quarta-feira, 29 de outubro de 2014

Lula quer interferir mais no governo Dilma e admite candidatura em 2018, diz jornal
Fotos: Elias Dantas / Ag. Haack / Bahia Notícias
 
O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) disse a aliados, pela primeira vez, que será candidato ao Planalto em 2018, de acordo com reportagem da Folha. Ele também já anunciou que tentará interferir mais no governo Dilma Rousseff. Interlocutores afirmam que a declaração do ex-presidente foi feita no domingo (26), depois da vitória de Dilma Rousseff (PT). Internamente, o PT trataria da candidatura de Lula como algo oficial. Por meio de sua assessoria, Lula fala: "No último domingo, dia da eleição, quando perguntado sobre 2018, declarei que, completando 69 anos, minha única expectativa para daqui a quatro anos é estar vivo".

EDUCAÇÃO: IF BAIANO OFERECE ISENÇÃO EM PROCESSO SELETIVO 2015


Até o dia 31 de outubro (sexta-feira), candidatos que irão concorrer às vagas nas modalidades integrada (egressos de escola pública e ex-bolsistas de escola particular, vindos do ensino fundamental) e subsequente (egressos de escola pública e ex-bolsistas de escola particular, vindos do ensino médio) podem solicitar isenção da taxa no Processo Seletivo 2015 do IF Baiano. No caso de candidatos que irão se inscrever na modalidade Proeja (egressos do ensino fundamental), haverá isenção da taxa.

Para ter direito, é necessário acessar o site do IF Baiano; selecionar a opção isenção durante o preenchimento do formulário de inscrição; ir ao campus pessoalmente (ou representante) para o qual se inscreveu, levando documentação comprobatória até o dia 31 de outubro.

Processo Seletivo 2015 – Estudantes interessados em realizar um curso técnico têm até o dia 16 de novembro para se inscrever. O Instituto Federal Baiano (IF Baiano) oferta vagas para seus dez campi - Catu, Senhor do Bonfim, Guanambi, Santa Inês, Governador Mangabeira, Bom Jesus da Lapa, Valença, Teixeira de Freitas, Uruçuca e Itapetinga.

Os cursos técnicos ofertados são: Agricultura, Informática, Agropecuária, Alimentos, Química, Cozinha, Agrimensura, Manutenção e Suporte em Informática, Agroindústria, Zootecnia, Agroecologia, Meio Ambiente, Administração, Petróleo e Gás, Florestas, Hospedagem e Guia de Turismo.

Para ingressar, os candidatos inscritos na modalidade integrada farão provas objetivas de múltipla escolha nas áreas de Linguagens (Língua Portuguesa e Redação), Ciências Naturais, Geografia, História e Matemática; já, na modalidade subsequente, Linguagens (Língua Portuguesa e Redação), Ciências Humanas (Filosofia, Geografia, História e Sociologia), Ciências da Natureza (Biologia, Física e Química) e Matemática, no dia 14 de dezembro, domingo, às 9h na cidade do campus onde pretende estudar. No caso da seleção para os candidatos inscritos na modalidade PROEJA, será feita através de redação (no dia 14 de dezembro às 9 horas) e entrevista. Resultado final da seleção será divulgado a partir do dia 03 de fevereiro no site do IF Baiano.

ASCOM – IF BAIANO

COMÉRCIO: AMANHÃ É FERIADO NO COMÉRCIO DE BONFIM


Declaro para os devidos fins, que dia 30/10 (Quinta feira) é comemorado o dia do Comerciário, conforme o acordo do SINDICATO PATRONAL DO COMÉRCIO VAREJISTA DE SENHOR DO BONFIM e o SINDICATO DO COMERCIÁRIO.

Para melhor clareza segue a cláusula do Dissídio coletivo que determina:

CLÁUSULA DÉCIMA QUARTA - DIA DO TRABALHADOR COMERCIÁRIO - A luz do quanto estabelecido no Art. 7° da Lei 12.790/2013, regulamentadora da Profissão do Trabalhador Comerciário, do DIA 30 DE OUTUBRO como DIA DO COMERCIÁRIO. Ficando vedado o trabalho no comércio em geral, neste dia, garantindo os salários, dos seus empregados, para todos efeitos legais, inclusive o repouso semanal remunerado.


José Felisberto da Silva
Presidente
O Vereador Dr.Jorginho do PSD,nesta terça-feira,dia 28,  repudiou  a medida Prefeito de Senhor do Bonfim, Dr. Correia do PTN, que moveu uma ação contra o radialista Cleber Vieira, pelo mesmo ter chamado seu governo de governo desonesto.Na opinião do edil o prefeito terá que acionar na justiça metade da população, pois o repórter expressou na Rádio o sentimento do povo.Por:Ivansilva
 
 Mais uma vítima do trânsito
Na manhã desta quarta-feira (29),às 4:45h segundo o site Augustourgente  o  senhor João Ribeiro da Silva, 84 anos,  que residia na Rua Papa João, 46  Bairro Nazaré, foi atropelado por um veículo Fiat Strada, que chegou a acionar o Samu 192. Ao chegar no local os anjos do asfalto já encontrou o idoso sem vida. O mesmo teria se livrado de uma moto quando foi colhido pelo Strada, morrendo no local. O condutor do Strada seguiu para a delegacia de polícia *Redação.Espacoaberto.Net  Informação Augustourgente
Prefeito determinou fim de gastos  com pessoal.
A Prefeitura de Filadélfia, município ao centro norte baiano, anunciou por meio do decreto de número 101/2014, um pacote de medidas para reduzir gastos com pessoal. Entre as principais mudanças estão corte de horas extras e demissões de contratados.
O decreto prevê ainda a proibição de concessão de benefícios, gratificações licença prêmio, contenção do consumo de energia elétrica, telefone, suspensão de eventos, redução do fornecimento de gêneros alimentícios como café e açúcar.
Segundo o site local, Filadélfia Notícias, alegação da prefeitura é que nos últimos meses vem sofrendo sérios impactos com a redução de repasses além das retenções efetuadas pelo instituto de Previdência. As demissões dos contratados devem ocorrer a partir do dia 30 de novembro. A administração municipal não informou, entretanto, quantos servidores serão exonerados. Do site ivansilva.

Eleito após quase oito anos de Sudesb, 


Bobô quer ampliar atuação para além do 


esporte

xIMAGEM_NOTICIA_5.jpg.pagespeed.ic.ufuQNFz_Vp
Presidente da Superintendência de Desportos do Estado do Estado da Bahia (Sudesb) durante os dois mandatos do governo Jaques Wagner, o ex-meia Raimundo Nonato Tavares – mais conhecido como Bobô (PCdoB) – garantiu uma vaga na Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA) com 27.242 votos e pretende ampliar sua área de atuação para além do esporte.
“Eu vou ampliar. A bandeira principal é o esporte, lazer, mas não apenas isso. Pretendemos trabalhar muito com a questão da valorização do trabalhador, que é prioritária, e políticas voltadas para inclusão social”, afirma. Para elaborar as propostas, direcionadas para “manter e ampliar as conquistas”, que menciona como bandeira histórica do seu partido, ele pretende discutir com os “sindicatos que caminharam conosco nesta jornada”. Natural de Senhor do Bonfim, no centro-norte baiano, o comunista defende também o desenvolvimento de políticas para a região do semiárido, o que pretende articular com o deputado estadual eleito Zó (PCdoB), que tem berço político na região, mais especificamente em Xique-Xique.

Defendendo a camisa do Bahia, onde jogou entre 84 e 89/Foto: Reprodução/Globo Esporte
O Hospital de Senhor do Bonfim, que consta entre as propostas do governador eleito Rui Costa (PT), é uma das proposições que pretende encaminhar assim que assumir seu posto na Casa. Bobô destaca que, além de sua cidade natal, outras sete cidades seriam beneficiadas pela implantação da unidade: Jaguararé, Ponto Novo, Pindobaçu, Andorinhas, Filadélfia, Itiúba e Saúde, que já está na área de influência de Jacobina. Já na área de esporte, com a qual está diretamente relacionado, uma das ideias é aumentar a interiorização das políticas voltadas para o setor, que aponta como marca de sua gestão na Sudesb. Indagado sobre os investimentos em equipamentos esportivos, principalmente para outras modalidades além do futebol, Bobô citou como exemplo as obras realizadas no interior do estado. “A gente se volta muito à capital, mas construímos equipamentos novos, melhorando os que já existiam. Sete piscinas semiolímpicas foram construídas, piscinas públicas, que não existiam. Construímos estádios novos, o estádio de Teixeira de Freitas, pistas de skate no interior, praças de convivência”, enumera. O ex-gestor da autarquia ressaltou também que deseja tornar o esporte “uma política de Estado”. “Ao longo desses últimos oito anos, criamos o Sistema e o Conselho de Esporte e Lazer, mas a criação de uma secretaria de Estado iria sacramentar essas duas estruturas, daria realmente para entender as políticas de esporte e lazer como política de Estado”, argumenta ele, que afirmou “se isso [a implantação da secretaria] não acontecer”, vai lutar pelo fortalecimento do quadro e do orçamento da Sudesb.

quarta-feira, 29 de outubro de 2014

EDUCAÇÃO PROFISSIONAL: ABERTAS AS INSCRIÇÕES PARA CURSOS GRATUITOS DE APRENDIZAGEM INDUSTRIAL BÁSICA E APRENDIZAGEM INDUSTRIAL TÉCNICA DE NÍVEL MÉDIO


Estão abertas e prosseguem até 14/11/14 as inscrições para o processo seletivo dos cursos de aprendizagem industrial de nível básico e técnico de nível médio, oferecidos pelo SENAI Bahia. Todos os cursos são gratuitos e não há taxa de inscrição para o processo seletivo. Os interessados devem se inscrever exclusivamente pela internet, no site www.fieb.org.br/senai

Para os cursos de nível básico serão oferecidas 2.664 (dois mil seiscentos e sessenta e quatro) vagas gratuitas, distribuídas em 31 cursos em diferentes áreas, contemplando 21 municípios baianos (ver tabela). Já para os cursos técnicos de nível médio serão oferecidas 1.240 vagas gratuitas, distribuídas em 13 cursos, contemplando 11 municípios baianos.

Para os cursos de aprendizagem básica, serão selecionados os candidatos que atenderem aos requisitos de idade e escolaridade de cada curso, além de respeitar os seguintes critérios, na seguinte ordem: ordem cronológica de inscrição; for mais velho.

Para os cursos de aprendizagem técnica, é necessário que os candidatos tenham participado do ENEM em 2011, 2012 ou 2013. Serão convocados os candidatos que obtiverem o maior escore, obedecendo à ordem de classificação e o limite de vagas para cada curso.

As listas completas destes cursos estão disponíveis no site www.fieb.org.br/senai bem como a carga-horária, a quantidade de vagas por localidade/curso e o perfil dos candidatos (idade e escolaridade).
As aulas terão início em 02/02/14, de segunda à sexta-feira, podendo acontecer também aos sábados, nos locais estabelecidos pelo SENAI. Os alunos aprovados no processo seletivo poderão ser posteriormente contratados como aprendizes pelas indústrias. Conforme determina a legislação, os alunos com contratos de aprendizagem cumprirão ainda uma etapa prática na empresa por uma carga horária igual à fase teórica.

Os cursos de aprendizagem industrial são oferecidos pelo SENAI, conforme a demanda do setor industrial, para atender à legislação que regulamenta a contratação de aprendizes – Lei nº 10.097/2000 e o Decreto nº 5.598/2005. Com exceção de micro e pequenas empresas, todos os estabelecimentos, de qualquer natureza, são obrigados a empregar e matricular um número de aprendizes equivalente a 5% no mínimo e 15% no máximo dos seus empregados, cujas funções demandam formação profissional.

ARTIGO: TRÊS ANOS SEM MÁRCIA REGINA


Em conversa com a mãe de Márcia, em lágrimas ela relatou ao Repórter Netto Maravilha, “hoje de manhã quando fui acordar meu neto para ir para a escola, a primeira coisa que ele falou, ao abrir os olhos foi, ‘mais um ano né vó, sem minha mãe’, ainda com lágrimas na voz, a mãe da vítima finalizou, que sente a mesma saudade”.

Márcia Regina, morta há três anos no quarto da casa onde morava com seu esposo, o ex-policial, e ex-investigador da Polícia Civil, João Macedo, hoje demitido da polícia, cumpre prisão no Presídio Salvador, porém separado dos demais presos, por ter sido policial.

Segundo a polícia ele matou sua esposa na casa, e simulou um acidente na BA 131, trecho de Antônio Gonçalves.


Maravilha Notícias

POLICIAL: VALENTÕES PRESOS APÓS AMEAÇAREM E BATEREM EM SUAS COMPANHEIRAS


Policiais da 2a Companhia do 6º Batalhão de Polícia Militar prenderam Leivison da Silva Nascimento, 20 anos, por agredir sua companheira de 23, nesta terça feira (28), às 22h50, na Avenida Morgado, Bairro Operários da leste, em Senhor do Bonfim.

Em Itiúba, na Rua Ramiro Pimentel, policiais da 5a Companhia prenderam Givaldo dos Santos, 51 anos, por agredir sua companheira de 45, nesta terça feira (28), às 22h.

Os acusados foram apresentados na delegacia de Polícia Civil, onde foram autuados em flagrante pela Lei Maria da Penha.


ASCOM – 6º BPM

VENHA PARA LFG!

Matricule-se já no curso de Carreiras de Assistentes e Técnicos e comece imediatamente os seus estudos.
Contato: (74) 3541-5865 / 3541-4717


CULTURA: PRODUTORES AVALIAM SFREGA EM PETROLINA


O Sfrega em Petrolina, realizado no sábado (25), trouxe para cidade a qualidade de serviço, que garante há 15 anos o sucesso do evento em Senhor do Bonfim. A festa gerou empregos, movimentou o turismo e comercio da cidade e fez a alegria de vários foliões que vibraram com os shows de Saulo Fernandes, Aviões do Forró e Psirico. Segundo dados da Polícia Militar, o Sfrega ocorreu tranquilamente sem ocorrências graves de delitos ou acidentes de trânsito.

Em reconhecimento a receptividade de Petrolina, a organização do Sfrega externa os agradecimentos a todos que diretamente ou indiretamente participaram da realização do evento, entre autoridades, parceiros, colaboradores, imprensa e especialmente o público, que lotou o espaço da festa.

Com uma avaliação positiva, o produtor Paulinho Sfrega, já faz planos para o próximo ano. “Nós plantamos uma semente em Petrolina e vamos trabalhar para que gere excelentes frutos. A festa foi um sucesso e já estamos nos preparando para 2015”, sinalizou. Também assinam os agradecimentos os produtores Leo Coringa, Gabriela Coutinho, Ângelo Magalhães, Guiga Sampaio, Michel Cohen e Leo Mineiro.


Assessoria de Imprensa Sfrega em Petrolina

POLICIAL: VALENTÕES PRESOS APÓS AMEAÇAREM E BATEREM EM SUAS COMPANHEIRAS


Policiais da 2a Companhia do 6º Batalhão de Polícia Militar prenderam Leivison da Silva Nascimento, 20 anos, por agredir sua companheira de 23, nesta terça feira (28), às 22h50, na Avenida Morgado, Bairro Operários da leste, em Senhor do Bonfim.

Em Itiúba, na Rua Ramiro Pimentel, policiais da 5a Companhia prenderam Givaldo dos Santos, 51 anos, por agredir sua companheira de 45, nesta terça feira (28), às 22h.

Os acusados foram apresentados na delegacia de Polícia Civil, onde foram autuados em flagrante pela Lei Maria da Penha.


ASCOM – 6º BPM

Postagem em destaque

CONTINUA INTERNADO EM MINAS FILHO DO EMPRESARIO WENDEL DA PERFIL