sexta-feira, 19 de dezembro de 2014

BONFIM: SECRETÁRIA DE SAÚDE EMITE NOTA DE ESCLARECIMENTO A RESPEITO DA POSSÍVEL GREVE NO HOSPITAL REGIONAL


Nota de Esclarecimento: Secretaria de Saúde

Tendo em vista a divulgação da nota pública do SindiSaúde que trata da iminente paralisação do Hospital Dom Antonio Monteiro, no próximo dia 22 de dezembro de 2014, a Secretaria Municipal de Saúde vem a público esclarecer que poucos não são os esforços empreendidos para manter a prestação de serviço em nossa única casa de saúde.

A ausência do cumprimento das muitas reivindicações, especialmente daquelas que dizem respeito aos benefícios salariais, não decorrem do descompromisso da gestão municipal e sim da total ineficiência da gestão nacional do Sistema Único de Saúde que não é capaz de formular políticas públicas adequadas as necessidades dos brasileiros, especialmente daqueles que vivem nos municípios mais pobres e distantes dos grandes centros. O Governo Federal embora sabedor das dificuldades das casas de saúde persiste em não atualizar os recursos do SUS que hoje defasados, não são capazes de custear uma saúde pública de qualidade para o cidadão.

É oportuno que se diga que o Hospital Regional Dom Antonio Monteiro vive quase que exclusivamente dos repasses feitos dos recursos federais através do município. O gestor municipal que desde o ano de 2013 assumiu um aumento importante no valor dos recursos repassados e vem sacrificando muitas outras prioridades do serviço de saúde do município para dar fôlego ao funcionamento do HDAM se vê, sem o cumprimento das obrigações estaduais e da união, de mãos atadas. Muito embora sindicato e gestores estivessem caminhando para um entendimento sobre as questões salariais e do 13º salário, o atraso e suspensão do repasse federal injustificado, inesperado e indevido inviabilizou as negociações iniciais.

A Secretaria Municipal de Saúde vem acompanhando diuturnamente as movimentações financeiras do Ministério da Saúde e tem cobrado juntamente com os demais Secretários de Saúde do Estado da Bahia explicações para o não repasse dos recursos da saúde que, entre Estado e Governo Federal, já somam o valor de mais de 4 milhões de reais.

Solidários aos funcionários do HDAM e a comunidade, que será sem dúvida a maior prejudicada pela paralisação do serviço, município e diretores da casa de saúde já traçam estratégias alternativas e aguardam com ansiedade por uma posição do Governo Federal para que tão logo o movimento possa ser revertido e os serviços normalizados. Lamentando que ao final do ano tenhamos um percalço como esse, estamos unidos no propósito de lutar e imbuir a sociedade que é necessário que o quanto antes tenha início um movimento real pela melhoria dos serviços públicos de saúde.

Atenciosamente,

Ana Laura Curci Félix Martins
Secretária Municipal de Saúde

Nenhum comentário:

Postagem em destaque

CONTINUA INTERNADO EM MINAS FILHO DO EMPRESARIO WENDEL DA PERFIL