quinta-feira, 9 de janeiro de 2014

Novos depoimentos na CEI levantam informações sobre o lixo em Bonfim

Publicado por Bonfim Notícias 
20140107_093554
A Câmara Municipal realizou ontem (07) a 3º Audiência Pública da Comissão Especial de Inquérito (CEI), que investiga possíveis irregularidades do contrato entre a prefeitura municipal de Senhor do Bonfim e a SEDIC, empresa responsável pela coleta de lixo no município.  Prestaram depoimento o fiscal geral de limpeza urbana, Olavo Jeová; o gari Edson Batista, responsável pela pesagem do lixo; o fiscal de capinação e pintura de meio fio, Gildásio Cerqueira, e o funcionário da Sedic, Jaelson Alves.
Durante o depoimento de Edson Batista, responsável pela pesagem do lixo recolhido no município, o vereador Reinaldo Santana (Rê) questionou quantas vezes o mesmo realizava a pesagem do lixo hospitalar. Edson respondeu que pesava o material lacrado e não sabia distinguir se era lixo normal ou lixo hospitalar. O vereador insistiu e perguntou se o caminhão responsável pela coleta do lixo hospitalar não seria diferenciado dos demais e ouviu de Edson que todos os caminhões seriam iguais.
20140107_114915
Outro fato curioso durante o depoimento de Edson foi quando perguntado pelo vereador Mario Jambeiro se ele tinha uma média de quanto material era pesado diariamente e ouviu como resposta que ele apenas pesava o lixo e entregava os valores a um fiscal da SEDIC. Quando o vereador perguntou o nome do fiscal, Edson não soube responder por que todo dia era um fiscal diferente que recebia o levantamento do lixo.
Durante o depoimento de Olavo Jeová, que trabalha como Fiscal geral de limpeza urbana há mais de 20 anos no município, foi perguntado pelo vereador Otavio Xisto que avaliação ele fazia da prestação de serviço da SEDIC e o mesmo se recusou a responder dizendo que quem poderia fazer tal avaliação seria a população bonfinense.
Na sabatina, alguns depoentes afirmaram desconhecer procedimentos diários referentes à coleta de lixo no município. Em alguns casos, chegaram a dizer aos relatores que os mesmos deveriam perguntar diretamente a membros do governo ou da SEDIC.
Segundo o vereador Rê, muitos fatos importantes estão enriquecendo a investigação. “Nós estamos na 3º convocação onde estamos ouvindo diversas pessoas, juntando fatos importantes como fizemos na primeira e segunda convocação. Foram ouvidos, os fatos começam a ganhar corpo, começam a aparecer várias denúncias graves por parte das testemunhas, muitas delas entrando em contradição, principalmente as pessoas ligadas ao governo. Mas está andando e vamos apurar o que realmente está acontecendo. Iremos fazer algumas acareações para tirar algumas dúvidas, já que ocorreram algumas contradições nos depoimentos. O ultimo passo é ouvir o gestor do município e o próprio representante da SEDIC e fechar esse relatório dando o parecer e encaminhando para o Ministério Publico,” afirmou.
20140107_120847
A Comissão Especial de Inquérito realizará a próxima Audiência Pública no dia 14 de Janeiro a partir das 9h na Câmara Municipal de Senhor do Bonfim, onde já estão convocados e deverão depor as seguintes testemunhas: os empresários Paulinho Cerqueira e o Senhor Francisco Marinho, Manoel Arcanjo – ex-secretário de Finanças do município e a Senhora Maria Norleide – diretora administrativa do Hospital Regional.

Nenhum comentário:

Postagem em destaque

CONTINUA INTERNADO EM MINAS FILHO DO EMPRESARIO WENDEL DA PERFIL