regulação e Supervisão da Educação Básica, Marta Wendel Abramo, além de orientações para as próximas etapas como as visitas in loco que acontecerão na cidade e dados sobre a atenção básica nos serviços de saúde.

A Secretária de Saúde, Ana Laura Curci afirma que a reunião foi bastante produtiva. “A reunião permitiu que nós tirássemos muitas dúvidas sobre os critérios de avaliação e em relação à universidade particular que poderá receber o curso. Já caminhamos com a previsão de cronograma, até o dia 10 de Julho estaremos recebendo técnicos do Ministério da Educação e do Ministério da Saúde para visitar as instalações do nosso município”, diz.

O prefeito Correia salientou ainda que a possibilidade da vinda do curso de Medicina é grande. “Se tudo correr conforme o planejado a partir das próximas etapas, poderemos já ter o curso instalado em Senhor do Bonfim no próximo ano”, finaliza.

ASCOM
Prefeitura Municipal de Senhor do Bonfim

EDUCAÇÃO: RECADASTRAMENTO DE SERVIDORES DA EDUCAÇÃO TERMINA NA PRÓXIMA SEXTA-FEIRA (05)


A Secretaria Municipal de Educação vem a público informar que o recadastramento do servidor público municipal da Rede de Ensino de Senhor do Bonfim será impreterivelmente até a próxima sexta-feira (05 de Junho), realizado no setor de Recursos Humanos da Secretaria Municipal de Educação.

Conforme o Decreto 38/2015, art.7, o servidor que não se recadastrar no prazo estabelecido terá suspenso o pagamento dos seus vencimentos, sem prejuízo de outras medidas cabíveis, sendo restabelecido quando da regularização do cadastro do servidor pelo próprio servidor no prazo máximo de 30 dias a contar do término do período de recadastramento.

ASCOM
Prefeitura Municipal de Senhor do Bonfim

Policiais da 54ª CIPM prende individuo com moto adulterada em Campo Formoso-BA

XLR-Honda
Por volta das 15h50, do dia 1º de junho de 2015, quando policiais do 2º Pelotão da 54ª CIPM realizavam ronda pela BA 220, sentido Povoado de Poços, Campo Formoso, abordaram e conduziram a Delegacia de Polícia Civil de Campo Formoso, uma motocicleta Honda/XLR, sem placa, com a numeração do chassi adulterada.
O condutor do veiculo JUAREZ SILVA ALVES, 31 anos, informou que o veiculo pertence a seu primo JAILTON ALVES DA SILVA. O veiculo e o acusado foram apresentados ao agente plantonista, que lavrou o Termo Circunstanciado de Ocorrência – T.C.O.
.
CARLOS ALBERTO FERREIRA DE ANDRADE – Maj. PM
Comandante


ATUALIZADO: MÃE E FILHA QUE MORAVAM EM PONTO NOVO MORRERAM EM GRAVE ACIDENTE NA BR-116


Por volta das 13h desta quarta-feira (03) um trágico acidente envolvendo uma carreta e um veículo Celta de cor branca foi registrado na BR 116, próximo à PE de acesso à cidade do Cedro-PE, deixando um saldo de dois mortos e dois feridos. De acordo com as primeiras informações, a motorista do Celta EVÂNIA CAMILA DA SILVA, (vítima fatal) viajava da cidade de ANGICOS-RN sentido à cidade de Saúde-BA, após participar do sepultamento de seu pai no RN.
 No Celta também estavam sua mãe JOSEFA e dois filhos, HYLMARA CAMILA de 13 anos e um menino de 4 anos de idade. No percurso entre Pena forte-CE e Salgueiro-PE, o Celta colidiu frontalmente com uma carreta que teve seu eixo dianteiro deslocado. No acidente EVÂNIA e sua filha HYLMARA ficaram presas às ferragens e não resistiram aos ferimentos. Sua mãe JOSEFA e a criança foram socorridas para Brejo Santo-CE.
  Policiais da PRF e do 8º BPM realizaram o isolamento do local do sinistro, prestando toda a assistência necessária. Na ocorrência, também foi utilizada uma VTR do SAMU para remoção dos feridos. Em respeito à solicitação da família, as imagens foram restritas.
HYLMARA  CAMILE filha de Vânia que também morreu

Salgueiro: mãe e filha que moravam em Ponto Novo morrem é grave acidente na BR-116 próximo a divisa com o Ceará


Um acidente com vitimas fatais foi registrado no início da tarde desta quarta-feira, dia (03), na BR-116 próxima da divisa dos estados do Ceará e do Pernambuco, segundo informações extra oficiais,  o veiculo Celta vinha no sentindo Ceará/Pernambuco quando se chocou violentamente com um caminhão tipo carreta. Com o forte impacto duas mulheres que viajavam no Celta sendo uma a motorista e a outra vinha no banco, mãe e filha, a mãe conhecida por VÂNIA e MARAH CAMILE de 14 anos,    
traseiro atrás da motorista. de acordo com informações, Vânia e família retornava do velório de seu pai que havia morrido no estado do ceará 

MARA CAMILE filha de Vânia que também morreu


As duas tiveram mortes imediatas e ficaram pressas as ferragens, sendo necessário a presença do corpo de Bombeiros da cidade de Salgueiro-PE, no local estão presente a Polícia Militar e a PRF, no celta viajava também uma senhora mãe e avó das falecidas, e uma criança de aproximadamente 07 anos também filho de Vânia que foram socorridas pelo SAMU de Penaforte para o hospital municipal. 


Blog: O Povo com a Notícia

SERROLÂNDIA: JOVEM SE ENVOLVE EM BRIGA E É BRUTALMENTE ESPANCADO

Jovem é encontrado próximo ao hospital, na noite de ontem (02) logo após ser brutalmente espancado, populares rapidamente solicitaram a ambulância, porém, demorou muito tempo e a mesma não apareceu, para que pudesse dar socorro, diante do fato a população levou o rapaz nos braços até o Hospital para ser atendido.
Até o momento não se sabe o motivo da briga nem o nome das pessoas envolvidas, fizemos contato com o Hospital, mas nenhuma informação foi passada
Fonte: Portalserrolandia

URGENTE: BANDIDOS EXPLODEM CAIXA ELETRÔNICO EM PETROLINA


Na madrugada desta quarta-feira, dia 03, bandidos explodiram um caixa eletrônico do Bradesco que fica localizado na Gerência Regional de Educação em Petrolina. Os ladrões invadiram o local por volta das 03 da manhã e danificaram um dos dois caixas no local e levaram uma boa quantia em dinheiro, já que o aparelho teria sido abastecido na tarde desta terça-feira (02).
A polícia já está investigando o caso.

Postagem em destaque

CONTINUA INTERNADO EM MINAS FILHO DO EMPRESARIO WENDEL DA PERFIL