terça-feira, 4 de fevereiro de 2014

Sr do Bonfim: Exumado corpo do bebê morto no Hospital Regional

BEBE 01
A Polícia Civil do Bahia pediu a exumação do cadáver do bebê morto por suposta negligência médica na maternidade Nossa Senhora Piedade no Hospital Dom Antônio Monteiro em Senhor do Bonfim.
Rosimônica Oliveira, 18 anos, moradora do município de Andorinha, entrou em trabalho de parto no dia 19 de janeiro, ela chegou com contrações por volta das 23h, para realização do serviço de parto e recebeu por volta da meia -noite a noticia da morte do seu primeiro filho na unidade hospitalar. “Minha gravidez estava toda normal, fiz três exames de ultra sonografia (o ultima foi dia 28/12) tive acompanhamento do pré-natal e tudo aparentava esta normal. Elas (enfermeiras) ficaram forçando… Eram duas apertando minha barriga e uma puxando a cabeça da criança, quando a criança saiu foi morta”, Disse Rosemônica ainda abalada com o fato. Ela ainda relatou que o médico somente apareceu na sala de parto quando seu filho já esta sem vida. O médico plantonista da noite era o Dr. Antonio Pinheiro.
CRIANCA 01
Mãe e avô do bebê morto
O pedido de exumação foi feito pelo delegado plantonista de Senhor do Bonfim, Dr. Marconi Almino, que apura o caso. Segundo a autoridade policial a exumação é essencial para esclarecer as circunstâncias da morte do bebê. “A exumação desse corpo vai ser importante para que possamos ter a acusa da morte, bem como saber se houve sinal de violência no corpo e se a morte aconteceu antes ou depois do parto”. Afirmou o delegado que está à frente do inquérito policial.
O Departamento de Policia técnica DPT – foi responsável por realizar a exumação do corpo que aconteceu no cemitério da fazenda Morro, localidade na zona rural de Andorinha, nesta segunda–feira 3. De acordo com médico legista, Dr. Marcos Sá, o resultado deve sair em 30 dias.
sa
Médico legista -Dr. Marcos Sá.
Uma exumação acontece da mesma forma que em uma necropsia. São analisadas lesões externas e internas no cadáver, assim como recolhidos possíveis fragmentos para realizar exames específicos. A única diferença é a forma em que os corpos se encontram, pois na maioria dos casos já estão em estado de decomposição. Exumar significa tirar da sepultura, desenterrar um cadáver, independentemente do período em que foi sepultado.
A equipe de reportagem procurou a direção do hospital Dom Antonio Monteiro, mas ninguém quis se pronunciar sobre o caso. Em nota veiculada recentemente na internet a casa de saúde afirma que o bebê já estava morto há quatro dias, na barriga da mãe.

JOGANDO A TOALHA: TIME DE BASQUETE ABANDONA CAMPEONATO POR FALTA DE APOIO EM BONFIM


Dirigentes do time de basquete em Senhor do Bonfim se vêem obrigados a abandonar a competição do Campeonato Baiano edição 2013, alegando falta de apoio para custos com viagens e outras despesas.

Apedido da Liga Bonfinense os diretores da competição em Salvador adiaram as semifinais e até prorrogaram as datas dos jogos, aguardando uma posição da seleção bonfinense adulta, que acaba de jogar as toalhas por falta de verbas.

Segundo representantes da LBB, no início do ano de 2013, primeiro ano do Governo “Uma Nova Realidade”, foi oferecido de livre e espontânea vontade pelo Prefeito Correia, um apoio demais de R$ 18.000,00 (dezoito mil reais), que até o presente momento, um ano depois o compromisso não foi honrado.

Na manhã desta terça-feira o Repórter Netto Maravilha manteve contato com o Gerente de Esportes do município, Zito que disse ter mantido conversa com o Prefeito e foi encaminhado pelo mesmo ao financeiro, que decidiu que até a próxima sexta-feira (07), estaria providenciando o pagamento de uma parcela do convênio, valor não especificado, para a data prevista.

Infelizmente por já ter abandonado a competição na categoria adulta, não há mais tempo de rever as demoras, uma vez que a competição estadual tem que dá continuidade, o que só temos a lamentar. Em tempo a categoria sub 19 permanece na competição, fazendo das tripas coração para arcar com as despesas que exige as viagens e outros custos.

A categoria sub 19 também está classificada para as semifinais do baianão de basquetebol.


Maravilha Notícias

CULTURA: SENHOR DO BONFIM IRÁ REALIZAR ENCONTRO DE SANFONEIROS DIA 14


No próximo dia 14 (sexta-feira), a Secretaria de Ação e Desenvolvimento Social, Secretaria de Cultura e Secretaria de Indústria, Comércio e Turismo em parceria com a CEUBA – Centro de Estudos Religiosos Espirituais da Bahia realizarão o “Encontro de Sanfoneiros na Capital Baiana do Forró” a partir das 8 da manhã, no Centro Cultural Ceciliano de Carvalho.

O evento visa conceder títulos de honra ao mérito e premiar os sanfoneiros bonfinenses que colaboram com a manutenção da tradição do autêntico forró. Além disso, acontecerão palestras sobre manifestações culturais, cantos de reisado, apresentação do Grupo da 3ª idade, dentre outras atrações. Não deixe de prestigiar! A entrada custa apenas 1 kg de alimento não perecível.


ASCOM

POLICIAL: POLÍCIA MILITAR DE CAMPO FORMOSO PRENDE SUSPEITOS DE ROUBO DE VEÍCULO E TENTATIVA DE HOMICÍDIO


Por volta das 20h05min, do dia (03), através de denuncia anônima, feita através do 190, foi preso no Povoado de Tiquara, neste município, CELSO NUNES DA SILVA, vulgo “Celsinho”, 23 anos, residente a Rua José Moisés de Carvalho, naquele povoado, por ter roubado no dia 27Janeiro de 2014, um veiculo 01(um) Fiat Strada, placa NZA-0004, licença de Campo Formoso-Bahia, e tentado contra a vida do Sr Miguel Arcanjo, de 66 anos. Dando continuidade a diligência, por volta das 02 horas do dia 04 Fevereiro de 2014, na Rua da Prata, nº 90, bairro Mutirão, neste município, foi preso outro individuo que também participou do roubo do veículo, FREDSON BATISTA VIRGINIO, 21 anos, residente na Rua do Colégio, nº 04, também no povoado de Tiquara. Com Fredson foi encontrada uma espingarda de fabricação artesanal. Os acusados foram conduzidos à Delegacia de Polícia Civil, para que fossem tomadas as medidas cabíveis.


Quartel em Campo Formoso, 04 de fevereiro de 2014.

JOVEM MORRE APÓS PULAR DA PONTE PRESIDENTE DUTRA EM JUAZEIRO



Um jovem de 28 anos se afogou na tarde desta segunda-feira (03), na Orla de Juazeiro. Por volta das 14h, Jutair Oliveira Santos da Silva, 28 anos, estava em cima da Ponte, quando viu outros dois jovens pulando no Rio São Francisco e resolveu fazer o mesmo. Jutair tentou nadar até a margem da Orla de Juazeiro, quando perdeu o fôlego e se afogou.

O corpo de Bombeiros foi chamado logo em seguida e chegou cerca de 30 minutos após o ocorrido. Quatro mergulhadores fizeram as buscas entre a Ponte e o Ponto das Barcas. Sargento Emerson coordenou toda a operação.

Jutair morava em Salvador, e há 15 dias prestava serviço para a empresa GM, exercendo a função de pintor numa obra na cidade de Petrolina. No momento do acidente, ele estava junto com o companheiro de trabalho, Luís Augusto Bonfim, que o orientou a não pular da ponte por não conhecer o Rio.

"Tem 15 dias que ele chegou aqui. Trabalhamos até meio dia de hoje e resolvemos vir para Juazeiro de barca, e fomos até a ponte olhar o Rio. Ele viu dois meninos pulando da ponte e resolveu pular também. Eu ainda falei com ele para não pular, porque ele não conhecia o rio. Quando eu vi, ele já tinha pulado", contou Luís Augusto, que viu o momento que Jutair nadou em direção a orla, “ele nadou e faltando poucos metros, ele não aguentou, perdeu a resistência e afundou”.

Quase duas horas depois do acidente, os mergulhadores do Corpo de Bombeiros encontraram o corpo de Jutair. O Jovem era casado e pai de três filhas.

Fonte : Blog Geraldo José

Colisão entre moto e carro na Av Reinaldo Jacobina Vieira

11:55h 04/02/14 - Final da manhã de terça-feira, 04, e aqui na Av Reinaldo Jacobina Vieira registramos a colisão entre uma moto placa NTO 5777 e um Gol placa JOX 7927 ambos licenciados em Jacobina.
O acidente ocorreu por volta das 11:48h e o condutor da moto Genailton Morais que mora no Bairro Félix Tomaz não se feriu e só houve prejuízos materiais. Genainton relata que seguia do Bairro Nazaré sentido centro quando o veículo Gol cruzou a pista. Na colisão, Genailton pulou sobre o capô do carro que estava sendo guiado pela senhora Regane reside no Bairro Jacobina II. Neste momento o SMTT registra a ocorrência e ambas as ambas as partes negóciam os prejuízos.

Fonte Augusto Urgente!

Jacobina: Polícia Civil prende homicida no Distrito do Junco


 
Joseval Ferreira Menezes, “Vanzinho”, foi preso sob acusação de assassinar a golpe de faca, Nivaldo Araújo dos Santos, 23 anos, crime registrado no Distrito do Junco em Jacobina no mês de outubro de 2013 . Segundo o delegado Rogério Meneses, a vítima tinha um relacionamento com uma tia de Vanzinho e o crime aconteceu após uma desavença entre os dois. 
 
O acusado confessa ser o autor do homicídio e disse na coletiva que Nivaldo costumava bater em sua tia constantemente. No dia do crime Vanzinho afirma que brigou com ele para defender suas tia. " Eu o desarmei e terminei esfaqueando ele no peito, mas não queria mata-lo," disse, mas segundo o delegado, Vanzinho tinha intenção de matar a vítima, pois senão após o desarmar não o teria esfaqueado e sim chamado a polícia. 
 
O delegado afirmou também que os dois tinham uma rixa antiga , rixa esta que culminou com a morte de Nivaldo. Vanzinho se diz arrependido do ato. Emerson Rocha / Bahia Acontece

JACOBINA: POLÍCIA MILITAR PRENDE LEONARDO MOURA SOB ACUSAÇÃO DE TENTATIVA DE FURTO DE CAMINHÃO NO BAIRRO DE NAZARÉ



Policiais militares do PETO lotados na 24ª CIPM conseguiram efetuar a prisão de um jovem acusado de tentar furtar um caminhão Ford F-4000 vermelho do Posto Nacional, no bairro de Nazaré. Segundo informações de populares, dois jovens chegaram  no posto  e , aproveitando-se da distração do dono do veículo, tentaram levar o veículo, entretanto, na fuga o bandido que conduzia o carro bateu em um ônibus que estava estacionado no pátio posto. Depois da batida os ladrões empreenderam fuga pelo matagal em direção a região da Jacobina IV entretanto, acionados por populares, policiais do PETO ( Pelotão Especial Tático Operacional), iniciaram diligência em busca ao assaltantes, conseguindo êxito na prisão de um deles, que foi alcançado já próximo da Jacobina III.
Leonardo Moura dos Santos, de 27 anos,  foi apresentado na delegacia local onde foi flagrantiado pelo delegado Dr Ademar Vical. Na delegacia o próprio Leonardo confessou que já tem passagens pelas delegacias de Petrolina, em Pernambuco, pelo crime de tentativa de homicídio, em Sr. do Bonfim, por ter destruído câmeras de segurança, e em Jacobina por desordem. Leonardo Moura encontra-se custodiado na delegacia de Jacobina à disposição da Justiça.

Emerson Rocha / Bahia Acontece

ANCIÃO DO DISTRITO DE JUACEMA EM JAGUARARI MORRE EM ACIDENTE DE CARRO NO INTERIOR DE UAUÁ.

04/02/2014




















O distrito de Juacema interior de Jaguarari se encontra de luto, em especial os membros da Igreja Congregação no Brasil daquele distrito, que perderam em um grave acidente o seu líder, o ancião GERSON SOUZA LEITE de aproximadamente 70 anos conhecido como Irmão Gerson.

Segundo as primeiras informações uma colisão frontal envolvendo duas caminhonetes D-10 na BR 235 por volta das 16h30min próximo ao povoado de Caldeirão da Serra, interior do município de Uauá, acabou ceifando a vida do Irmão Gerson e deixando mais três pessoas feridas. Ainda de acordo com as informações horas antes Irmão Gerson e mais duas pessoas componentes da igreja identificados como sendo ISMAEL JUNIOR e ADEMILSON ALVES, realizavam entregas de cestas básicas na região que em seguida foram almoçar e depois se envolveram no acidente, onde Irmão Gerson ainda foi socorrido com vida mais veio a óbito em seguida.  

Não há informações sobre o estado de saúde da vitima da outra D-10.

De acordo com informações o velório de Irmão Gerson, será em sua residência no distrito de Juacema.

Muito querido em Juacema por ajudar os mais necessitados, Irmão Gerson que é natural do estado da Paraíba, era Policial Militar, quando se aposentou seguiu para o povoado de Varzinha interior de Jaguarari, onde criou a Igreja Congregação no Brasil e estendeu a mesma para o distrito de Juacema onde conquistou centenas de fiéis, não só evangélicos como a comunidade em geral admirava sua pessoa.

Ainda segundo informações Irmão Gerson fazia parte da Igreja há quase 50 anos, sendo o terceiro ancião mais velho da Bahia.

Infelizmente sua trajetória de boas ações finaliza de uma forma trágica, mais as pessoas que foram agraciadas pela ajuda do mesmo nunca se esquecerão dos gestos de bondade e que ficará nas mentes de todos aqueles que o conheciam, casado com Maria José Rodrigues Leite e pai de diversos filhos entre eles a ex-diretora da Escola Maria Darc Mirian Leite.

Segundo Informação de um fiel, o ANCIÃO é o maior cargo da congregação assim como os demais cargos não é remunerado, IRMÃO GERSON era a autoridade maior, sentia prazer em ajudar membros e as pessoas de fora da igreja também viajava constantemente para São Paulo onde granjeava roupas e alimentos, a Igreja é famosa pelo ritmo de se ajudarem sem a necessidade de pedir ajuda a terceiros, segundo um membro que não quis identificar-se.

Fonte :Portal Jaguarari 
Fotos : Arquivo pessoal e Sanderson Gonçalves

ESPORTE: CSU EM PARCERIA COM ASSOCIAÇÃO BONFIM KARATÊ REALIZARÁ PROJETO SOCIAL NO ALTO DA MARAVILHA


O CSU de Senhor do Bonfim em parceria com a ASSOCIAÇÃO BONFIM KARATÊ CLUBE implantará aulas gratuitas de karatê para jovens do bairro Alto da Maravilha e adjacências.

Matrículas, próximo sábado dia 08 ás 15h00min, interessados comparecer ao CSU para efetuar a sua matrícula e fazer parte desse belíssimo projeto.

As aulas acontecerão todas as sextas ás 18h30min, sábados 15h00min e domingos as 09h00min.

Georgia Batista de Oliveira: Coordenadora CSU
Bernado Braz: Presidente da Associação Bonfim Karate Clube
Robeilton Mercês: Vice-presidente da Associação Bonfim Karate Clube


Georgia Oiveira
COORDENADORA

ARTIGO: LEI ANTICORRUPÇÃO É IMPORTANTE PARA INIBIR ABUSOS DE DESVIOS DE CONDUTAS ENTRE EMPRESÁRIOS


A lei 12.846/2013, Lei Anticorrupção que começou a valer nesta semana, passa a responsabilizar e a punir empresas que cometam atos de corrupção contra a administração pública tanto nacional como internacional.
De acordo com o advogado Thiago Massicano, da Massicano Advogados, a Lei Anticorrupção é um marco no ordenamento jurídico brasileiro, que até então impunha condenações brandas ou nulas para as empresas que se utilizassem de práticas ilícitas para obter sucesso em negociações com órgãos públicos, porque era possível alegar que o ato de corrupção foi cometido isoladamente por um funcionário ou servidor público e, dificilmente, era conseguia-se provar a responsabilidade da empresa.

“A lei prevê, como punição às empresas envolvidas em atos de corrupção, multas pesadas que ultrapassam o seu faturamento ou de acordo com critério estabelecido pelo juiz, além de sanções administrativas perante órgãos públicos e até o fechamento da empresa”, esclarece Massicano.

O advogado defende que a lei apresenta dois aspectos discutíveis que se referem ao princípio de ampla defesa e por ser omissa, ou seja, passível de questionamento quanto sua inconstitucionalidade. “As empresas para serem inclusas no rol devem possuir o direito constitucional de ampla defesa, sob pena de o judiciário institucionalizar o julgamento de exceção nas épocas ditatoriais. Apesar de estar longe de dizimar a corrupção, poderá ter o importante papel de inibir abusos de desvio de conduta entre os empresários”, defende.


Thiago Massicano é especialista em direito empresarial. Sócio-fundador do Massicano Advogados.

POLICIAL: POLÍCIA MILITAR DE CAMPO FORMOSO RECAPTURA FORAGIDO DA JUSTIÇA


Por volta das 01h20min, do dia 03 de fevereiro de 2014, foi recapturado o individuo MARIO GOMES ALVES, pseudônimo “Marinho”, residente a Rua Coronel Aníbal de Oliveira, s/nº, centro, Campo Formoso. Marinho é preso da justiça e cumpria pena no Conjunto Penal da cidade de Juazeiro-Ba, o mesmo foi agraciado com o indulto natalino e após o seu termino, não retornou. O foragido foi apresentado na Delegacia de Polícia Civil desta cidade, para serem tomadas as medidas cabíveis.


Quartel em Campo Formoso, 03 de fevereiro de 2014.
PAULO HENRIQUE RIBEIRO BRANDÃO – Ten. Cel.PM
Comandante

ANDORINHA: SECRETARIA DE SAÚDE PROMOVE 1ª CAMINHADA DE COMBATE AO CÂNCER E HANSENÍASE


A Secretaria de saúde do município de Andorinha promoveu na manhã desta segunda feira (03/02/2014) pelas principais ruas da cidade a 1ª Caminhada alertando a população do Combate ao Câncer e a Hanseníase. Estava presente o prefeito Municipal José Rodrigues Guimarães (Zé Branco), a primeira dama Maria Alves, o Secretário de Saúde Pablo Campos, os médicos Cubanos Doutora Mary e Doutor Moreno, e também da Doutora Ana Carolina.

Câncer ainda é uma doença que assusta. Muitas vezes o diagnóstico é associado a uma sentença de morte e os tratamentos a verdadeiras torturas, com sequelas físicas e emocionais.


Um número muito grande de pacientes que vem desenvolvendo essa doença no município tem assustado a Secretaria de Saúde, e por esse motivo o município tem investido muito em tratamentos como Exames de avaliação, preventivos entre outros. Todos esses tratamentos são realizados em Salvador onde a Prefeitura de Andorinha encaminha através da Secretaria de Saúde. Uma casa de apoio foi instalada e equipada especialmente para atender e hospedar os pacientes de Andorinha lá em Salvador. Um Governo que cuida da saúde, cuida também do seu povo, e assim valorizando a vida das pessoas. Parabéns Prefeito Zé Branco, parabéns Secretaria de Saúde, secretário Pablo Campos.


ASCOM - PMA

DESABAFO: PRESIDENTE DO PRP CONTESTA RETIRADA DE PONTO DE TÁXI PRÓXIMO A ANTIGA LANCHONETE HOLLYWOOD

Foto: Blog do Meireles

Senhor Secretário de Administração Municipal de Senhor do Bonfim.

Imagino que o Senhor tenha mais o que fazer do que ficar expulsando velhos Taxistas, que já trabalham á muito tempo prestando serviços ao povo de nossa Cidade, ou não tem? Chamo a Vossa atenção, para a idade em que eles estão. Não é JUSTO e nem PERFEITO, Homens como o Senhor, sair por ai, se prestando a este tipo de absurdo. Como cidadão, venho através deste PROTESTAR veementemente .

Senhor Secretário, porque não expulsa o Secretário da INFRAESTRUTURA? Vamos! É muito fácil sentar em uma cadeira e sair por ai com pose de MILITAR, fazendo o que não deveria. O Senhor quer trabalhar? Então vou lhe ajudar. Como quer fazer este tipo de serviço, sugiro que retire todas as barracas que se encontra em cima da calçada na praça dos bancos especificamente, em frente do antigo COSBOM. Que mande o Secretário de obras taparem todos os buracos em que a Cidade se encontra. (buracos?) estes com certeza o Senhor não vai conseguir nunca! Então deixe os Senhores taxistas trabalharem, ajude-os retirando do cadastro de taxista, pessoas que estão usando o alvará, só para obter vantagens na hora de comprar carros novos. Porque não facilita o alvará a eles, cobrando em parcelas que estejam dentro do orçamento?

Senhor Secretário, espero que não responda a esta manifestação de um HOMEM LIVRE E DE BONS COSTUMES, levando para o lado pessoal. Mas, se assim o fizer, é assim mesmo que penso e que digo.

Senhor do Bonfim 03/02/2014


Edson Alves de Oliveira
Presidente do PRP Senhor do Bonfim

ESPORTE: 1ª FEIJOADA EM PROL DA VIAGEM DE VUGNER SILVA PARA O PAN 2014 NOS ESTADOS UNIDOS


Primeira feijoada em prol do atleta Vugner Silva, que visa viajar para Califórnia - EUA, onde lutará no campeonato Pan Americano de jiu jitsu , no período de 12 á 16 de março.
A feijoada será dia 23 de fevereiro no Campo Clube Senhor do Bonfim a partir das 09hs.
Colabore.

EDUCAÇÃO: IF BAIANO DIVULGA CALENDÁRIO DE MATRÍCULAS PARA CAMPUS SENHOR DO BONFIM


O Diretor Geral do Campus Senhor do Bonfim, no uso de suas atribuições legais, torna público Edital para efetivação de matrículas para o ano letivo de 2014, dos APROVADOS, no Processo Seletivo 2014.
Confira aqui a retificação do Edital - NOVO (31/01/2014)

As matrículas deverão ser realizadas das 8:00h às 11:00h e das 14:00h às 17:00h, na SRE do Campus.
1. De 03 a 05 de fevereiro de 2014 para o Curso Técnico Agrícola com habilitação em Agropecuária Integrado ao Ensino Médio;

2. Nos dias 06 e 07 de fevereiro de 2014 para os Cursos Técnico em Agrimensura, Técnico em Manutenção e Suporte em informática, e Técnico em Alimentos.

Os seguintes documentos serão necessários aos aprovados (se maiores de idade), aos responsáveis (se menores de idade) ou procuradores (em casos especiais), para efetivar matrícula:

a) Original e fotocópia do CPF e RG do aluno e dos pais;
b) Certidão de nascimento ou casamento;
c) 01 (uma) pasta do aluno na cor verde, com espaço para foto de identificação;
d) Requerimento para matrícula, conforme modelo fornecido pelo Campus ;
e) Ficha de matrícula 2014, conforme modelo fornecido pelo Campus;
f) Termo de compromisso assinado pelo candidato selecionado, seu responsável, se menor de idade, ou por seu procurador;
g) Original e fotocópia do Histórico Escolar e Certificado de Conclusão do Ensino Fundamental para o curso Técnico Agrícola com Habilitação em Agropecuária Integrado ao Ensino Médio;
h) Original e fotocópia do Histórico Escolar e Certificado de Conclusão do Ensino Médio para os cursos subsequentes Técnico em Alimentos, Agrimensura, e Manutenção e Suporte em Informática;
i) 08 (oito) fotos recentes 3×4, coloridas, com o nome do aluno no verso;
j) Fotocópia do comprovante de residência;
k) Questionário socioeconômico devidamente preenchido a ser fornecido pelo setor de registro acadêmico;
l) Caso o candidato esteja impossibilitado de comparecer para efetuar procedimentos de matrícula, seu representante deverá estar munido de Procuração;
m) Quando a matrícula for realizada por procurador, além da procuração, este deverá apresentar o seu documento de identidade original e a cópia autenticada da carteira de identidade do candidato aprovado e classificado;
n) O candidato que solicitou reserva de vaga destinada a Pessoas com Necessidades
Educacionais Específicas deverá apresentar no ato da matrícula laudo médico, que comprove a deficiência informada;
o) Original e fotocópia do Título de Eleitor acompanhado do comprovante da última votação ou quitação eleitoral;
p) Fotocópia de comprovante de estar em dia com o serviço militar, para os maiores de 18 anos, sexo masculino;
q) Grupo Sanguíneo e Fator Rh;
r) Comprovante de vacinação contra o tétano

O ano letivo terá inicio em 17 de fevereiro de 2014, quando será realizada a aula inaugural às 08:00h, e a primeira reunião de Pais e Mestres às 09:00h, neste Campus.


ASCOM-IFBAIANO

DESCASO: MORADORES PRÓXIMOS AO LIXÃO NÃO SUPORTAM MAIS TAMANHO DESCASO E PROMETEM MANIFESTO


Uma situação vivenciada há tempos por moradores do local onde há mais de décadas vem sendo utilizado como deposito de lixo de Senhor do Bonfim, pode chegar ao fim ainda este ano de 2014, quando o Governo pretende extinguir os “lixões” transformando-os em aterros sanitários. Mas enquanto isso não acontece a situação em Senhor do Bonfim vai ganhando novas dimensões.


Recentemente usuários da estrada vicinal que liga a sede do município aos povoados de Cachoeirinha, Cariacá e ao distrito de Quicé se depararam com o lixo no meio da estrada impedindo o tráfego, e em outras situações tendo seus veículos invadidos por odores gerados de dejetos que ali eram despejados.



O mais agravante está acontecendo nesses últimos dias de 2014, quando foi aberta uma estrada vicinal, onde a princípio se diziam que serviria para um atalho ao povoado de Cariaçá, na verdade teve como objetivo facilitar o despejo de resíduos e mais lixos na parte superior de onde já vem sendo despejado o lixo. Para tal até uma cerca foi desfeita e a área foi ampliada ficando a poucos metros de casas ribeirinhas, causando mais desconforto para os moradores que sofrem dia e noite com o mau cheiro, e demais incômodos.


Recentemente uma moradora abandonou seu lar devido a problemas gerados pela péssima qualidade do ar oriundo do lixo.


Nossa reportagem ouviu uma senhora de 95 anos que também fez suas indagações, e junto a sua filha cobram dos proprietários das terras e das autoridades locais, a interdição do lixão naquela área.


Moradores que residem por trás do parque de exposição estão revoltados com o novo lixão que está se formando, informaram que os caminhões do lixo estão passando em alta velocidade, fazendo poeira pondo em risco a vida das crianças tanto pela poeira quanto pelo perigo de causar um acidente, o lixo está subindo e invadindo a suas residências, aumentando a quantidade de mosca, ratos e outros.

O lixo está sendo colocado em um novo local atrás do parque de exposição, onde existe residências a menos de 200 metros do local do novo lixão de Senhor do Bonfim.

Revoltados com esta situação moradores já estão se organizando para fazer um bloqueio no local onde os caminhões estão passando, caso os caminhões não parem de passar e depositar o lixo atrás do parque de exposição e vão também dar entrada na Promotoria Pública.


Maravilha Notícias

Postagem em destaque

A comovente história dos 2 pastores que morreram cantando hino da harpa após trágico acidente

Os últimos minutos da vida de dois religiosos que pertenciam à  Igreja Assembleia de Deus  e haviam saído de Alegre, município da Região S...