terça-feira, 15 de julho de 2014

ExpoBonfim e Feira de Negócios visam 


fortalecer agronegócio do semiárido baiano

exp-montagem
Agropecuaristas da região centro-norte do estado e de diversos estados do país vão se encontrar, entre 17 e 20 de julho, no município de Senhor do Bonfim, para a 27ª Exposição Agropecuária de Senhor do Bonfim (ExpoBonfim) e a 1ª Feira de Negócios que acontecem no Parque de Exposições Dr. Aníbal Gonçalves, localizado na Rodovia Lomanto Junior. Realizados pelo Sindicato do Produtor Rural de Senhor do Bonfim (Sindprorural) e a Associação de Caprinos e Ovinos da Microrregião de Senhor do Bonfim (Acoosb), os eventos objetivam fortalecer o agronegócio regional para que seja moderno, rentável e sustentável.

Apoiador dos eventos, o Sebrae estará realizando palestras, capacitações e oficinas. Também serão instaladas no parque unidades demonstrativas do Programa Viver Bem no Semiárido que que tem como objetivo promover ações duradouras e impactantes para que o homem do campo esteja preparado para enfrentar os períodos de estiagem, tão comuns nesta região. Para o gerente regional do Sebrae, Geronilson Ferreira, o impacto do agronegócio na economia é tão relevante que, mesmo com a última estiagem (2011 a 2013), a perspectiva é bastante positiva para a realização dos eventos, após a retomada das chuvas.
“Observa-se que os produtores ainda mantêm entusiasmo para recuperar o rebanho e a ExpoBonfim é uma grande oportunidade de negócios, troca de experiência e consolidação do segmento do agronegócio de forma preventiva para que não mais sejamos surpreendidos com a estiagem, evitando a estagnação do setor”.

A 27ª ExpoBonfim contará com o 2º Leilão Raízes do Leite, 6º Leilão Dorper Show e o 1º Leilão Haras Jorge Manga Larga Machador. A exposição será ranqueada pela Associação dos Criadores de Caprinos e Ovinos da Bahia (Accoba). O presidente do Sindprorural, Ivo Alberto Santiago, explica que a expectativa é que cerca de 50 expositores participem dos eventos. Quanto à previsão de negócio, as entidades estimam que mais de R$ 1 milhão seja negociado só na comercialização dos bovinos, equinos e ovinos.

Na Feira de Negócios serão expostos maquinários de grandes marcas do setor de implementos, artesanatos de empreendedores regionais e laboratórios de medicamentos veterinários. Os eventos também têm o apoio Governo do Estado, Agência Estadual de Defesa da Agropecuária da Bahia (ADAB), Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola (EBDA), Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar/Faeb), Cooperativa Mista dos Produtores de Leite de Quicé (Coopleq) e a Associação dos Produtores de Leite de Quicé (Apleq).
Por:  Tamara Leal

Nenhum comentário:

Postagem em destaque

CONTINUA INTERNADO EM MINAS FILHO DO EMPRESARIO WENDEL DA PERFIL