quinta-feira, 16 de abril de 2015

RELIGIÃO: COMUNIDADE DE ITAPICURU CELEBRA TRÍDUO EM FESTA A SANTO EXPEDITO


FESTA DE SANTO EXPEDITO
Comunidade de Itapicuru
2015

Convite

A comunidade de Itapicuru temos A grata satisfação de convida-los a participarem do Tríduo em preparação a festa de nosso padroeiro Santo Expedito.

De 15 a 19 de Abril 2015

Tema: Santo Expedito Testemunho Fiel do Cristo Ressuscitado.

15/04- Quarta Feira

5h alvorada com repique do sino, fogos e Hino a Santo Expedito.
18 :h 30 min Carreata dos Motoqueiros e Motoristas com as Bandeiras e hino de Santo Expedito, saindo da Comunidade
Caatinguinha.
19:h hasteamento da Bandeira de Santo Expedito, Padroeiro da Festa.
Responsáveis pelo hasteamento da bandeira :Famílias:Mariano Freitas e Paulo Lisboa.

19:h30- Santa Missa de Abertura da Festa.

Responsáveis: pela Liturgia: Jovens da Paróquia, Pastoral do Dízimo, Terço de Maria com os homens das comunidades de: Itapicuru, Carrapichel
Cristo Rei, Senhor do Bonfim.
Comunidades Convidadas: Nossa Senhora de Fátima, Caatinguinha, Lagoa Grande, Socotó, Alto Cheiroso.
Rezamos:Pela Juventude e devotos de Santo Expedito.

16- Quinta Feira

19h 30 min Celebração da Palavra Evangelho: Jo.3,31-36
Subtema:Santo Expedito modelo de Fé Pregador: Diácono Cleiton
Responsáveis: Fraternidade Eucarística Pierre Vigne.
Convidados: Legião de Maria, Ministros extraordinário da Sagrada Comunhão.
Rezamos pelas Famílias,Crianças, Catequizandos


17/04-Sexta-Feira

19h 30min Celebração da Palavra Evangelho: Jo. 6, 1-15
Pregador:¬¬ Diácono Cleiton
Subtema:Santo Expedito modelo de Esperança
Responsáveis: Pastoral Familiar, Vicentinos (Sociedade São Vicente de Paula)
Convidados: Irmandade Nossa Senhora do Perpétuo do Socorro, Pastoral do Batismo,Grupo Mãe Rainha de Senhor do
Bonfim.
Rezamos: Pelos lavradores, Criadores Invocando ao Senhor suas necessidades de chuva.

18/04- Sábado

19h 30min Celebração da Palavra Evangelho: Jo. 6,16-21
Pregador: Diácono Cleiton
Subtema: Santo Expedito modelo de caridade.
Responsáveis: Curcilista. (Movimento de Curcílios e Cristandade), MRL-Missionários Redentoristas Leigos.
Rezamos:Pelos Idosos,Doentes,Viúvos
Convidados: Comunidades ;de Carrapichel Estiva, Barroca do Faleiro,Passagem Velha

19/04-Domingo- Festa de Santo Expedito

9 horas Batizados
15 horas Adoração ao Santíssimo Sacramento
16:30 horas Santa Missa Festiva e Procissão.
Responsáveis pela Liturgia: Coral
Santo Expedito.
Após a Santa Missa Procissão

Agradecimentos:
A Pe. Darlan, Pe. Robson, Diácono Cleiton grupos, movimentos, Irmandades, Pastorais, comunidades convidadas, visitantes, devotos de Santo Expedito e todos que contribuíram para a realização da festa. Deus abençoe a todos.
Nosso muito obrigado.
Valente: PM apreende 1t de dinamite na BA-416; carga foi ocultada com cal
Foto: Calila Notícias
Após denúncia anônima, a Polícia Militar de Valente, no nordeste baiano, localizou uma grande quantidade de dinamite na BA-416, próximo ao município de São Domingos, na altura da antiga fábrica da Via Uno. A carga de explosivos, que segundo informações do site Calila Notícias pesava cerca de 1 tonelada, estava oculta por cal em um caminhão, em uma caminhonete Hilux e em um carro de passeio.
Os responsáveis pelos veículos não apresentaram nota fiscal referente ao material e foram presos pela equipe. Ainda de acordo com o Calila Notícias, parte da carga estava sendo levada para o município de Nordestina, também no nordeste do estado, e o restante estava destinado ao estado do Pará. A PM informou que mesmo que fosse apresentada a nota fiscal, é proibido o transporte de explosivos misturado a outros materiais.

POLICIAL: DELEGADA TITULAR DE BONFIM ATENDE COMUNIDADE EM IGARA NESTA QUINTA (16)


A Delegada Titular da Delegacia Territorial de Senhor do Bonfim, Drª. Antônia Jane, está atendendo a comunidade de Igara, nesta quinta-feira (16).


Desde que atendia em Irecê a Delegada realizava atendimento as comunidades na zona rural, para aquelas pessoas que não disponham de tempo para ir a uma Delegacia, "desde que cheguei a Bonfim há três anos, tento realizar esse atendimento, mas nunca recebi apoio da população, em Andorinha já foi nos povoados maiores, pretendo realizar uma vez por mês, em cada um dos povoados maiores, e a depender da demanda também nos menores. Vamos começar pela Igara por ser o maior povoado e por conta do pessoal da comunidade ter solicitado primeiro". disse Drª. Jane.

Nesta quinta-feira (16), a Delegada está atendendo na Associação próximo a Igreja, das 09h00min até o meio dia com atendimento à população, recebendo registros de crimes, questões que precisam da polícia civil, e não tenham ido a delegacia, são convidados.

Na parte da tarde Drª. Jane reunirá comerciantes, donos de bares, que vendem bebidas alcoólicas, para esclarecimentos das alterações no Art. 243 do ECA (Estatuto da Criança e Adolescente), que deixou de ser contravenção penal e passou a ser crime.

Com efeito, o novo artigo 243 do referido diploma legal passa a ter a seguinte redação:

Vender, fornecer, servir, ministrar ou entregar, ainda que gratuitamente, de qualquer forma, a criança ou a adolescente, bebida alcoólica ou, sem justa causa, outros produtos cujos componentes possam causar dependência física ou psíquica:

Pena - detenção, de 2 (dois) a 4 (quatro) anos, e multa, se o fato não constitui crime mais grave.

De acordo com a Titular, o estabelecimento que for flagrado e a multa que varia de três a dez mil reais não for paga o local pode ser fechado.


Maravilha Notícias

BONFIM: ALUNOS DA GUARDA MUNICIPAL DE SENHOR DO BONFIM DOAM SANGUE


Nem só de treinamento vive a Guarda Municipal de Senhor do Bonfim, mas também de solidariedade. Na manhã de quarta-feira (16), os cursistas da primeira turma da GM compareceram ao HEMOBA de Senhor do Bonfim para doar sangue, que atualmente apresenta um nível crítico de estoque.


Faça como os futuros guardas municipais de Senhor do Bonfim e doe sangue também! É simples, rápido e não dói. A Hemoba está localizada à Praça Duque de Caxias, 172 – Centro, ao lado da Maternidade do Hospital Regional. Eles funcionam de Segunda a Sexta-feira, de 07h30min às 13h.

Confira os requisitos básicos de doação

• Estar em boas condições de saúde.
• Ter entre 18 e 69 anos, desde que a primeira doação tenha sido feita até 60 anos.
• Pesar no mínimo 50kg.
• Estar descansado (ter dormido pelo menos 6 horas nas últimas 24 horas).
• Estar alimentado (evitar alimentação gordurosa nas 4 horas que antecedem a doação).
• Apresentar documento original com foto emitido por órgão oficial (Carteira de Identidade, Cartão de Identidade de Profissional Liberal, Carteira de Trabalho e Previdência Social).

Mais informações pelo telefone: (75) 3541-3256.

ASCOM
Prefeitura Municipal de Senhor do Bonfim

ECONOMIA: GOVERNO PROPÕE AO CONGRESSO UM SALÁRIO MÍNIMO DE R$ 854 PARA 2016


O salário mínimo no próximo ano deve chegar a R$ 854, valor que consta do projeto da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) de 2016, enviado pelo governo ao Congresso Nacional.

Pela proposta, o salário mínimo terá aumento de 8,37% a partir de 1º de janeiro. Durante a entrevista, o ministro do Planejamento, Nelson Barbosa, explicou que o reajuste foi calculado com base na fórmula adotada nos últimos anos.

Desde 2011, o salário mínimo é reajustado pela inflação do ano anterior, de acordo com o Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC) mais a variação do Produto Interno Bruto (PIB, soma das riquezas produzidas no país) de dois anos antes. A fórmula, no entanto, só vale até este ano.

Em março, o governo editou uma medida provisória mantendo a fórmula para os reajustes do mínimo de 2016 a 2019, mas o texto precisa ser aprovado pelo Congresso Nacional. Sem uma nova lei sobre o tema, o salário mínimo passa a ser definido exclusivamente pela LDO e pelo Orçamento Geral da União, mas os valores precisam ser negociados com os parlamentares ano a ano.

No início do ano, o ministro do Planejamento, Nelson Barbosa, chegou a dizer que a política de reajustes para o salário mínimo precisava ser alterada a partir de 2016 para refletir as condições atuais da economia. No dia seguinte, no entanto, o ministério emitiu nota oficial e negou que o governo pretendia mudar a regra.


Wellton Máximo - Agência Brasil

BAHIA: EMISSÃO DE RG SERÁ SUSPENSA DESTA SEXTA ATÉ A PRÓXIMA TERÇA


O serviço para emissão da carteira de identidade (RG) nos postos SAC de Salvador e do interior do estado será parcialmente suspenso a partir das 18h desta quinta-feira (16). Até a próxima terça-feira (21), feriado de Tiradentes, o Instituto de Identificação Pedro Mello (IIPM), que é responsável pela emissão do documento, realizará ajustes nas instalações do prédio do Centro de Processamento de Dados (CPD) do Departamento de Polícia Técnica (DPT) da Polícia Civil. Com as mudanças, o órgão pretende aumentar a segurança no ambiente do Sistema de Identificação por Impressões Digitais Automatizado da Bahia (Siida). A entrega de documentos nesse período será mantida em todas as 50 unidades da rede, que funcionarão normalmente até a segunda-feira (20). Na terça, não haverá expediente por conta do feriado. O serviço de emissão retorna a normalidade na próxima quarta (22).

SECOM

POLÍTICA: AÇÕES DO VEREADOR RÊ DO SINDICATO

AGUADAS DE SENHOR DO BONFIM SÃO POVOADAS COM 120 MIL ALEVINOS


Na tarde desta quarta feira ás 15h00 o Vereador Rê do Sindicato realizou a entrega de 120 mil Alevinos, sendo 70 da espécie de Tilápia e 50 de Tambaqui para o povoamento das aguadas do Município de Senhor do Bonfim, estes alevinos veio através da Bahia Pesca do Governo do Estado.
Além do Vereador Rê do Sindicato, estavam presentes: os representantes das famílias beneficiárias dos alevinos, CAAF, Sindicato e o Vereador Ivan Barbosa que acompanhou o processo das entregas.
Antes da entrega, foi realizada orientação técnica das fases para o bom desenvolvimento da criação os alevinos.
Segundo o parlamentar “estou muito feliz por mais uma conquista, está já é a segunda vez que articulo junto à Bahia Pesca a entrega de Alevinos para Bonfim e afirmo que o nosso Mandato estará sempre a serviço do povo na luta pela a qualidade de vida no campo e na cidade”.

AGRICULTORES (AS) FAMILIAR DE BONFIM RECEBEM SEMENTES DO GOVERNO DA BAHIA


Vereador Rê do Sindicato participou na manhã de hoje do dia 15 de abril de 2015 no Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Senhor do Bonfim, da formação para implantação de Bancos de Sementes nas comunidades do município e logo em seguida os representantes das associações receberam suas sementes para o plantio de inverno. Está Articulação das sementes é formada pela a Comissão Municipal, onde tem como membros: O Sindicato, CAAF, EBDA Regional de Senhor do Bonfim e a Secretaria de Agricultura.

Na oportunidade o Vereador “falou da importância das sementes para camponeses e camponesas na luta pela construção dos bancos de sementes ao mesmo tempo parabenizou ao Governo da Bahia, através da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR)/SUAF que pela a primeira vez chega ao território as sementes no período de plantio.”.

ASCOM DO VEREADOR RÊ DO SINDICATO

Usuários do WhatsApp poderão realizar chamadas de vídeo em breve

Nova versão estava em fases de testes há meses
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação
Redação VN
redacao@varelanoticias.com.br
Após a funcionalidade de chamadas de voz, o aplicativo WhatsApp está com  mais uma novidade. A partir maio os usuários poderão realizar chamadas de vídeo.
A versão com videochamadas estava sendo testada por equipes da própria empresa nos últimos meses. O teste foi realizado com sucesso e, provavelmente,  até o mês de maio, os usuários poderão utilizar esta opção inovadora do aplicativo.
Funcionários da companhia disseram que a função não tem apresentado grandes problemas ou bugs até agora, e que por isso ela já começaria a ser distribuída para os usuários no mês que vem.

Servidor público é encontrado morto dentro de sua residência em Jaguarari

O servidor público VADERLI PEREIRA DA SILVA de 52 anos foi encontrado morto na manhã desta quarta-feira (15/04) por uma pessoa em sua residência localizada no Bairro Padre Eugênio em Jaguarari.

Segundo consta no B.O da Polícia Civil, “Galego Vanderli” como era conhecido foi encontrado em um quarto sem os sinais vitais ás 07hs:30min, a pessoa que o encontrou acionou a Policia Militar que esteve no local constatando o óbito do mesmo, de imediato foi chamado a Polícia Civil e o DPT (Departamento de Polícia Técnica) que ao examinarem o corpo não foi encontrado nenhum sinal de violência o que aparenta ter sido vitima de morte natural.

Vaderli trabalhava na Secretaria de obras de Jaguarari, colegas de trabalho foram pegos de surpresa com a notícia deixando os conhecidos muito consternados com a perda, na fachada da Sec. De Obras e da Prefeitura foi posto um pano na cor preto representando luto.

Vaderli foi candidato a vereador em 2008 onde não obteve votos necessários para se eleger, ele deixa dois filhos e iria completar 53 anos na próxima semana dia (23). O horário do sepultamento ainda não foi divulgado. 

Portal Jaguarari

Secretaria de Obras de luto.

MULHER MORRE EM BATIDA DE CARROS NA BA - 131 ENTRE PINDOBAÇU E SAÚDE


Na manhã de terça feira 14/04 - houve um acidente envolvendo dois veículos na BA 131 - entre as cidades de Pindobaçu e Saúde.
A infraestrutura da rodovia baiana está há tempos precisando de uma operação - no mínimo - tapa buraco.
Dois veículos colidiram quando ambos estavam desviando dos buracos - acidentando uma mulher que estava em um dos carros envolvidos.

A vítima foi identificada como Maria de Lourdes Moura - 51 anos.
A mesma foi levada para um hospital da região.

O outro motorista do veículo evadiu-se do local sem prestar socorro nenhuma das pessoas que estavam no momento do ocorrido souberam identificar - nem o modelo nem a placa do carro.

Bahia Acontece, com colaboração de Edson Paim.

‘Lei da terceirização é a maior derrota 

popular desde o golpe de 64′

d0e7d32b-3b6d-421e-92c7-5bb8888650bb
Para Ruy Braga, professor da USP especializado em sociologia do trabalho, Projeto de Lei 4330 completa desmonte iniciado por FHC e sela “início do governo do PMDB”
Especialista em sociologia do trabalho, Ruy Braga traça um cenário delicado para os próximos quatro anos: salários 30% mais baixos para 18 milhões de pessoas. Até 2020, a arrecadação federal despencaria, afetando o consumo e os programas de distribuição de renda. De um lado, estaria o desemprego. De outro, lucros desvinculados do aumento das vendas. Para o professor da Universidade de São Paulo (USP), a aprovação do texto base do Projeto de Lei 4330/04, que facilita a terceirização de trabalhadores, completa o desmonte dos direitos trabalhistas iniciado pelo ex-presidente Fernando Henrique Cardoso na década de 90. “Será a maior derrota popular desde o golpe de 64”, avalia o professor em entrevista a CartaCapital.
Embora o projeto não seja do governo, Braga não poupa a presidenta e o PT pelo cenário político que propiciou sua aprovação. Ele cita as restrições ao Seguro Desemprego, sancionadas pelo governo no final de 2014, como o combustível usado pelo PMDB para engatar outras propostas desfavoráveis ao trabalhador, e ironiza: “Esse projeto sela o fim do governo do PT e o início do governo do PMDB. Dilma está terceirizando seu mandato”.
Leia a entrevista completa:
CartaCapital: Uma lei para regular o setor é mesmo necessária?
Ruy Braga: Não. A Súmula do TST [Tribunal Superior do Trabalho] pacificou na Justiça o consenso de que não se pode terceirizar as atividades-fim. O que acontece é que as empresas não se conformam com esse fato. Não há um problema legal. Já há regulamentação. O que existe são interesses de empresas que desejam aumentar seus lucros.
CC: Qual a diferença entre atividade-meio e atividade-fim?
RB: Uma empresa é composta por diferentes grupos de trabalhadores. Alguns cuidam do produto ou serviço vendido pela companhia, enquanto outros gravitam em torno dessa finalidade empresarial. Em uma escola, a finalidade é educar. O professor é um trabalhador-fim. Quem mexe com segurança, limpeza e informática, por exemplo, trabalha com atividades-meio.
CC: O desemprego cai ou aumenta com as terceirizações?
RB: O desemprego aumenta. Basta dizer que um trabalhador terceirizado trabalha em média três horas a mais. Isso significa que menos funcionários são necessários: deve haver redução nas contratações e prováveis demissões.
CC: Quantas pessoas devem perder a estabilidade?
RB: Hoje o mercado formal de trabalho tem 50 milhões de pessoas com carteira assinada. Dessas, 12 milhões são terceirizadas. Se o projeto for transformado em lei, esse número deve chegar a 30 milhões em quatro ou cinco anos. Estou descontando dessa conta a massa de trabalhadores no serviço público, cuja terceirização é menor, as categorias que de fato obtêm representação sindical forte, que podem minimizar os efeitos da terceirização, e os trabalhadores qualificados.
CC: Por que os trabalhadores pouco qualificados correm maior risco?
RB: O mercado de trabalho no Brasil se especializou em mão de obra semiqualificada, que paga até 1,5 salário mínimo. Quando as empresas terceirizam, elas começam por esses funcionários. Quando for permitido à companhia terceirizar todas as suas atividades, quem for pouco qualificado mudará de status profissional.
CC: Como se saíram os países que facilitaram as terceirizações?
RB: Portugal é um exemplo típico. O Banco de Portugal publicou no final de 2014 um estudo informando que, de cada dez postos criados após a flexibilização, seis eram voltados para estagiários ou trabalho precário. O resultado é um aumento exponencial de portugueses imigrando. Ao contrário do que dizem as empresas, essa medida fecha postos, diminui a remuneração, prejudica a sindicalização de trabalhadores, bloqueia o acesso a direitos trabalhistas e aumenta o número de mortes e acidentes no trabalho porque a rigidez da fiscalização também é menor por empresas subcontratadas.
CC: E não há ganhos?
RB: Há, o das empresas. Não há outro beneficiário. Elas diminuem encargos e aumentam seus lucros.
CC: A arrecadação de impostos pode ser afetada?
RB: No Brasil, o trabalhador terceirizado recebe 30% menos do que aquele diretamente contratado. Com o avanço das terceirizações, o Estado naturalmente arrecadará menos. O recolhimento de PIS, Cofins e do FGTS também vão reduzir porque as terceirizadas são reconhecidas por recolher do trabalhador mas não repassar para a União. O Estado também terá mais dificuldade em fiscalizar a quantidade de empresas que passará a subcontratar empregados. O governo sabe disso.
CC: Por que a terceirização aumenta a rotatividade de trabalhadores?
RB: As empresas contratam jovens, aproveitam a motivação inicial e aos poucos aumentam as exigências. Quando a rotina derruba a produtividade, esses funcionários são demitidos e outros são contratados. Essa prática pressiona a massa salarial porque a cada demissão alguém é contratado por um salário menor. A rotatividade vem aumentando ano após ano. Hoje, ela está em torno de 57%, mas alcança 76% no setor de serviços. O Projeto de Lei 4330 prevê a chamada “flexibilização global”, um incentivo a essa rotatividade.
CC: Qual o perfil do trabalhador que deve ser terceirizado?
RB: Nos últimos 12 anos, o público que entrou no mercado de trabalho é composto por: mulheres (63%), não brancos (70%) e jovens. Houve um avanço de contratados com idade entre 18 e 25 anos. Serão esses os maiores afetados. Embora os últimos anos tenham sido um período de inclusão, a estrutura econômica e social brasileira não exige qualificações raras. O perfil dos empregos na agroindústria, comércio e indústria pesada, por exemplo, é menos qualificado e deve sofrer com a nova lei porque as empresas terceirizam menos seus trabalhadores qualificados.
CC: O consumo alavancou a economia nos últimos anos. Ele não pode ser afetado?
RB: Essa mudança é danosa para o consumo, o que inevitavelmente afetará a economia e a arrecadação. Com menos impostos é provável que o dinheiro para transferência de renda também diminua.
CC: Qual a responsabilidade do PT e do governo Dilma por essa derrota na Câmara?
RB: O governo inaugurou essa nova fase de restrição aos direitos trabalhistas. No final de 2014, o governo editou as medidas provisórias 664 e 665, que endureceram o acesso ao Seguro Desemprego, por exemplo. Evidentemente que a base governista – com PMDB e PP – iria se sentir mais à vontade em avançar sobre mais direitos. Foi então que [o presidente da Câmara] Eduardo Cunha resgatou o PL 4330 do Sandro Mabel, que nem é mais deputado.
CC: Para um partido de esquerda, essa derrota na Câmara pode ser considerada a maior que o PT já sofreu?
RB: Eu diria que, se esse projeto se tornar lei, será a maior derrota popular desde o golpe de 64 e o maior retrocesso em leis trabalhistas desde que o FGTS foi criado, em 1966. Essa é a grande derrota dos trabalhadores nos últimos anos. Ela sela o fim do governo do PT e marca o início do governo do PMDB. A Dilma está terceirizando seu mandato.
CC: A pressão do mercado era mesmo incontornável?
RB: Dilma deixou de ser neodesenvolvimentista a partir do segundo ano de seu primeiro mandato. Seu governo privatizou portos, aeroportos, intensificou a liberação de crédito para projetos duvidosos e agora está fazendo de tudo para desonerar o custo do trabalho. O governo se voltou contra interesses históricos dos trabalhadores. O que eu vejo é a intensificação de um processo e não uma mudança de rota. Se havia alguma dúvida, as pessoas agora se dão conta de que o governo está rendido ao mercado financeiro.
CC: A terceirização era um dos assuntos preferidos nos anos 90, mas não passou. Não é contraditório que isso aconteça agora?
RB: O Fernando Henrique tentou acabar com a CLT [Consolidação das Leis do Trabalho] por meio de uma reforma trabalhista que não foi totalmente aprovada. Ele conseguiu passar a reforma previdenciária do setor privado e a regulamentação de contratos por tempo determinado. O governo Lula aprovou a reforma previdenciária do setor público e agora, com anos de atraso, o segundo governo Dilma conclui a reforma iniciada por FHC.
CC: Mas a CLT não protege também o trabalhador terceirizado?
RB: A proteção da CLT é formal, mas não acontece no mundo real. Quem é terceirizado, além de receber menos, tem dificuldade em se organizar sindicalmente porque 98% dos sindicatos que representam essa classe protegem as empresas em prejuízo dos trabalhadores. Um simples dado exemplifica: segundo o Ministério Público do Trabalho, das 36 principais libertações de trabalhadores em situação análoga a de escravos em 2014, 35 eram funcionários terceirizados.
CC: A bancada patronal tem 221 parlamentares, segundo o Diap (Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar). Existe alguma relação entre o tão falado fim do financiamento privado de campanha e a aprovação desse projeto?
RB: Não há a menor dúvida. Hoje em dia é muito simples perceber o que acontece no País. Para eleger um vereador em São Paulo paga-se 4 milhões de reais. Para se eleger deputado estadual, são 10 milhões. Quem banca? Quem financia cobra seus interesses, e essa hora chegou. Enquanto o presidente da Fiesp [Federação das Indústrias do Estado de São Paulo], Paulo Skaf, ficou circulando no Congresso durante os últimos dois dias, dando entrevista, conversando com deputados e defendendo o projeto, sindicalistas levavam borrachada da polícia. Esse é o retrato do Congresso brasileiro hoje: conservador, feito de empresários, evangélicos radicais e bancada da bala.

BONFIM: SENHOR DO BONFIM RECEBE ESCUTA SOCIAL DO PPA PARTICIPATIVO DIA 16.04


No dia 16.04 (quinta-feira) acontece, em Senhor do Bonfim, a escuta social do Plano Plurianual Participativo - PPA 2016-2019, que reunirá representantes dos Colegiados de Desenvolvimento Territorial (CODETER´s) dos municípios que integram o Território da Piemonte Norte do Itapicuru. O evento faz parte do ciclo de reuniões que a Secretaria do Planejamento da Bahia (Seplan) realiza entre os meses de março e abril nos 27 Territórios de Identidade do estado para discutir as propostas que estarão no plano do governo estadual para os próximos quatro anos.

O PPA é o instrumento que estabelece, de forma regionalizada, as diretrizes, objetivos e metas da administração pública estadual, considerando as despesas de capital e outras delas decorrentes, e as relativas aos programas de duração continuada. O ponto de partida dos trabalhos para elaboração do PPA Participativo 2016-2019 é o Programa de Governo Participativo (PGP). O documento é o plano do governo Rui Costa, elaborado ao longo de seis meses, no ano passado, durante os quais foram realizadas consultas nos 27 Territórios de Identidade da Bahia, com a presença de aproximadamente 50 mil pessoas. As sugestões apresentadas indicaram as ações e políticas públicas a serem adotadas no plano de governo.

As informações do PGP, bem como as coletadas nas duas versões anteriores do PPA-P, serão submetidas à validação dos CODETER´s dos Territórios de Identidade durante as escutas realizadas em março e abril. Os colegiados são instâncias paritárias com representantes da sociedade civil organizada e dos poderes públicos estadual e municipais.

Objetivos – Alinhado com a perspectiva estabelecida nas diretrizes do PPA federal, o PPA Participativo 2016-2019 visa avançar em relação ao documento vigente (2012-2015). Nesse contexto, uma das metas é aproximar os órgãos executores da formulação das políticas, valorizando o reconhecimento destes e conjugando esforços para diretrizes gerais, visão de futuro e macrodesafios. A intenção é permitir que o plano tenha um caráter mais efetivo, permitindo que as suas metas e orientações tenham resultados práticos para a sociedade.

O novo documento visa ainda permitir o efetivo monitoramento dos objetivos e metas do governo e aprimorar o tratamento da territorialização das políticas em nível local. A meta é criar espaço próprio para o planejamento, no sentido de superar a linguagem excessivamente técnica, criando melhores condições para comunicar as políticas públicas com seus respectivos beneficiários. No documento final do PPA, deve ficar explícita a relação das metas com a escuta social, fortalecendo a participação social no processo.

SERVIÇO

Escuta PPA Participativo 2016-2019 – Senhor do Bonfim
Data: 16.04.2015
Local: Praça José Gonçalves, 44, Centro, Senhor do Bonfim.
Horário: 8h às 17h

ASCOM SEPLAN

POLICIAL: PM APREENDE ADOLESCENTE COM ARMA DE FOGO E DROGAS EM JACOBINA


Policiais militares da 24ª CIPM realizavam rondas preventivas no Bairro Jacobina IV quando viram um adolescente conversando com um mototaxista, o adolescente ao perceber a chegada dos policiais dispensou um revólver e drogas, contudo sua ação foi visualizada pela equipe policial que apreendeu 01 (um) revólver calibre 32, marca Taurus, 106 (cento e seis) pedras de crack e 06 (seis) trouxas de maconha. O adolescente infrator, de 17 anos, foi apresentado na Delegacia de Polícia Civil desta cidade juntamente com o material apreendido e o mototaxista. Fato ocorrido na manhã desta quarta-feira, 15.

PEDRO LUIZ BRANDÃO JÚNIOR – MAJ PM
COMANDANTE DA 24ª CIPM - JACOBINA

BONFIM: INFORMATIVO DA PREFEITURA DE SENHOR DO BONFIM

Unidade de Saúde de Umburana é entregue à população após reforma



Esta quarta-feira-feira (15) foi dia de inauguração no Povoado de Umburana. A Prefeitura Municipal de Senhor do Bonfim, através da Secretaria de Saúde, em parceria com o programa Requalifica UBS, entregou a Unidade Básica de Saúde à comunidade após reforma.
Contando com atendimento clínico, distribuição de remédios e enfermeiro, a UBS beneficiará cerca de 1.500 pessoas. Com a reforma, é possível ter mais conforto e dignidade no acolhimento aos pacientes.
O prefeito Edivaldo Martins Correia, que durante algum tempo foi o médico da Unidade de Umburana, cumprimentou os moradores do povoado e destacou as dificuldades para manter a saúde no município. “Cumprimento as pessoas de Umburana, esse local onde aprendi a gostar de todos quando aqui trabalhei. Eu peço desculpas por não poder fazer mais, pois as dificuldades são enormes e nós muitas vezes fazemos sacrifícios em nome da saúde, para atender o nosso Hospital Regional. Quero lhe dizer que a minha boa vontade e a minha boa intenção continuam”, salienta.
Após o discurso, o prefeito convidou moradores da comunidade para desamarrar a faixa simbólica da Unidade de Saúde, e acompanhado por secretários e equipe técnica visitou as novas instalações.

Inauguração da UBS de Tijuaçu é adiada para a próxima quarta-feira(22)

A Prefeitura Municipal de Senhor do Bonfim, através da Secretaria de Saúde informa a todos que a inauguração da Unidade Básica de Saúde de Tijuaçu, que seria nesta quinta-feira (16) foi adiada para a próxima quarta-feira (22), às 16:30. Contamos com a presença de todos!

Prefeitura informa que dia 20 terá expediente normal

A Prefeitura Municipal de Senhor do Bonfim informa a população que no próximo dia 20 de Abril (segunda-feira) o expediente será normal, das 08:00 às 14:00.

Infaestrutura: Colocação de cascalho e asfalto reciclado em ruas do Bairro São Jorge



Na manhã desta quarta-feira (15), a Secretaria de Infraestrutura colocou cascalho e asfalto reciclado nas Ruas Eduardo Silva, Amazonas e Ramiro Miranda no bairro São Jorge, após solicitações de moradores que reclamavam da falta de mobilidade após as chuvas desta semana.
A Secretaria de Infraestrutura solicita à população que continue entrando em contato e informando os problemas existentes nas ruas da cidade, para que possamos resolver as demandas de forma ágil.

ASCOM
Prefeitura Municipal de Senhor do Bonfim

Postagem em destaque

CONTINUA INTERNADO EM MINAS FILHO DO EMPRESARIO WENDEL DA PERFIL