sábado, 17 de maio de 2014

Abreu e Lima: saques devolvidos lotam delegacia
 A manhã de sábado (17) foi de grande movimento em Abreu e Lima, na Região Metropolitana do Recife. Durante a greve da Polícia Militar, o comércio da cidade foi alvo de uma onda de saques. Agora, dezenas de móveis e eletrodomésticos que foram roubados estão sendo devolvidos na Delegacia. São pessoas que ficaram arrependidas ou envergonhadas pelo roubo praticado por parentes. Muitos produtos também foram abandonados nas ruas da cidade – a PM está sendo convocada para recolher e levar para a delegacia. A delegacia está lotada. São eletrodomésticos, móveis, produtos de higiene pessoal.
Uma pequena parte foi apreendida quando policiais estiveram nas casas de três homens denunciados por vizinhos – esses foram autuados em flagrante, mas a maioria das mercadorias foi levada espontaneamente.
O filho da dona de casa Maria do Socorro do Nascimento levou pra casa uma geladeira. 'Honestidade. Não adianta a pessoa estar com um roubo dentro de casa e arriscar a Polícia chegar na minha casa, vai acontecer o que? Pegar flagrante e eu não quero que isso aconteça', afirmou.
O presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) do município, Evandro Alves de Lima, está providenciando um caminhão para fazer o transporte de tudo isso para um depósito. Mas não sabe se os donos das 25 lojas saqueadas na cidade ainda vão conseguir ter lucro com este material.
O delegado de Abreu e Lima, Alberes Félix, disse que as pessoas que trouxerem os produtos não serão presas em flagrante. Ainda assim, muita gente, com medo da prisão, está deixando o material roubado em locais públicos. 'Têm a garantia da lei e da autoridade policial de que não deve ser autuado. A lei diz que quando a pessoa se apresenta espontaneamente não deve ser autuada', disse Félix.
BENS ABANDONADOS
Na esquina movimentada de Abreu e Lima tem geladeira, lavadora de roupas, ar condicionado. tudo abandonado na rua. Há situações assim em vários lugares da cidade.
Nem a CDL de Abreu e Lima nem o Sindicato das Empresas no Comércio e Serviços do Eixo Norte (Sindinorte) conseguiram calcular, exatamente, de quanto foi o prejuízo causado pelas depredações no comércio da cidade. Inicialmente, a CDL  trabalhava com a quantia de R$ 1 bilhão de prejuízo, mas de acordo com o presidente Evandro Alves de Lima, o número se referia a uma previsão feita caso a greve durasse cinco dias e todo o eixo norte do estado fosse afetado por depredações.(Portal G1)

Nenhum comentário:

Postagem em destaque

CONTINUA INTERNADO EM MINAS FILHO DO EMPRESARIO WENDEL DA PERFIL