terça-feira, 1 de abril de 2014

TRECHO DA BR 407 É INTERDITADA APÓS TANQUE DE CARRETA QUE TRANSPORTAVA ÁGUA ÁCIDA VAZOU NA PISTA EM JAGUARARI.


Na manhã desta terça-feira (01/04) por volta das 09hs:10min uma carreta da empresa TransParaná de placa NTH-6268 licença de Camaçari-BA, transportando água acida sulfúrica corrosiva que saiu do polo petroquímico de Camaçari tendo destino a Mineração Caraíba no distrito de Pilar em Jaguarari, quando na altura da entrada do povoado de Gameleira foi percebido um vazamento no tanque.

Segundo contou o motorista da carreta José Portela de 47 anos a nossa reportagem, ele percebeu o vazamento do tanque após uns 40 metros percorrido e de mediato acionou a empresa e a partir daí uma grande mobilização foi formada para isolar o local para não acontecer contagiamento do produto por parte de moradores daquela área e usuários da BR 407.

Ainda de acordo com informações do motorista da carreta este tipo de ácido não é muito perigoso, mais a pessoa que for exposta a tal produto pode ter coceiras pelo corpo, dores de cabeça e ardência nos olhos, foi o que aconteceu com o Sr João Celso dono de uma borracharia que fica bem em frente onde o ácido derramou, o mesmo contou que teve que fechar a borracharia e dispensar os funcionários e clientes, pois estavam com fortes dores de cabeça por causa da exposição ao produto, indignado o Sr João disse que alguém tem que pagar o prejuízo dele, pois perdeu vários clientes.

A brigada de Incêndio de Jaguarari juntamente com a secretária do Meio Ambiente foram os primeiros á chegar ao local e tomaram as primeiras providências, disponibilizando uma retroescavadeira e uma caçamba para colocar areia ao redor onde o acido derramou, em seguida a Polícia Rodoviária Federal chegou e isolou o local e interditando a BR 407 onde os veículos transitavam por um desvio na beira da pista, o Corpo de Bombeiros de Senhor do Bonfim chegou em seguida para analisar os riscos no local.

Prepostos da Mineração Caraíba da equipe de medicina e segurança do trabalho também foram acionados e por volta do meio dia chegaram ao local para jogar cal no local onde foi derramado o ácido e em seguida um carro pipa lavou a área, descontaminando todo o local e liberando a BR 407 para o transito.

Já se aproximava das 13hs quando uma nova carreta chegou para recolher o produto do veiculo que teve o tanque danificado e seguir viagem até o local de destino.

Funcionários da Mineração Caraíba destacaram a agilidade da Brigada de Incêndio de Jaguarari que realizaram os primeiros procedimentos de isolação da área, se caso houvesse demora o caso poderia ser bem mais grave. 

Nossa equipe de reportagem foi informada que ainda por volta das 16hs ainda existia equipes retirando a água ácida e a terra, que será removido para a Mineração Caraíba.

Fonte e fotos: Portal Jaguarari










Nenhum comentário:

Postagem em destaque

CONTINUA INTERNADO EM MINAS FILHO DO EMPRESARIO WENDEL DA PERFIL