sexta-feira, 24 de abril de 2015

Delegado revela detalhes de crime que chocou Euclides da Cunha; comerciante e comparsa estão presas


O delegado Paulo Jason Falcão, titular da Delegacia Territorial (DT), de Euclides da Cunha (BA), falou em coletiva realizada nesta quinta-feira (23) sobre as prisões da comerciante Maria Rita Cardoso da Silva, de 43 anos, proprietária do Rancho Euclidense, e da sua comparsa, a dona de casa Charlene Quintino de Jesus, 23. Elas são acusadas de terem matado a mãe de santo Ivanir de Almeida Pereira, encontrada estrangulada no dia 11 de abril, no interior de sua residência, no Jardim das Acácias.
Uma testemunha que viu a vítima conversando com Charlene na data em que ela foi encontrada morta, segundo o delegado, foi fundamental para a investigação. A comerciante, que já estava com as malas prontas para fugir para São Paulo, foi presa em 14 de abril, e a dona de casa, que disse que não sabia das intenções da amiga comerciante, no dia 17. Segundo a assessoria da polícia  civil, ambas presas por força de mandado.
Durante anos, Maria Rita foi filha de santo de Ivanir, mas passou a frequentar outro terreiro, na cidade vizinha de Quijingue, pertencente a um pai de santo conhecido como “Zé”. Em seu depoimento, Maria Rita disse que seu negócio passou a dar prejuízo e que, segundo o pai de santo, o motivo eram os trabalhos feitos contra ela por Ivanir.
De acordo com o delegado, em coletiva de imprensa, a comerciante deduziu que com a morte de Ivanir, seus problemas financeiros acabariam. No dia do crime, a comerciante pediu a Charlene que fosse à casa de Ivanir, que estava à venda, mostrando-se interessada pelo imóvel. Maria Rita permaneceu distante algumas quadras aguardando as mulheres entrarem no imóvel. Sem ser percebida pela vítima, entrou também na casa, trancou a porta e, usando uma corda que trazia na bolsa, estrangulou Ivanir, que morreu no local.

AUTORIDADES DA INDONÉSIA INICIAM PREPARATIVOS PARA EXECUTAR BRASILEIRO E MAIS NOVE RÉUS


A execução do brasileiro Rodrigo Gularte, de 32 anos, e de outros nove condenados por narcotráfico começou a ser preparada pelas autoridades da Indonésia, segundo informou nesta sexta-feira (24) a imprensa local. De acordo com o porta-voz da promotoria do país asíatico, Tony Spontana, a ordem foi emitida na quinta (22), mas esta ainda não é a notificação final entregue aos presos 72 horas antes de serem executados. Spontana afirmou que a data definitiva depende da resolução de um recurso de apelação apresentado por um preso indonésio na Corte Suprema do país. Na última terça (21), o mesmo tribunal rejeitou ações semelhantes de um condenado francês e de um ganês. O brasileiro Rodrigo Gularte foi preso em 2004 com vários quilos de cocaína escondidos em uma prancha de surfe. O governo brasileiro e os familiares de Gularte alegam que ele sofre de esquizofrenia, por isso não deveria ser executado. Apesar dos pedidos de clemência por parte das autoridades dos países de origem dos condenados, o presidente indonésio, Joko Widodo, reiterou a firmeza de seu governo contra o narcotráfico e descartou todas as solicitações. Em janeiro, a Indonésia fuzilou seis presos acusados de narcotráfico, entre eles o brasileiro Marco Archer Cardoso Moreira. O país asiático retomou as execuções de réus em 2013 e mantém 133 prisioneiros no corredor da morte - 57 acusados por tráfico de drogas, dois por terrorismo e 74 por outros crimes.

BN

BONFIM: SECRETÁRIO DE INFRAESTRUTURA DIZ QUE EM 15 DIAS INICIA RECUPERAÇÃO DE COBERTURA DO CANAL DA MALÁRIA


Durante entrevista via telefone cedida aos Apresentadores Netto Maravilha e Cosme Bonfim, do Jornal Bonfinense, na Rainha FM, edição desta sexta-feira (24), o Secretário de Meio Ambiente, Antônio Augusto, garantiu que irá tomar as devidas providências e auxiliar as famílias prejudicadas da Avenida Paroquial, Bairro São Jorge, que tiveram suas residências invadidas pelas águas da chuva caída noite passada, em virtude de algumas pedras colocadas de maneira indevida na via pública por parte de um comerciante local de material de construção.

Também participou por telefone o Secretário de Infraestrutura, Humberto Martins, que disse estar acompanhando os prejuízos deixados pelas enxurradas, Ele esteve acompanhando os danos em vários bairros da cidade e juntamente com a Defesa Civil do Município apoiará os bonfinenses prejudicados.

Questionado sobre a queda de mais um bloco da cobertura da lage do canal da malária, Humberto Martins disse que em 15 dias estará iniciando as recuperações dos locais afetados desde o ano de 2013, e o mais recente que caiu noite passada, na Rua São Vicente.

Sobre a licitação que será realizada pela SEDUR no próximo dia 30 de abril em Salvador para pavientação de paralelepípedo e drenagem, o Secretário disse que destinará as ruas do Bairro Alto do Cigano, inclusive a Rua Ipanema fortemente atingida por conta de manilhas de diâmetros curtos que foram sufocados e teve as águas retornadas, saindo por vasos sanitários de várias residências.

Maravilha Notícias
 
Por volta das 15h desta quarta-feira, 23 de abril de 2015, prepostos da Polícia Militar prenderam Jaquison Jesus da Silva, vulgo "Ró", 21 anos, por porte ilegal de arma de fogo e ameaça na localidade de Baraúnas, município de Caldeirão Grande - BA.
Segundo informações, "Rô" de posse de uma espingarda de fabricação caseira 'do tipo bate-bucha' municiada, ameaçou de morte a pessoa de Manoel Bonifácio Jesus dos Santos, 32 anos, e o seu irmão Alexandre.
Temendo ser morto, Manoel saiu de "fininho", registrou queixa e a Polícia Militar prendeu Jaquison, o Rô" de posse da referida arma. O mesmo foi autuado em flagrante delito pelo DPC Cezar Romero Regis de Souza e responderá pelos crimes de posse irregular de arma de fogo e ameaça.
Lembrar que a Lei 10.8266/2003 do Estatuto do Desarmamento, no artigo 12 diz que o porte ilegal de arma de fogo é inafiançável e o indivíduo flagrado pegará de 1 a 3 anos de prisão. Fonte: Augusto Urgente!
Polícia prende dois especialistas que explodiram 14 terminais de banco na Bahia
Foto: Itiruçu Online
Dois explosivistas foram presos pelo Departamento de Repressão e Combate ao Crime Organizado (Draco) da Polícia Civil por prestarem serviços a quadrilhas assaltantes de bancos. Danilo Souza dos Santos, o 'Bahia', e Elton Vanderlei Fiúza Santos, o 'Zóio', foram responsáveis por preparar explosivos para detonar sem destruir o dinheiro em 14 arrombamentos a terminais de autoatendimento em Salvador e no interior. Os dois suspeitos foram presos na Ilha de Itaparica, com artefatos explosivos prontos para uso, placas e coletes antibalísticos, munições e máscaras. A apresentação dos suspeitos ocorrerá na tarde desta quinta-feira (23), no auditório do Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), na Pituba

POLICIAL: PRESO HOMEM QUE MATOU EX-ESPOSA A TIROS EM JAGUARARI


Foi preso pela Polícia Civil de Senhor do Bonfim na tarde dessa quinta-feira (23), o nacional JOÃO CONCEIÇÃO SILVA, 36 anos de idade, natural de Jaguarari, para o qual já havia mandado de prisão temporária, expedido pela Juíza da Comarca de Jaguarari, representado pela Autoridade Policial daquela cidade, face ao mesmo ter assassinado sua ex-esposa, MARLUCIA MOREIRA DA SILVA, 32 anos de idade, no dia 17 de abril, com 2 tiros de arma de fogo na cabeça, dentro da residência da vítima.

Informações que João foi até a casa da ex-esposa buscá-la para irem ao fórum providenciar os documentos do casamento da filha que é menor de idade e precisaria da autorização dos pais, momento em que estava dentro da casa de sua ex, João efetuou os disparos atingindo Marlúcia na cabeça que faleceu no local.

Desde o dia do homicídio, João estava foragido, e resolveu se entregar na companhia de seu advogado, na tarde dessa quinta em Bonfim, quando foi abordado por investigadores da Coorpin, que já estavam de posse do mandado de prisão temporária.

Maravilha Notícias
Com informações e foto da 19ª Coorpin

BONFIM: INFORMATIVO DA PREFEITURA DE BONFIM

*      Unidade de Saúde de Tijuaçu é entregue após reforma


A comunidade quilombola de Tijuaçu recebeu na tarde desta quarta-feira (22) a Unidade Básica de Saúde totalmente reformada, através de parceria entre o Programa Requalifica UBS e a Secretaria de Saúde do Município.


Os moradores do distrito compareceram em quantidade para prestigiar a inauguração. Representando a comunidade, a moradora Jackeline Silva agradeceu pela reforma: “Em nome de Tijuaçu, agradecemos por essa ação, pois sabemos que com a melhora da estrutura, melhoramos o atendimento e também a autoestima das pessoas”, comemora.

A Secretária de Saúde, Ana Laura Curci, aproveitou o momento para parabenizar a equipe de trabalho que compõe a UBS de Tijuaçu. “Essa reforma me deixa muito satisfeita, ainda mais por saber que está sendo entregue à equipe de trabalho mais atuante da Atenção Básica, que agora poderá desenvolver um trabalho ainda maior”, afirmou.

O prefeito Edivaldo Martins Correia também participou da entrega da unidade e convidou um morador para desamarrar a fita simbólica e também descerrar a placa da inauguração. “É um momento de alegria cada vez que podemos conceder, através de pequenas ações, dignidade e saúde para os nossos cidadãos; é com grande alegria que convido o senhor Zezinho para participar deste momento comigo”, destacou.


IV Conferência Territorial dos Direitos da Pessoa Idosa debate empoderamento do idoso



Na manhã desta quinta-feira (23), Senhor do Bonfim recebeu a IV Conferência Territorial dos Direitos da Pessoa Idosa na Câmara de Vereadores, organizada pelo Conselho Municipal dos Direitos do Idoso e pela Secretaria de Ação e Desenvolvimento Social, com o objetivo de conferir o que tem sido feito e propor avanços para as políticas públicas da conquista do envelhecimento com dignidade.
Com o tema “Protagonismo e Empoderamento da pessoa idosa: Por um Brasil de todas as Idades”, o evento foi iniciado com uma belíssima apresentação do Reisado que faz parte do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos da Melhor Idade.


O prefeito Edivaldo Martins Correia, representado pela Assessora de Imprensa, Karem Moraes, salientou a importância de momentos de discussão como este na valorização dos idosos: “Discutir os direitos do Idoso é algo primordial para a sociedade, tanto para acabar com a falsa percepção de que idosos não podem ter autonomia, como para a consolidação da ideia de um Brasil realmente para todas as idades”, ressaltou.




Na sequência, foi formada uma Mesa Redonda mediada pela Promotora de Justiça, Ítala Luz, pelo presidente do FOGEMAS, Maurício Kleber e a Nutricionista do Núcleo de Apoio à Saúde da Família, Brisa Rodrigues.
Durante a tarde, foram iniciado os trabalhos em grupo, divididos em três eixos: “Empoderamento e Protagonismo na conquista da efetivação dos seus Direitos”; “Financiamento: Criação e Gestão dos fundos de direitos da pessoa idosa”; “Gestão das políticas públicas para a pessoa idosa”.


A IV Conferência Territorial dos Direitos da Pessoa Idosa contou com a presença de representantes dos idosos dos nove municípios do Território Norte do Piemonte Norte do Itapicuru, técnicos e secretários de Ação e Desenvolvimento Social de outros municípios, representantes dos Conselhos dos Idosos, além de entidades ligadas à área. Marcou presença também o prefeito Adelson Maia, da cidade de Ponto Novo.



Prefeito Correia e Secretária de Saúde, Ana Laura Curci, reúnem-se com Superintendente da SUREGS



O prefeito Edivaldo Martins Correia, acompanhado pela Secretária de Saúde, Ana Laura Curci, esteve em Salvador nesta quinta-feira (23) para discutir a situação da saúde na região do Piemonte Norte do Itapicuru com o Superintendente de Gestão dos Sistemas de Regulação da Atenção à Saúde (Suregs), Dr. José Rodrigues.


A reunião aconteceu no Gabinete do Deputado Estadual Raimundo Tavares da Silva (Bobô) e contou também com a presença do prefeito de Jaguarari, Antônio Nascimento. Na ocasião, foi discutida também a formação do Consórcio de Saúde entre os nove municípios que compõem o Território do Piemonte Norte do Itapicuru


ASCOM
Prefeitura Municipal de Senhor do Bonfim

BONFIM: FORTES CHUVAS E OS PREJUÍZOS À POPULAÇÃO


Há exatos dois anos tivemos em Senhor do Bonfim uma forte chuva em que as águas das enxurradas derrubaram muros, invadiu residências, e quebraram dois blocos da cobertura do canal da malária, estes continuam até os dias de hoje sem reparo.

Canal da malária, mais um bloco desabou dia 23 de abril 2015
Bonfinenses foram mais uma vez surpreendidos na noite dessa quinta-feira (23), quando fortes chuvas perduraram a noite inteira, levando prejuízos para alguns cidadãos, como iremos mostrar nas imagens abaixo.


Travessa General Osório - Próximo Bahia Mármore
Travessa General Osório, paralelepípedos foram arrastados nas enxurradas, deixando a via intransitável.


Rua dos Coqueiros - Olaria

Avenida Paroquial - Casas inundadas.

De acordo com moradores, um comerciante havia deixado pedras, e esse teria sido o motivo maior das inundações no Bairro São Jorge.



Maravilha Notícias

EMBASA: ABASTECIMENTO DE ÁGUA SERÁ INTERROMPIDO NESTE SÁBADO EM ANDORINHA, UAUÁ, PILAR E COMUNIDADES RURAIS DE JAGUARARI


A Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa) informa que, para sanar um problema no sistema de adução de água bruta, o abastecimento será interrompido neste sábado, 25 de abril, nos municípios de Andorinha e Uauá e nas localidades de Pilar, Bom Despacho, Santa Rosa de Lima e Sussuarana, situadas em Jaguarari. Segundo técnicos da Mineração Caraíba, responsáveis pelo serviço de correção, os trabalhos terão início às 08h e podem ser concluídos até as 22h do mesmo dia.

Após a conclusão dos serviços, o fornecimento de água bruta até a Estação de Tratamento de Água de Pilar será retomado, e, em seguida, o abastecimento com água tratada à população será reiniciado e normalizado gradativamente. A Embasa pede a compreensão de todos e recomenda o uso racional da água neste período.

Assessoria de Comunicação da Embasa
74 – 3541 8400

Postagem em destaque

CONTINUA INTERNADO EM MINAS FILHO DO EMPRESARIO WENDEL DA PERFIL