terça-feira, 28 de janeiro de 2014

SAÚDE: MÉDICOS DECIDEM PARALISAR ATIVIDADES NO HOSPITAL REGIONAL DE BONFIM A PARTIR DESTA TERÇA-FEIRA (28)


Senhor do Bonfim 27 de Janeiro de 2014

Ao Conselho Regional de Medicina do Estado da Bahia
Com Copias para diversos órgãos e entidades ao final relacionadas.

Os médicos, integrantes do corpo clinico do Hospital Dom Antonio Monteiro, em Senhor do Bonfim Bahia, considerando:


1- Que as condições de trabalho naquela Casa de Saúde não satisfazem as necessidades da população de Senhor do Bonfim e região.
2- Que faltam profissionais médicos em várias especialidades, tais como: Pediatria, Ortopedia, Obstetrícia e Ginecologia, nos plantões diários.
3- Que a falta desses profissionais no plantão obriga o clinico emergencista a absorver múltiplas funções, principalmente nos finais de semana.
4- Que um único médico de plantão em um Hospital com as dimensões do Dom Antonio Monteiro e com a área de alcance territorial que o mesmo possui não permite um bom desempenho em nenhum dos diversos setores.
5- Que por vezes, e não poucas, ocorrem falta de medicamentos básicos para um bom atendimento, tais como, antibióticos, analgésicos e antiinflamatórios, bem como insumos tais como oxigênio, algodão e esparadrapo.
6- Que no centro cirúrgico por vezes faltam materiais indispensáveis para a execução de determinadas cirurgias, obrigando aos profissionais que atuam naquele setor, a improvisações que podem comprometer o sucesso dos procedimentos.
7- Que há falta de pessoal de apoio com treinamento satisfatório em alguns setores do hospital, notadamente no centro cirúrgico.
8- Que o pagamento referente aos honorários profissionais correspondente ao mês de novembro de 2012, bem como 25% do referente ao mês de setembro de 2012, até hoje não foi efetuado.
9- Considerando os constantes e reiterados atrasos nos honorários médicos, desde o inicio desta administração, culminando com o referente ao mês de Dezembro de 2013, até hoje não repassado, embora a verba relativa aquele mês tenha sido liberada desde o dia 10 de Janeiro corrente.
10- Considerando que denuncias foram feitas ao Ministério Publico Estadual sobre este “Status quo“ sem que as gestões feitas por aquele órgão público tenham sido atendidas.
11- Considerando que não é mais possível conviver com o atual estado de coisas, arriscando-se os profissionais inclusive a denuncias perante o CREMEB por crime de imprudência e negligência.
12- Considerando que o HDAM é pólo de convergência de toda a micro região, sendo inclusive o hospital de referencia para o encaminhamento de pacientes pelos municípios vizinhos.
13- Considerando que a população de Senhor do Bonfim e Região merece um atendimento digno que poderia lhe ser oferecido, se fossem dadas condições aos profissionais que atendem naquele nosocômio,


RESOLVEM:

Suspender a partir de 28 de Janeiro o atendimento nas diversas clinicas do Hospital, com o afastamento de toda a equipe clinica, até que.

1º Poder Público Municipal e a direção administrativa do hospital sentem a mesa com o corpo clinico para discutir e atender as reivindicações acima.
2º Sejam quitados os honorários médicos em atraso, inclusive os referentes aos meses de Setembro e Novembro de 2012.
3º Seja estabelecido um cronograma de pagamento mensal sob supervisão do Ministério Público Estadual.
Sem mais para o momento,

Atenciosamente,

O Corpo Clinico do Hospital Dom Antonio Monteiro



Com copias para : Ministério Público Estadual
Prefeitura Municipal de Senhor do Bonfim
Direção Administrativa do HDAM
SESAB-28ª DIRES
Sindicato dos Médicos
Órgãos de imprensa atuantes da região.

Imagens da internet.

Nenhum comentário:

Postagem em destaque

CONTINUA INTERNADO EM MINAS FILHO DO EMPRESARIO WENDEL DA PERFIL