quinta-feira, 19 de março de 2015

Botijão de gás provocou incêndio em casa de aposentado em Filadélfia


Por volta das 16:30h, uma residência pegou fogo, causado por um botijão de gás, localizada atrás da rodoviária de Filadélfia, de propriedade do senhor Sebastião Maia Lima, aposentado, conhecido como Oliveira,

Segundo o aposentado, o incêndio começou na cozinha, no botijão de gás que estava encostado no fogão, ele ainda tentou apagar  porém não conseguiu. O fogo , danificou cama, roupas, geladeira, parte do reboque da parede, a madeira do teto, enfim, praticamente tudo foi foi danificado. Com a ajuda da Polícia Militar, um carro Pipa, populares e vizinhos, conseguiram apagar o foco de fogo.

Não houve vítimas.


Dicas

O Pelotão de Bombeiros deu algumas dicas de como proceder em caso de acidentes envolvendo botijões de gás de cozinha:

 - O botijão deve sempre ser instalado de pé e em local permanentemente ventilado, de preferência do lado de fora da residência, bem como, afastado de ralos e grelhas de escoamento de água.

- Compartimentos fechados e de pouca circulação de ar ou próximo a ralos devem ser evitados, pois o gás é mais pesado que o ar e poderá se concentrar ou entrar por esses locais, aumentando o risco de incêndio.

- A mangueira e regulador de pressão devem possuir a identificação do Inmetro gravados e deve-se ficar atento à data de validade, pois os equipamentos possuem vida útil.

- A conexão da mangueira com o fogão e com o botijão deve ser feito por meio de braçadeiras e jamais improvisar com arames, fitas. Sempre realizar a conferência das conexões.

- Ao adquirir o botijão, ele não deve estar amassado, enferrujado e o seu lacre não deve estar rompido.

- A mangueira não deve passar por detrás do fogão, evitando estar próxima à parte traseira do forno para que não aqueça e cause seu comprometimento ou derretimento.

- Caso perceba qualquer indício de vazamento, confira com espuma de sabão. Não utilize fogo para isso. Abra portas e janelas e não ligue tomadas, eletrodomésticos ou produza qualquer fonte de calor. Se o botijão estiver vazando e não puder conter, leve-o para um local arejado para que o gás se disperse no ambiente.

- Não coloque panos de prato ou outros objetos que possam pegar fogo próximos ao botijão, na tampa do fogão ou perto dos queimadores.

- Feche o registro de gás sempre que não estiver usando o fogão.

- Ao sair de casa, nunca deixe panela no fogo ou forno aceso.

- Em caso de dúvida ligue 193 – corpo de bombeiros.

Nenhum comentário:

Postagem em destaque

CONTINUA INTERNADO EM MINAS FILHO DO EMPRESARIO WENDEL DA PERFIL