terça-feira, 6 de maio de 2014

EDUCAÇÃO: DANDO OS SEUS PRIMEIROS PASSOS, O CENTRO JUVENIL DE CIÊNCIA E CULTURA DE SENHOR DO BONFIM DESENVOLVE AÇÕES ANTES MESMO DE SUA INAUGURAÇÃO

Os Centros Juvenis de Ciência e Cultura – CJCC são uma iniciativa de educação integral da Secretaria da Educação do Estado da Bahia. Visam ampliar o acesso da juventude baiana às temáticas contemporâneas na perspectiva de consolidar a sua capacidade de fazer nexos interdisciplinares, potencializando a compreensão de fatos, questões, invenções, avanços e conquistas científicas, sociais, culturais, artísticas e tecnológicas da humanidade. Os Centros Juvenis oferecerão aos estudantes do ensino médio – seu público-alvo preferencial – uma diversidade de atividades culturais e de acesso ao conhecimento científico, em especial cursos e oficinas.
O município de Senhor do Bonfim, através da Direc 28, foi escolhido para ser a primeira cidade do interior a implantar um Centro Juvenil de Ciência e Cultura. E o espaço escolhido foi o antigo Colégio Cazuza Torres, situado na Gamboa. Vale destacar que o bairro tem uma grande relevância tanto cultural quanto esportiva.

1ª etapa : Chamada pública para seleção de profissionais da educação pertencentes ao quadro do Magistério Público Estadual do Ensino Médio, com licenciatura plena, para atuação no Centro Juvenil de Ciência e Cultura, composta de avaliação curricular e entrevista técnica.

2ª etapa: Divulgação do resultado final da chamada pública para seleção de profissionais da educação.

CANDIDATOS APROVADOS:

QUALIFICAÇÃO: SINEBAHIA DISPONIBILIZA DO PROGRAMA PLANTEQ EM BONFIM


O SINEBAHIA/SAC - Agência Sr. do Bonfim informa que estão abertas as inscrições para o Programa Planteq com cursos gratuitos de:


• Mecânico de Manutenção e Instalação de Aparelhos de Refrigeração.


Os interessados deverão comparecer, no SINEBAHIA/SAC dás: 7:00 ás 15:00h. Com carteira de Trabalho/RG/CPF.


BONFIM: AGENTES DE COMBATE AS ENDEMIAS ESTÃO SENDO CONVOCADOS PARA ASSEMBLÉIA


COMUNICADO


A diretoria da Associação dos Agentes de Combate as Endemias através de seu presidente no uso de prerrogativas estatutárias vem através deste CONVOCAR todos os Agentes de Combate as Endemias lotados na Secretaria Municipal de Saúde de Senhor do Bonfim-Ba para uma reunião de assembléia da categoria no dia 08/05/2014 aparti das 08h00minhs no primeiro centro de saúde onde estaremos discutindo assuntos relacionados ao trabalho de campo, reajuste salarial 2014, reunião com a secretária municipal de saúde, reunião com prefeito municipal, situação com o banco cruzeiro do sul e o que ocorrer.

Certo da presença de todos, desde já agradecemos.


Atenciosamente:

Marlon Reis
Presidente

BONFIM: CENTRAL DE MARCAÇÃO VOLTA A FUNCIONAR


A população de Senhor do Bonfim teve de volta nesta terça-feira (06) os atendimentos dos profissionais da Central de Marcação de Consultas. A unidade estava fechada desde ultima sexta-feira (02) quando a porta de acesso ao estabelecimento travou e impossibilitou a entrada dos profissionais e usuários deste atendimento, em conversa com a Assessora da Secretaria Municipal de Saúde fomos informados que não faltaram esforços para solucionar o problema, que devido o feriado prolongado faltou um pouco de comunicação o que inviabilizou a concerto imediato da polemica porta.

BONFIM: POR ATRASO EM PAGAMENTO DE SALÁRIO SERVIDORES DE BONFIM REALIZARÃO PARALISAÇÃO DIA 09 DE MAIO


O Sismusb – Sindicato dos Servidores Publico Municipal de Sr. do Bonfim, no uso de suas atribuições legais, comunica ao Ilmº Sr. Edvaldo Correia, que em Assembléia realizada dia 21/11/2013 foi aprovado por todos os servidores presente, que caso o pagamento salarial dos servidores não fosse depositado em conta ate o 5º dia útil de cada mês, os Servidores fariam uma paralisação de advertência de 48 horas. Sendo assim caso o prazo determinado e aprovado por todos não seja cumprido, fica determinado a paralisação de 24 horas de todos os servidores dia 09/05/2014 a partir das 7:00 horas.
Sem mais,


Sonia Lucia Santana da Silva
Coordenadora Geral do Sismusb



Acidente entre van e caminhão mata jovem e deixa feridos no Tocantins

Batida aconteceu na BR-153, em Araguaína, norte do Tocantins.
Ao menos sete estudantes entre 11 e 14 anos ficaram feridos.

Do G1 TO

Acidente aconteceu na BR-153, em Araguaína (Foto: Phablo Martins/TV Anhanguera)Um jovem morreu no acidente, na BR-153, em Araguaína (Foto: Phablo Martins/TV Anhanguera)
Um jovem morreu e outras sete pessoas ficaram feridas em um acidente envolvendo uma van escolar e um caminhão tanque no km 146 da BR-153, em Araguaína, no norte do Tocantins, segundo a Polícia Rodoviária Federal (PRF). A batida aconteceu por volta das 12h15. Segundo a Associação dos Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae), Alan Carlos Souza Costa, de 27 anos, tinha síndrome de down e morreu no acidente. Ele utilizava o transporte escolar com estudantes entre 11 e 14 anos, explicou a PRF.
(Correção: ao ser publicada, esta reportagem errou ao informar que a vítima fatal do acidente era uma criança. A informação havia sido divulgada pela Secretaria de Educação do município. O erro foi corrigido às 17h).
Conforme Secretaria de Educação do município, o veículo seguia sentido sul na rodovia para levar os estudantes à escola, quando supostamente o caminhão fez uma ultrapassagem indevida e bateu na van. Já a PRF diz que a manobra não era ilegal.
Os jovens estão sendo atendidos no Hospital Regional Araguaína. O motorista da van sofreu lesões graves.
Van, que carregava oito crianças, ficou totalmente destruída, em acidente em Araguaína (Foto: Weberson Azevedo/Arquivo Pessoal)Van, que carregava oito pessoas, ficou totalmente destruída em acidente em Araguaína
(Foto: Weberson Azevedo/Arquivo Pessoal)
Acidente BR-153 Araguaína 3 (Foto: Weberson Azevedo/Arquivo Pessoal)Acidente aconteceu por volta das 13h desta terça-feira (6) após uma ultrapassagem
(Foto: Weberson Azevedo/Arquivo Pessoal)
População acompanhou o resgate das crianças após acidente na BR-153 (Foto: Phablo Martins/TV Anhanguera)População acompanhou o resgate dos estudantes após acidente na BR-153 (Foto: Phablo Martins/TV Anhanguera
)

Homem estupra e mata idosa de 62 anos em Camacã

Um crime bárbaro e uma atitude prudente marcou a segunda-feira (5), na cidade de Camacã na região sul da Bahia. Uma idosa identificada como Ednalva de Jesus Deus Dara,62 anos, foi estuprada e assassinada por um homem conhecido no local pelo vulgo de “cabeludo”. O acusado conseguiu fugir, mas populares conseguiram capturar e entregaram o homem a polícia, que conduziu para a delegacia da cidade. 

Foto: divulgação / Vermelhinho da Bahia

Caém:APLB Protesta contra aumento dado aos professores


Fazendo um pequeno comparativo a partir 2012 quando essa Lei foi implantada no município, o governo federal deu reajuste de 22,2% para os professores nível I e o poder público municipal reajustou em 6,61% os vencimentos dos professores de nível II; em 2013 os vencimentos dos profissionais de nível II tiveram uma queda e ficou em 5%. Vale lembrar que nesses dois anos (2012/2013) o FPM era de 0.6.
Em 2014 o reajuste de salário para os professores de nível II foi de 3%, lembramos que o FPM para este ano é de 0.8. Em 2014 a maioria dos municípios da microrregião deu aumento de 8% para o nível II, lembramos que esses municípios sempre reajustaram os vencimentos dos professores abaixo dos reajustes que eram concedidos em CAÉM. Por isso afirmamos "AH QUE SAUDADE DO TEMPO QUE ÉRAMOS EXEMPLO"!
Chamamos a atenção para as seguintes observações:
1ª - por que pegar o nível II como base? O nível II corresponde a mais de 75% dos professores da rede municipal de Caém.

2ª - Em 2013 avançamos de 15% para 24% da Atividade Complementar, no entanto, ainda NÃO estamos cumprindo a Lei Federal nº 11.738/2008, que em seu art. 2º, § 4o "Na composição da jornada de trabalho, observar-se-á o limite máximo de 2/3 (dois terços) da carga horária para o desempenho das atividades de interação com os educandos". Restando 1/3 para a Atividade Complementar, isso corresponde a 33% da Atividade Complementar, nesse caso o município não está cumprindo a Lei.
3ª Os vencimentos dos diretores e vice-diretores escolares, dos coordenadores pedagógicos e do supervisor educacional, chega a estar abaixo mais de R$ 700,00 do vencimento de um professor com a mesma carga horária e com o mesmo nível de formação. Essa situação vem ocorrendo já alguns anos, e é exatamente por isso que precisamos equiparar os vencimentos desses servidores aos vencimentos dos professores, afinal esses educadores exercem um cargo comissionado e ocupam uma posição de hierarquia. Graças a luta da APLB essa situação foi resolvida com o Projeto de Lei 02/2014.
4º Nunca na história de Caém as questões educacionais deixaram de ser resolvidas no dialogo, porém em 2013, para conseguirmos o reajuste de 5% para os professores graduados a APLB teve que realizar uma Assembléia Geral e sensibilizar a Câmara de Vereadores. Em 2014 o dialogo mais uma vez fracassou e os professores realizaram manifestação com um ato público em frente à Prefeitura cobrando reajuste digno e a participação dos educadores na elaboração do Projeto de Lei que reajusta os vencimentos dos educadores. No dia 14/04/2014 os professores participaram da Sessão do poder legislativo na Câmara de Vereadores conclamando aos vereadores para não aprovarem o projeto de Lei nº 02/2014 de autoria do poder executivo que reajustava os vencimentos dos profissionais da educação (nível II) em 1,29%, projeto esse que não foi discutido com a categoria e não atendia as reivindicações dos educadores.
5º A APLB, está propondo o dialogo, a construção participativa e democrática na elaboração do Projeto de Lei que reajusta os vencimentos dos educadores no município - 2014.
Os educadores dos municípios da região em anos anteriores realizavam manifestações (greve), para terem seus direitos atendidos e nós caenenses resolvíamos esses problemas na mesa de negociação. Hoje realizamos manifestação pública, ocupamos a Câmara de Vereadores e não conseguimos avançar, mais uma vez digo "AH QUE SAUDADE DO TEMPO QUE ÉRAMOS EXEMPLO"!
Nesse momento lembramos que os gestores de Caém passados e presente se glorificavam e se glorifica ao afirmarem que CAÉM paga o melhor salário da educação na região, tornando o município uma referência, no entanto, com as constantes quedas do índice de reajuste nos vencimentos dos professores como ocorreu em 2013 e está proposto para 2014, Caém perderá o título de município referência e só sobrará a lembrança "AH QUE SAUDADE DO TEMPO QUE ÉRAMOS EXEMPLO"!
Hoje (05/05/2014) os vereadores da base do prefeito aprovaram o menor reajuste da HISTÓRIA DE CAÉM, vergonhosamente 3%. Isso só vem provar, de fato, o quanto o poder público municipal acredita e investe na educação.
Não podemos esquecer que temos uma secretária que é professora e dois vereadores da base do governo municipal que também são professores, e que estes juntos com os demais da situação votaram nos 3% contra a proposta da APLB que era de 6%. Tudo isso diante das ATAS que foram entregues aos Srs. (a) Vereadores (a), com os resultados das Assembleias realizadas com os profissionais da educação, em que a ATA com a proposta de 3% do prefeito não teve nenhuma assinatura, nem mesmo dos que não apóiam a APLB, enquanto a ATA da APLB teve 68 assinatura (veja cópia das atas em anexo). Mais uma vez os professores se fizeram presentes na Câmara de Vereadores, conclamando para o poder legislativo não aprovar a proposta de 3% do poder executivo. Fizemos nossa parte. Pena que não obtivemos o sucesso que esperávamos. AH QUE SAUDADE DO TEMPO QUE ÉRAMOS EXEMPLO"!
Como afirmava o mestre Paulo Freire "Se a educação sozinha não pode transformar a sociedade, tampouco sem ela a sociedade muda".

Por Gilvando Inácio de Oliveira - Coordenador da APLB/Caém 

"Vi a criança. Atirei por nada", diz jovem que matou professora

Danilo Nery Santos, vulgo Dandão, que atirou na professora Andrea Borges no domingo (4), disse que viu o filho dela de 6 anos dentro do carro. Durante coletiva de imprensa nesta manhã (6) ele afirmou que não tinha intenção de levar o veículo com a criança dentro. “Eu pedi para ela parar o carro e ela não parou”, conta. 

Fernanda Porfírio, diretora do Departamento de Polícia Metropolitana (Depom),falou sobre o crime que chocou a sociedade pela frieza. "Você percebe que Danilo é frio e isso causa indignação na gente, ele fala de forma banal sobre algo tão grave. Essa frieza dá-se em razão do histórico dele. Para ele, foi só mais um crime cometido".
Andrea, que ensinava em uma escola estadual e também numa particular, tinha ido comprar pão com o menino quando foi abordada por Danilo e outros dois jovens menores de idade. Ela tentou fugir com o carro e levou um tiro na nuca na Vila Laura. Ainda nesta manhã, os envolvidos informaram a polícia o local onde está a arma do crime. Leia mais.

*As informações são do repórter Lucas Franco.

Policiais civis param atividades por 48 horas


Policia mais uma vez cobrando os seus direitos.
Os policiais civis da Bahia paralisaram as atividades por 48h a partir desta terça-feira (6). De acordo com o Sindicato dos Policiais Civis da Bahia (Sindpoc), o ato é realizado para reivindicar celeridade na aprovação da aposentadoria especial e do projeto de Gestão de Segurança Pública da categoria.
"O projeto foi feito pelo sindicato, mas precisa ser aprovado pelo. Ele contempla a sociedade, propondo um modelo de gestão para melhorar a estrutura e capacidade da polícia", disse Marcos Maurício, presidente do sindicato. A categoria irá realizar uma assembleia às 9h desta terça-feira.
De acordo com o sindicato, durante a paralisação somente 30% do efetivo estará trabalhando nas delegacias. Serviços como prisão em flagrante e levantamento cadavérico continuarão sendo realizados.
Nas sedes da Central de Flagrantes e do Plantão Central, instaladas na Avenida ACM, poderão ser feitos registros de qualquer ocorrência policial durante o ato. Já a 5ª Delegacia Territorial (DT), no subúrbio de Periperi, estará atendendo as ocorrências encaminhadas por guarnições da Polícia Militar. Uma outra opção para a população é o registro do Boletim de Ocorrência no site da Delegacia Digital. G1;Ba

Imagens fortes: mulher é morta a pancadas ao ser confundida no Facebook


Atenção, as imagens são fortes!

 

 
Desde que a dona de casa Fabiane Maria de Jesus, de 33 anos, foi morta a pancadas após ser confundida com um retrato-falado divulgado na rede social Facebook não para de pipocar vídeos da agressão na internet. As imagens abaixo, divulgadas pelo advogado da família, mostram como a população amarrou e espancou Fabiane. 
 
De acordo com informações dos familiares da vítima, ela foi atacada no sábado (3) após um boato ter surgido em uma página da rede social Facebook afirmando que ela sequestrava crianças para utilizá-las em rituais de magia negra. Ela morreu na manhã de segunda (5) após passar dois dias internada no Hospital Santo Amaro. O caso aconteceu em Guarujá, São Paulo.

Guarda Municipal apreende quadrilha que assaltava durante a Micareta de Jacobina



Por volta das 2h da madrugada do último sábado, (4), a Guarda Municipal realizou a prisão de uma quadrilha com 4 homens e uma mulher que vinham assaltando durante a Micareta de Jacobina. 

Com a gangue foram encontrados vários celulares e carteiras com documentos de foliões.

A quadrilha foi apresentada na delegacia de Polícia e de acordo com as primeiras informações, o grupo é das cidade de Tucano e Serinha e estavam em um veículo em Jacobina.
Fonte: Augusto Urgente!

NOVAS INFORMAÇÕES DA EXPLOSÃO DOS CAIXAS ELETRÔNICOS DO BANCO DO BRASIL EM CALDEIRÃO GRANDE


Fotos: Leonardo Ribeiro





















Por volta da 1:40 da madrugada desta terça-feira, 06,  6 Bandidos fortemente armados com Pistolas, Fuzis, e Calibre 12, explodiram um caixa eletrônico do Banco do Brasil na cidade de Caldeirão Grande. 

No local havia 3 caixas e os meliantes utilizando explosivos conseguiram levar uma quantia de dinheiro ainda não especificada de um dos caixas.

de acordo com a policia, os Elementos estavam em um veiculo Strada de cor Branca, e fugiram com destino a cidade De Ponto Novo.

 Houve troca de tiros com a guarnição da Polícia Militar da cidade e os bandidos fugiram por uma estrada vicinal sentido Ponto Novo.

agustourgente/complementação do emcimadanoticia1 que na manhã desta terça entrou em contato com a policia civil de caldeirão grande.

CAPIM GROSSO: CARRO ENCONTRA-SE ABANDONADO NA RUA SANTA ISABEL



Moradores da Rua Santa Isabel informaram a nossa redação da existência de um veículo Pajero de placa JUT 1147, licença de Cristalina/Go, abandonado no meio da rua como vocês podem conferir na foto, ainda conforme informações não se sabe o motivo pelo qual o mesmo está parado em local indevido.

A polícia já foi acionada e tomará as devidas providências cabíveis ao caso. Até as 08h50min. o veículo ainda estava no local.
Da redação do Jorgequixabeira

Postagem em destaque

CONTINUA INTERNADO EM MINAS FILHO DO EMPRESARIO WENDEL DA PERFIL