quarta-feira, 10 de setembro de 2014

SENHOR DO BONFIM: A INÉRCIA DAS ENTIDADES DE CLASSE SOCIAL

Foto: Facebook

O que está acontecendo com as nossas entidades de representação social? Onde está o SEBRAE, A ASSOCIAÇÃO COMERCIAL, A CDL, A MAÇONARIA, O LIONS CLUBE, AS ASSOCIAÇÕES DE BAIRROS, O ROTARY, A OAB, O SINDICATO DOS COMERCIÁRIOS, O SINDICATO PATRONAL, A UNEB, O IFBAIANO, A UNIVASF, A ASSOCIAÇÃO FEMININA, OS CONSELHOS EM GERAL, O SINDICATO DOS BANCÁRIOS, O MINISTÉRIO PÚBLICO, DEMAIS ENTIDADES? Onde estão e quem representa essas entidades?

Senhor do Bonfim, há uns 15, 20 anos era marcada por constantes reuniões dessas entidades para discutir as mais diversas questões sociais, e porque não dizer discutir políticas públicas. Quem não lembra a discussão em torno do Projeto da Rua Shopping, só como exemplo, dentre outras que mobilizavam a nossa sociedade.

Hoje temos uma legislação voltada, para suporte a uma Administração Pública Gerencial, através do Controle Social, onde não se cabe mais a administração patrimonialista e burocrática. Os tempos hoje são de Responsabilidade Social, através da qual, são adotadas posturas, comportamentos e ações que promovam o bem-estar da coletividade. São diversas as responsabilidades: Responsabilidade Social Corporativa, Responsabilidade Social Empresarial, Responsabilidade Social Ambiental, por fim a Responsabilidade Social, diz respeito ao cumprimento dos deveres e obrigações dos indivíduos e empresas para com a sociedade em geral. Dentro deste conceito, não podemos mais aceitar representantes públicos omissos, tratando tudo com desdém, neste particular, prefeitos e vereadores pelo Brasil afora, tratando com total desrespeito seus munícipes. É preciso uma mobilização social, alavancada pelas entidades de representação social, e no caso específico de Senhor do Bonfim, para fomentar o desenvolvimento econômico que se encontra estagnado, o desenvolvimento social como um todo, através de políticas públicas que de fato nos traga o bem-estar social. É PRECISO SAIR-MOS DA INÉRCIA.

*Carlos Alberto Pereira da Silva (Betinho), Bacharel em Ciências Contábeis, Pós-Graduado em Administração Hospitalar, Pós-Graduado em Controladoria, Pós-Graduado em Gestão Governamental, servidor da UNEB há 24 anos, ex-vereador. Consultoria e Assessoria Pública.

Nenhum comentário:

Postagem em destaque

CONTINUA INTERNADO EM MINAS FILHO DO EMPRESARIO WENDEL DA PERFIL