segunda-feira, 8 de junho de 2015

FILADÉLFIA: MUTIRÃO DE MAMOGRAFIAS ATENDEU MAIS DE 2.500 MULHERES


Filadélfia iniciou no dia 23/05 e se estendeu até 04/06 o grande mutirão de mamografias para mulheres acima de 35 anos. O lançamento aconteceu na Praça do Comércio, no centro da cidade, onde o trailer de mamografias estacionado durante esse período, com mais de 150 mulheres atendidas diariamente.

O câncer de mama é uma das doenças que mais mata mulheres no mundo e a chance de cura é muito maior quando detectado em estágio inicial. A mamografia é um exame radiológico para avaliação das mamas, feita com um aparelho de raio-X chamado mamógrafo, que pode identificar lesões benignas e cânceres. Normalmente apresentados como nódulos ou calcificações, por vezes tão pequenos que são imperceptíveis mesmo por meio da apalpação (autoexame das mamas). “É importante dizer, que para os casos em que forem detectadas alterações nas mamas, as mulheres terão todo o acompanhamento do gratuito através da Prefeitura Municipal e do Instituto Sertão. Então, não será somente a mamografia, mas todo um suporte pós-exame”, explicou e garantiu Odejonnes Barbosa, Secretário de Saúde.

O prefeito Barbosa Júnior reforçou que novos mutirões serão realizados em Filadélfia, sempre com o intuito de fortalecer e ampliar a saúde pública no município. "Saúde é um dever do estado e direito de todos. Agora é maximizar ações como essa pra garantir que o nosso trabalho esteja cada vez mais presente na vida das pessoas", afirmou.

Abraão Gama
Ascom da Secretaria de Saúde

Nenhum comentário:

Postagem em destaque

CONTINUA INTERNADO EM MINAS FILHO DO EMPRESARIO WENDEL DA PERFIL