segunda-feira, 4 de maio de 2015

BONFIM: ATENDIMENTO REDUZIDO NO SAMU DE BONFIM


Nossa reportagem foi informada que funcionários do SAMU especialmente Técnicos de Enfermagem que prestavam em média 7 (sete) plantões mensal que dava em média R$ 1.050,00 em Bonfim, sofreram uma redução brusca para 2 (dois) plantões mensal o que representará uma remuneração ínfima de R$ 300,00.

Assunto esse imposto na última reunião ocorrida na semana passada em Senhor do Bonfim, onde segundo os funcionários receberam a ordem com a seguinte afirmativa, "sabemos que vocês são bons profissionais, mas aqueles que descordarem infelizmente terão que sair", disse um funcionário.

Infelizmente a conversa era para conter verbas, o engraçado é que a corda mais uma vez quebra do lado mais fraco, porque se era para reduzir custo, qual o valor do plantão de um médico do SAMU?

Acompanhe nota de esclarecimento da Secretária de Saúde:


NOTA DE ESCLARECIMENTO

A Secretaria Municipal de Saúde vem informar à população bonfinense que com a chegada do mês de maio de 2015 foi necessária a tomada de algumas medidas de prevenção para a não paralisação do Serviço Móvel de Urgência - SAMU em nosso município.

Entramos no sétimo mês de atraso da contrapartida estadual, o que representa um montante de 594.000,00 mil reais (quinhentos e noventa e quatro mil reais). O SAMU é um programa que deve ser financiado de forma tripartite (União, Estados e Municípios) e o não cumprimento dos repasses mensais do estado da Bahia vem fragilizando a qualidade do serviço ofertado e trazendo risco iminente de suspensão dos serviços prestados à população de Senhor do Bonfim e região.

Para enfrentar esse momento de crise, a Secretaria Municipal de Saúde reuniu seus funcionários e decidiu por hora reduzir o quantitativo das escalas de trabalhadores no serviço. Essa redução não implicará em falta de assistência, mas determinará um maior rigor por parte dos profissionais reguladores, que farão cumprir ao máximo as portarias que definem o caráter de urgência e emergência já preconizado pelo Ministério da Saúde. O SAMU de Senhor do Bonfim passará a observar de forma mais atenta as Portarias Ministeriais de número 2.657 de 16 de dezembro de 2004 que estabelece as atribuições das centrais de regulação médica de urgências e o dimensionamento técnico para a estruturação e operacionalização das Centrais SAMU-192, bem como a 2.048 de 05 de novembro de 2002 que normatiza o serviço de atendimento pré-hospitalar móvel. Pedimos a compreensão da população no que tange ao enrijecimento das normas técnicas do serviço; essas medidas estão sendo pensadas para que o município não deixe de ofertar à população os cuidados na área de urgência e emergência.

Para minimizar eventuais transtornos estamos aumentando a oferta de ambulâncias sociais para o transporte das transferências que não demandam o Serviço Móvel de Urgência. E já no final do mês de abril encaminhamos para a Comissão de Licitação do município expediente para a aquisição de mais uma ambulância social na tentativa de melhor redirecionar as demandas nesse momento de dificuldade. Concomitantemente o município de Senhor do Bonfim dará início ao processo de licitação para reforma da base regional do SAMU considerando a urgente necessidade do reparo da estrutura física, tendo em vista o recente desabamento de parte da estrutura do telhado.

Estamos nos adequando as exigências apontadas pelo DENASUS como forma de demonstrar ao Ministério da Saúde e à população nosso total compromisso com a permanência e funcionamento do SAMU em nossa cidade. Permanecemos acompanhando diariamente as discussões entre secretários municipais de saúde do estado da Bahia e o Secretário Estadual de Saúde, Sr. Fábio Vilas Boas, através da pessoa do presidente do COSEMS Sr. Raul Molina. O cenário do município de Senhor do Bonfim não é diferente dos demais municípios da Bahia, em especial da Região Norte (Macro Região de Juazeiro) que em alguns lugares já estão com suas Unidades de Suporte Avançado – UTI Móvel (USA) paralisadas por falta de condições técnicas, operacionais e financeiras.

Em tempo reiteramos nosso agradecimento aos profissionais que fazem parte da equipe do SAMU de Senhor do Bonfim que souberam entender a necessidade desta redução e se propuseram a ajudar de todas as maneiras possíveis para garantir a continuidade do serviço. Nos solidarizamos com a população e considerando a enorme abrangência de um serviço como esse, aguardamos que os agentes políticos da nossa região possam se unir aos municípios da microrregião de Senhor do Bonfim, em cobrar do Estado da Bahia o cumprimento de suas obrigações.

Ana Laura Curci Félix Martins
Secretária Municipal de Saúde

Nenhum comentário:

Postagem em destaque

CONTINUA INTERNADO EM MINAS FILHO DO EMPRESARIO WENDEL DA PERFIL