terça-feira, 14 de julho de 2015

BONFIM: 4ª CONFERÊNCIA MUNICIPAL DE SAÚDE DISCUTE DIREITO À SAÚDE PÚBLICA


Discutir a Saúde Pública de qualidade como direito inerente do povo brasileiro: Esse é o objetivo da 4ª Conferência Municipal de Saúde que acontece durante esta terça-feira (14) na Câmara de Vereadores.


Com a presença de todos os Conselheiros de Saúde, a Conferência Municipal marca a continuação de trabalhos direcionados a formulação e implantação de políticas que visam a promoção de uma saúde de qualidade aos usuários do nosso município.


O prefeito Edivaldo Martins Correia destacou que é de salutar importância reunir autoridades e sociedade civil para dialogar e debater sobre saúde. “O atual momento do nosso país é caracterizado pela participação popular e, portanto, este é o momento ideal para que realmente coloquemos em prática o direito à saúde. Não basta apenas declarar que todos tem direito a saúde; é lutar para que o Estado se organize e libere os recursos necessários para a efetivação deste direito”, diz.

Em consonância com a fala do prefeito Correia, o Promotor de Justiça, Rui Gomes Sanches também ressaltou a importância de investimentos de fato na área da saúde. “Discutir saúde e afirmar que todos têm direito é muito fácil. Isso está escrito na Constituição Federal. Porém, colocar o que se sugere em efetiva prática, é que é mais complicado. Há um mês, enquanto se divertiam com o som da sanfona, será que havia alguém preocupado com a situação do Hospital Dom Antônio Monteiro? Será que enquanto empresários reclamavam, como eu mesmo ouvi de um importante da cidade, dizendo que a prefeitura deveria ter investido mais, estavam preocupados com o investimento dado a saúde? Eu queria inclusive parabenizar a Prefeitura por ter feito um São João mais comedido em questões financeiras, já que a saúde e o país em geral passa por diversas dificuldades. Espero que nessa Conferência a gente consiga, de fato, sair da discussão e partir para a prática do direito inerente à saúde”, salientou.


A Secretária Municipal de Saúde e Presidente do Conselho Municipal de Saúde, Ana Laura Curci fez a abertura oficial da 4ª Conferência, afirmando que os profissionais da área devem ser apaixonados pelo que fazem, e por isso, devem lutar ainda mais pela dignidade e qualidade dos serviços prestados.
A 4ª Conferência Municipal de Saúde conta com três palestras de acordo com o tema geral do evento e com os eixos de discussão:

“Direito à Saúde, Garantia de Acesso e Atenção de Qualidade” ministrada pelo palestrante Luiz Rezende, representante do COSEMS;
“Valorização do Trabalho e da Educação em Saúde”, ministrada por Bárbara Cabral da UNIVASF;
“Financiamento do SUS e Relação Público-Privado”, com palestra de Jorge Adriano, professor substituto da UNEB do curso de Ciências Contábeis.
Durante a tarde, haverá a formação dos grupos de trabalho, seguido de formação da Plenária Final, Apresentação de Propostas e Eleição de Delegados para a Conferência Estadual.

ASCOM
Prefeitura Municipal de Senhor do Bonfim

Nenhum comentário:

Postagem em destaque

CONTINUA INTERNADO EM MINAS FILHO DO EMPRESARIO WENDEL DA PERFIL