sexta-feira, 21 de agosto de 2015

POLÍTICA: DEPUTADO BOBÔ PEDE QUE EXECUTIVO CRIE MAIS CICLOVIAS NA BAHIA


Para marcar o Dia Nacional do Ciclista, celebrado neste dia 19 de agosto, o deputado estadual Bobô (PCdoB) faz menção à data reafirmando seu compromisso com o segmento com o resgate de um dos seus primeiros projetos apresentados na Assembleia Legislativa: o PL 21.093/2015.

A proposição exige que o governo estadual deve implantar ciclovias nas obras de intervenções viárias urbanas. Além disso, em construção de conjuntos habitacionais de interesse social, os projetos arquitetônicos e urbanísticos deverão prever vias para bicicletas.

“A gente sabe que nas grandes e médias cidades, sofre-se muito para se deslocar de casa para o trabalho, o estudo e o lazer. Nosso objetivo é enfrentar os desafios do transporte público e do transito caótico, além de gerar uma maior mobilidade urbana, desafogar os grandes centros urbanos e gerar uma opção saudável, barata e menos agressiva ao meio ambiente”, pontua o deputado.

Na justificativa do projeto, o deputado afirma que é preciso uma nova cultura de mobilidade urbana, que dê prioridade a circulação coletiva, a pé e de bicicletas, integrando em rede os diversos modos de transportes para garantir acessibilidade segura e confortável às pessoas.

“Estudo da ANTP (Associação Nacional de Transporte Público) mostra que a bicicleta é responsável por 7,4% dos deslocamentos pendulares nas áreas urbanas. A frota nacional é de 50 milhões de veículos e a produção nacional é de 5 milhões de veículos/ano, revelando que seu uso é muito aquém da sua capacidade”, explica.

SALVADOR

O deputado também exalta a ação do vereador Everaldo Augusto (PCdoB) em Salvador, que lidera a luta em favor das pessoas que se locomovem de bicicleta na cidade.
São de sua autoria projetos como o que cria o programa Ao Trabalho de Bike e o Selo Empresa Amiga do Ciclista; o que dispõe sobre a obrigatoriedade das empresas que comercializam bicicletas fazerem constar na nota fiscal de compra o número de série das mesmas; o que cria o programa permanente de aprendizado para o uso das bicicletas nas escolas da rede municipal; o que indica ao governador garantir acesso de pessoas com bicicletas nos terminais de passageiros do trem no subúrbio, reservando vagão para as bicicletas e o que obriga as empresas do sistema de transporte coletivo por ônibus disponibilizarem bike racks nos veículo.

ASCOM deputado Bobô

Nenhum comentário:

Postagem em destaque

CONTINUA INTERNADO EM MINAS FILHO DO EMPRESARIO WENDEL DA PERFIL