sábado, 30 de maio de 2015

Vista da cidade de Saúde-Ba.
O município de Saúde completará no próximo dia 1º de Junho 82 anos de emancipação politica. Mais as festividades será no dia 31 de Maio.Com desfile dos alunos das escolas do município, pelas principias  ruas da cidade
A história da cidade remonta a primitivos assentamentos bandeirantes erguidos em uma área habitada originalmente por índios da tribo dos Paiaiás. Esses assentamentos converteram-se mais tarde em um povoado sob administração de Jacobina, denominado Arraial de Nossa Senhora da Saúde. O nome "Saúde" deveu-se ao fato de que a região onde se ergueram os primeiros assentamentos era considerada benéfica para a saúde dos que ali pernoitavam. Em 1914, Saúde foi alçada à categoria de vila. Essa situação perdurou até 1931, quando perdeu a autonomia, assim permanecendo até 1933, quando obteve definitivamente a emancipação como município.
A economia é baseada na agropecuária (importantes rebanhos de eqüinos e asininos) e no extrativismo vegetal (principalmente ouricuri) e mineral (alguns garimpos de ouro e pedras preciosas). Na fronteira com o município de Pindobaçu, há uma grande barragem construída recentemente sobre o Rio Itapicuru, proporcionando água para irrigação das propriedades rurais vizinhas.
A cidade possui uma agência do Banco Bradesco e uma do Banco do Brasil, pequenos estabelecimentos de comércio local, duas emissoras de radio sendo uma comunitária, e uma Radio Comercial de maior abrangência "Rádio Paiáiá F M 101,9  .Fundada em  Maio de 1998 pelo ex-deputado Federal e ex- prefeito do município Severiano Alves.

Nenhum comentário:

Postagem em destaque

CONTINUA INTERNADO EM MINAS FILHO DO EMPRESARIO WENDEL DA PERFIL