domingo, 9 de agosto de 2015

Salvador: Seis são mortos durante operação da PM em Valéria e Fazenda Coutos

RTEmagicC_Valeria9.jpg
Foto: Mauro Akin Nassor/ CORREIO
A polícia matou seis pessoas e prendeu 13 durante uma operação nos bairros de Valéria e Fazenda Coutos, na manhã desta sexta-feira (7). Cerca de 300 policiais civis e militares participaram da ação, que começou por volta das 3h para o cumprimento de nove mandados de prisão e dez de busca e apreensão. Seis armas foram apreendidas, além de drogas diversas e balanças de precisão. A ocupação dos dois bairros ainda não tem data para encerramento.
Entre os mortos estão Jorge Lucas Santos da Cruz, o Lucas, de 23 anos e Lucinei Cardoso Barbosa, o Pinha ou Gago, 34, acusados de participação na chacina de Valéria, no dia 26 de julho que resultou na morte de quatro pessoas, incluindo um policial militar e o filho dele. Lucas e Pinha estavam com mandado de prisão em aberto.
De acordo com a assessoria da Polícia Civil, todos os seis homens que morreram durante a operação desta sexta-feira têm envolvimento com o tráfico de drogas. Três vítimas foram identificadas como Marcos Santos de Jesus, 24, José Márcio Cardoso de Jesus, 19, e Hugo Leonardo Farias dos Santos – a idade dele não foi divulgada. O sexto homem morto ainda não foi identificado.
Foto: Amanda Palma
Segundo a assessoria, todos os baleados foram socorridos para o Hospital do Subúrbio. O objetivo da operação é prender traficantes envolvidos com homicídios nos dois bairros. A assessoria do Departamento de Polícia Técnica (DPT) informou que apenas dois dos corpos deram entrada no Instituto Médico Legal (IML) até às 18h desta sexta-feira. Os nomes não foram divulgados.
A área será ocupada nos próximos dias pela PM, informou José Alves de Bezerra, diretor do Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP). “A ocupação será mantida hoje e durante todo o fim de semana. Iniciou sem prazo para ser concluída”, afirmou o diretor.
O motivo da operação seria as últimas mortes ocorridas na região – entre elas a chacina que envolveu as mortes do sargento Osvaldo Costa Filho, 49 anos, e do filho dele, Railander da Silva Conceição, 24 anos, além dos episódios das morte do comerciante Edgar da Lima Filho e a morte de dois adolescente de 17 e 13 anos, no dia 23 de julho.
Entre as 13 pessoas detidas para averiguação estão duas mulheres e um adolescente de 16 anos, que foi apreendido em casa, enquanto dormia. A mãe do jovem entrou em desespero e precisou ser amparada pelos amigos.
Seis morreram em confrontos na operação

Além das 13 pessoas presas, seis homens foram mortos em confronto com a polícia durante a operação. De acordo com o posto de Polícia Civil do Hospital do Subúrbio, os suspeitos trocaram tiros com a polícia. A assessoria da Polícia Civil informou que as mortes foram registradas como autos de resistência.
Os dois primeiros suspeitos foram mortos em um confronto na localidade do Iraque, por volta das 6h. De acordo com a polícia, a dupla reagiu ao ser presa, e trocou tiros com policiais da Rondas Especiais (Rondesp/BTS). A dupla é suspeita de expulsar moradores da região da Lagoa da Paixão para transformar o local em um ponto de tráfico.
Já os outros quatro suspeitos foram mortos em um outro confronto, ainda na localidade do Iraque, algumas horas após o primeiro. O grupo estava atrás da fábrica da Tidelli quando reagiu à voz de prisão dada pela Polícia Militar.
Eles tentaram fugir por um matagal e foram perseguidos por policiais do Bope, da Polícia Civil e por um helicóptero da Graer, que monitorou a tentativa de fuga. Ainda na versão da polícia, houve confronto, os suspeitos foram baleados e socorridos para o Hospital do Subúrbio, mas não resistiram aos ferimentos e morreram.
Com o grupo foram apreendidos uma quantia de R$ 1.000, uma pistola de calibre 40, dois revólveres de calibre 38, um revólver calibre 32 e uma quantidade de crack que ainda não foi divulgada pela polícia, assim como aparelhos de som roubados de veículos. Lucas está entre os suspeitos mortos durante o segundo confronto, assim como Rato e Pinha.
Bairros permanecerão ocupados durante o final de semana; coletiva vai divulgar resultado

Muitos tiros foram ouvidos na área desde o início da operação, ainda de madrugada. Os bairros de Fazenda Coutos e Valéria permanecerão ocupados durante o fim de semana, e os suspeitos detidos serão conduzidos à sede do DHPP.
“A polícia vai permanecer na área durante estes próximos dias para realizar a manutenção da ordem, e não há previsão de quando vai sair”, revelou o major Pereira. No local estão equipes da Rondesp, Bope, 19ª CIPM, 31ª CIPM (Valéria).
Fonte: Correio24horas

Nenhum comentário:

Postagem em destaque

CONTINUA INTERNADO EM MINAS FILHO DO EMPRESARIO WENDEL DA PERFIL